Mais um dia da categoria carros que vemos um dos candidatos a vitória sair do Dakar. Sebastien Loeb acabou saindo da prova por causa de uma leão de seu navegador, Monegasco Daniel Elena. É o segundo Pegueot oficial que acaba deixando a disputa pela vitória.
No primeiro Setor, O líder é o Saudita Yaseed Al Rajhi com seu carro da Mini, Superando em 24 segundos a frente de Stephan Peterhansel com a Pegueot em 2º e 37 segundos a frente de Bernhard Ten Brinke com a Toyota na 3ªposição. O Sheik Al Qassimi começou muito bem com seu Pegueot e estava em 4ºlugar, 3 minutos e 17 segundos da liderança. Giniel de Villiers com a Toyota completava os 5 primeiros colocados.
A Seguir, Uma disputa pelo 6ºlugar. Liderado pelo peruano Nicolas Fuchs que vinha com seu Bordward, 3 segundos a frente do Francês Patrick Sireyjol correndo de Buggy. 9 segundos depois vinha Nasser Al-Attiyah (Com o Toyota Hilux) em 8ºlugar. Boris Garafulic com o Mini e o Lituânio Vaidotas Zala com o Toyota completava os 10 primeiros colocados. Carlos Sainz vinha em 11ºlugar, 15 segundos atrás de Zala.
Martin Prokop vinha em 12º, quase 4 minutos atrás de Sanz (13 minutos e 22 segundos do líder) Com seu carro da Ford. Destaque que os pilotos da Lituania vinham entre os 20 primeiros colocados. (Benediktas Vanagas em 13º e Antanas Juknevicius em 20º)
No segundo setor a liderança passou para Peterhansel com o seu carro da Pegueot. Com a vantagem de 1 minuto e 6 segundos para o Al Rajhi com seu Mini, 24 segundos a frente de Holandês Bernhard Ten Brinke com um Toyota. O trio de ferro vinham nas 3 primeiras posições.
Ginniel de Villiers subiu uma posição, Passando para o 4ºlugar. O Chileno Boris Garafulic com o Mini acabou subindo para o 5ºlugar. Tá certo que a mais de 8 minutos atrás do Sul-Africano. E vinha a 2 minutos e 43 segundos a frente de Carlos Sainz que subiu do 11º para o 7ºlugar. O Argentino Orlando Terranova com o Mini, O Francês Patrick Sireyjol e o Emirado Arabe Unido Al Qassimi completavam os 10 primeiros colocados. A diferença entre Sireyjol e Al Qassimi era de apenas 5 segundos.
Eugenio Amos vinha em 11ºlugar, 20 minutos e 30 segundos atrás de Peterhansel. Cyril Despres vinha 1 minuto e 55 segundos atrás do piloto italiano, Em 12ºlugar. Nasser Al Attiyah acabou caindo para o 13ºlugar com o seu Toyota, Perdendo mais de 20 minutos nesse setor. (26 minutos e 52 segundos) Nicolas Fuchs acabou também caindo do 6º para o 14ºlugar (27 minutos e 35 segundos atrás do líder) Pryzgonski e Prokop vinha em 15º e 16ºlugares.
No 5ºSetor, Peterhansel continuava na liderança com sua vantagem aumentada para 2 minutos e 51 segundos a frente do Holandês Bernhard Ten Brinke que vinha tranqüilo em segundo lugar. Quase 6 minutos depois o Sul-Africano Giniel de Villiers passou em 3ºlugar. (8 minutos e 40 segundos atrás do líder) Completava os 5 primeiros colocados: O Espanhol Carlos Sainz (a 16 minutos e 46 segundos) e Orlando Terranova a 19:26 segundos.
Um pouco mais atrás (1 minuto e 28 segundos atrás do piloto Argentino) O Sheik Al Qassimi vinham em 6ºlugar com seu Pegueot privado. Eugenio Amos que começou mais atrás, Subiu para o 7ºlugar a 23 minutos e 56 segundos de Peterhansel. Boris Garafulic vinha um pouco mais atrás em 8º com seu Mini. Nasser Al-Attiyah diminuiu sua diferença, (em 49 segundos) Mas ainda muito longe, Em 9ºlugar. Fechando os 10 primeiros colocados o Francês Patrick Sireyjol com seu Buggy.
