Bottas vence em Abu Dhabi, Vettel fecha o ano com o vice-campeonato

Lnsjwno3 o

Em uma corrida Monótona, Valtteri Bottas encerrou sua bela temporada com vitória no Circuito de Yas Marina, Partindo da pole position e conquistando sua terceira vitória na temporada.

R9mqnynj o

Na largada os seis primeiros colocados mantiveram as 6 primeiras posições. Alonso chegou a tomar posição de Felipe Massa, que acabou recuperando esse 10ºlugar na segunda reta oposta. Nos primeiros metros apenas um incidente. Kevin Magnussen acabou rodando e caindo para o último lugar da prova.

Na primeira parte da prova não tivemos disputas na parte da Frente. A não ser algumas aproximações de Max Verstappen em cima de Kimi Raikkonen e Uma certa aproximação dos espanhóis Fernando Alonso e Carlos Sainz jr. em cima de Felipe Massa na disputa pelo 10ºlugar. Não tivemos modificação nenhuma de posição entre os 12 primeiros colocados.

Ajltfwri o

A briga do começo da prova foi entre Lance Stroll e Romain Grosjean. Eles proporcionaram os momentos mais bonitos da prova de hoje. Em dos momentos dessa briga, Grosjean colocou por fora de Stroll e conseguiu a ultrapassagem inicialmente, Mas na curva seguinte, Stroll se aproveitou da escorregada do piloto da Haas e com a força do seu motor Mercedes conseguiu retornar a posição.

Voltas depois Grosjean conseguiu de forma definitiva ultrapassar Stroll de forma definitiva, Sem antes dividir roda com roda com o piloto da Williams. O francês passou para o 13ºlugar na 12ªVolta.

Depois disso logo começaram as paradas dos boxes com a chegada da noite. Nesse meio tempo ocorreram os 2 abandonos da prova: Na 21ªVolta, Daniel Ricciardo que teve problemas Hidráulicos e acabou deixando a prova. Isso abriu a possibilidade de Raikkonen tomar o 4ºlugar no Mundial de pilotos. O segundo abandono, Foi com o Espanhol Carlos Sainz jr. que foi vitima de um mal trabalho da Renault que esqueceu de apertar a porca do Pneu dianteiro esquerdo. Percebendo isso, Sainz não tentou levar o carro para os boxes. Ele parou seu carro na imensa área de escape e abandonou a prova na 31ªVolta.

7 Voltas antes. Na 24ªVolta, Recém saído dos boxes, O Espanhol Fernando Alonso consegue passar Felipe Massa na primeira reta oposta e ganha o 9ºlugar do piloto Brasileiro que estava fazendo a última corrida da sua carreira na Formula 1.

Ydc3b2xr o

Depois disso a corrida apenas teve disputa na parte de trás com os pilotos da Sauber disputando posição com Kevin Magnussen, Pierre Gasly e com Brendon Hartley. A Reclamação tanto de Ericsson como de Wehrlein era a mesma: Falta de Potência. Tipico do motor Ferrari de 2016 que estava no auge da defasagem de potência em relação aos motores no final da temporada de 2017. Mesmo sendo os motores Renault que estavam em processo de crise com o reaproveitamento de peças para seus motores. (O que deixou eles menos potentes)

Lá na frente Lewis Hamilton tentava aproximação em cima de Bottas. O Campeão chegou a ter uma chance real para ameaçar a vitória de seu companheiro de equipe, Na hora que Bottas precisava reagir ele acabou correspondendo as expectativas e acabou não só abrindo diferença para Hamilton como ele fez a melhor volta da prova da prova.

Ou0dyydg o

Bottas levou o carro até o final e fechou sua boa temporada com a vitória no circuito de Yas Marina nos EAU, Mas o vice-campenato ficou mesmo com Sebastian Vettel que fez uma prova segura e levou a Ferrari para o 3ºlugar. A mais de 20 segundos atrás de Lewis Hamilton que fechou o ano na segunda posição. Ao final da prova os três pilotos comemoraram seus resultados na corrida e no campeonato juntos.

Gtbgudhc o

Kimi Raikkonen garantiu o 4ºlugar na prova e tomou o 4ºlugar do Mundial de Pilotos que estava nas mãos de Daniel Ricciardo. Max Verstappen salvou o dia da Red Bull com o 5ºlugar de hoje.

Ah5wtgii o

Quem realmente fez a diferença para uma equipe foi Nico Hulkenberg que fez uma bela corrida. Ao chegar em 6ºlugar. Não só ele chegou a frente dos dois pilotos da Force India como também ajudou a Renault a terminar a temporada em 6ºlugar o Mundial de Construtores.

