Bernhard tem Brinke conquista brilhante vitória – Sainz mantem diferença de uma hora sobre Peterhansel

No primeiro setor, O Finlandês Mikko Hirvonen, Com o novo carro da Mini que estreia no Dakar desse ano, Assumiu a liderança. Com 17 segundos de vantagem para o Holandês Bernhard tem Brinke com o carro da Toyota. O Terceiro lugar vinha o piloto do Qatar Nasser al Attiyah, Também com o carro da Toyota.

Os grandes Postulantes ao título estavam em 4ºlugar com Stephan Peterhansel e em 5ºlugar com Carlos Sainz (Que vinha 44 segundos do líder) A diferença entre os dois pilotos da Pegueot era de apenas 6 segundos, A favor do Francês. O terceiro piloto da Pegueot Sheik Al Qassimi vinha em 6ºlugar, 1 minuto e 6 segundos atrás de Hirvonen. O Argentino Orlando Terranova com o Mini vinha 2 segundos atrás do piloto dos EAU. Cyril Despres da Pegueot, Giniel de Villiers e Jakub Pryzgonski completavam os 10 primeiros colocados.

Hirvonen continuava na frente no segundo setor, Com apenas 11 segundos de vantagem para Tem Brinke e 25 segundos de vantagem para o 3ºcolocado Nasser Al Attiyah, Ambos de Toyota. Carlos Sainz passou Peterhansel e assumiu a 4ªposição. Com 17 segundos a frente de Stephan Peterhansel que caiu para o 5ºlugar. Em 6ºlugar vinha a 1 minuto e 35 segundos vinha o Sul-Africano Giniel de Villiers, 1 segundo a frente de Al Qassimi (Pegueot) e 8 segundos a frente de Cyril Despres.

Orlando Terranova com 2 minutos e 1 segundo atrás de Hirvonen vinha em 9ºlugar e bem posicionado em relação à Jakub Pryzgonski que completava os Top 10, 3 minutos e 17 segundos atrás do Hirvonen.

Boris Garafulic e Lucio Alvarez vinham logo a seguir em 11º e 12ºlugares.

No terceiro setor, Bernhard ten Brinke assumiu a liderança com um setor 24 segundos melhor que o Mikko Hirvonen. Com isso o piloto Holandês junto do Copiloto Michel Perin passou a frente, Com 13 segundos a frente do piloto da Mini. Nasser Al-Attiyah continua em 3ºlugar, 58 segundos atrás dos líderes.

Carlos Sainz abriu 1 minuto e 55 segundos de vantagem para o Francês Stephan Peterhansel que caiu para o 7ºlugar, Empatado com Giniel de Villiers. Na frente do 13 vezes campeão do Dakar vinham Cyril Despres, em 5ºlugar. E Orlando Terranova em 6ºlugar em seu Mini. 6 segundos atrás de Peterhansel e de Villiers em 9ºlugar vinha o Sheik Al Qassimi e o copiloto Xavier Panseri com seu Pegueot privado. Um pouco mais atrás, Em 10ºlugar vinha o Polonês Jakub Pryzgonski, A 7 minutos e 23 segundos do Bernhard tem Brinke.

Boris Garafulic e Filipe Palmiero vinham em 11ºlugar, Longe do polonês da Mini. 13 minutos e 35 segundos do líder na geral e 6 minutos e 12 segundos do 10ºlugar. Alvarez vinha em 12ºlugar com seu Toyota a 15 minutos e 34 segundos.

No 4ºSetor, Bernhard Tem Brinke aumenta a sua vantagem na liderança. 48 segundos a frente de Nasser Al Attiyah. Mais uma vez o carro novo da Mini de Mikko Hirvonen acabou dando problema, tirando o finlandês da disputa do estágio. Carlos Sainz, Com o seu Pegueot vinha em 3ºlugar, 2 minutos e 45 minutos atrás do líder. 2 segundos depois vinha o companheiro de Sainz, Cyril Despres em 4ºlugar. Giniel de Villiers subiu do 8º para o 5ºlugar.

Stephane Peterhansel ficou para trás, perdeu 1 posição caindo de 5º para o 6ºlugar. O pior é que ele estava a 3 minutos e 28 segundos de Carlos Sainz (Líder na Geral) O Francês precisava reagir para tentar tirar a enorme diferença de 1 hora de desvantagem. Al Qassimi com seu Pegueot vinha em 7ºlugar a 18 segundos de Peterhansel.

Jakub Pryzgonski com o melhor Mini na geral e na Especial vinha em 8ºlugar. Já O Chileno Boris Garafulic com o Mini e Lucio Alvarez com o Toyota completavam os 10 primeiros colocados, Já a mais de 15 minutos atrás dos líderes. Terranova acabou perdendo mais de 10 minutos no setor, Dessa forma saindo dos 10 primeiros colocados. Caindo para o 11ºlugar a 19 minutos e 7 segundos. 5 minutos depois vinham Partick Sireyjol com seu carro da Buddy.

No 5ºSetor, A liderança continuava com Tem Brinke/Perin. Porém a vantagem para Al-Attiyah/Baumel caiu para 28 segundos, Tornando a disputa entre os dois pilotos da Toyota ainda mais acirrada. Carlos Sainz continuava tranquilo em 3ºlugar. Enquanto que Stephan Peterhansel vinha em 6ºlugar, Atrás de Cyril Despres e de Giniel de Villiers.

