O Piloto Espanhol Carlos Sainz junto com o Copiloto Lucas Cruz deu um passo enorme para conquistar o título do Dakar 2018, A vitória de hoje conquistada com muita folga, Junto aos problemas que Stephane Peterhansel teve no Estágio, Com quase 2 horas perdidas. O líder que vinha para o 14ºcampeonato no Dakar (8º na categoria Carro) 31 minutos a frente de Sainz agora se via em situação muito complicada na disputa pelo título.
Primeiro Setor teve a liderança de Nasser Al-Attiyah (Toyota) com seu copiloto Matthieu Baumel. 16 segundos depois vinha o Espanhol Carlos Sainz. Apenas 2 segundos a frente de Peterhansel/Cottrer. Amos de Pegueot que vinham disputando o título do Dakar 2018. 10 segundos depois (28 segundos atrás do líder) vinha Giniel de Villiers. Mikko Hirvonen vinha completando os 5 primeiros colocados a 1 minuto atrás do líder.
Cyril Despres (Sem chances de título, A mais de 15 horas atrás do líder na Geral) vinha em 6ºlugar. Jakub Pryzgonski com seu Mini vinha em 7ºlugar. O Chileno Boris Garafulic, O Holandês Bernhard tem Brinke e Martin Prokop completaram os 10 primeiros colocados. Nicolas Fuchs vinha em 11º com seu Bordward. (2 minutos e 16 segundos atrás do Al-Attiyah)
No segundo setor: A liderança passou para Stephane Peterhansel, 1 minuto e 6 segundos a frente do Piloto Nasser Al-Attiyah do Qatar. 6 segundos depois vinha o Sul-Africano Giniel de Villiers com a Toyota. 16 segundos depois, Em 4ºlugar vinha o Espanhol Carlos Sainz.
Em 5ºlugar vinha Jakub Przygonski, Já a 2 minutos e 1 segundos atrás de Sainz/Cruz com seu Mini (que vinha muito mal a marca inglesa) Cyril Despres estava em 6ºlugar, 6 segundos a frente da Dupla Checa da Ford. Martin Prokop e Jan Tomanek estavam em 7ºlugar disputando posição com Despres/Castera. Boris Garafulic com o Mini e o Francês Partick Sireyjol com o Buggy vinham em 8º e 9ºlugares.
Al Qassimi (EAU) vinha 5 segundos atrás de Sireyjol, completando os 10 primeiros colocados. Lucio Alvarez e Peter van Merksteijn (Ambos de Toyota Hilux) vinham disputando o 11ºlugar com 2 segundos de distância entre eles. Vaidotas Zala da Lituânia, O português Carlos Souza e o também Lituanio Benedikius Vanagas completavam os 15 primeiros colocados. Distância entre esses 3 era de 22 segundos.
No terceiro Setor, O Francês Stephane Peterhansel aumentou sua vantagem para 2 minutos e 50 segundos em cima o segundo lugar, O Espanhol Carlos Sainz estava em 2ºlugar. Sainz abriu 2 minutos e 10 segundos a frente de Giniel de Villiers com o Toyota. O polonês Jakub Przygonski subiu para o 4ºlugar, 9 minutos e 21 segundos atrás do líder. Martin Prokop com o Ford vinha em 5ºlugar. 3 minutos e 8 segundos atrás de Przygonski/Colsoul.
Nasser Al-Attiyah vinha 9 segundos atrás da dupla tcheca. Com seu Toyota vinha em 6ºlugar. Boris Garafulic do Chile, junto com o Português Filipe Palmeiro vinha em 7ºlugar. Sheik Al Qassimi e Lucio Alvarez vinham perto do piloto Chileno. Respectivamente em 8º e 9ºlugares. Completando os 10 primeiros colocados, Mas longe até mesmo de Lucio Alvarez vinha Bernhard Tem Brinke. (19 minutos e 54 segundos de Peterhansel) Que também não era ameaçado pelo Holandês Peter van Merksteijn que vinha em 11ºlugar. (25 minutos e 26 segundos do líder)
Cyril Despres caiu muito. E agora estava em 12ºlugar, 27 minutos e 9 segundos atrás de Despres. Completando os 15 primeiros lugares: os Franceses Jerome Pelichet e Partick Sireyjol e o Lituânio Vaidoras Zala.
