Vettel conquista vitória na Hungria e vai para as férias na liderança

Em uma corrida sem muitas possibilidades de ultrapassagem e com um final aonde as Mercedes tentaram estragar a festa da Ferrari sem sucesso. O Alemão Sebastian Vettel teve uma corrida sem qualquer falha conquistando sua 4ªvitória na temporada 2017 e consolidando a sua liderança do campeonato colocando 14 pontos de frente para Lewis Hamilton que acabou tendo um final de semana apagado.

Na largada Vettel Manteve a liderança com Raikkonen e Bottas logo atrás e Hamilton perdendo posições para Verstappen e Ricciardo que na terceira curva acabou Verstappen acertando no carro de Ricciardo que acabou danificando a parte da refrigeração do carro do piloto Australiano que ficou lento e acabou rodando provocando a entrada do Safety Car. O Carro da Red Bull acabou vazando muito liquido. Tanto que os comissários tiveram que jogar a serragem para a secagem daquele liquido. A se destacar a bela largada de Carlos Sainz jr. que saiu do 9º para o 6ºlugar. Os pilotos da Sauber foram fazer uma parada mudando a sua tática de parada.

Na relargada Vettel e Raikkonen fugiram enquanto que Bottas em 3ºlugar estava tranquilo já que Verstappen segurava Hamilton disputando o 4ºlugar. Só que o piloto Holandês foi punido em 10 segundos nos boxes. Para mim essas punições de 10 segundos não precisando cumprir na hora podendo fazer isso quando você faz a parada precisa ser revisto. Essa punição acaba as vezes sendo uma punição só para inglês ver.

Sainz jr. em sexto deu um chega pra lá em Alonso na relargada e abriu diferença para o bicampeão que fez aniversário nesse sábado. Depois estavam Ocon, Perez, Vandoorne, Palmer e Hulkenberg disputando posições intermediárias. Magnussen, Kvyat, Stroll e Grosjean mais atrás. Paul di Resta, Wehrlein e Ericsson seguravam os últimos lugares.

Na parte inicial da prova nada aconteceu a não ser a ultrapassagem de forma até muito fácil do Hulkenberg em cima de Jolyon Palmer (Ambos de Renault) valendo o 11ºlugar. Lá na frente Vettel e Raikkonen sobravam enquanto que Hamilton tentava partir para cima de Verstappen que chegou a pressionar Bottas tentando ganhar a 3ªposição. A nível de atrapalhada a Haas que já não vinha muito bem acabou trabalhando mal com Grosjean ao não apertar a porca do carro do piloto francês que teve de abandonar a corrida.

Na 30ªVolta com a parada de Lance Stroll que estava muito longe de ter um carro competitivo se abriu a janela de paradas nos boxes. Bottas e Hamilton foram os primeiros a colocarem os pneus macios (Tirando Kvyat e Di Resta todos os pilotos começaram a corrida de Super Macio)

Vettel fez a parada na volta 33 e Raikkonen parou na volta 34 deixando Max Verstappen na liderança, Mas tendo de parar e cumprir a punição o que matava qualquer possibilidade dele vencer a prova. Kimi Raikkonen tentou fazer uma volta voadora que foi comprometida por um retardatário o que fez a diferença para Raikkonen não conseguindo voltar a frente do piloto Alemão.

Sainz jr. e Alonso foram para os boxes ao mesmo tempo e por pouco o piloto da Mclaren não ganhou essa posição. Na 38ªVolta Alonso no final da reta passou Sainz jr. que lhe devolveu com um X voltando a frente, Só que na curva seguinte Alonso com todo o seu talento e sua experiência acabou passando por fora o piloto da Toro Rosso e passou para a 6ªposição.

Hamilton se aproximou de Bottas e dai o lance que me revoltou na hora foi o suposto erro de Valtteri Bottas e a ultrapassagem de Lewis Hamilton. Claramente foi um jogo de equipe para apostar as fichas em Hamilton para superar os pilotos da Ferrari já que a Mercedes estava com rendimento melhor com os pneus macios e a Ferrari teve um desempenho melhor com os super macios na corrida.