Sheik Al Qassimi em 7º e Jakub Pryzgonski em 8º estavam ainda a menos de 10 minutos atrás do líder, Mas Boris Garafulic com seu Mini (17 minutos e 57 segundos) e Lucio Alvares de Toyota (19 minutos e 23 segundos) vinham bem longe em 9º e 10ºlugares. Orlando Terranova em 11º, vinha 59 segundos atrás do seu compatriota argentino. 7 minutos depois vinham Patrick Sireyjol e Sebastian Halpern disputavam o 12ºlugar.

No Sexto Setor, Bernhard ten Brinke tem uma vantagem mais folgada em relação ao vice-líder que passou a ser Carlos Sainz, Que superou Nasser Al-Attyah e estava a 2 minutos e 38 segundos do líder. Já o piloto Qatari vinha a 3 minutos e 43 do líder e a 1 minuto e dois segundos a frente de Stephan Peterhansel e de Jean-Paul Cottrer da Pegueot que ganhou mais duas posições nessa parcial. Cyril Despres com o seu combalido Pegueot completava os 5 primeiros colocados.

Giniel de Villiers a 7 minutos de ten Brinke, Vinha em um decente 6ºlugar. 5 minutos e 2 segundos atrás vinha o Polonês Jakub Pryzgonski no 7ºlugar, Que mais uma vez superava o Sheik Al Qassimi (Que estava a 18 minutos e 57 segundos) em 8ºlugar. Garafulic e Alvarez continuavam com o 9º e 10ºlugares respectivamente. Orlando Terranova continuava em 11ºlugar, Com 30 minutos e 40 segundos do líder. Já Patrick Sireyjol e Sebastian Halpern disputavam o 12ºlugar. Bernhard e Van Merksteijn completavam os 15 primeiros colocados.

No sétimo Setor, Continua Ten Brinke na Liderança da Especial, Com 2 minutos e 25 segundos de vantagem para o Espanhol Carlos Sainz junto do Copiloto Lucas Cruz (Também da Espanha) com seu Pegueot. Já Stephane Peterhansel e Jean-Paulo Cottrer em recuperação, Já vinha em 3ºlugar. A 1 minuto e 28 segundos de Sainz. Nasser Al-Attiyah e Matthieu Baumel vinha em 4ºlugar com o Toyota, 4 minutos e 25 segundos do líder. Despres, a  5 minutos e 17 segundos fechavam os Top 5.

Giniel de Villiers (Toyota) continuava em 6ºlugar, Agora com 8 minutos e 36 segundos de desvantagem, Jakub Pryzgonski (Mini) não ameaçava o Sul-Africano, Mas de forma nenhuma era ameaçado pelo piloto dos EAU Sheik Al Qassimi que vinha em 8ºlugar, a 20 minutos e 9 segundos da liderança. (7 minutos e 13 segundos do polonês) Garafulic e Alvarez continuavam fechando os 10 primeiros colocados. Sebastian Halpern, Com seu Toyota se aproximou de Terranova, Disposto a tomar o 11ºlugar do piloto Argentino da Mini. Partick Sireyjol em 13º, Não estava longe dessa disputa com 36 minutos e 59 segundos, O  francês com o Buggy estava a 1 minuto e 3 segundos do Argentino Halpern. Continuava Eric Bernard e Peter van Merksteijn completando os 15 primeiros colocados.

No penúltimo setor, Bernhard Tem Brinke aumentou sua vantagem para 3 minutos e 41 segundos de frente para o Espanhol Carlos Sainz, Que perdeu terreno e agora estava a 18 segundos a frente de Stephan Peterhansel. Cyril Despres subiu para o 4ºlugar. Deixando Nasser Al-Attiyah em 5ºlugar, Diferença de 23 segundos entre os dois pilotos.

Giniel de Villiers se consolidava em 6ºlugar (9 minutos e 35 segundos), O Mesmo acontece com Jakub Pryzgonski (14 minutos e 50 segundos), Sheik Al Qassimi (23 minutos e 23 segundos) e Boris Garafulic (30 minutos e 46 segundos) estavam consolidados nas suas posições. Já Lucio Alvarez, Com seu Toyota (35 minutos e 55 segundos) estava com seu 10ºlugar ameaçado. Já que o Também Argentino Orlando Terranova vinha a apenas 24 segundos do piloto da Toyota.

Partick Sireyjol ganhou o 12ºlugar que estava nas mãos de Sebastian Halpern. Eric Bernard e Peter van Merksteijn. A partir do 17ºlugar, Que estava nas mãos de Antanas Juknevicius da Lituânia.

A vitória ficou mesmo com Bernhard ten Brinke com seu copiloto Michen Perin, Sem dúvida é a surpresa do Dakar, Em 4 horas, 10 minutos e 54 segundos. E Cyril Despres com um último setor muito bom ficou em 2ºlugar. 5 segundos a frente de Carlos Sainz, Que esta mais perto do campeonato. Ainda mais com o Espanhol colocando mais 10 segundos de vantagem para Stephan Peterhansel. A vantagem continua em 1 hora a favor de Sainz e de Lucas Cruz. Completando os 5 primeiros colocados, A 5 minutos e 56 segundos de diferença o piloto Nasser Al-Attiyah com a Toyota.

Giniel de Villiers junto de Dirk von Zit ficou em 6ºlugar. Completando a trinca de pilotos da Pegueot e da Toyota nas 6 primeiras posições. O primeiro carro da Mini vem em 7ºlugar com o Polonês Jakub Pryzgonski, a 19 minutos e 47 segundos do vencedor. Bem a frente de Sheik Al Qassimi dos EAU, Que ficou 9 minutos e 29 segundos atrás, Em 8ºlugar.