Peterhansel parecia encaminhar para mais uma vitória, até que ele teve um dano na sua suspensão. O que fez ele perder 2 horas em relação a Carlos Sainz e a todo o resto. Com esse tempo perdido não só a liderança como o Dakar poderia esta comprometida.
Carlos Sainz assumiu a liderança do Dakar. Agora o Espanhol tinha confortáveis 5 minutos e 45 segundos a frente de Giniel de Villiers que assumiu o segundo lugar com o seu Toyota. Em terceiro lugar, 11 minutos e 13 segundos atrás de Sainz vinha o Polonês Jakub Pryzgonski com o carro da Mini. (Melhor do estágio e da Classificação Geral) Nasser Al-Attiyah com seu Toyota e Martin Prokop com o Ford vinham completando os 5 primeiros colocados.
O Argentino Lucio Alvarez vinha tendo um bom desempenho, Estava em 6ºlugar. 6 segundos a frente do Sheik Al Qassimi com o seu Pegueot. (Único carro Privado da marca francesa) Bernhard Tem Brinke vinha fazendo um estágio de recuperação. Já estava em 8ºlugar a 22 minutos e 02 segundos do líder e 36 segundos a frente de Boris Garafulic que perdeu 2 posições em relação ao Setor passado. Peter van Merksteijn completava os 10 primeiros colocados, Com seu Toyota a 30 minutos e 50 segundos atrás.
Partick Sireyjol (36 minutos e 37 segundos), Sebastian Halpern (37 minutos e 36 segundos), Jerome Pelichet (38 minutos e 18 segundos) e Jurgen Schroder (39 minutos e 19 segundos) brigavam pelo 11ºlugar. O piloto Alemão que corre com o Nissan (Estou falando do Schroder) começou a aparecer entre os 20 primeiros colocados a partir desse estágio.
Sainz aumenta a sua vantagem no 5ºsetor, Com 7 minutos e 28 segundos a frente do Sul-Africano De Villiers e 12 minutos e 42 segundos de vantagem para Al-Attiyah/Baumel que passaram a dupla da Mini Pryzgonski/Colsoul e assumiram o 3ºlugar. Deixando o piloto e Copiloto do carro 312 em 4ºlugar. Prokop/Tomanek completavam os 5 primeiros colocados, 17 minutos e 39 segundos do líder.
Lucio Alvarez manteve o 6ºlugar. Enquanto que o Holandês Bernhard tem Brinke junto com o Francês Michel Perin ultrapassou o Sheik Al Qassimi (Pegueot) assumindo o 7ºlugar, 1 minuto e 2 segundos a frente de Al Qassimi/Xavier Panseri.
Boris Garafulic e Peter Van Merksteijn mantiveram suas posições, Completando os 10 primeiros lugares. Sebastian Halpern assumiu o 11ºlugar para a alegria dos Argentinos, Mesmo com 44 minutos e 26 segundos atrás de Sainz. O Alemão Jurgen Schroder com seu Nissan vinha em uma boa 12ªposição. (47 minutos e 44 segundos de desvantagem)
No sexto Setor, Sainz aumenta mais 57 segundos a sua grande vantagem para Giniel de Villiers com seu copiloto Alemão Dirk Von Zitzewitz. A Vantagem passou para 8 minutos e 25 segundos. 4 minutos e 10 segundos depois vinha Nasser Al-Attiyah na 3ªposição. Jakub Przygonski (16 minutos e 16 segundos) e Martin Prokop (19 minutos e 32 segundos) completavam os 5 primeiros colocados que não se modificou.
Lucio Alvarez ficava a bandeira Argentina em 6ºlugar (24 minutos e 46 segundos atrás do líder) Bernhard tem Brinke/Michel Perin com Toyota e Sheik Al Qassimi/Panseri com Pegueot manteve suas posições. Houve uma mudança em 9ºlugar. O Holandês Peter van Merksteijn com seu copiloto Polonês Maciel Marton ultrapassou o Chileno Boris Garafulic com seu copiloto Filipe Palmiero. Ganharam o 9ºlugar.