Sergio Perez e Esteban Ocon confirmaram a bela temporada que eles e a Force India tiveram, Fecharam em 7º e 8ºlugares. Perez fechou o ano com mais de 100 pontos na classificação do campeonato. Fernando Alonso terminou a corrida e a desastrada parceria Mclaren-Honda com o 9ºlugar.

Sbgrr5xu o

Felipe Massa acabou terminando a sua última corrida da carreira em 10ºlugar. Ao final da prova Massa agradeceu a todos da equipe. Ele acabou parando o carro na reta dos boxes e recebendo os comprimentos de Hamilton e de Bottas. Sem dúvida um piloto respeitável na Formula 1 como uma carreira respeitável em 15 anos dentro do circo.

Romain Grosjean fechou o ano com o 11ºlugar com a Haas (Que teve um ano decente), Stoffel Vandoorne em 12º com a outra Mclaren, chegando a frente de Kevin Magnussen com a outra Haas.

Gglhkay4 o

E depois pouco a acrescentar. Apenas uma menção honrosa a Pascal Wehrlein que este desempregado e mesmo assim levou a Sauber para um honroso 14ºlugar, A Frente de Brendon Hartley com a Toro Rosso (Que sofreu muito no final do ano com os problemas da Renault), Na frente de Pierre Gasly, Marcos Ericsson e de Lance Stroll que acabou ficando para trás na prova.

Final de Temporada: Até dia 25 de Março, com a abertura da temporada 2018 de Formula 1. Em Melbourne na Austrália.

9bog4xrp o

Resultado Final do GP de Abu Dhabi
Última Etapa do Campeonato Mundial de Formula 1

Pos. Piloto Equipe Chassis Motor Voltas Tempo Grid
1 77 Valtteri Bottas Mercedes W08 Mercedes M08 EQ Power+ 55 1:34:14.062 1
2 44 Lewis Hamilton Mercedes W08 Mercedes M08 EQ Power+ 55 +3.899s 2
3 5 Sebastian Vettel Ferrari SF70H Ferrari 062 55 +19.330s 3
4 7 Kimi Räikkönen Ferrari SF70H Ferrari 062 55 +45.386s 5
5 33 Max Verstappen Red Bull Racing RB13 TAG Heuer 55 +46.269s 6
6 27 Nico Hulkenberg Renault R.S.17 Renault R.E.17 55 +85.713s 7
7 11 Sergio Perez Force India VJM10 Mercedes M08 EQ Power+ 55 +92.062s 8
8 31 Esteban Ocon Force India VJM10 Mercedes M08 EQ Power+ 55 +98.911s 9
9 14 Fernando Alonso Mclaren MCL32 Honda RA617H 54 a 1 Volta 11
10 19 Felipe Massa Williams FW40 Mercedes M08 EQ Power+ 54 a 1 Volta 10
11 8 Romain Grosjean Haas VF-17 Ferrari 062 54 a 1 Volta 16
12 2 Stoffel Vandoorne Mclaren MCL32 Honda RA617H 54 a 1 Volta 13
13 20 Kevin Magnussen Haas VF-17 Ferrari 062 54 a 1 Volta 14
14 94 Pascal Wehrlein Sauber C36 Ferrari 061 54 a 1 Volta 18
15 28 Brendon Hartley Toro Rosso STR12 Renault R.E.17 54 a 1 Volta 20
16 10 Pierre Gasly Toro Rosso STR12 Renault R.E.17 54 a 1 Volta 17
17 9 Marcus Ericsson Sauber C36 Ferrari 061 54 a 1 Volta 19
18 18 Lance Stroll Williams FW40 Mercedes M08 EQ Power+ 54 a 1 Volta 15
55 Carlos Sainz Renault R.S.17 Renault R.E.17 31 a 24 Voltas 12
3 Daniel Ricciardo Red Bull Racing RB13 TAG Heuer 20 a 34 Voltas 4

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Mercedes/Ferrari/Renault/Williams

Bottas conquista 4ªpole na carreira em Abu Dhabi

Uqk1sbu9 o

Valtteri Bottas, Em busca de um improvável vice-campeonato conquistou a pole position de número 4 da sua carreira. Em um treino aonde ele esteve de igual para igual com o Inglês Lewis Hamilton. O último desafio de 2017 ainda proporciona a disputa do vice-campeonato: entre Vettel que tem 22 pontos de frente para Bottas.

