Morbidelli conquistou vitória em Assen em Grande disputa que durou do começo até o final

Franco Morbidelli deu a resposta após duas corridas discretas e conquistou a vitória em Assen após uma belíssima disputa pela vitória com vários pilotos.

Na largada Thomas Luthi largou melhor com Morbidelli em 2º e depois Nakagami, Oliveira, Simeon, Pasini e Alex Marquez. Curvas depois o ítalo-Brasileiro assumiu a liderança passando pelo Thomas Luthi que acabou caindo para o 4ºlugar. Sem dúvida o piloto Suíço partiria para uma recuperação. Na segunda volta Luthi passa Nakagami assumindo o 3ºlugar, Mas o Japa que esta sendo especulado para ir para a Pramac em 2018 deu o troco em Luthi que deve estar a caminho de uma das equipes Satélite da Ducati em 2018.

Luca Marini e Simone Corsi que disputavam posições intermediárias acabaram caindo e deixando a corrida. No final da 4ªVolta Miguel Oliveira passou Franco Morbidelli levando a sua Moto KTM para a liderança deixando o piloto da Marc VDS em 2º em maus lençóis pressionado por pelo seu companheiro de equipe Alex Marquez, Pasini, Nakagami. Luthi e Simeon estavam um pouco mais atrás em 6º e 7ºlugar.

Pasini assumiu a liderança na 7ªvolta. Nesse meio tempo tivemos várias trocas de ultrapassagem. No final da 9ªVolta Nakagami que venceu sua primeira corrida na Motovelocidade no ano passado assumiu a liderança passando Mattia Pasini. Thomas Luthi e Franco Morbidelli estavam disputando o 3ºlugar numa briga direta pelo título na Moto 2. Prever um vencedor na metade da corrida, era estupidez total com 6 pilotos na disputa pela vitória com motos tão iguais.

enquanto isso Hazish Syarhin e Xavier Simeon disputavam a 7ªposição. Ambos estavam fazendo suas melhores corridas na temporada de 2016. Nakagami tentava fugir na frente, Mas Pasini, Morbidelli e os outros não deixavam o piloto da Honda Asia Team abrir diferença. Pasini tentou passar Nakagami, Mas em um ponto perigoso acabou quase tocando. Resultado disso foi que Nakagami acabou abrindo vantagem para Pasini e os demais.

Mais uma vez a bandeira indicando pista escorregadia era agitada a 10 voltas do final da prova. A 9 Voltas do final Morbidelli passa Pasini assumindo o 2ºlugar, Enquanto que o Ítalo-Brasileiro iria para a briga pela liderança o piloto da Italtrans acabou perdendo posições para Luthi, Marquez e Oliveira caindo para o 6ºlugar, Mas logo depois Pasini passou o piloto da KTM recuperando pelo menos o 5ºlugar.

Marquez tentou tomar o 3ºlugar de Luthi, Mas acaba tocando no Suíço e passa a ficar pressionado pelo Pasini. Lá na Frente Morbidelli disputava a liderança contra o Japa Takaaki Nakagami. A 6 voltas do final 6 pilotos disputavam a vitória.

No final da 20ªVolta Luthi deu uma reviravolta e passou a liderança com Morbidelli que passou Nakagami assumindo o 2ºlugar. Xavier Simeon supera Syarhin assumindo o 7ºlugar de maneira definitiva. Mattia Pasini passou Nakagami e Morbidelli passando para o 2ºlugar.

A 2 Voltas do final Morbidelli partiu para cima de Pasini e no final da volta 23 passou o piloto da Italtrans passando para o 2ºlugar e o piloto da Marc VDS partiu para o ataque final em cima do Suíço Thomas Luthi. O Líder do campeonato conseguiu nas últimas curvas passando da Interwetten e vencendo a sua 5ªcorrida na temporada 2017 voltando a ficar em alta no campeonato. Morbidelli cada vez mais se consolida como um candidato ao título da Moto 2 e cada vez mais se consolida como o companheiro provavelmente do Australiano Jack Miller para a temporada de 2018 da MotoGP tomando a vaga de Tito Rabat.