Sebastian Halpern continuava em 11ºlugar, a 48 minutos e 56 segundos do líder do Estágio e 3 minutos e 38 segundos atrás de Garafulic. Jurgen Schroder com o Nissan e Vaidolas Zala com seu Toyota eram os últimos pilotos a estarem a menos de uma hora atrás do líder (em 12º e 13ºlugares) Yacopini e Juknevicius completavam os 15 primeiros colocados. Stephane Peterhansel naquele momento estava em 24ºlugar, 1 hora, 44 minutos e 57 segundos de prejuízo em relação ao Carlos Sainz. Um enorme prejuízo para a lenda da Odisseia.
No sétimo Setor, Sainz estava na liderança a 10 minutos e 12 segundos de vantagem para Giniel de Villiers com o Toyota que continuava em 2ºlugar. Com seguros 3 minutos e 16 segundos a frente de Nasser Al-Attiyah. Mais afastados do piloto do Qatar, Jakub Pryzgonski com o Mini (18 minutos e 36 segundos) e Martin Prokop (21 minutos e 21 segundos) completavam os 5 primeiros colocados.
Lucio Alvarez vinha a 4 minutos e 50 segundos atrás do piloto Tcheco em 6ºlugar com seu Toyota. Bernhard Tem Brinke e Al Qassimi ficaram nas mesmas posições. Já o Chileno Boris Garafulic recuperou o 9ºlugar. Ultrapassando a Van Merksteijn/Marton e ficando a 49 minutos e 46 segundos atrás do líder, E 2 minutos e 12 minutos a frente da dupla Holandesa/Polonesa.
Halpern vinha 1 minuto e 29 segundos na 11ªposição e sonhando com o possível Top 10 na reta final do Estágio. Jurgen Schroder e Vaidolas Zala em bons desempenhos, Logo atrás do piloto Argentino. Stephane Peterhansel vinha em 23ºlugar. A 1 hora, 45 minutos e 42 segundos do Sainz.
Na 8ªparte do Estágio, Sainz aumentou para 11 minutos e 21 segundos a frente de Giniel de Villiers e 13 minutos e 51 minutos (2 minutos e 30 segundos atrás do Sul-Africano) do Al-Attiyah. Przygonski e Prokop completandos os 5 primeiros colocados.
Lucio Alvarez, Tem Brinke, Al Qassimi, Garafulic, Van Merksteijn, Halpern, Schroder, Zala, Yacopini e Vanagas mantiveram suas posições. Só no 15ºlugar se viu uma mudança de posição: Antanas Juknevicius passou Jerome Pelichet e ficou a 1 segundo. A Favor do piloto Lituânio. Peterhansel ganhou 2 posições e vinha em 21ºlugar, A 3 minutos e 39 segundos atrás do Hennie De Klerk que vinha em 20ºlugar.
Carlos Sainz venceu de forma fácil o Estágio de La Paz a Uyuni. Com 12 minutos e 5 segundos de vantagem para o Sul-Africano Giniel de Villiers. O mais importante foi que o piloto da Pegueot colocou nada mais, nada menos que 1 hora, 47 minutos e 56 segundos de frente para o 13 vezes campeão do Dakar. Stephane Peterhansel e o copiloto Jean Paul Cottrer. Os dois que tiveram danos na sua suspensão ficaram em 20ºlugar. Caindo para o 3ºlugar na Geral, Com 1 hora, 20 minutos e 46 segundos atrás de Sainz. 8 segundos depois vem o Sul-Africano Giniel de Villiers, Com seu Toyota em 4ºlugar.
Sainz tem agora a liderança do Dakar, 1 hora, 11 minutos e 29 segundos de vantagem para o Piloto Qatari Nasser Al-Attiyah que chegou em 3ºlugar na especial. Em 4ºlugar ficou o Polonês Jakub Przygonski com seu Mini, 20 minutos e 56 minutos do vencedor do estágio. E Martin Prokop junto de Jan Tomanek fechou os 5 primeiros colocados. Em grande forma o piloto da Ford nesse Dakar.
Lucio Alvarez com seu Toyota, Fez um belo estágio, O Argentino ficou em 6ºlugar (28 minutos e 49 segundos) Bernhard Tem Brinke ficou longe dos primeiros colocados e acabou em 7ºlugar a 31 minutos e 33 segundos de Sainz/Cruz. Sheik Al Qassimi com o Pegueot, Boris Garafulic com a Mini e Peter van Merksteijn com o Toyota completava os 10 primeiros lugares.