No final do Estágio, O Argentino Orlando Terranova chegou em 9ºlugar ganhando as posições do Argentino Lucio Alvarez e do Chileno Boris Garafulic, Que perdeu muito tempo no final do Estágio, Ficando fora dos Top 10. Lucio Alvarez ficou com o 10ºlugar, Com 42 minutos e 23 segundos atrás de ten Brinke.

Peter van Merksteijn superou no final ao Argentino Sebastian Halpern, Ficando com o 12ºlugar. Alejandro Iacopini (a 1 hora, 16 minutos e 33 segundos) ficou em 14º. Um minuto depois, Fechando os Top 15 veio o Francês Patrick Sireyjol com o Buddy.

Resultado final da 11ªEtapa do Dakar 2018
De Belén a Chilecito – Categoria Carros

POS. Piloto Carros Tempo
1 309 Bernhard Ten Brinke (Holanda) HILUX TOYOTA 04h 10′ 54”
Michel Perin (França)
2 308 Cyril Despres (França) HILUX TOYOTA + 00h 04′ 35”
David Castera (França)
3 303 Carlos Sainz (Espanha) 3008 DKR PEUGEOT + 00h 04′ 40”
Lucas Cruz (Espanha)
4 300 Stephane Peterhansel (França) 3008 DKR PEUGEOT + 00h 04′ 50”
Jean Paul Cottrer (França)
5 301 Nasser Al-Attiyah (Qatar) HILUX TOYOTA + 00h 05′ 56”
Matthieu Baumel (França)
6 304 Giniel de Villiers (África do Sul) HILUX TOYOTA + 00h 11′ 57”
Dirk Von Zitzewitz (Alemanha)
7 312 Jakub Przygonski (Polônia) JOHN COOPER WORKS RALLY MINI + 00h 19′ 47”
Tom Colsoul (Bélgica)
8 319 Sheikh Khalid Al Qassimi (EAU) PEUGEOT 3008 DKR MAXI + 00h 29′ 13”
Xavier Panseri (França)
9 307 Orlando Terranova (Argentina) JOHN COOPER WORKS RALLY MINI + 00h 32′ 12”
Bernardo Graue (Argentina)
10 318 Lucio Alvarez (Argentina) HILUX TOYOTA + 00h 42′ 23”
Robert Howie (África do Sul)
11 317 Boris Garafulic (Chile) ALL4 RACING MINI + 00h 49′ 19”
Filipe Palmeiro (Portugal)
12 334 Peter Van Merksteijn (Holanda) HILUX TOYOTA + 00h 52′ 35”
Maciel Marton (Polônia)
13 331 Sebastian Halpern (Argentina) TOYOTA Hilux + 00h 55′ 22”
Edu Pulenta (Argentina)
14 326 Alejandro Miguel Yacopini (Argentina) TOYOTA Hilux + 01h 16′ 33”
Marco Scopinaro (Argentina)
15 329 Patrick Sireyjol (França) BUGGY LCR30 + 01h 17′ 33”
Francois-Xavier Beguin (Bélgica)
16 327 Marco Bulacia (Bolívia) Ford Ranger + 01h 18′ 24”
Engenio Arrieta (Argentina)
17 321 Antanas Juknevicius (Lituania) HILUX TOYOTA + 01h 24′ 36”
Darius Vaiciulis (Lituania)
18 311 Martin Prokop (República Tcheca) F150 EVO FORD + 01h 29′ 27”
Jan Tomanek (República Tcheca)
19 320 Eric Bernard (França) BUGGY BV2 + 01h 29′ 30”
Alexandre Vigneau (França)
20 365 Erik Wevers (Holanda) BX7 BORGWARD + 01h 41′ 00”
Antono Van Limpt (Holanda)
21 330 Jerome Pelichet (França) TOYOTA OVERDRIVE + 01h 46′ 36”
Eugenie Decre (Suíça)
22 347 Tim Coronel (Holanda) JEFFERIES DAKAR RALLY + 01h 50′ 04”
Tom Coronel (Holanda)
23 366 Martin Maldonado (Argentina) MERCEDES PROTOTIPO COLCAR + 01h 51′ 18”
Sebastian Scholz Vergnolle (Argentina)
24 323 Benediktas Vanagas (Lituania) TOYOTA Hilux + 02h 02′ 12”
Rozwadowski Sebastian (Polônia)
25 333 Maik Willems (Holanda) TOYOTA Hilux + 02h 04′ 39”
Robert van Pelt (Holanda)
26 336 Isidre Esteve (Espanha) SPRINGBOK MD SODICARS + 02h 13′ 34”
Txema Villalobos (Espanha)
27 343 Jurgen Schroeder (Alemanha) Toyota + 02h 13′ 58”
Maximilian Schroeder (Alemanha)
28 340 Tomas Ourednicek (República Tcheca) Ford Ranger + 02h 17′ 07”
David Kripal (República Tcheca)
29 353 Hennie De Klerk (África do Sul) VOLKSWAGEN Amarok + 02h 25′ 31”
Gerhardt Schutter (África do Sul)
30 342 Philippe Boutron (França) BUGGY + 02h 29′ 21”
Mayeul Barbet (França)
31 360 Yves Tartarin (França) BMW OX6 + 02h 38′ 10”
Jerome Meunier (França)