Yazeed Al Rajhi caiu muito para o 11ºlugar. Quase 4 minutos atrás vinha o Francês Cyril Despres com o Co-piloto David Castera em 12ºlugar. Jakub Pryzgonski com o seu co-piloto Tom Colsoul vinham em 13ºlugar. (5 minutos e 6 segundos atrás de Despres) Fuchs e Van Merksteijn completavam os 15 primeiros colocados. Martin Prokop continuava muito mal no Estágio, Em 16ºlugar, 5o minutos atrás dos líderes Peterhansel/Cottrer.
No penúltimo Setor, O piloto Francês Stephan Peterhansel abriu mais um pouco a diferença para 3 minutos e 48 segundos a frente de Bernhard Ten Brinke que vinha sendo o único que ameaçava de longe a vitória da lenda do Dakar. Giniel de Villiers vinha em 3ºlugar, Mas a 12 minutos e 27 segundos atrás. Carlos Sainz vinha 17 minutos e 40 segundos atrás em 4ºlugar. O que não era nada bom para o piloto Espanhol que estava vendo seu companheiro de equipe se distanciar não só na Especial, Como na Classificação Geral.
Al Qassimi em 5ºlugar e o Argentino Orlando Terranova em 6ºlugar vinham separados por apenas 4 segundos em uma disputa acirrada. Nasser Al-Attiyah vinha tirando a diferença para Peterhansel, Mas ainda estava 24 minutos e 34 segundos atrás, Em um 7ºlugar desanimador para o piloto bicampeão do Dakar. (2011 e 2015)
Completando os 10 primeiros colocados estavam o Italiano Eugenio Amos, O Saudita Yazeed Al Rajhi e o Francês Partick Sireyjol. A partir do 17ºlugar, Argentino Lúcio Alvarez em diante já estavam a mais de uma hora em relação ao líder.
Stephan Peterhansel conquistou a vitória com muita tranquilidade. Assumindo a liderança do 2ºSetor e depois não perdendo mais a liderança, Com diferença de 4 minutos e 52 segundos a frente do Holandês Bernhard ten Brinke junto do seu co-piloto, O Francês Michel Perin ficando em 2ºlugar. Na classificação geral eles são os principais opositores da Pegueot (3ºlugar. 1 hora, 15 minutos e 16 segundos dos líderes)
Carlos Sainz se complicou e mesmo com o 4ºlugar nessa etapa o Espanhol junto do seu copiloto Lucas Cruz agora vinha 31 minutos e 16 segundos atrás de Peterhansel que começava a querer encaminhar o 14ºtítulo da sua carreira. Em 5ºlugar ficou o piloto Qatari Nasser Al Attiyah, Com seu Toyota a 24 minutos e 33 segundos atrás dos vencedores. Vencendo o Argentino Orlando Terranova com o seu navegador Bernardo Graue que ficaram 5 segundos atrás, Num 6ºlugar com seu Mini.
Khalid Al Qassimi com seu Pegueot, Ficou em 7ºlugar a 1 minuto e 1 segundo atrás de Terranova. Partick Sireyjol com seu Buggy ficou muito bem colocado em 8ºlugar. Completando os 10 primeiros colocados: Despres/Castera com o Pegueot e Przygonski/Colsoul com o Mini.
Eugenio Amos veio em 11ºlugar, Ele teve problemas nesse final de estágio. Ainda sim ficou razoavelmente bem colocado no Estágio e manteve-se bem me 8ºlugar na Geral. O Chileno Boris Garafulic (Mini) e o Peruano Nicolas Fuchs (Bordward) ficaram em 12º e 13ºLugares. Os tchecos Martin Prokop e Jan Tomanek com o carro da Ford. ficou muito longe da disputa pelos primeiros lugares, Em 14ºlugar a 54 minutos e 43 segundos. O Trio Lituanio chegou ao final entre os 20 primeiros colocados. Antanas Juknevicius ficou em 17ºlugar, Vanagas ficou em 18º e Vaidotas Zala completou os 20 primeiros colocados.