Na parte final de corrida Sebastian Vettel e Kimi Raikkonen tinham que segurar a Lewis Hamilton que vinha com tudo para tentar tirar a vitória das mãos da Ferrari, Mas com o decorrer das voltas o piloto da Mercedes não conseguia essa ultrapassagem, Mesmo tendo uma série de retardatários para os líderes ultrapassarem. Mais atrás Nico Hulkenberg que teve um sério problema nos boxes com a Renault trabalhando muito mal na sua parada jogando o Alemão para o 12ºlugar. Em busca do prejuízo Nico foi para cima de Kevin Magnussen que jogou bem duro levando o piloto da Renault para a grama e acabou perdendo posição para Daniil Kvyat.

Bottas começou a sofrer no final da prova com a pressão de Max Verstappen que vinha mais atrás pela punição. Vettel e Raikkonen mesmo com a pressão de Hamilton não cederam posição tanto é que no final Hamilton acabou se distanciando.

Sebastian Vettel conquistou sua 4ªVitória na temporada de 2017 saindo para as férias de Agosto na liderança do Campeonato com Kimi Raikkonen na segunda posição chegando bem perto de Vettel completando a dobradinha da Ferrari em Hungaroring. Hamilton na última curva devolveu o terceiro lugar acabou Valtteri Bottas recuperando o 3ºlugar subindo ao pódio. Havia o tato da Mercedes ou do Hamilton que se não conseguisse ganhar posição ele devolveria a posição para Bottas. Com a posição devolvida Bottas completou o pódio com Hamilton chegando em 4º e pertinho deles Max Verstappen completou a prova em 5ºlugar.

Fernando Alonso acabou fazendo uma corrida impecável chegando em 6ºlugar em um dia em que deu tudo certo para a Equipe Inglesa que teve seu melhor dia em 2017 com Stoffel Vandoorne ter conseguido seu primeiro ponto na temporada. A Frente do Belga terminaram Carlos Sainz jr. em uma bela corrida ficando em 7ºlugar com a Toro Rosso, de Sergio Perez que ficou em uma boa 8ªposição em um circuito que não era favorável para o carro Rosa. Assim como de Esteban Ocon que acabou em 9ºlugar com o piloto da Mclaren completando a zona de pontuação.

Com Hulkenberg abandonando e Magnussen punido com 5 segundos de punição no final da prova (Para mim um exagero) Daniil Kvyat acabou ficando com o 11ºlugar seguido de Jolyon Palmer que acabou sendo a única Renault que sobreviveu logo atrás jogando Kevin Magnussen para o 13ºlugar.

Completaram a lista dos pilotos que completaram a corrida Lance Stroll levando a Williams a uma patética 14ªposição a frente Apenas das Sauber de Pascal Wehrlein e de Marcos Ericsson. Nico Hulkenberg parou no final, Mas acabou classificado em 17ºlugar. Paul di Resta fez uma corrida decente, Mas não completou a prova por um vazamento de óleo.

A Formula 1 vai para as Férias de Agosto. No dia 25 de Agosto a categoria volta com o GP da Bélgica em Spa-Francorchamps com a disputa pelo título totalmente aberta entre Vettel e Hamilton com Bottas correndo por fora nessa disputa.