Destaque pra Sebastian Halpern, Que ficou a 48 segundos de Van Merksteijn no 11ºlugar. Vaidoras Zala em seu melhor desempenho no Dakar ficou em 12º (já a 1 hora, 10 minutos e 49 segundos atrás) e Jurgen Schroder com seu Nissan ficou em honroso 13ºlugar. Alejando Yacopini e Benedikius Vanganas fecharam os Top 15.
Resultado Final da 7ªEtapa do Dakar
La Paz a Uyuni – Categoria Carros
POS. |
N° |
Piloto |
Carro |
Tempo |
1 |
303 |
Carlos Sainz (Espanha) |
3008 DKR PEUGEOT |
04h 49′ 26” |
|
|
Lucas Cruz (Espanha) |
|
|
2 |
304 |
Giniel de Villiers (África do Sul) |
HILUX TOYOTA |
+ 00h 12′ 05” |
|
|
Dirk Von Zitzewitz (Alemanha) |
|
|
3 |
301 |
Nasser Al-Attiyah (Qatar) |
HILUX TOYOTA |
+ 00h 14′ 19” |
|
|
Matthieu Baumel (França) |
|
|
4 |
312 |
Jakub Przygonski (Polônia) |
JOHN COOPER WORKS RALLY MINI |
+ 00h 20′ 56” |
|
|
Tom Colsoul (Bélgica) |
|
|
5 |
311 |
Martin Prokop (República Tcheca) |
F150 EVO FORD |
+ 00h 23′ 57” |
|
|
Jan Tomanek (República Tcheca) |
|
|
6 |
318 |
Lucio Alvarez (Argentina) |
HILUX TOYOTA |
+ 00h 28′ 49” |
|
|
Robert Howie (África do Sul) |
|
|
7 |
309 |
Bernhard Ten Brinke (Holanda) |
HILUX TOYOTA |
+ 00h 31′ 33” |
|
|
Michel Perin (França) |
|
|
8 |
319 |
Sheikh Khalid Al Qassimi (EAU) |
PEUGEOT 3008 DKR MAXI |
+ 00h 39′ 30” |
|
|
Xavier Panseri (França) |
|
|
9 |
317 |
Boris Garafulic (Chile) |
ALL4 RACING MINI |
+ 00h 54′ 42” |
|
|
Filipe Palmeiro (Portugal) |
|
|
10 |
334 |
Peter Van Merksteijn (Holanda) |
HILUX TOYOTA |
+ 00h 57′ 21” |
|
|
Maciel Marton (Polônia) |
|
|
11 |
331 |
Sebastian Halpern (Argentina) |
TOYOTA Hilux |
+ 00h 58′ 09” |
|
|
Edu Pulenta (Argentina) |
|
|
12 |
349 |
Vaidotas Zala (Lituânia) |
TOYOTA Hilux |
+ 01h 10′ 49” |
|
|
Saulius Jurgelenas (Lituania) |
|
|
13 |
343 |
Jurgen Schroeder (Alemanha) |
Nissan |
+ 01h 11′ 55” |
|
|
Maximilian Schroeder (Alemanha) |
|
|
14 |
326 |
Alejandro Miguel Yacopini (Argentina) |
TOYOTA Hilux |
+ 01h 16′ 25” |
|
|
Marco Scopinaro (Argentina) |
|
|
15 |
323 |
Benediktas Vanagas (Lituania) |
TOYOTA Hilux |
+ 01h 23′ 29” |
|
|
Rozwadowski Sebastian (Polônia) |
|
|
16 |
321 |
Antanas Juknevicius (Lituania) |
HILUX TOYOTA |
+ 01h 30′ 54” |
|
|
Darius Vaiciulis (Lituania) |
|
|
17 |
330 |
Jerome Pelichet (França) |
TOYOTA OVERDRIVE |
+ 01h 31′ 35” |
|
|
Eugenie Decre (Suíça) |
|
|
18 |
327 |
Marco Bulacia (Bolívia) |
MARCO BULACIA |
+ 01h 32′ 33” |
|
|
Engenio Arrieta (Argentina) |
|
|
19 |
365 |