Classificação Final

POS. Piloto Carros Tempo
1 303 Carlos Sainz (Espanha) 3008 DKR PEUGEOT 36h 16′ 27”
Lucas Cruz (Espanha)
2 300 Stephane Peterhansel (França) 3008 DKR PEUGEOT + 01h 00′ 45”
Jean Paul Cottrer (França)
3 301 Nasser Al-Attiyah (Qatar) HILUX TOYOTA + 01h 24′ 02”
Matthieu Baumel (França)
4 309 Bernhard Ten Brinke (Holanda) HILUX TOYOTA + 01h 27′ 35”
Michel Perin (França)
5 304 Giniel de Villiers (África do Sul) HILUX TOYOTA + 01h 40′ 05”
Dirk Von Zitzewitz (Alemanha)
6 312 Jakub Przygonski (Polônia) JOHN COOPER WORKS RALLY MINI + 02h 54′ 18”
Tom Colsoul (Bélgica)
7 319 Sheikh Khalid Al Qassimi (EAU) PEUGEOT 3008 DKR MAXI + 03h 26′ 19”
Xavier Panseri (França)
8 311 Martin Prokop (República Tcheca) F150 EVO FORD + 05h 53′ 08”
Jan Tomanek (República Tcheca)
9 334 Peter Van Merksteijn (Holanda) HILUX TOYOTA + 06h 31′ 09”
Maciel Marton (Polônia)
10 331 Sebastian Halpern (Argentina) TOYOTA Hilux + 08h 41′ 21”
Edu Pulenta (Argentina)
11 318 Lucio Alvarez (Argentina) HILUX TOYOTA + 09h 24′ 01”
Robert Howie (África do Sul)
12 327 Marco Bulacia (Bolívia) Ford Ranger + 10h 32′ 27”
Engenio Arrieta (Argentina)
13 329 Patrick Sireyjol (França) BUGGY LCR30 + 11h 07′ 27”
Francois-Xavier Beguin (Bélgica)
14 326 Alejandro Miguel Yacopini (Argentina) TOYOTA Hilux + 11h 23′ 22”
Marco Scopinaro (Argentina)
15 321 Antanas Juknevicius (Lituania) HILUX TOYOTA + 11h 28′ 10”
Darius Vaiciulis (Lituania)
16 320 Eric Bernard (França) BUGGY BV2 + 11h 58′ 43”
Alexandre Vigneau (França)
17 330 Jerome Pelichet (França) TOYOTA OVERDRIVE + 12h 15′ 22”
Eugenie Decre (Suíça)
18 317 Boris Garafulic (Chile) ALL4 RACING MINI + 12h 20′ 56”
Filipe Palmeiro (Portugal)
19 349 Vaidotas Zala (Lituânia) TOYOTA Hilux + 14h 34′ 30”
Saulius Jurgelenas (Lituania)
20 305 Mikko Hirvonen (Finlândia) JOHN COOPER WORKS RALLY MINI + 16h 21′ 45”
Andreas Schulz (Alemanha)
21 366 Martin Maldonado (Argentina) MERCEDES PROTOTIPO COLCAR + 17h 56′ 18”
Sebastian Scholz Vergnolle (Argentina)
22 336 Isidre Esteve (Espanha) SPRINGBOK MD SODICARS + 18h 28′ 56”
Txema Villalobos (Espanha)
23 307 Orlando Terranova (Argentina) JOHN COOPER WORKS RALLY MINI + 18h 32′ 07”
Bernardo Graue (Argentina)
24 343 Jurgen Schroeder (Alemanha) Toyota + 19h 14′ 52”
Maximilian Schroeder (Alemanha)
25 342 Philippe Boutron (França) BUGGY + 22h 14′ 09”
Mayeul Barbet (França)
26 333 Maik Willems (Holanda) TOYOTA Hilux + 24h 17′ 09”
Robert van Pelt (Holanda)
27 337 Akira Miura (Japão) TOYOTA VDJ200 + 25h 01′ 06”
Laurent Lichtleuchter (França)
28 355 Oscar Fuerter Aldanondo (Espanha) SSANGYONG Tivoli + 26h 10′ 16”
Diego Vallejo (Espanha)
29 344 Jose Antonio Blangino (Argentina) RAPIDO RASTROJERO + 26h 16′ 10”
Fernando Matias Acosta (Argentina)
30 358 Fernando Ferrand Malatesta (Peru) VOLKSWAGEN Amarok + 27h 23′ 08”
Fernando Ferrand del Busto (Peru)
31 353 Hennie De Klerk (África do Sul) VOLKSWAGEN Amarok + 29h 21′ 47”
Gerhardt Schutter (África do Sul)
32 360 Yves Tartarin (França) BMW OX6 + 29h 42′ 16”
Jerome Meunier (França)
33 323 Benediktas Vanagas (Lituania) TOYOTA Hilux + 43h 10′ 47”
Rozwadowski Sebastian (Polônia)
34 308 Cyril Despres (França) HILUX TOYOTA + 44h 57′ 23”
David Castera (França)

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Dakar

Dakar 2018 – Quadriciclos: Cavigliasso ganha 11ªEtapa do Dakar e assume vice-liderança na Geral

Nicolas Cavigliasso conquistou uma importante vitória na 11ªEtapa do Dakar 2018. O piloto que faz sua estreia na Competição assumiu a vice-liderança na classificação geral, Com 15 minutos e 14 segundos a frente do Chileno Ignacio Casale, Segundo colocado no Estágio. Que continua disparado na liderança da classificação geral. 1 hora, 34 minutos e 13 segundos de diferença para o Argentino.

Cavigliasso superou o também Argentino Jeremias Ferioli que ficou em 4ºlugar no estágio. A 36 minutos e 55 segundos do vencedor do dia e a 2 minutos e 6 segundos do Casaque Dmitri Shirov quer também faz um Dakar de recuperação. Após sofrer com 2 horas e 20 minutos de punição no seu tempo na classificação geral (Shilov estava em 8ºlugar na Geral) Completando os 5 primeiros colocados vinha o Francês Axel Dutrie, A 37 minutos e 39 segundos do Vencedor.