No Q1 ficou evidente a situação lamentável da Toro Rosso, Que sofre nas provas finais com os sérios problemas que esta tendo com os motores Renault que se despedem da equipe, Já que a filial da Red Bull vai correr de Honda na temporada que vem. O Neo Zelandês Brendon Hartley esta sofrendo em adaptação nesse final de temporada na Formula 1, Por isso ele acaba em último lugar, Atrás até mesmo dos pilotos da equipe Sauber.

O 5ºeliminado foi Romain Grosjean que foi vencido pelo Canadense Lance Stroll que conseguiu se salvar da vergonha de ser eliminado no Q1 na sua última volta. Quando ele conseguiu o 15ºtempo. 1 segundo atrás de Felipe Massa que marcou o 8ºtempo em sua última volta rápida no Q1.

Resultado do Q1:

Pos. Piloto Equipe Chassis Motor Tempo
1 77 Valtteri Bottas Mercedes W08 Mercedes M08 EQ Power+ 1:37.356
2 44 Lewis Hamilton Mercedes W08 Mercedes M08 EQ Power+ 1:37.391
3 7 Kimi Räikkönen Ferrari SF70H Ferrari 062 1:37.453
4 5 Sebastian Vettel Ferrari SF70H Ferrari 062 1:37.817
5 3 Daniel Ricciardo Red Bull Racing RB13 TAG Heuer 1:38.016
6 33 Max Verstappen Red Bull Racing RB13 TAG Heuer 1:38.021
7 11 Sergio Perez Force India VJM10 Mercedes M08 EQ Power+ 1:38.601
8 19 Felipe Massa Williams FW40 Mercedes M08 EQ Power+ 1:38.629
9 2 Stoffel Vandoorne Mclaren MCL32 Honda RA617H 1:38.777
10 27 Nico Hulkenberg Renault R.S.17 Renault R.E.17 1:38.781
11 55 Carlos Sainz Renault R.S.17 Renault R.E.17 1:38.810
12 14 Fernando Alonso Mclaren MCL32 Honda RA617H 1:38.820
13 31 Esteban Ocon Force India VJM10 Mercedes M08 EQ Power+ 1:38.896
14 20 Kevin Magnussen Haas VF-17 Ferrari 062 1:39.395
15 18 Lance Stroll Williams FW40 Mercedes M08 EQ Power+ 1:39.503
16 8 Romain Grosjean Haas VF-17 Ferrari 062 1:39.516
17 10 Pierre Gasly Toro Rosso STR12 Renault R.E.17 1:39.724
18 94 Pascal Wehrlein Sauber C36 Ferrari 061 1:39.930
19 9 Marcus Ericsson Sauber C36 Ferrari 061 1:39.994
20 28 Brendon Hartley Toro Rosso STR12 Renault R.E.17 1:40.471

No Q2 Hamilton e Bottas demonstraram o melhor rendimento da Mercedes no anoitecer de Abu Dhabi. Na primeira volta, Os pilotos da Mercedes, Ferrari, Red Bull e Nico Hulkenberg estavam consolidados na parte final de classificação. Destaque para o piloto da Renault que estava a frente de Max Verstappen.

Perez, Ocon e Alonso estavam sendo os outros 3 classificados. Felipe Massa vinha em 12ºlugar. O Piloto que faz sua última corrida na sua carreira conseguiu melhorar seu tempo e ficou com a última vaga para a parte final do treinamento, Derrubando Alonso para o 11ºlugar. Os outros eliminados foram Carlos Sainz jr. com a Renault, Stoffel Vandoorne com a Mclaren, Kevin Magnussen com a Haas e Lance Stroll com a Williams.

Classificaram: Hamilton, Bottas, Vettel, Raikkonen, Ricciardo, Verstappen, Hulkenberg, Perez, Ocon e Massa.

33fdsp1s o

Resultado do Q2:

Pos. Piloto Equipe Chassis Motor Tempo
1 44 Lewis Hamilton Mercedes W08 Mercedes M08 EQ Power+ 1:36.742
2 77 Valtteri Bottas Mercedes W08 Mercedes M08 EQ Power+ 1:36.822
3 5 Sebastian Vettel Ferrari SF70H Ferrari 062 1:37.023
4 7 Kimi Räikkönen Ferrari SF70H Ferrari 062 1:37.302
5 3 Daniel Ricciardo Red Bull Racing RB13 TAG Heuer 1:37.583
6 33 Max Verstappen Red Bull Racing RB13 TAG Heuer 1:37.777
7 27 Nico Hulkenberg Renault R.S.17 Renault R.E.17 1:38.138
8 11 Sergio Perez Force India VJM10 Mercedes M08 EQ Power+ 1:38.359
9 31 Esteban Ocon Force India VJM10 Mercedes M08 EQ Power+ 1:38.392
10 19 Felipe Massa Williams FW40 Mercedes M08 EQ Power+ 1:38.565
11 14 Fernando Alonso Mclaren MCL32 Honda RA617H 1:38.636
12 55 Carlos Sainz Renault R.S.17 Renault R.E.17 1:38.725
13 2 Stoffel Vandoorne Mclaren MCL32 Honda RA617H 1:38.808
14 20 Kevin Magnussen Haas VF-17 Ferrari 062 1:39.298
15 18 Lance Stroll Williams FW40 Mercedes M08 EQ Power+ 1:39.646