Erik Wevers (Holanda) |
BX7 BORGWARD |
+ 01h 35′ 34” |
|
|
Antono Van Limpt (Holanda) |
|
|
20 |
300 |
Stephane Peterhansel (França) |
3008 DKR PEUGEOT |
+ 01h 47′ 56” |
|
|
Jean Paul Cottrer (França) |
|
|
21 |
313 |
Nicolas Fuchs (Peru) |
BX7 BORGWARD |
+ 01h 49′ 50” |
|
|
Fernando Adrian Mussano (Argentina) |
|
|
22 |
372 |
Boris VacullK (República Tcheca) |
F150 EVO FORD |
+ 01h 51′ 01” |
|
|
Martin Plechaty (República Tcheca) |
|
23 |
315 |
Carlos Souza (Portugal) |
RENAULT DUSTER |
+ 02h 02′ 16” |
|
|
Pascal Maimon (França) |
|
|
24 |
336 |
Isidre Esteve (Espanha) |
SPRINGBOK MD SODICARS |
+ 02h 13′ 04” |
|
|
Txema Villalobos (Espanha) |
|
|
25 |
366 |
Martin Maldonado (Argentina) |
MERCEDES PROTOTIPO COLCAR |
+ 02h 16′ 15” |
|
|
Sebastian Scholz Vergnolle (Argentina) |
|
26 |
355 |
Oscar Fuerter Aldanondo (Espanha) |
SSANGYONG Tivoli |
+ 02h 29′ 54” |
|
|
Diego Vallejo (Espanha) |
|
|
27 |
333 |
Maik Willems (Holanda) |
TOYOTA Hilux |
+ 02h 35′ 44” |
|
|
Robert van Pelt (Holanda) |
|
|
28 |
332 |
Juan Silva (Argentina) |
MERCEDES PROTOTIPO COLCAR |
+ 02h 47′ 54” |
|
|
Andres Young Olivari (Peru) |
|
|
29 |
358 |
Fernando Ferrand Malatesta (Peru) |
VOLKSWAGEN Amarok |
+ 02h 53′ 37” |
|
|
Fernando Ferrand del Busto (Peru) |
|
|
30 |
337 |
Akira Miura (Japão) |
TOYOTA VDJ200 |
+ 02h 54′ 43” |
|
|
Laurent Lichtleuchter (França) |
|
|
Classificação Geral após 7 Etapas
POS. |
N° |
Piloto |
Carro |
Tempo |
1 |
303 |
Carlos Sainz (Espanha) |
3008 DKR PEUGEOT |
21h 41′ 38” |
|
|
Lucas Cruz (Espanha) |
|
|
2 |
301 |
Nasser Al-Attiyah (Qatar) |
HILUX TOYOTA |
+ 01h 11′ 29” |
|
|
Matthieu Baumel (França) |
|
|
3 |
300 |
Stephane Peterhansel (França) |
3008 DKR PEUGEOT |
+ 01h 20′ 46” |
|
|
Jean Paul Cottrer (França) |
|
|
4 |
304 |
Giniel de Villiers (África do Sul) |
HILUX TOYOTA |
+ 01h 20′ 54” |
|
|
Dirk Von Zitzewitz (Alemanha) |
|
|
5 |
309 |
Bernhard Ten Brinke (Holanda) |
HILUX TOYOTA |
+ 01h 25′ 04” |
|
|
Michel Perin (França) |
|
|
6 |
312 |
Jakub Przygonski (Polônia) |
JOHN COOPER WORKS RALLY MINI |
+ 02h 19′ 02” |
|
|
Tom Colsoul (Bélgica) |
|
|
7 |
311 |
Martin Prokop (República Tcheca) |
F150 EVO FORD |
+ 02h 22′ 39” |
|
|
Jan Tomanek (República Tcheca) |
|
|
8 |
319 |
Sheikh Khalid Al Qassimi (EAU) |
PEUGEOT 3008 DKR MAXI |
+ 02h 41′ 26” |
|
|
Xavier Panseri (França) |
|
|
9 |
334 |
Peter Van Merksteijn (Holanda) |
HILUX TOYOTA |
+ 04h 23′ 35” |
|
|
Maciel Marton (Polônia) |
|
|
10 |
318 |