O Brasileiro Marcelo Medeiros ficou em 6ºlugar, Mas bem longe do vencedor. 53 minutos e 19 segundos de Cavigliasso, Com os resultados, Medeiros ultrapassou Alexis Hernandez e assumiu o 5ºlugar. Alexandre Giroud ficou em 7ºlugar. (41 segundos atrás de Medeiros) Kamil Wisniewski ganhou o 8ºlugar, Ficando 11 segundos a frente de Alexis Hernandez. Fechando os Top 10 veio o Holandês Kees Koolen da Barren Racer. Casale apenas administrando sua enorme vantagem de mais de uma hora e meia para colocar no Bolso mais um campeonato!

Resultado final da 11ªEtapa do Dakar 2018
De Belén a Chilecito – Categoria Quadriciclos

POS. Piloto Quadriciclo Tempo
1 249 Nicolas Cavigliasso YFZ 450 Yamaha 05h 20′ 45”
2 241 Ignacio Casale RAPTOR 750 YAMAHA + 00h 15′ 14”
3 266 Dmitriy Shilov Yamaha + 00h 34′ 49”
4 246 Jeremias Gonzalez Ferioli RAPTOR 700 YAMAHA + 00h 36′ 55”
5 245 Alex Dutrie RAPTOR 700 YAMAHA + 00h 37′ 39”
6 282 Marcelo Medeiros YAMAHA YFM700R + 00h 53′ 19”
7 260 Alexandre Giroud RAPTOR 700 YAMAHA + 00h 54′ 00”
8 257 Kamil Wisniewski CAN – AM RENEGADE + 00h 55′ 54”
9 248 Alexis Hernandez RAPTOR 700R YAMAHA + 00h 56′ 09”
10 254 Kees Koolen BR 1 690 BARREN RACER + 00h 58′ 14”
11 271 Daniel Mazzucco CAN – AM RENEGADE + 01h 24′ 00”
12 268 Jan Bastiaan Nijen Twihaar CAM-AM + 01h 26′ 57”
13 262 Bruno da Costa YAMAHA QUADDY 700 RAPTOR + 01h 27′ 27”
14 280 Giuliano Horacio Giordana RAPTOR 700 YAMAHA + 01h 28′ 54”
15 247 Josef Machacek Yamaha QDY 700 L + 01h 29′ 52”
16 251 Nelson Augusto Sanabria Galeano RAPTOR YAMAHA + 01h 32′ 54”

Classificação Geral

POS. Piloto Quadriciclo Tempo
1 241 Ignacio Casale RAPTOR 750 YAMAHA 46h 04′ 20”
2 249 Nicolas Cavigliasso YFZ 450 Yamaha + 01h 34′ 13”
3 246 Jeremias Gonzalez Ferioli RAPTOR 700 YAMAHA + 02h 09′ 15”
4 245 Alex Dutrie RAPTOR 700 YAMAHA + 03h 56′ 48”
5 282 Marcelo Medeiros YAMAHA YFM700R + 04h 22′ 22”
6 248 Alexis Hernandez RAPTOR 700R YAMAHA + 04h 23′ 13”
7 254 Kees Koolen BR 1 690 BARREN RACER + 05h 04′ 12”
8 266 Dmitriy Shilov Yamaha + 06h 22′ 21”
9 251 Nelson Augusto Sanabria Galeano RAPTOR YAMAHA + 07h 12′ 20”
10 280 Giuliano Horacio Giordana RAPTOR 700 YAMAHA + 09h 18′ 57”
11 260 Alexandre Giroud RAPTOR 700 YAMAHA + 10h 04′ 15”
12 257 Kamil Wisniewski CAN – AM RENEGADE + 10h 31′ 26”
13 247 Josef Machacek Yamaha QDY 700 L + 10h 35′ 22”
14 271 Daniel Mazzucco CAN – AM RENEGADE + 11h 16′ 05”
15 261 Zdenek Tuma Yamaha Raptor + 12h 58′ 05”
16 258 Daniel Domaszewski Honda TRX700XX + 15h 10′ 17”
17 262 Bruno da Costa YAMAHA QUADDY 700 RAPTOR + 16h 07′ 18”

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Dakar

11ªEtapa – Belén a Chilecito : Kevin Benavides reage e mantem acesa a esperança da Honda pelo título

A Honda e Kevin Benavides jogam suas últimas fichas para tentar evitar o 17ºtítulo seguido da KTM no Dakar. Mesmo com a vitória de Toby Price, A especial foi bem satisfatória para o piloto Argentino que tirou quase 10 minutos de diferença que Matthias Walkner tem na liderança do evento.

Como foi a especial:

No primeiro setor de prova, Toby Price assumiu a liderança com sua KTM. O 5ºlugar na Classificação Geral vinha 3 segundos apenas a frente de Antonie Meo também com a Moto Oficial da KTM. O Francês Johnny Aubert com a Gas Gas se mantem na disputa com um grande trabalho, 39 segundos atrás de Price e estava 10 segundos a frente do Argentino Kevin Benavides que vinha sendo a esperança da Honda no Dakar em 4ºlugar. Um pouco mais atrás O Norte-Americano Ricky Brabec e o Chileno Palbo Quintanilla vinha disputando o 5ºlugar com os dois distanciados por 4 segundos de diferença.