No Q3 a pole position acabou se definindo na primeira volta, Valtteri Bottas superou Hamilton com o tempo de 1:36.231 contra o 1:36.403 do campeão do Mundo de 2017. Essa volta seria a volta da pole position. Na última tentativa Bottas acabou indo para os boxes. Avisado de que nem Hamilton, Nem Vettel, Nenhum outro piloto iria superar sua marca, Bottas conquistou a 4ªpole position da sua carreira. O Finlandês ainda tem uma remota possibilidade de conquistar o vice-campeonato.

Em caso de vitória de Bottas ele vai precisar que Sebastian Vettel chegue do 9ºlugar para trás para ganhar o vice-campeonato. Ao seu lado na primeira fila ele vai ter o seu companheiro de equipe, Lewis Hamilton.

Sebastian Vettel e Daniel Ricciardo acertaram suas ultimas voltas e acabaram melhorando suas posições. Os dois vão dividir a segunda fila: Vettel em 3º com a Ferrari e Daniel Ricciardo em 4º com a Red Bull. Na terceira fila largam o Finlandês Kimi Raikkonen com a Ferrari e o Holandês Max Verstappen com a Red Bull.

Axiiuevz o

A se aplaudir o belíssimo treino de Nico Hulkenberg que andou muito bem com sua Renault, Ele larga em 7ºlugar, Na frente dos dois pilotos da Force India (Perez a 23 milésimos a frente de Ocon, ficou com o 8ºlugar). Felipe Massa vai largar na 10ªposição em sua despedida da Formula 1.

A última etapa do Mundial de Formula 1 será realizada as 11 horas da manhã, Horário de Brasília.

Grid de largada do GP de Abu Dhabi
Última Etapa do Mundial de Formula 1

Pos. Piloto Equipe Chassis Motor Tempo Pen.
1 77 Valtteri Bottas Mercedes W08 Mercedes M08 EQ Power+ 1:36.231
2 44 Lewis Hamilton Mercedes W08 Mercedes M08 EQ Power+ 1:36.403
3 5 Sebastian Vettel Ferrari SF70H Ferrari 062 1:36.777
4 3 Daniel Ricciardo Red Bull Racing RB13 TAG Heuer 1:36.959
5 7 Kimi Räikkönen Ferrari SF70H Ferrari 062 1:36.985
6 33 Max Verstappen Red Bull Racing RB13 TAG Heuer 1:37.328
7 27 Nico Hulkenberg Renault R.S.17 Renault R.E.17 1:38.282
8 11 Sergio Perez Force India VJM10 Mercedes M08 EQ Power+ 1:38.374
9 31 Esteban Ocon Force India VJM10 Mercedes M08 EQ Power+ 1:38.397
10 19 Felipe Massa Williams FW40 Mercedes M08 EQ Power+ 1:38.550
11 14 Fernando Alonso Mclaren MCL32 Honda RA617H 1:38.636
12 55 Carlos Sainz Renault R.S.17 Renault R.E.17 1:38.725
13 2 Stoffel Vandoorne Mclaren MCL32 Honda RA617H 1:38.808
14 20 Kevin Magnussen Haas VF-17 Ferrari 062 1:39.298
15 18 Lance Stroll Williams FW40 Mercedes M08 EQ Power+ 1:39.646
16 8 Romain Grosjean Haas VF-17 Ferrari 062 1:39.516
17 10 Pierre Gasly Toro Rosso STR12 Renault R.E.17 1:39.724
18 94 Pascal Wehrlein Sauber C36 Ferrari 061 1:39.930
19 9 Marcus Ericsson Sauber C36 Ferrari 061 1:39.994
20 28 Brendon Hartley Toro Rosso STR12 Renault R.E.17 1:40.471 10

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Mercedes/Williams/Force India


Se associe ao PubliPT: http://www.publipt.com/pages/index.php?refid=deivisonf1world

Venha ganhar uma verba extra para você! Acesse esse link, se cadastre e comece a ganhar pontos que se transformam em dinheiro ou em propaganda (Conforme a sua escolha) – PubliPT é uma rede Social e um site de publicidade. Esta a 12 anos no ar e lá já anunciaram grandes empresas. É um dos sites mais conhecidos de Portugal.