Thomas Luthi apesar de perder a vitória ficou em 2ºlugar e continua perto de Morbidelli na vice-liderança do campeonato. O pódio foi completado por Takaaki Nakagami que acabou favorecido por um corte de pista de Mattia Pasini que na curva final foi atacado pelo piloto Japonês. Os comissários entenderam que Pasini que chegou na frente de Nakagami se favoreceu dessa manobra de maneira ilegal e acabou por inverter as posições. (Que para mim uma decisão acertada, Não tinha motivos para se punir com a caneta dura, Mas se não punisse também não ficaria legal isso dai não. Pasini acabou ficando com o 4ºlugar na frente de Miguel Oliveira que leva a sua KTM na 5ªposição e Alex Marquez que ficou um pouco para trás no final na 6ªposição.

A se destacar as boas corridas de Xavier Simeon que ficou em 7ºlugar e de Hafish Syarhin que ficou em 8ºlugar como as melhores corridas deles na temporada 2017. Fabio Quartararo ficou em uma honrosa 9ªposição e Francesco Bagnaia que conquistou pódio logo nas primeiras corridas vive com sua cotação em queda, apenas completou os Top 10 em uma corrida bem modesta.

Nesse domingo teremos a 9ªEtapa do Mundial de Motovelocidade na Alemanha o que vai marcar a Metade do campeonato de 2017.

Resultado final do GP da Holanda – Assen
Moto 2 – 8ªEtapa – 24 Voltas

pos Piloto Equipe País Tempo Grid
1 21 Franco Morbidelli EG 0,0 Marc VDS Kalex Moto2 39’39.120 1
2 12 Thomas Luthi CarXpert Interwetten Kalex Moto2 a 0.158 3
3 30 Takaaki Nakagami IDEMITSU Honda Team Asia Kalex Moto2 a 0.630 2
4 54 Mattia Pasini Italtrans Racing Team Kalex Moto2 a 0.394 7
5 44 Miguel Oliveira Red Bull KTM Ajo KTM Moto2 a 0.657 4
6 73 Alex Marquez EG 0,0 Marc VDS Kalex Moto2 a 2.774 8
7 19 Xavier Simeon Tasca Racing Scuderia Moto2 Kalex Moto2 a 6.967 6
8 55 Hafizh Syahrin Petronas Raceline Malaysia Kalex Moto2 a 7.027 12
9 40 Fabio Quartararo Pons HP40 Kalex Moto2 a 11.089 5
10 42 Francesco Bagnaia SKY Racing Team VR46 Kalex Moto2 a 11.623 13
11 23 Marcel Schrotter Dynavolt Intact GP Suter MMX2 a 14.196 9
12 77 Dominique Aegerter Kiefer Racing Suter MMX2 a 14.521 11
13 41 Brad Binder Red Bull KTM Ajo KTM Moto2 a 18.210 17
14 68 Yonny Hernandez AGR Team Kalex Moto2 a 18.926 18
15 9 Jorge Navarro Federal Oil Gresini Moto2 Kalex Moto2 a 21.767 19
16 87 Remy Gardner Tech 3 Racing Tech 3 Mistral 610 a 22.008 21
17 2 Jesko Raffin Garage Plus Interwetten Kalex Moto2 a 22.179 20
18 5 Andrea Locatelli Italtrans Racing Team Kalex Moto2 a 32.097 23
19 37 Augusto Fernandez Speed Up Racing Speed Up SF7 a 32.231 22
20 62 Stefano Manzi SKY Racing Team VR46 Kalex Moto2 a 40.349 25
21 45 Tetsuta Nagashima Teluru SAG Team Kalex Moto2 a 44.830 24
22 49 Axel Pons RW Racing GP Kalex Moto2 a 48.509 10
23 27 Iker Lecuona Garage Plus Interwetten Kalex Moto2 a 57.518 27
24 57 Edgar Pons Pons HP40 Kalex Moto2 a 1’06.824 28
25 6 Tarran Mackenzie Kiefer Racing Suter MMX2 a 1’24.146 29
26 89 Khairul Idham Pawi IDEMITSU Honda Team Asia Kalex Moto2 3 Voltas 28
32 Isaac Vinales BE-A-VIP SAG Team Kalex Moto2 13 Voltas 16
11 Sandro Cortese Dynavolt Intact GP Suter MMX2 19 Voltas 30
10 Luca Marini Forward Racing Team Kalex Moto2 23 Voltas 14
24 Simone Corsi Speed Up Racing Speed Up SF7 23 Voltas 15

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: MotoGP

Valentino Rossi vence a primeira na temporada, Viñales cai e perde a liderança do Campeonato para Dovizioso

Matéria conjunta do Treino de Classificação e da Corrida em uma mesma matéria.