Resultado final do GP da Hungria de Formula 1
11ªEtapa do Mundial – Hungaroring

Posição Piloto Equipe Chassis Motor Votlas Tempo Grid
1 5 Sebastian Vettel Ferrari SF70H Ferrari 062 70 1h 39:46.713 1
2 7 Kimi Raikkonen Ferrari SF70H Ferrari 062 70 a 0.908 2
3 77 Valtteri Bottas Mercedes W08 Mercedes M08 EQ Power+ 70 a 12.462 3
4 44 Lewis Hamilton Mercedes W08 Mercedes M08 EQ Power+ 70 a 12.885 4
5 33 Max Verstappen Red Bull RB13 TAG Heuer 70 a 13.276 5
6 14 Fernando Alonso Mclaren MCL32 Honda RA617H 70 a 1:11.223 7
7 55 Carlos Sainz jr. Toro Rosso STR12 Renault R.E.17 69 a 1 Volta 9
8 11 Sergio Perez Force India VJM10 Mercedes M08 EQ Power+ 69 a 1 Volta 13
9 31 Esteban Ocon Force India VJM10 Mercedes M08 EQ Power+ 69 a 1 Volta 11
10 2 Stoffel Vandoorne Mclaren MCL32 Honda RA617H 69 a 1 Volta 8
11 26 Daniil Kvyat Toro Rosso STR12 Renault R.E.17 69 a 1 Volta 16
12 30 Jolyon Palmer Renault R.S.17 Renault R.E.17 69 a 1 Volta 10
13 20 Kevin Magnussen Haas VF-17 Ferrari 062 69 a 1 Volta 15
14 18 Lance Stroll Williams FW40 Mercedes M08 EQ Power+ 69 a 1 Volta 17
15 94 Pascal Wehrlein Sauber C36 Ferrari 061 68 a 2 Voltas 18
16 9 Marcus Ericsson Sauber C36 Ferrari 061 68 a 2 Voltas 20
17 27 Nico Hulkenberg Renault R.S.17 Renault R.E.17 67 Acidente 12
40 Paul Di Resta Williams FW40 Mercedes M08 EQ Power+ 60 Vazamento de óleo 19
8 Romain Grosjean Haas VF-17 Ferrari 062 20 Pneu 14
3 Daniel Ricciardo Red Bull RB13 TAG Heuer 0 Acidente 6

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Ferrari/Mercedes/Red Bull/Mclaren/Toro Rosso/Force India

Vettel comanda a dobradinha da Ferrari em Hungaroring e larga na Pole. Hamilton em 4º vai esperar até Spa para Igualar Recorde de Poles

Sebastian Vettel colocou de volta a Ferrari a pole position desde do GP de Mônaco, Após o fiasco de Silverstone a 2 semanas atrás. A primeira fila será toda da equipe Ferrari já que Kimi Raikkonen na sua última volta tirou a Mercedes da primeira fila.

Antes do treino as atenções foram voltadas para a Williams já que Felipe Massa com problemas de Saúde acabou sendo substituído pelo Escocês Paul di Resta que estava sem competir a quase 4 anos (Sua última corrida foi o GP do Brasil de 2013) e já foi direto para a classificação. Mesmo sem fazer nenhum treino e tendo de entrar nessa situação complicada acabou fazendo um treino digno ficando na frente de Marcus Ericsson e pode-se dizer que não ser o último lugar no Grid de largada acaba por ser uma vitória para um piloto que entrou dessa forma.

A Williams não tem um bom carro para um circuito tão travado como o circuito de Hungaroring que teve Lance Stroll apenas em 17ºlugar. Pascal Wehrlein com a Sauber e Kevin Magnussen com a Haas que teve uma série de Problemas desde do primeiro treino quando o Antonio Giovinazzi que acabou batendo o seu carro até o treino de hoje e com o fato da equipe Norte-Americana não ter um bom carro nesse circuito.

Resultado do Q1:

Posição Piloto Equipe Chassis Motor Tempo
1 5 Sebastian Vettel Ferrari SF70H Ferrari 062 1:17.244
2 33 Max Verstappen Red Bull RB13 TAG Heuer 1:17.266
3 7 Kimi Räikkönen Ferrari SF70H Ferrari 062 1:17.364
4 44 Lewis Hamilton Mercedes W08 Mercedes M08 EQ Power+ 1:17.492
5 3 Daniel Ricciardo Red Bull RB13 TAG Heuer 1:17.702
6 77 Valtteri Bottas Mercedes W08 Mercedes M08 EQ Power+ 1:18.058
7 27 Nico Hulkenberg Renault R.S.17 Renault R.E.17 1:18.137
8 14 Fernando Alonso Mclaren MCL32 Honda RA617H 1:18.395
9 2 Stoffel Vandoorne Mclaren MCL32 Honda RA617H 1:18.479
10 30 Jolyon Palmer Renault R.S.17 Renault R.E.17 1:18.699
11 26 Daniil Kvyat Toro Rosso STR12 Renault R.E.17 1:18.702
12 31 Esteban Ocon Force India VJM10 Mercedes M08 EQ Power+ 1:18.843
13 55 Carlos Sainz Toro Rosso STR12 Renault R.E.17 1:18.948
14 8 Romain Grosjean Haas VF-17 Ferrari 062 1:19.085
15 11 Sergio Perez Force India VJM10 Mercedes M08 EQ Power+ 1:19.095
16 20 Kevin Magnussen Haas VF-17 Ferrari 062 1:19.095
17 18 Lance Stroll Williams FW40 Mercedes M08 EQ Power+ 1:19.102
18 94 Pascal Wehrlein Sauber C36 Ferrari 061 1:19.839
19 40 Paul di Resta Williams FW40 Mercedes M08 EQ Power+ 1:19.868
20 9 Marcus Ericsson Sauber C36 Ferrari 061 1:19.972

