Em uma corrida Monótona, Valtteri Bottas encerrou sua bela temporada com vitória no Circuito de Yas Marina, Partindo da pole position e conquistando sua terceira vitória na temporada.
Na largada os seis primeiros colocados mantiveram as 6 primeiras posições. Alonso chegou a tomar posição de Felipe Massa, que acabou recuperando esse 10ºlugar na segunda reta oposta. Nos primeiros metros apenas um incidente. Kevin Magnussen acabou rodando e caindo para o último lugar da prova.
Na primeira parte da prova não tivemos disputas na parte da Frente. A não ser algumas aproximações de Max Verstappen em cima de Kimi Raikkonen e Uma certa aproximação dos espanhóis Fernando Alonso e Carlos Sainz jr. em cima de Felipe Massa na disputa pelo 10ºlugar. Não tivemos modificação nenhuma de posição entre os 12 primeiros colocados.
A briga do começo da prova foi entre Lance Stroll e Romain Grosjean. Eles proporcionaram os momentos mais bonitos da prova de hoje. Em dos momentos dessa briga, Grosjean colocou por fora de Stroll e conseguiu a ultrapassagem inicialmente, Mas na curva seguinte, Stroll se aproveitou da escorregada do piloto da Haas e com a força do seu motor Mercedes conseguiu retornar a posição.
Voltas depois Grosjean conseguiu de forma definitiva ultrapassar Stroll de forma definitiva, Sem antes dividir roda com roda com o piloto da Williams. O francês passou para o 13ºlugar na 12ªVolta.
Depois disso logo começaram as paradas dos boxes com a chegada da noite. Nesse meio tempo ocorreram os 2 abandonos da prova: Na 21ªVolta, Daniel Ricciardo que teve problemas Hidráulicos e acabou deixando a prova. Isso abriu a possibilidade de Raikkonen tomar o 4ºlugar no Mundial de pilotos. O segundo abandono, Foi com o Espanhol Carlos Sainz jr. que foi vitima de um mal trabalho da Renault que esqueceu de apertar a porca do Pneu dianteiro esquerdo. Percebendo isso, Sainz não tentou levar o carro para os boxes. Ele parou seu carro na imensa área de escape e abandonou a prova na 31ªVolta.
7 Voltas antes. Na 24ªVolta, Recém saído dos boxes, O Espanhol Fernando Alonso consegue passar Felipe Massa na primeira reta oposta e ganha o 9ºlugar do piloto Brasileiro que estava fazendo a última corrida da sua carreira na Formula 1.
Depois disso a corrida apenas teve disputa na parte de trás com os pilotos da Sauber disputando posição com Kevin Magnussen, Pierre Gasly e com Brendon Hartley. A Reclamação tanto de Ericsson como de Wehrlein era a mesma: Falta de Potência. Tipico do motor Ferrari de 2016 que estava no auge da defasagem de potência em relação aos motores no final da temporada de 2017. Mesmo sendo os motores Renault que estavam em processo de crise com o reaproveitamento de peças para seus motores. (O que deixou eles menos potentes)
Lá na frente Lewis Hamilton tentava aproximação em cima de Bottas. O Campeão chegou a ter uma chance real para ameaçar a vitória de seu companheiro de equipe, Na hora que Bottas precisava reagir ele acabou correspondendo as expectativas e acabou não só abrindo diferença para Hamilton como ele fez a melhor volta da prova da prova.
Bottas levou o carro até o final e fechou sua boa temporada com a vitória no circuito de Yas Marina nos EAU, Mas o vice-campenato ficou mesmo com Sebastian Vettel que fez uma prova segura e levou a Ferrari para o 3ºlugar. A mais de 20 segundos atrás de Lewis Hamilton que fechou o ano na segunda posição. Ao final da prova os três pilotos comemoraram seus resultados na corrida e no campeonato juntos.
Kimi Raikkonen garantiu o 4ºlugar na prova e tomou o 4ºlugar do Mundial de Pilotos que estava nas mãos de Daniel Ricciardo. Max Verstappen salvou o dia da Red Bull com o 5ºlugar de hoje.
Quem realmente fez a diferença para uma equipe foi Nico Hulkenberg que fez uma bela corrida. Ao chegar em 6ºlugar. Não só ele chegou a frente dos dois pilotos da Force India como também ajudou a Renault a terminar a temporada em 6ºlugar o Mundial de Construtores.