Q1 –  Pilotos na repescagem:

Karel Abraham – Jack Miller – Aleix Espargaró – Jorge Lorenzo – Scott Redding – Loris Baz – Andrea Iannone – Hector Barberá – Alex Rins – Sam Lowes – Esteve Rabat – Pol Espargaró – Bradley Smith

No Q1 com o tempo fechado e com pista molhada o que uma situação terrível para o Jorge Lorenzo que não se casa bem com chuva. Ainda mais ainda em período de Adaptação. Ao contraio de Jack Miller que adora correr na chuva.
Logo Miller assumia a primeira posição, Mas o piloto da Marc VDS não teria vida fácil já que loris Baz e Sam Lowes superaram a Miller que na sua segunda volta recuperou a ponta. Scott Redding entrou nessa disputa das duas vagas fazendo o melhor tempo.

Com o decorrer da classificação os tempos vinham baixando. A 5 minutos do final os classificados para o Q2 eram Jack Miller e Scott Redding. Mas Loris Baz e Sam Lowes também estavam na disputa dessas vagas. Já Jorge Lorenzo não conseguia andar rápido e sem qualquer chance de vaga para a fase final da Classificação.

Miller, Baz, Redding e Lowes se alternavam na liderança na parte final da Classificação. No final do treinamento os classificados foram o Britanicos Scott Redding e Sam Lowes. Loris Vaz acabou errando no último setor de sua última volta o que acabou por jogar ele para fora do Q2. A se lamentar o treino de Jorge Lorenzo que ficou apenas em 11ºlugar e com isso iria largar na 21ªposição.

Pilotos no Q2:
Marevick Viñales – Jonas Folger – Marc Marquez – Andrea Dovizioso – Cal Crutchlow – Valentino Rossi – Danilo Petrucci – Johann Zarco – Alvaro Bautista – Dani Pedrosa – Sam Lowes – Scott Redding

No Q2 Rossi assumiu a primeira posição no começo com Marquez em 2ºlugar. Danilo Petrucci acabou se destacando bastante no treinamento fazendo o melhor tempo. E quando alguém vinha para melhorar o tempo lá vem o piloto da Pramac para baixar a marca de seu adversário. Até que Marquez a 3 minutos do Final passa para o primeiro lugar com Valentino Rossi marcando o 2ºtempo Deixando Petrucci para o 3ºlugar.

O piloto da Pramac tentou recuperar a pole position, Mas acabou ficando em 3ºlugar. Enquanto que o motor da Aprilla de Sam Lowes quebra deixando na mão o piloto Britânico. Petrucci não desistiu e na volta seguinte com 1:46.526. No final do Treino Zarco, Marquez e Rossi buscaram tirar a pole do piloto da Pramac.

Marquez fez 1:46.206 e parecia que a pole iria ficar com o piloto da Honda, Mas a pole ficou mesmo com Johann Zarco que na volta final de 1:46.141 colocou todos os favoritos no bolso, Conquistando a primeira pole na MotoGP em sua 8ªcorrida na categoria principal. Marc Marquez larga em 2º e o Italiano Danilo Petrucci com a Pramac fecha a primeira fila do Grid de largada.

Na segunda fila largam Valentino Rossi da Yamaha Oficial, Scott Redding que mesmo com uma moto de 2016 da Ducati sendo inferior a moto do seu companheiro de equipe acabou fazendo um brilhante trabalho. Jonas Folger completa a 2ªFila.

Alvaro Bautista em grande fase larga em 7º, Cal Crutchlow e Andrea Dovizioso que vem de 2 vitórias seguidas completam a 3ªFila. O Líder do campeonato Marevick Viñales larga em 11ºlugar atrás de Sam Lowes que fez seu melhor treino na MotoGP e de Dani Pedrosa que não foi nada bem no Q2 ficando longe da Formiga Atômica.