Lucio Alvarez (Argentina) |
HILUX TOYOTA |
+ 05h 14′ 16” |
|
|
Robert Howie (África do Sul) |
|
|
11 |
313 |
Nicolas Fuchs (Peru) |
BX7 BORGWARD |
+ 05h 59′ 53” |
|
|
Fernando Adrian Mussano (Argentina) |
|
|
12 |
331 |
Sebastian Halpern (Argentina) |
TOYOTA Hilux |
+ 06h 23′ 57” |
|
|
Edu Pulenta (Argentina) |
|
|
13 |
327 |
Marco Bulacia (Bolívia) |
MARCO BULACIA |
+ 07h 01′ 22” |
|
|
Engenio Arrieta (Argentina) |
|
|
14 |
326 |
Alejandro Miguel Yacopini (Argentina) |
TOYOTA Hilux |
+ 07h 16′ 37” |
|
|
Marco Scopinaro (Argentina) |
|
|
15 |
349 |
Vaidotas Zala (Lituânia) |
TOYOTA Hilux |
+ 07h 29′ 56” |
|
|
Saulius Jurgelenas (Lituania) |
|
|
16 |
330 |
Jerome Pelichet (França) |
TOYOTA OVERDRIVE |
+ 07h 38′ 49” |
|
|
Eugenie Decre (Suíça) |
|
|
17 |
329 |
Patrick Sireyjol (França) |
BUGGY LCR30 |
+ 07h 52′ 23” |
|
|
Francois-Xavier Beguin (Bélgica) |
|
|
18 |
321 |
Antanas Juknevicius (Lituania) |
HILUX TOYOTA |
+ 08h 01′ 06” |
|
|
Darius Vaiciulis (Lituania) |
|
|
19 |
320 |
Eric Bernard (França) |
BUGGY BV2 |
+ 08h 34′ 34” |
|
|
Alexandre Vigneau (França) |
|
|
20 |
305 |
Mikko Hirvonen (Finlândia) |
JOHN COOPER WORKS RALLY MINI |
+ 08h 38′ 36” |
|
|
Andreas Schulz (Alemanha) |
|
|
21 |
366 |
Martin Maldonado (Argentina) |
MERCEDES PROTOTIPO COLCAR |
+ 10h 41′ 03” |
|
|
Sebastian Scholz Vergnolle (Argentina) |
|
22 |
317 |
Boris Garafulic (Chile) |
ALL4 RACING MINI |
+ 10h 43′ 08” |
|
|
Filipe Palmeiro (Portugal) |
|
|
23 |
315 |
Carlos Souza (Portugal) |
RENAULT DUSTER |
+ 11h 26′ 13” |
|
|
Pascal Maimon (França) |
|
|
24 |
336 |
Isidre Esteve (Espanha) |
SPRINGBOK MD SODICARS |
+ 12h 18′ 40” |
|
|
Txema Villalobos (Espanha) |
|
|
25 |
342 |
Philippe Boutron (França) |
BUGGY |
+ 13h 01′ 39” |
|
|
Mayeul Barbet (França) |
|
|
26 |
372 |
Boris VacullK (República Tcheca) |
F150 EVO FORD |
+ 13h 28′ 43” |
|
|
Martin Plechaty (República Tcheca) |
|
27 |
358 |
Fernando Ferrand Malatesta (Peru) |
VOLKSWAGEN Amarok |
+ 14h 14′ 03” |
|
|
Fernando Ferrand del Busto (Peru) |
|
|
28 |
344 |
Jose Antonio Blangino (Argentina) |
RAPIDO RASTROJERO |
+ 14h 27′ 52” |
|
|
Fernando Matias Acosta (Argentina) |
|
29 |
343 |
Jurgen Schroeder (Alemanha) |
Toyota |
+ 14h 36′ 50” |
|
|
Maximilian Schroeder (Alemanha) |
|
|
30 |
314 |
Yazeed Al Rajhi (Arabia Saudita) |
JOHN COOPER WORKS RALLY MINI |
+ 15h 48′ 59” |
|
|
Timo Gottschalk (Alemanha) |
|
|
Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Dakar