Matthias Walkner, Líder tendo mais de 40 minutos sobre Joan Barreda Bort e Kevin Benavides vinha em 7ºlugar. Com 2 minutos e 4 segundos de atraso sobre Toby Price. Oriol Mena com a Moto da Hero vinha em 8ºlugar. (17 segundos atrás de Walkner) Gerard Farres Guell na disputa pelo pódio vinha em 9º e Mark Samuels com a Honda completava os 10 primeiros colocados.

Daniel Oliveras Carreras e Armand Monleon vinham logo a seguir com suas duas KTM em 11º e 12ºlugares respectivamente. Short, Pedrero Garcia e Cornejo completam os 15 primeiros colocados.

No segundo setor a vantagem de Price para Meo aumentou para 28 segundos de diferença entre os dois. Kevin Benavides vinha em 3ºlugar, 8 segundos do Francês Meo. O Argentino não vinha ameaçado pelo Chileno Palbo Quintanilla com a Husqvarna em 4ºlugar e 14 segundos depois vinha o Francês Johnny Aubert da Gas Gas.

Ricky Brabec estava em 6º, 3 segundos atrás de Brabec. Depois do Norte-Americano, A 2 minutos e 21 segundos do líder do Estágio vinha o líder da geral Matthias Walkner com sua KTM. O austríaco vinha na frente de Farres Guell com 45 segundos de distância, Quase 2 minutos atrás do piloto Espanhol da Himoinsa vinha em disputando o 9ºlugar os pilotos Mark Samuel da Mec Team e Joan Pedrero Garcia com a Sherco TVS, Que vinham separados por apenas 1 segundos de distância.

No terceiro Setor Price manteve a liderança, Já o Argentino Kevin Benavides assumiu o segundo lugar, 50 segundos atrás do líder e 12 segundos a frente de Antonie Meo. 2 segundos depois vinha o Chileno Pablo Quintanilla com a Husqvarna. O 5ºcolocado era o Norte-americano Ricky Brabec, Que vinha a mais de 2 minutos atrás de Quintanilla e a 3 minutos e 23 segundos de atraso sobre Price.

Gerard Farres Guell ganhou 2 posições, Subindo do 8º para o 6ºlugar. Matthias Walkner vinha em 7ºlugar, 5 minutos e 27 segundos do líder e 4 minutos e 37 segundos de Benavides. Aubert, Pedrero Garcia e Jose Ignacio Cornejo completavam os 10 primeiros colocados. 10 segundos atrás do substituto de Paulo Gonçalves vinha o Espanhol Armand Monleon em 11ºlugar. Os Norte-Americanos Andrew Short e Mark Samuels disputavam o 12ºlugar.

Toby Price aumentou mais 2 segundos de diferença na liderança, Kevin Benavides estava 52 segundos atrás e buscando se distanciar cada vez mais de Matthias Walkner (Que vinha em 6ºlugar, a 8 minutos e 10 segundos do líder) Em terceiro lugar estava o francês Meo. (1 minuto e meio atrás do líder)

Ricky Brabec dos Estados Unidos vinha em 4ºlugar com sua moto da Honda, Gerard Farres Guell com a Moto de 2017 da KTM vinha em 5ºlugar, 5 minutos e 57 segundos. Exatamente 2 minutos e 13 segundos a frente do líder da Geral, O austríaco Matthias Walkner. Johnny Aubert com a Gas Gas subiu para o 7ºlugar. (10 minutos e 46 segundos do líder da especial) Joan Pedrero Garcia com a única Sherco da disputa estava na frente de Jose Ignacio Cornejo e de Armand Monleon em 8ºlugar.

Andrew Short estava em 11ºlugar, 10 segundos à frente com o Espanhol Oriol Mena (Hero). O Norte-americano Mark Samuels (Mec Team) e os espanhóis Daniel Oliveras Carreras e Ivan Cervantes Montero da Himoinsa completam os 15 primeiros lugares.

No quinto setor do Estágio, Toby Price liderava com 10 segundos de frente para o Francês Antonie Meo que recuperou a 2ªposição e se aproximou perigosamente da liderança. Quem caiu para o terceiro lugar foi o Argentino Kevin Benavides, Com sua Honda a 1 minuto e 25 segundos de desvantagem. Ricky Brabec com Honda e Gerard Farres Guell com a KTM Himoinsa mantiveram o 4º e 5ºlugares.

Matthias Walkner continuava no 6ºlugar, com uma diferença menor para Kevin Benavides. (Entre os dois a vantagem do Argentino era de 5 minutos e 50 segundos) O Austríaco vinha bem a frente do 7ºlugar, O Francês Johnny Aubert estava a 11 minutos e 48 segundos atrás de Price. Joan Pedrero Garcia continuava forte em 8ºlugar, Enquanto que Jose Ignacio Cornejo e Armand Monleon que estavam separados por apenas 7 segundos de diferença.

Oriol Mena mantinha o 11ºlugar com 22 segundos de diferença para o norte-americano Mark Samuels da Mec Team. Andrew Short perdeu 2 posições caindo para o 13ºlugar e Oliveras Carreras e Cervantes Montero continuavam em 4º e 5ºlugar.

No Sexto Setor, Price disparava na liderança colocando 1 minuto e 46 segundos de vantagem para Kevin Benavides, Que recuperou o segundo lugar e abriu 5 segundos a frente de Meo. Melhor para o Argentino, Que abriu 7 minutos e 41 segundos de frente para o Matthias Walkner. Continuavam Ricky Brabec e Gerard Farres Guell em 4º e 5ºlugares.