Grid de largada:

pos Piloto Equipe País Tempo Fase
1 5 Johann Zarco Monster Yamaha Tech 3 Yamaha YZR-M1 1’46.141 Q2
2 93 Marc Marquez Repsol Honda Team Honda RC213V 1’46.206 Q2
3 9 Danilo Petrucci OCTO Pramac Racing Ducati Desmosedici GP17 1’46.526 Q2
4 46 Valentino Rossi Movistar Yamaha MotoGP Yamaha YZR-M1 1’46.705 Q2
5 45 Scott Redding OCTO Pramac Racing Ducati Desmosedici GP16 1’47.574 Q2
6 94 Jonas Folger Monster Yamaha Tech 3 Yamaha YZR-M1 1’47.663 Q2
7 19 Alvaro Bautista Pull&Bear Aspar Team Ducati Desmosedici GP16 1’47.812 Q2
8 35 Cal Crutchlow LCR Honda Honda RC213V 1’48.042 Q2
9 4 Andrea Dovizioso Ducati Team Ducati Desmosedici GP17 1’48.079 Q2
10 22 Sam Lowes Aprilia Racing Team Gresini Aprilia RS-GP 1’48.128 Q2
11 25 Maverick Vinales Movistar Yamaha MotoGP Yamaha YZR-M1 1’48.266 Q2
12 26 Dani Pedrosa Repsol Honda Team Honda RC213V 1’49.623 Q2
13 43 Jack Miller EG 0,0 Marc VDS Honda RC213V 1’47.217 Q1
14 76 Loris Baz Reale Avintia Racing Ducati Desmosedici GP15 1’47.234 Q1
15 41 Aleix Espargaro Aprilia Racing Team Gresini Aprilia RS-GP 1’47.277 Q1
16 29 Andrea Iannone Team SUZUKI ECSTAR Suzuki GSX-RR 1’47.649 Q1
17 42 Alex Rins Team SUZUKI ECSTAR Suzuki GSX-RR 1’47.804 Q1
18 17 Karel Abraham Pull&Bear Aspar Team Ducati Desmosedici GP15 1’47.947 Q1
19 44 Pol Espargaro Red Bull KTM Factory Racing KTM RC16 1’47.957 Q1
20 8 Hector Barbera Reale Avintia Racing Ducati Desmosedici GP16 1’48.080 Q1
21 99 Jorge Lorenzo Ducati Team Ducati Desmosedici GP17 1’48.219 Q1
22 38 Bradley Smith Red Bull KTM Factory Racing KTM RC16 1’48.448 Q1
23 53 Tito Rabat EG 0,0 Marc VDS Honda RC213V 1’48.700 Q1

A Corrida no Domingo:

Com tempo nublado, Mas pelo menos com pista seca foi realizada a 8ªEtapa do Mundial de Motovelocidade em Assen. Na Largada Zarco e Marquez disputaram a liderança com vantagem para o piloto da Tech 3 e se manteve na liderança seguido de Marquez, Rossi, Petrucci, Bautista, Redding, Dovizioso e Crutchlow. Jonas Folger da Tech 3 acabou errando e passando reto em uma das curvas e teve que ceder posições. Mais atrás Pedrosa e Viñales estavam disputando o 10ºlugar.

Zarco inicialmente conseguiu abrir vantagem para a concorrência,  Mas logo na 3ªVolta Marquez e Rossi chegaram no piloto francês. Petrucci também vinha nessa chegando perto de Rossi. Enquanto isso Viñales tentava se recuperar e estava em 9ºlugar. O líder do campeonato tinha Iannone na alça de mira. O piloto da Suzuki saiu dessa passando Dovizioso e Bautista passando para o 6ºlugar.

Viñales praticamente de volta a volta ganhando uma posição. Primeiro para Bautista, depois para Dovizioso e a partir dai passou a pressionar o Inglês Scott Redding que vinha muito bem no final de semana apesar de Petrucci esta no bloco da frente sendo o principal piloto da Pramac em 2017 inclusive com moto do ano. Lorenzo já vinha em uma boa recuperação em 14ºlugar após largar em 21ºlugar.

Na 9ªVolta Sam Lowes que vinha no melhor final de semana da temporada caiu e deixou a corrida. Redding começava a sofrer pressão de Viñales na disputa pelo 5ºlugar enquanto que Bautista passa Dovizioso assumindo o 7ºlugar. Enquanto isso Valentino Rossi passou Marc Marquez tomando o 2ºlugar de seu arquirrival visionando a primeira posição de Johann Zarco. Viñales passou Redding e já vinha em 5ºlugar a 3 segundos do grupo da frente.