Sergio Perez e Esteban Ocon confirmaram a bela temporada que eles e a Force India tiveram, Fecharam em 7º e 8ºlugares. Perez fechou o ano com mais de 100 pontos na classificação do campeonato. Fernando Alonso terminou a corrida e a desastrada parceria Mclaren-Honda com o 9ºlugar.
Felipe Massa acabou terminando a sua última corrida da carreira em 10ºlugar. Ao final da prova Massa agradeceu a todos da equipe. Ele acabou parando o carro na reta dos boxes e recebendo os comprimentos de Hamilton e de Bottas. Sem dúvida um piloto respeitável na Formula 1 como uma carreira respeitável em 15 anos dentro do circo.
Romain Grosjean fechou o ano com o 11ºlugar com a Haas (Que teve um ano decente), Stoffel Vandoorne em 12º com a outra Mclaren, chegando a frente de Kevin Magnussen com a outra Haas.
E depois pouco a acrescentar. Apenas uma menção honrosa a Pascal Wehrlein que este desempregado e mesmo assim levou a Sauber para um honroso 14ºlugar, A Frente de Brendon Hartley com a Toro Rosso (Que sofreu muito no final do ano com os problemas da Renault), Na frente de Pierre Gasly, Marcos Ericsson e de Lance Stroll que acabou ficando para trás na prova.
Final de Temporada: Até dia 25 de Março, com a abertura da temporada 2018 de Formula 1. Em Melbourne na Austrália.
Resultado Final do GP de Abu Dhabi
Última Etapa do Campeonato Mundial de Formula 1
Pos. | nº | Piloto | Equipe | Chassis | Motor | Voltas | Tempo | Grid |
1 | 77 | Valtteri Bottas | Mercedes | W08 | Mercedes M08 EQ Power+ | 55 | 1:34:14.062 | 1 |
2 | 44 | Lewis Hamilton | Mercedes | W08 | Mercedes M08 EQ Power+ | 55 | +3.899s | 2 |
3 | 5 | Sebastian Vettel | Ferrari | SF70H | Ferrari 062 | 55 | +19.330s | 3 |
4 | 7 | Kimi Räikkönen | Ferrari | SF70H | Ferrari 062 | 55 | +45.386s | 5 |
5 | 33 | Max Verstappen | Red Bull Racing | RB13 | TAG Heuer | 55 | +46.269s | 6 |
6 | 27 | Nico Hulkenberg | Renault | R.S.17 | Renault R.E.17 | 55 | +85.713s | 7 |
7 | 11 | Sergio Perez | Force India | VJM10 | Mercedes M08 EQ Power+ | 55 | +92.062s | 8 |
8 | 31 | Esteban Ocon | Force India | VJM10 | Mercedes M08 EQ Power+ | 55 | +98.911s | 9 |
9 | 14 | Fernando Alonso | Mclaren | MCL32 | Honda RA617H | 54 | a 1 Volta | 11 |
10 | 19 | Felipe Massa | Williams | FW40 | Mercedes M08 EQ Power+ | 54 | a 1 Volta | 10 |
11 | 8 | Romain Grosjean | Haas | VF-17 | Ferrari 062 | 54 | a 1 Volta | 16 |
12 | 2 | Stoffel Vandoorne | Mclaren | MCL32 | Honda RA617H | 54 | a 1 Volta | 13 |
13 | 20 | Kevin Magnussen | Haas | VF-17 | Ferrari 062 | 54 | a 1 Volta | 14 |
14 | 94 | Pascal Wehrlein | Sauber | C36 | Ferrari 061 | 54 | a 1 Volta | 18 |
15 | 28 | Brendon Hartley | Toro Rosso | STR12 | Renault R.E.17 | 54 | a 1 Volta | 20 |
16 | 10 | Pierre Gasly | Toro Rosso | STR12 | Renault R.E.17 | 54 | a 1 Volta | 17 |
17 | 9 | Marcus Ericsson | Sauber | C36 | Ferrari 061 | 54 | a 1 Volta | 19 |
18 | 18 | Lance Stroll | Williams | FW40 | Mercedes M08 EQ Power+ | 54 | a 1 Volta | 15 |
55 | Carlos Sainz | Renault | R.S.17 | Renault R.E.17 | 31 | a 24 Voltas | 12 | |
3 | Daniel Ricciardo | Red Bull Racing | RB13 | TAG Heuer | 20 | a 34 Voltas | 4 |
Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Mercedes/Ferrari/Renault/Williams