Resultado Final da 5ªEtapa do Dakar 2018
Carros – San Juan de Marcona a Arequipa
POS. |
N° |
Piloto |
Carro |
Tempo |
1 |
300 |
Stephane Peterhansel (França) |
3008 DKR PEUGEOT |
02H 51′ 19” |
|
|
Jean Paul Cottrer (França) |
|
|
2 |
309 |
Bernhard Ten Brinke (Holanda) |
HILUX TOYOTA |
+ 00H 04′ 52” |
|
|
Michel Perin (França) |
|
|
3 |
304 |
Giniel de Villiers (África do Sul) |
HILUX TOYOTA |
+ 00H 12′ 47” |
|
|
Dirk Von Zitzewitz (Alemanha) |
|
|
4 |
303 |
Carlos Sainz (Espanha) |
3008 DKR PEUGEOT |
+ 00H 18′ 10” |
|
|
Lucas Cruz (Espanha) |
|
|
5 |
301 |
Nasser Al-Attiyah (Qatar) |
HILUX TOYOTA |
+ 00H 24′ 33” |
|
|
Matthieu Baumel (França) |
|
|
6 |
307 |
Orlando Terranova (Argentina) |
JOHN COOPER WORKS RALLY MINI |
+ 00H 24′ 38” |
|
|
Bernardo Graue (Argentina) |
|
|
7 |
319 |
Sheikh Khalid Al Qassimi (EAU) |
PEUGEOT 3008 DKR MAXI |
+ 00H 25′ 39” |
|
|
Xavier Panseri (França) |
|
|
8 |
329 |
Patrick Sireyjol (França) |
BUGGY LCR30 |
+ 00H 33′ 16” |
|
|
Francois-Xavier Beguin (Bélgica) |
|
|
9 |
308 |
Cyril Despres (França) |
HILUX TOYOTA |
+ 00H 37′ 36” |
|
|
David Castera (França) |
|
|
10 |
312 |
Jakub Przygonski (Polônia) |
JOHN COOPER WORKS RALLY MINI |
+ 00H 41′ 13” |
|
|
Tom Colsoul (Bélgica) |
|
|
11 |
335 |
Eugenio Amos (Itália) |
FORD Buggy 2WD |
+ 00H 42′ 15” |
|
|
Sebastien Delaunay (França) |
|
|
12 |
317 |
Boris Garafulic (Chile) |
ALL4 RACING MINI |
+ 00H 42′ 46” |
|
|
Filipe Palmeiro (Portugal) |
|
|
13 |
313 |
Nicolas Fuchs (Peru) |
BX7 BORGWARD |
+ 00H 49′ 49” |
|
|
Fernando Adrian Mussano (Argentina) |
|
|
14 |
311 |
Martin Prokop (República Tcheca) |
F150 EVO FORD |
+ 00H 54′ 43” |
|
|
Jan Tomanek (República Tcheca) |
|
|
15 |
334 |
Peter Van Merksteijn (Holanda) |
HILUX TOYOTA |
+ 00H 55′ 26” |
|
|
Maciel Marton (Polônia) |
|
|
16 |
318 |
Lucio Alvarez (Argentina) |
HILUX TOYOTA |
+ 01H 03′ 28” |
|
|
Robert Howie (África do Sul) |
|
|
17 |
321 |
Antanas Juknevicius (Lituania) |
HILUX TOYOTA |
+ 01H 05′ 14” |
|
|
Darius Vaiciulis (Lituania) |
|
|
18 |
323 |
Benediktas Vanagas (Lituania) |
TOYOTA Hilux |
+ 01H 09′ 41” |
|
|
Rozwadowski Sebastian (Polônia) |
|
|
19 |
320 |
Eric Bernard (França) |
BUGGY BV2 |
+ 01H 10′ 56” |
|
|
Alexandre Vigneau (França) |
|
|
20 |
349 |
Vaidotas Zala (Lituânia) |
TOYOTA Hilux |
+ 01H 12′ 06” |
|
|
Saulius Jurgelenas (Lituania) |