Resultado dos 3ºTreinos Livres – GP de Abu Dhabi

1ºTreino Livre

Pos. Piloto Equipe Chassis Motor Tempo NºVoltas
1 5 Sebastian Vettel Ferrari SF70H Ferrari 062 1:39.006 23
2 44 Lewis Hamilton Mercedes W08 Mercedes M08 EQ Power+ 1:39.126 25
3 33 Max Verstappen Red Bull Racing RB13 TAG Heuer 1:39.154 15
4 7 Kimi Räikkönen Ferrari SF70H Ferrari 062 1:39.518 22
5 77 Valtteri Bottas Mercedes W08 Mercedes M08 EQ Power+ 1:39.741 30
6 11 Sergio Perez Force India VJM10 Mercedes M08 EQ Power+ 1:40.293 24
7 14 Fernando Alonso Mclaren MCL32 Honda RA617H 1:40.522 20
8 2 Stoffel Vandoorne Mclaren MCL32 Honda RA617H 1:40.569 15
9 19 Felipe Massa Williams FW40 Mercedes M08 EQ Power+ 1:40.723 27
10 3 Daniel Ricciardo Red Bull Racing RB13 TAG Heuer 1:40.773 29
11 35 George Russell Force India VJM10 Mercedes M08 EQ Power+ 1:41.131 26
12 8 Romain Grosjean Haas VF-17 Ferrari 062 1:41.306 24
13 18 Lance Stroll Williams FW40 Mercedes M08 EQ Power+ 1:41.581 27
14 10 Pierre Gasly Toro Rosso STR12 Renault R.E.17 1:41.646 29
15 55 Carlos Sainz Renault R.S.17 Renault R.E.17 1:41.748 23
16 94 Pascal Wehrlein Sauber C36 Ferrari 061 1:41.752 26
17 27 Nico Hulkenberg Renault R.S.17 Renault R.E.17 1:41.864 26
18 50 Antonio Giovinazzi Haas VF-17 Ferrari 062 1:42.065 21
19 9 Marcus Ericsson Sauber C36 Ferrari 061 1:42.344 28
20 28 Brendon Hartley Toro Rosso STR12 Renault R.E.17 1:42.585 35

2ºTreino Livre

Pos. Piloto Equipe Chassis Motor Tempo NºVoltas
1 44 Lewis Hamilton Mercedes W08 Mercedes M08 EQ Power+ 1:37.877 39
2 5 Sebastian Vettel Ferrari SF70H Ferrari 062 1:38.026 37
3 3 Daniel Ricciardo Red Bull Racing RB13 TAG Heuer 1:38.180 34
4 7 Kimi Räikkönen Ferrari SF70H Ferrari 062 1:38.352 35
5 77 Valtteri Bottas Mercedes W08 Mercedes M08 EQ Power+ 1:38.537 33
6 33 Max Verstappen Red Bull Racing RB13 TAG Heuer 1:38.894 34
7 11 Sergio Perez Force India VJM10 Mercedes M08 EQ Power+ 1:39.323 33
8 31 Esteban Ocon Force India VJM10 Mercedes M08 EQ Power+ 1:39.333 36
9 27 Nico Hulkenberg Renault R.S.17 Renault R.E.17 1:39.529 41
10 14 Fernando Alonso Mclaren MCL32 Honda RA617H 1:39.559 28
11 19 Felipe Massa Williams FW40 Mercedes M08 EQ Power+ 1:39.635 36
12 2 Stoffel Vandoorne Mclaren MCL32 Honda RA617H 1:39.671 31
13 55 Carlos Sainz Renault R.S.17 Renault R.E.17 1:40.201 38
14 18 Lance Stroll Williams FW40 Mercedes M08 EQ Power+ 1:40.329 30
15 10 Pierre Gasly Toro Rosso STR12 Renault R.E.17 1:40.694 39
16 20 Kevin Magnussen Haas VF-17 Ferrari 062 1:41.128 31
17 94 Pascal Wehrlein Sauber C36 Ferrari 061 1:41.270 43
18 9 Marcus Ericsson Sauber C36 Ferrari 061 1:41.302 40
19 28 Brendon Hartley Toro Rosso STR12 Renault R.E.17 1:41.496 39
20 8 Romain Grosjean Haas VF-17 Ferrari 062 1:41.560 12