No Q2 a se destacar que Lewis Hamilton que não estava fazendo frente no treino acabou mostrando as cartas e fazendo o melhor tempo do Q2 o que gerava a expectativa de disputa de pole para o inglês que buscava igualar o Recorde de poles que pertence a Michael Schumacher. O que impressionou positivamente foi Nico Hulkenberg levando a Renault a ficar na frente de um dos carros da Red Bull e a Mclaren que colocou seus dois pilotos no Q3 deixando de Fora os pilotos da Force India que geralmente frequentam a essas posições.

Só que dessa vez a Force India não conseguiu. Seu carro como no caso da Williams eles não tem um carro que responda bem em circuitos travados tanto Ocon como Perez acabaram eliminados no Q2. Foi a primeira vez no ano que o carro rosa acabou ficando de fora da parte final do Treino. Jolyon Palmer que esta pressionado na Renault não conseguiu a classificação para o Q3, Ficou em 11ºlugar atrás de Carlos Sainz jr. que conseguiu levar a Toro Rosso para o Q3. Seu companheiro de equipe Daniil Kvyat acabou ficando em 13ºlugar na frente de Perez e de Grosjean e atrás de Esteban Ocon.

Hamilton, Bottas, Vettel, Raikkonen, Verstappen, Ricciardo, Hulkenberg, Vandoorne, Alonso e Sainz jr. classificados para a fase final.

Resultado do Q2:

Posição Piloto Equipe Chassis Motor Tempo
1 44 Lewis Hamilton Mercedes W08 Mercedes M08 EQ Power+ 1:16.693
2 5 Sebastian Vettel Ferrari SF70H Ferrari 062 1:16.802
3 33 Max Verstappen Red Bull RB13 TAG Heuer 1:17.028
4 7 Kimi Räikkönen Ferrari SF70H Ferrari 062 1:17.207
5 77 Valtteri Bottas Mercedes W08 Mercedes M08 EQ Power+ 1:17.362
6 27 Nico Hulkenberg Renault R.S.17 Renault R.E.17 1:17.655
7 3 Daniel Ricciardo Red Bull RB13 TAG Heuer 1:17.698
8 14 Fernando Alonso Mclaren MCL32 Honda RA617H 1:17.919
9 2 Stoffel Vandoorne Mclaren MCL32 Honda RA617H 1:18.000
10 55 Carlos Sainz Toro Rosso STR12 Renault R.E.17 1:18.311
11 30 Jolyon Palmer Renault R.S.17 Renault R.E.17 1:18.415
12 31 Esteban Ocon Force India VJM10 Mercedes M08 EQ Power+ 1:18.495
13 26 Daniil Kvyat Toro Rosso STR12 Renault R.E.17 1:18.538
14 11 Sergio Perez Force India VJM10 Mercedes M08 EQ Power+ 1:18.639
15 8 Romain Grosjean Haas VF-17 Ferrari 062 1:18.771

No Q3 a realidade da Mercedes acaba mudando e a Ferrari acabou dando as cartas desde da primeira volta de Sebastian Vettel que colocou logo em sua primeira volta com o magnifico tempo de 1:16.276  que foi quase 4 décimos mais rápido que o finlandês Valtteri Bottas que estava em segundo lugar. Daniel Ricciardo estava em 3º a 2 milésimos de frente para Kimi Raikkonen que não fez nem de longe uma volta que chegasse perto de Vettel. Já Hamilton acabou abortando a sua primeira volta nos boxes.