|
|
21 |
332 |
Juan Silva (Argentina) |
MERCEDES PROTOTIPO COLCAR |
+ 01H 17′ 46” |
|
|
Andres Young Olivari (Peru) |
|
|
22 |
324 |
Young Zhou (China) |
OVERDRIVE TOYOTA |
+ 01H 18′ 58” |
|
|
Stephane Prevot (Bélgica) |
|
|
23 |
330 |
Jerome Pelichet (França) |
TOYOTA OVERDRIVE |
+ 01H 19′ 03” |
|
|
Eugenie Decre (Suíça) |
|
|
24 |
327 |
Marco Bulacia (Bolívia) |
MARCO BULACIA |
+ 01H 29′ 54” |
|
|
Engenio Arrieta (Argentina) |
|
|
25 |
366 |
Martin Maldonado (Argentina) |
MERCEDES PROTOTIPO COLCAR |
+ 01H 33′ 03” |
|
|
Sebastian Scholz Vergnolle (Argentina) |
|
26 |
331 |
Sebastian Halpern (Argentina) |
TOYOTA Hilux |
+ 01H 35′ 10” |
|
|
Edu Pulenta (Argentina) |
|
|
27 |
343 |
Jurgen Schroeder (Alemanha) |
Toyota |
+ 01H 44′ 01” |
|
|
Maximilian Schroeder (Alemanha) |
|
|
28 |
326 |
Alejandro Miguel Yacopini (Argentina) |
TOYOTA Hilux |
+ 01H 52′ 52” |
|
|
Marco Scopinaro (Argentina) |
|
|
29 |
314 |
Yazeed Al Rajhi (Arabia Saudita) |
JOHN COOPER WORKS RALLY MINI |
+ 01H 54′ 38” |
|
|
Timo Gottschalk (Alemanha) |
|
|
30 |
336 |
Isidre Esteve (Espanha) |
SPRINGBOK MD SODICARS |
+ 01H 56′ 40” |
|
|
Txema Villalobos (Espanha) |
|
|
Classificação Geral
POS. |
N° |
Piloto |
Carro |
Tempo |
1 |
300 |
Stephane Peterhansel (França) |
3008 DKR PEUGEOT |
13H 27′ 26” |
|
|
Jean Paul Cottrer (França) |
|
|
2 |
303 |
Carlos Sainz (Espanha) |
3008 DKR PEUGEOT |
+ 00H 31′ 16” |
|
|
Lucas Cruz (Espanha) |
|
|
3 |
309 |
Bernhard Ten Brinke (Holanda) |
HILUX TOYOTA |
+ 01H 15′ 16” |
|
|
Michel Perin (França) |
|
|
4 |
301 |
Nasser Al-Attiyah (Qatar) |
HILUX TOYOTA |
+ 01H 23′ 21” |
|
|
Matthieu Baumel (França) |
|
|
5 |
304 |
Giniel de Villiers (África do Sul) |
HILUX TOYOTA |
+ 01H 34′ 34” |
|
|
Dirk Von Zitzewitz (Alemanha) |
|
|
6 |
319 |
Sheikh Khalid Al Qassimi (EAU) |
PEUGEOT 3008 DKR MAXI |
+ 01H 46′ 48” |
|
|
Xavier Panseri (França) |
|
|
7 |
335 |
Eugenio Amos (Itália) |
FORD Buggy 2WD |
+ 02H 01′ 57” |
|
|
Sebastien Delaunay (França) |
|
|
8 |
312 |
Jakub Przygonski (Polônia) |
JOHN COOPER WORKS RALLY MINI |
+ 02H 16′ 43” |
|
|
Tom Colsoul (Bélgica) |
|
|
9 |
311 |
Martin Prokop (República Tcheca) |
F150 EVO FORD |
+ 02H 17′ 27” |
|
|
Jan Tomanek (República Tcheca) |
|
|
10 |
329 |
Patrick Sireyjol (França) |
BUGGY LCR30 |
+ 02H 58′ 22” |
|
|
Francois-Xavier Beguin (Bélgica) |