3ºTreino Livre

Pos. Piloto Equipe Chassis Motor Tempo NºVoltas
1 44 Lewis Hamilton Mercedes W08 Mercedes M08 EQ Power+ 1:37.627 19
2 77 Valtteri Bottas Mercedes W08 Mercedes M08 EQ Power+ 1:37.900 21
3 7 Kimi Räikkönen Ferrari SF70H Ferrari 062 1:38.157 22
4 5 Sebastian Vettel Ferrari SF70H Ferrari 062 1:38.174 22
5 3 Daniel Ricciardo Red Bull Racing RB13 TAG Heuer 1:38.340 16
6 33 Max Verstappen Red Bull Racing RB13 TAG Heuer 1:38.587 14
7 14 Fernando Alonso Mclaren MCL32 Honda RA617H 1:39.155 15
8 2 Stoffel Vandoorne Mclaren MCL32 Honda RA617H 1:39.277 18
9 55 Carlos Sainz Renault R.S.17 Renault R.E.17 1:39.340 15
10 11 Sergio Perez Force India VJM10 Mercedes M08 EQ Power+ 1:39.367 19
11 19 Felipe Massa Williams FW40 Mercedes M08 EQ Power+ 1:39.383 16
12 27 Nico Hulkenberg Renault R.S.17 Renault R.E.17 1:39.396 18
13 31 Esteban Ocon Force India VJM10 Mercedes M08 EQ Power+ 1:39.500 18
14 20 Kevin Magnussen Haas VF-17 Ferrari 062 1:39.831 19
15 8 Romain Grosjean Haas VF-17 Ferrari 062 1:40.079 19
16 94 Pascal Wehrlein Sauber C36 Ferrari 061 1:40.307 20
17 18 Lance Stroll Williams FW40 Mercedes M08 EQ Power+ 1:40.572 16
18 10 Pierre Gasly Toro Rosso STR12 Renault R.E.17 1:40.737 21
19 9 Marcus Ericsson Sauber C36 Ferrari 061 1:40.789 21
20 28 Brendon Hartley Toro Rosso STR12 Renault R.E.17 1:40.883 23

Marquez conquista o título na Decisão de Valencia, Pedrosa Vence e Lorenzo tira chance de Dovizioso brigar pelo Campeonato

Rnepb4zy o

Decisão do Mundial de motovelocidade entre o tricampeão Marc Marquez e o Italiano Andrea Dovizioso que sonhava com o primeiro título com sua Ducati que estava depois de 10 anos com a possibilidade de conquistar um campeonato. (O único título foi com Casey Stoner em 2007)

Em um belo dia de sol e com a casa cheia, podemos dizer que a situação era muito favorável para Marc Marquez que largaria na pole position. Dovizioso iria largar da 9ªposição.

A Largada foi muito favorável para a Honda. Marquez manteve a liderança e Pedrosa que largou do 5ºlugar subiu para o segundo lugar, Zarco que chegou a cair para o 5ºlugar recuperou as posições em cima de Lorenzo e Zarco e voltou ao terceiro lugar. Dovizioso largou bem e pulou do 9º para o 6ºlugar.

Iwjahyqz o

Zarco com os pneus mais macios foi para cima dos pilotos da Honda. Primeiro ele passou Pedrosa e na 4ªvolta o piloto da Tech 3 passou Marquez e assumiu a liderança. Lorenzo e Dovizioso ultrapassagem Iannone e assumiram 4º e 5ºlugares. A partir dai começaria uma novela que iria durar pela maior parte da corrida. Sabedor de que Dovizioso era quem brigava pelo título, A Ducati daria uma ordem para Lorenzo ceder uma ultrapassagem, Para o seu companheiro pelo menos tentasse disputar o campeonato.

Fs4lmbga o

Os 5 primeiros colocados (Zarco, Marquez, Pedrosa, Lorenzo e Dovizioso) se afastaram do resto da Turma. Iannone já estava mais atrás, Disputando o 6ºlugar com o Italiano Valentino Rossi e o Australiano Jack Miller.

Na 10ªVolta, Chegando a um terço de prova Lorenzo não cedia posição para Dovizioso. Na 13ªVolta o piloto Espanhol Recebe uma Mensagem: Mapping 8. Era a ordem para ele ceder o 4ºlugar para Dovizioso. Jorge Lorenzo sabendo dessa ordem simplesmente não quis saber e continuou a não obedecer a essa ordem.

4wlph9g9 o

Na metade da prova Johann Zarco continuava na liderança, Marquez em segundo, iria começar a atacar o piloto da Tech 3 que administrava bem seus pneus mais macios. Já Lorenzo continuava na frente de Dovizioso e a ordem do Mapping 8 continuava sendo dada. Volta após volta.