Na 11ªVolta Valentino Rossi passou Zarco assumiu a liderança. O piloto da Tech 3 tentou voltar a liderança e se deu mal. Acabou dando um toque em Rossi que se manteve a liderança enquanto que o francês acabou perdendo posição para Marquez caindo para o 3ºlugar. Na 12ªVolta de uma forma até perigosa o líder do campeonato Marevick Viñales cai e abandona a prova deixando a situação de que Andrea Dovizioso que assumiu o 5ºlugar tomar a liderança do campeonato.

A Formiga Atômica vinha pressionando Rossi na disputa pela liderança, Com Danilo Petrucci que já vinha em 3ºlugar na frente de Zarco. Na 16ªVolta Petrucci foi para cima de Marquez e ultrapassa o piloto da HRC Repsol Honda tomando o 2ºlugar com a sua moto da Pramac Ducati de 2017. 8 décimos de vantagem tinha o doutor na liderança.

Alvaro Bautista em uma bela corrida acabou caindo e deixando a prova. A 10 voltas do final os fiscais de pista mostraram a bandeira branca com o X vermelho o que representava pista escorregadia devido a chuva que começava a cair em Assen. Nesse meio tempo Dovizioso cresceu muito na corrida passando Zarco e depois passando Marquez assumindo a 3ªposição que era mais do que o bastante para o piloto da Ducati assumir a liderança do campeonato.

Zarco com dificuldades acabou indo para os boxes para trocar de moto, Mas acabou passando do limite de velocidade nos boxes o que fez ele ir para os boxes para cumprir a punição o que fez o piloto da Tech 3 que sobrou na corrida ficasse definitivamente de fora da corrida. Jorge Lorenzo fez a parada para trocar a Moto e sua situação era bem ruim na classificação. Andrea Dovizioso do nada chegou em Danilo Petrucci passando o piloto da Pramac indo para o segundo lugar. Dovi iria para o ataque em cima de Rossi para buscar uma terceira vitória seguida.

Isso acabou durando pouco. Petrucci voltou ao segundo lugar enquanto que Dovizioso e Marquez começaram a ficar atrás. A briga pela vitória estava ficando entre Rossi e Petrucci. A 5 voltas do final Petrucci passou Rossi assumindo a liderança mostrando que não era um peixe morto em relação ao veterano da MotoGP. Só que o Doutor queria pela primeira vez sair da operação com a vitória. A 3 voltas do final Rossi mandou Petrucci para a cama e operou o piloto da Pramac assumindo a liderança. Enquanto que Cal Crutculow vinha tirando 2 segundos por volta de Dovizioso e Marquez que travavam um duelo pelo pódio. O inglês chegou nos dois e parecia que ele passando os dois em 1 volta o piloto da LCR Honda poderia até buscar Rossi e Petrucci para ainda lutar pela vitória.

Mas isso não foi possível. Na volta final Rossi teve de segurar Petrucci. E Crutchlow tentava segurar o pódio. Conseguiu isso até as curvas finais quando Marc Marquez passa o piloto da LCR Honda e retorna ao pódio.

Rossi finalmente após 8 corridas e em uma das pistas aonde que ele melhor atua ele conquista a primeira vitória na temporada. A vitória 115 da carreira, ficando a 7 vitórias do italiano Giacomo Agostini que é o maior vencedor de corridas do Mundial de Motovelocidade. Rossi ficou a apenas 63 milésimos na frente de Danilo Petrucci que conquistou o 2ºpódio nas últimas três corridas com a Moto da Pramac Ducati de 2017.

Marc Marquez com a Honda Repsol completa o pódio ficando na frente de Cal Crutchlow que foi um senhor piloto na parte final da corrida. Andrea Dovizioso que apareceu até com condições de vencer a corrida acabou ficando apenas em 5ºlugar, Mas o italiano com os resultados assumiu pela primeira vez na carreira a liderança da categoria principal do Mundial de Motovelocidade passando Viñales que zerou pela segunda vez na temporada.

O Vencedor da Catedral da Motovelocidade de 2016 Jack Miller levou a moto da Marc VDS a uma boa 6ªposição e cada vez se mostrando como o piloto que vai ficar na equipe belga para 2018 levando a Tito Rabat a procurar um emprego em outra equipe para a próxima temporada. Karel Abraham sem chamar a menor atenção terminou a corrida em 7ºlugar após largar na 18ªposição com a Aspar Ducati de 2015 na frente de Loris Baz com a Avitina Ducati de 2015 chegando na frente de Iannone que fica em uma Decepcionante 9ªposição.