|
|
11 |
334 |
Peter Van Merksteijn (Holanda) |
HILUX TOYOTA |
+ 03H 37′ 59” |
|
|
Maciel Marton (Polônia) |
|
|
12 |
307 |
Orlando Terranova (Argentina) |
JOHN COOPER WORKS RALLY MINI |
+ 04H 03′ 41” |
|
|
Bernardo Graue (Argentina) |
|
|
13 |
313 |
Nicolas Fuchs (Peru) |
BX7 BORGWARD |
+ 04H 25′ 02” |
|
|
Fernando Adrian Mussano (Argentina) |
|
|
14 |
320 |
Eric Bernard (França) |
BUGGY BV2 |
+ 04H 45′ 56” |
|
|
Alexandre Vigneau (França) |
|
|
15 |
305 |
Mikko Hirvonen (Finlândia) |
JOHN COOPER WORKS RALLY MINI |
+ 04H 48′ 56” |
|
|
Andreas Schulz (Alemanha) |
|
|
16 |
318 |
Lucio Alvarez (Argentina) |
HILUX TOYOTA |
+ 05H 04′ 17” |
|
|
Robert Howie (África do Sul) |
|
|
17 |
327 |
Marco Bulacia (Bolívia) |
MARCO BULACIA |
+ 05H 21′ 15” |
|
|
Engenio Arrieta (Argentina) |
|
|
18 |
331 |
Sebastian Halpern (Argentina) |
TOYOTA Hilux |
+ 05H 29′ 05” |
|
|
Edu Pulenta (Argentina) |
|
|
19 |
330 |
Jerome Pelichet (França) |
TOYOTA OVERDRIVE |
+ 05H 55′ 44” |
|
|
Eugenie Decre (Suíça) |
|
|
20 |
326 |
Alejandro Miguel Yacopini (Argentina) |
TOYOTA Hilux |
+ 06H 04′ 20” |
|
|
Marco Scopinaro (Argentina) |
|
|
21 |
321 |
Antanas Juknevicius (Lituania) |
HILUX TOYOTA |
+ 06H 19′ 00” |
|
|
Darius Vaiciulis (Lituania) |
|
|
22 |
342 |
Philippe Boutron (França) |
BUGGY |
+ 06H 20′ 28” |
|
|
Mayeul Barbet (França) |
|
|
23 |
349 |
Vaidotas Zala (Lituânia) |
TOYOTA Hilux |
+ 06H 22′ 10” |
|
|
Saulius Jurgelenas (Lituania) |
|
|
24 |
324 |
Young Zhou (China) |
OVERDRIVE TOYOTA |
+ 06H 55′ 42” |
|
|
Stephane Prevot (Bélgica) |
|
|
25 |
366 |
Martin Maldonado (Argentina) |
MERCEDES PROTOTIPO COLCAR |
+ 08H 16′ 44” |
|
|
Sebastian Scholz Vergnolle (Argentina) |
|
26 |
315 |
Carlos Souza (Portugal) |
RENAULT DUSTER |
+ 09H 25′ 25” |
|
|
Pascal Maimon (França) |
|
|
27 |
336 |
Isidre Esteve (Espanha) |
SPRINGBOK MD SODICARS |
+ 09H 42′ 41” |
|
|
Txema Villalobos (Espanha) |
|
|
28 |
317 |
Boris Garafulic (Chile) |
ALL4 RACING MINI |
+ 10H 01′ 49” |
|
|
Filipe Palmeiro (Portugal) |
|
|
29 |
314 |
Yazeed Al Rajhi (Arabia Saudita) |
JOHN COOPER WORKS RALLY MINI |
+ 10H 13′ 37” |
|
|
Timo Gottschalk (Alemanha) |
|
|
30 |
358 |
Fernando Ferrand Malatesta (Peru) |
VOLKSWAGEN Amarok |
+ 10H 50′ 22” |
|
|
Fernando Ferrand del Busto (Peru) |
|
|
Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Dakar