Sd2wf26e o

A 10 Voltas do final, Marquez começou o ataque em cima de Zarco. Marquez chegou a passar Zarco que acabou dando o troco na curva seguinte. Enquanto que a Ducati começou a mandar placa de forma explicita para Lorenzo deixar Dovizioso passar por ele. O gladiador do Asfalto não estava nem ai com as ordens e continuou na frente, Era um absurdo Jorge Lorenzo não obedecer as ordens da Ducati, não deixar o Dovizioso tentar pelo menos reveter o quadro do campeonato que esta contra ele.

L3uijigp o

Na última curva da 22ªVolta, Marquez que estava com a mão na taça ultrapassou Zarco e assumiu a liderança, Que durou apenas 1 curva. A Formiga Atômica acabou perdendo o controle da Moto e por muito pouco ele não foi para o Chão. Marquez foi para a brita e caiu para o 5ºlugar. Era a chance de Dovizioso de tentar no mínimo disputar a vitória, Mas Lorenzo não obedecia as ordens. Ao contraio disso ele foi para o Ataque, (em cima de Zarco e Pedrosa) querendo vencer a prova.

Sua ambição acabou fazendo ele ir ao chão a 6 voltas do final. (Minha opinião: Mereceu cair, Essa queda resume o patético ano que ele teve com a Ducati) Dovizioso poderia atacar Zarco e Pedrosa, Mas curvas depois ele acaba passando reto e caindo na brita, Definindo o campeonato a favor do Espanhol Marc Marquez. O Italiano ainda levou a moto para os boxes e foi aplaudido pela equipe na sua chegada.

Dovizioso sai muito mais fortalecido da temporada, Que foi sem dúvida a melhor de todas que ele já fez no Mundial de Motovelocidade. Marquez era o 3º e só esperava Levar a Moto até o final para comemorar o tetracampeonato.

1mgs2lvp o

Nas voltas finais, Zarco vinha segurando a liderança dos ataques de Pedrosa. O piloto da Tech 3 resistiu até a entrada da última volta. Quando Pedrosa foi por dentro e deu a cartada final, Em cima do rookie do ano e do melhor piloto de Moto privada de 2017. Pedrosa depois disso apenas administrou a vantagem de moto que tinha sobre Zarco e conquistou sua segunda vitória em 2017. Um abatido Zarco acabou ficando com o 2ºlugar mais frustrante da sua carreira.

Aajohri0 o

Já Marc Marquez recebeu a bandeirada em terceiro e comemorou o seu 6ºcampeonato no Mundial de motovelocidade. A festa de Marc Marquez com a torcida foi fantástica. Com um viciado piloto jogando o dado gigante e caindo no 6. O Número de títulos que ele tem na sua carreira (Sendo 1 nas 125cc, 1 na Moto 2 e 4 na MotoGP)

Lqqg7n9j o

Alex Rins teve seu melhor desempenho na Moto GP e levou a Suzuki ao 4ºlugar. Na frente de Valentino Rossi que ainda fez uma corrida, boa levando em conta o pífio desempenho da Yamaha 2017 em Valencia. Andrea Iannone não teve um desempenho a altura de brigar por posições mais acima e terminou em 6ºlugar com a outra Suzuki. (Que teve um impressionante final de campeonato)

Mvxxtyjq o

Jack Miller se despediu da Marc VDS com uma bela prova, Ficando na frente de Cal Crutchlow na disputa pelo 7ºlugar com o piloto Inglês. Michelle Pirro, Em uma prova sem chamar atenção em momento nenhum e Tito Rabat em um bom final de semana fecharam os 10 primeiros.

A se destacar a lamentável prova de Marevick Viñales que fez um final de semana muito ruim mesmo, Acabando em 12ºlugar. Começou muito bem com 2 vitórias nas primeiras duas corridas e acabou tendo esse final frustrante. O que acaba por macular um pouco a sua imagem na MotoGP.

I9inc3w6 o

A Pramac em fim de feira teve Petrucci em 13º, Um time que caiu demais na parte final do campeonato. E o Fiasco de Michael Van Der Mark que não passou do 17ºlugar com a Tech 3.

Parabéns a Marc Marquez pelo tetracampeonato do Mundial de Motovelocidade – Na Categoria MotoGP. Um dos maiores pilotos da história e sem dúvida o piloto dessa Década no Mundo das duas Rodas!