Johnny Aubert da Gas Gas, Pedrero Garcia da Sherco e Jose Ignacio Cornejo da Honda continuavam nas mesmas posições do 5ºSetor. Já Armand Monleon perdeu o 10ºlugar para o  piloto da Hero Oriol Mena que vinha a 20 minutos e 34 segundos do líder. Mark Samuels (25 minutos e 8 segundos), Andrew Short (25 minutos e 29 segundos) e Pablo Quintanilla (25 minutos e 47 segundos) disputavam a 12ªposição. 58 segundos depois de Quintanilla vinha em 15ºlugar o Espanhol Daniel Oliveras Carreras.

No 7ºSetor, Price continuava líder com a diferença de 1 minuto e 35 segundos sobre Kevin Benavides que tinha 12 segundos a frente de Antonie Meo que continuava a caça do Argentino, Em busca do 2ºlugar. Ricky Brabec vinha bem distanciado dos três, (6 minutos e 9 segundos) na 4ªposição e Farres Guell continuava em 5ºlugar, Com o Austriaco Matthias Walkner se aproximando do piloto da Himoinsa, Em 6ºlugar Walkner estava 7 minutos e 46 segundos atrás de Kevin Benavides. Johnny Aubert estava em 7ºlugar a 16 minutos e 9 segundos do líder. Joan Pedrero Garcia da Sherco, José Ignacio Cornejo com a Honda, Armand Monleon, Oriol Mena mantiveram o 8º, 9º, 10º e 11ºlugares respectivamente.

Andrew Short perdeu mais 2 posições caindo para o 15ºlugar, 8 segundos atrás de Oliveras Carreras.

No penúltimo setor a diferença entre Price e Benavides cai 6 segundos, Mas com situação bem tranquila para o piloto da KTM, Que tinha 1 minuto e 29 segundos de frente para o piloto Argentino. O Francês Antonie Meo vinha um pouco mais afastado dos dois primeiros colocados. (2 minutos e 20 segundos) Ricky Brabec continua em 4ºlugar e Matthias Walkner ultrapassou Farres Guell e assumiu o 5ºlugar. Com 8 minutos e 1 segundo atrás de Kevin Benavides na disputa da classificação geral.

Farres Guell apesar de recuar uma posição, Mas estava com 10 minutos e 33 segundos de Price e vinha a 6 minutos e 40 segundos de frente para Aubert com sua Gas Gas. Pedrero Garcia estava a quase 3 minutos atrás do piloto Francês. (20 minutos e 8 segundos do líder). Cornejo, Mena e Monleon continuavam com suas respectivas posições (9º, 10º e 11ºlugares) Já Pablo Quintanilla ganhou a 12ªposição que estava nas mãos de Mark Samuels, Diferença de 1 segundo entre os dois. Short, Oliveras Carreras e Sanz vinham logo a seguir.

Após 4 horas de disputa o Australiano Toby Price levou a especial de ponta a ponta, Um resultado que ainda manteria o Australiano com uma chance remota de bicampeonato. Já Kevin Benavides ficou a 1 minuto e 38 segundos do vencedor. Na segunda posição, Mas conseguiu tirar 9 minutos e 23 segundos sobre o Austríaco Matthias Walkner que ficou em 5ºlugar. O que pode dar alguma esperança de título para o piloto Argentino, Porém a diferença entre Walkner e Benavides restando 3 estágios para o final do Dakar é de 32 minutos. Ainda estava muito tranquilo o piloto da KTM para a conquista do 17ºtítulo seguido da Marca Austríaca de motos. Primeira com um piloto Austríaco.

Antonie Meo ficou com o 3ºlugar, Na parte final acabou perdendo muito terreno, Ficou a apenas 1 minuto e 3 segundos a frente de Ricky Brabec que se manteve em 4ºlugar na maior parte do tempo de forma muito constante, chegando 7 minutos e 34 segundos atrás de Toby Price. Walkner completou os 5 primeiros colocados.

Gerard Farres Guell que almeja um novo pódio Na classificação Geral acabou ficando em 6ºlugar e com isso dificultando as suas possibilidades de repetir o resultado de 2017. Bem mais longe do primeiro piloto da Himoinsa, 19 minutos e 38 segundos do vencedor do dia, O Francês Johnny Aubert ficou em 7ºlugar com sua Gas Gas. Juan Pedrero Garcia conquista seu melhor resultado em Especial em 8ºlugar com a Sherco.

Oriol Mena superou o chileno Jose Ignacio Cornejo e conquistou o 9ºlugar no estágio  A diferença entre eles foi de apenas 8 segundos a favor do piloto Espanhol da Hero. Armands Monleon ficou em 11ºlugar, 33 minutos e 38 segundos atrás de Price. O piloto da Daling segurou essa posição por apenas 18 segundos de diferença na frente do Chileno Pablo Quintanilla da Husqvarna. Já o outro piloto oficial da marca Sueca, O Piloto de AMA Motorcross Andrew Short segurou o 13ºlugar após uma especial de altos e baixos para o estreante. A Diferença entre ele e o piloto Mark Samuels da Mec Team foi de 18 segundos.

Joan Barreda Bort e Stefan Svikto acabaram abandonando o Dakar nessa etapa.