No meio do treino Max Verstappen vai para a pista e com 1:16.797 passou para o terceiro lugar. Com 5 minutos para o final do treino apenas Hamilton e Sainz jr. não tinham feito voltas válidas, O piloto da Toro Rosso nem tinha ido para a pista fazer volta (Só iria fazer uma volta unica no final do treino)

Na volta final Nenhum piloto conseguiu chegar no tempo de Vettel, Nem o próprio Vettel conseguiu baixar o tempo ficando a 2 milésimos acima do Tempo dele. Ambos os tempos iriam garantir a pole position para o líder do campeonato. Já que Lewis Hamilton em sua única volta rápida ficou com o 1:16.707 e com isso a tentativa de igualar o recorde de 68 poles de Michael Schumacher vai ficar para o GP da Bélgica em Spa-Francorchamps, Bottas baixou seu tempo para 1:16.530 e parecia que ele iria dividir a primeira fila com o piloto da Ferrari.

Mas Raikkonen fez uma bela volta de 1:16.444 e fechou a dobradinha da Ferrari na primeira fila no Grid de largada. Vettel que é o líder do campeonato tem grandes chances de ir para as Férias na liderança do campeonato. Valtteri Bottas da Mercedes larga em 3ºlugar deixando o Inglês Lewis Hamilton largando em 4ºlugar. Realmente não foi um dos melhores finais de semana para o Vencedor do GP da Inglaterra e o grande rival de Vettel na disputa pelo título.

Max Verstappen larga na frente de Daniel Ricciardo na disputa em particular na Red Bull e larga em 5ºlugar, O Holandês precisa mesmo de uma reabilitação já que vem com uma sequência de resultados ruins na temporada com 4 abandonos nas últimas 6 provas do campeonato.

Nico Hulkenberg se destacou e conseguiu ser o melhor do resto e larga em 7ºlugar com o carro da Renault compondo a nobre 4ªFila que vai ter o Aniversariante Fernando Alonso que com seus 36 anos levou a Mclaren-Honda para o 8ºlugar mostrando que quando o motor não é decisivo em um circuito acaba as qualidades da Mclaren aparecendo em pista. Stoffel Vandoorne que subiu de rendimento nas ultimas corridas e Carlos Sainz jr. com a Toro Rosso fecham os 10 primeiros colocados na 5ªFila.

Amanhã as 9 da manhã teremos a primeira prova da segunda metade do campeonato sendo a última antes das férias de Verão na Europa. Quem vai sair dessa prova como líder do campeonato? Vettel ou Hamilton.

Grid de Largada do GP da Hungria de Formula 1
11ªEtapa – Mundial de Formula 1 – Temporada 2017

Posição Piloto Equipe Chassis Motor Tempo Nº de Voltas
1 5 Sebastian Vettel Ferrari SF70H Ferrari 062 1:16.276 14
2 7 Kimi Räikkönen Ferrari SF70H Ferrari 062 1:16.444 14
3 77 Valtteri Bottas Mercedes W08 Mercedes M08 EQ Power+ 1:16.530 18
4 44 Lewis Hamilton Mercedes W08 Mercedes M08 EQ Power+ 1:16.707 17
5 33 Max Verstappen Red Bull RB13 TAG Heuer 1:16.797 14
6 3 Daniel Ricciardo Red Bull RB13 TAG Heuer 1:16.818 14
7 27 Nico Hulkenberg Renault R.S.17 Renault R.E.17 1:17.468 14
8 14 Fernando Alonso Mclaren MCL32 Honda RA617H 1:17.549 17
9 2 Stoffel Vandoorne Mclaren MCL32 Honda RA617H 1:17.894 17
10 55 Carlos Sainz Toro Rosso STR12 Renault R.E.17 1:18.912 19
11 30 Jolyon Palmer Renault R.S.17 Renault R.E.17 1:18.415 14
12 31 Esteban Ocon Force India VJM10 Mercedes M08 EQ Power+ 1:18.495 16
13 26 Daniil Kvyat Toro Rosso STR12 Renault R.E.17 1:18.538 15
14 11 Sergio Perez Force India VJM10 Mercedes M08 EQ Power+ 1:18.639 15
15 8 Romain Grosjean Haas VF-17 Ferrari 062 1:18.771 15
16 20 Kevin Magnussen Haas VF-17 Ferrari 062 1:19.095 9
17 18 Lance Stroll Williams FW40 Mercedes M08 EQ Power+ 1:19.102 9
18 94 Pascal Wehrlein Sauber C36 Ferrari 061 1:19.839 9
19 40 Paul di Resta Williams FW40 Mercedes M08 EQ Power+ 1:19.868 11
20 9 Marcus Ericsson Sauber C36 Ferrari 061 1:19.972 8