Resultado final da Última etapa do Mundial de Motovelocidade
GP da Comunidade Valenciana – MotoGP

Pos. Piloto Equipe Moto Tempo
1 26 Dani Pedrosa Repsol Honda Team Honda 46’08.125
2 5 Johann Zarco Monster Yamaha Tech 3 Yamaha 0.337
3 93 Marc Marquez Repsol Honda Team Honda 10.861
4 42 Alex Rins Team SUZUKI ECSTAR Suzuki 13.567
5 46 Valentino Rossi Movistar Yamaha MotoGP Yamaha 13.817
6 29 Andrea Iannone Team SUZUKI ECSTAR Suzuki 14.516
7 43 Jack Miller EG 0,0 Marc VDS Honda 17.087
8 35 Cal Crutchlow LCR Honda Honda 17.230
9 51 Michele Pirro Ducati Team Ducati 25.942
10 53 Tito Rabat EG 0,0 Marc VDS Honda 27.020
11 38 Bradley Smith Red Bull KTM Factory Racing KTM 30.835
12 25 Maverick Vinales Movistar Yamaha MotoGP Yamaha 35.012
13 9 Danilo Petrucci OCTO Pramac Racing Ducati 38.076
14 17 Karel Abraham Pull&Bear Aspar Team Ducati 41.988
15 8 Hector Barbera Reale Avintia Racing Ducati 47.703
16 76 Loris Baz Reale Avintia Racing Ducati 47.709
17 60 Michael van der Mark Monster Yamaha Tech 3 Yamaha 52.134
44 Pol Espargaro Red Bull KTM Factory Racing KTM 5 Voltas
4 Andrea Dovizioso Ducati Team Ducati 5 Voltas
99 Jorge Lorenzo Ducati Team Ducati 6 Voltas
22 Sam Lowes Aprilia Racing Team Gresini Aprilia 8 Voltas
19 Alvaro Bautista Pull&Bear Aspar Team Ducati 16 Voltas
45 Scott Redding OCTO Pramac Racing Ducati 26 Voltas
41 Aleix Espargaro Aprilia Racing Team Gresini Aprilia 27 Voltas
36 Mika Kallio Red Bull KTM Factory Racing KTM 28 Voltas

Só uma palavrinha sobre ao caso da Ducati

Jorge Lorenzo termina o ano de maneira menor do que começou em 2017. Além de tomar uma surra de Andrea Dovizioso, Ele acaba não obedecendo uma ordem de equipe logica (Seu companheiro de equipe estava tentando pelo menos disputar a vitória. O Espanhol mostrou que não é um homem de equipe, Egocêntrico, não pensa no quanto era importante um título para a Ducati diante da tão poderosa equipe Honda. (Que tem uma estrutura muito menor do que das montadoras japonesas de Moto)

O pior para Lorenzo é ver toda a equipe aplaudindo a Andrea Dovizioso. Que sai de 2017 muito mais forte do que entrou. Se eu fosse a Ducati eu investiria mais em Dovizioso para a temporada de 2018 do que em Lorenzo. Até sugeriam que a Fábrica italiana mandasse o tricampeão do mundo ir embora. Eu para 2018 baixaria em um terço o salário do Lorenzo e Dobraria o salário do Dovizioso.

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: MotoGP

Última vez sem o Halo, Ultima vez que um Formula 1 será um Formula 1?

Nesse final de semana vai ser a última corrida da temporada 2017 – O GP de Abu Dhabi, Que marca a última corrida dos carros sem a proteção de Cabeça. Aquela coisa horrorosa chamada Halo, Algo que além de feio, Não protege de forma eficiente o piloto. Mais o fato de ter a visão dividido em 2 piora ainda mais esse elemento que vai ser implantado em 2018.

Realmente eu não acredito que isso possa ser decisivo para salvar a vida de um piloto. É excesso de precaução que vai acabar tirando público da categoria. Hamilton falou em 2016 que o Halo vai ser a “pior mudança visual da F1” e ontem ele falou que 2017 será o último ano com os carros de Formula 1 bonitos, Que de 2018 em diante o conceito estético dos carros vai ladeira abaixo.

Igbkc4rc o

Apesar de Ressaltar a segurança do carro com esse Halo as criticas são inevitáveis. Sem dúvida ao abrir a temporada de 2018 provavelmente muitos vão estranhar os novos carros de Formula 1. Eu sou a favor que de o Halo seja opcional e não uma obrigação. Quem quiser usar? Use e quem não quiser, Não precisa usar.

Carros da Década de 1970 eram de estética bizarra com as suas tomadas de ar. Apesar dessa época ser marcada por grandes e épicas disputas. Também era marcada por essas bizarrices ambulantes, Voltar a ter um carro bizarro em 2018 não acho um exagero, Se querem reviver a Formula 1 do passado e tornar ela atrativa para o público: Senhores, Vocês estão fazendo da Forma errada.

Bvkiiswf o

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Mercedes/Formel1mic