Resultado da 11ªEtapa do Dakar 2018
Belén a Chilecito – Categoria Motos

Pos. Pilote-Equipe Marque-Modèle Temps
1 8 Toby Price KTM 450 RALLY REPLICA 04h 01′ 33”
2 47 Kevin Benavides Honda CRF450RALLY + 00h 01′ 38”
3 19 Antonie Meo KTM 450 RALLY REPLICA + 00h 06′ 31”
4 20 Ricky Brabec Honda CRF450RALLY + 00h 07′ 34”
5 2 Matthias Walkner KTM 450 RALLY REPLICA + 00h 11′ 01”
6 3 Gerard Farres Guell KTM 450 RALLY + 00h 12′ 32”
7 40 Johnny Aubert GASGAS + 00h 19′ 38”
8 12 Juan Pedrero Garcia 450 RALLYE SHERCO TVS + 00h 22′ 46”
9 61 Oriol Mena Hero 450 Rally + 00h 27′ 00”
10 68 Jose Ignacio Cornejo Florimo Honda CRF450RALLY + 00h 27′ 08”
11 17 Armand Monleon KTM 450 RR + 00h 33′ 38”
12 10 Pablo Quintanilla Husqvarna FR 450 RALLY 00:33’56”
13 54 Andrew Short Husqvarna FR 450 RALLY + 00h 36′ 22”
14 64 Mark Samuels Honda CRF450RALLY + 00h 36′ 27”
15 29 Daniel Olivera Carreras KTM 450 RALLY + 00h 40′ 44”
16 44 Rodney Faggotter Yamaha WR450F RALLY + 00h 41′ 11”
17 27 Diego Martin Duplessis Honda CRF450RALLY + 00h 41′ 49”
18 15 Laia Sanz KTM 450 RALLY REPLICA + 00h 44′ 05”
19 33 Daniel Nosiglia Jager KTM 450 RALLY REPLICA + 00h 49′ 53”
20 52 Jacopo Cerutti KTM 450 RALLY REPLICA + 00h 52′ 53”
21 60 Jonathan Barragan Nevado GASGAS + 00h 52′ 59”
22 31 Cristian Espana Munoz Gas Gas Motorsport + 00h 57′ 04”
23 103 Shane Esposito KTM RALLY REPLICA + 00h 57′ 16”
24 58 Maciej Giemza KTM 450 RALLY REPLICA + 00h 59′ 57”
25 42 Maurizio Gerini HUSQVARNA 450 + 01h 00′ 28”
26 16 Olivier Pain KTM 450 RALLY + 01h 10′ 32”
27 45 David Thomas Husqvarna FR 450 RALLY + 01h 13′ 10”
28 34 Marc Sola Terradellas KTM 450 RALLY + 01h 14′ 04”
29 76 Mohammed Balooshi KTM 450 RALLY REPLICA + 01h 16′ 19”
30 28 Emanuel Gyenes KTM 450 RALLY + 01h 18′ 27”

Classificação Geral

POS. Piloto Motos Tempo
1 2 Matthias Walkner KTM 450 RALLY REPLICA 36h 33′ 37”
2 47 Kevin Benavides Honda CRF450RALLY + 00h 32′ 00”
3 8 Toby Price KTM 450 RALLY REPLICA + 00h 39′ 17”
4 3 Gerard Farres Guell KTM 450 RALLY + 00h 49′ 17”
5 19 Antonie Meo KTM 450 RALLY REPLICA + 00h 59′ 05”
6 20 Ricky Brabec Honda CRF450RALLY + 01h 18′ 10”
7 40 Johnny Aubert GASGAS + 01h 49′ 34”
8 10 Pablo Quintanilla Husqvarna FR 450 RALLY + 01h 53′ 19”
9 68 Jose Ignacio Cornejo Florimo Honda CRF450RALLY + 02h 05′ 57”
10 61 Oriol Mena Hero 450 Rally + 02h 13′ 07”
11 29 Daniel Olivera Carreras KTM 450 RALLY + 02h 26′ 13”
12 33 Daniel Nosiglia Jager KTM 450 RALLY REPLICA + 02h 31′ 19”
13 15 Laia Sanz KTM 450 RALLY REPLICA + 02h 34′ 30”
14 12 Juan Pedrero Garcia 450 RALLYE SHERCO TVS + 02h 37′ 03”
15 17 Armand Monleon KTM 450 RR + 02h 49′ 35”
16 60 Jonathan Barragan Nevado GASGAS + 02h 54′ 08”
17 54 Andrew Short Husqvarna FR 450 RALLY + 03h 06′ 31”
18 44 Rodney Faggotter Yamaha WR450F RALLY + 03h 21′ 14”
19 27 Diego Martin Duplessis Honda CRF450RALLY + 04h 09′ 38”
20 52 Jacopo Cerutti KTM 450 RALLY REPLICA + 05h 06′ 42”
21 34 Marc Sola Terradellas KTM 450 RALLY + 05h 07′ 07”
22 64 Mark Samuels Honda CRF450RALLY + 05h 45′ 28”
23 42 Maurizio Gerini HUSQVARNA 450 + 06h 02′ 40”
24 28 Emanuel Gyenes KTM 450 RALLY + 06h 07′ 06”
25 58 Maciej Giemza KTM 450 RALLY REPLICA + 06h 13′ 57”
26 103 Shane Esposito KTM RALLY REPLICA + 07h 04′ 41”
27 128 Maikel Smits KTM 450 RALLY + 07h 38′ 07”
28 35 Loic Minaudier KTM 450 RALLY REPLICA + 08h 23′ 10”
29 16 Olivier Pain KTM 450 RALLY + 08h 30′ 54”
30 25 Ivan Cervantes Montero KTM 450 RALLY + 09h 01′ 14”
31 76 Mohammed Balooshi KTM 450 RALLY REPLICA + 09h 07′ 46”
32 41 Alessandro Ruoso KTM 450 RALLY + 09h 16′ 53”
33 31 Cristian Espana Munoz Gas Gas Motorsport + 09h 43′ 59”

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Dakar