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Ferrari/Williams/Mclaren/Mercedes

Paul di Resta Substituí Felipe Massa que passa mal no 3ºTreino Livre

O Escocês Paul di Resta acabou tendo de substituir Felipe Massa que depois do terceiro Treino Livre passou mal. Ontem depois do segundo treino o Brasileiro acabou passando mal. Sendo os boatos que foram desmentidos Massa acabou contraído uma labirintite viral.

Felipe Massa tanto ontem como hoje ele sentiu vertigem e muitas dores de cabeça, além de “alguma coisa nos ouvidos” Segundo as informações de Claire Williams (Filha de Sr. Frank Williams) O Brasileiro fara ainda mais alguns exames depois da corrida para saber qual foi o problema que o fez ele não correr nesse final de semana.

A Prova da Hungria é possivelmente uma das mais desgastantes da temporada e com Massa não tendo condições plenas físicas e de Saúde para esse GP acaba a Williams e o piloto fazendo o que é mais coerente a se fazer nesse caso.

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Foto: Williams

Resultado do 3ºTreino Livre – GP da Hungria

Posição Piloto Equipe Chassis Motor Tempo nºVoltas
1 5 Sebastian Vettel Ferrari SF70H Ferrari 062 1:17.017 17
2 7 Kimi Räikkönen Ferrari SF70H Ferrari 062 1:17.492 16
3 77 Valtteri Bottas Mercedes W08 Mercedes M08 EQ Power+ 1:17.914 15
4 33 Max Verstappen Red Bull RB13 TAG Heuer 1:18.194 25
5 44 Lewis Hamilton Mercedes W08 Mercedes M08 EQ Power+ 1:18.434 14
6 2 Stoffel Vandoorne Mclaren MCL32 Honda RA617H 1:18.638 18
7 27 Nico Hulkenberg Renault R.S.17 Renault R.E.17 1:18.699 20
8 3 Daniel Ricciardo Red Bull RB13 TAG Heuer 1:18.714 7
9 14 Fernando Alonso Mclaren MCL32 Honda RA617H 1:18.884 14
10 30 Jolyon Palmer Renault R.S.17 Renault R.E.17 1:18.956 19
11 55 Carlos Sainz Toro Rosso STR12 Renault R.E.17 1:19.300 22
12 31 Esteban Ocon Force India VJM10 Mercedes M08 EQ Power+ 1:19.352 22
13 26 Daniil Kvyat Toro Rosso STR12 Renault R.E.17 1:19.455 23
14 11 Sergio Perez Force India VJM10 Mercedes M08 EQ Power+ 1:19.609 22
15 8 Romain Grosjean Haas VF-17 Ferrari 062 1:19.622 21
16 20 Kevin Magnussen Haas VF-17 Ferrari 062 1:19.895 19
17 19 Felipe Massa Williams FW40 Mercedes M08 EQ Power+ 1:20.255 12
18 18 Lance Stroll Williams FW40 Mercedes M08 EQ Power+ 1:20.379 24
19 94 Pascal Wehrlein Sauber C36 Ferrari 061 1:20.446 24
20 9 Marcus Ericsson Sauber C36 Ferrari 061 1:20.748 19