Aleix Espargaró com a Aprilla completou os Top 10. Pol Espargaró levou a KTM para o melhor resultado da fábrica Austríaca na sua volta a motoGP na 11ªposição. Tito Rabat ficou em 12ºlugar.

E quem diria que Dani Pedrosa em corrida lastimável em 13º, Johann Zarco após brigar a maior parte do tempo nas primeiras posições em 14º e Jorge Lorenzo em corrida deprimente em 15ºlugar ficaria nas últimas posições da zona de pontuação. Eles ficaram na frente de Hector Barbera e de Alex Rins (Que voltou nessa corrida após esta de fora por 5 corridas devido a problemas físicos).

No próximo domingo teremos a 9ªetapa do Mundial de Motovelocidade no Circuito Alemão de Saschering. O Circuito mais travado da temporada aonde Marquez é o rei da pista com 7 vitórias em 7 participações.

Resultado final do GP da Holanda – MotoGP
8ªEtapa do Mundial de Motovelocidade – 26 Voltas

pos Piloto Equipe País Tempo Grid
1 46 Valentino Rossi Movistar Yamaha MotoGP Yamaha YZR-M1 41’41.149 4
2 9 Danilo Petrucci OCTO Pramac Racing Ducati Desmosedici GP17 a 0.063 3
3 93 Marc Marquez Repsol Honda Team Honda RC213V a 5.201 2
4 35 Cal Crutchlow LCR Honda Honda RC213V a 5.243 8
5 4 Andrea Dovizioso Ducati Team Ducati Desmosedici GP17 a 5.327 9
6 43 Jack Miller EG 0,0 Marc VDS Honda RC213V a 23.390 13
7 17 Karel Abraham Pull&Bear Aspar Team Ducati Desmosedici GP15 a 36.982 18
8 76 Loris Baz Reale Avintia Racing Ducati Desmosedici GP15 a 37.058 14
9 29 Andrea Iannone Team SUZUKI ECSTAR Suzuki GSX-RR a 37.166 16
10 41 Aleix Espargaro Aprilia Racing Team Gresini Aprilia RS-GP a 1’01.929 15
11 44 Pol Espargaro Red Bull KTM Factory Racing KTM RC16 a 1’09.384 19
12 53 Tito Rabat EG 0,0 Marc VDS Honda RC213V a 1’10.121 23
13 26 Dani Pedrosa Repsol Honda Team Honda RC213V a 1’10.344 12
14 5 Johann Zarco Monster Yamaha Tech 3 Yamaha YZR-M1 a 1’35.655 1
15 99 Jorge Lorenzo Ducati Team Ducati Desmosedici GP17 1 Volta 21
16 8 Hector Barbera Reale Avintia Racing Ducati Desmosedici GP16 1 Volta 20
17 42 Alex Rins Team SUZUKI ECSTAR Suzuki GSX-RR 1 Volta 17
45 Scott Redding OCTO Pramac Racing Ducati Desmosedici GP16 2 Voltas 5
19 Alvaro Bautista Pull&Bear Aspar Team Ducati Desmosedici GP16 9 Voltas 7
38 Bradley Smith Red Bull KTM Factory Racing KTM RC16 13 Voltas 22
25 Maverick Vinales Movistar Yamaha MotoGP Yamaha YZR-M1 15 Voltas 11
94 Jonas Folger Monster Yamaha Tech 3 Yamaha YZR-M1 17 Voltas 6
22 Sam Lowes Aprilia Racing Team Gresini Aprilia RS-GP 18 Voltas 10

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: MotoGP

Moto 3: Canet vence nas curvas finais em corrida disputadíssima na Catedral da Motovelocidade

Na largada Jorge Martin e Bo Bendsneyder largaram bem, Mas foi o Tailandês Nakarin Atiratphuvapat da Honda Asia Team quase assumiu a liderança. Martin manteve a liderança com Joan Mir, Bendsneyder, Tatsuki Suzuki, Atiratphuvapat, Marco Bezzecchi, Adan Norrodin e Romano Fenati são os 8 primeiros colocados nas primeiras curvas.

Bendsneyder no começo da prova pressionava Martin na liderança enquanto que Mir era pressionado por Tatsuki Suzuki pelo terceiro lugar e o Malaio Adam Norrodin em uma belo começo de prova vinha em 5ºlugar colado nos 4 primeiros lugares. Fabio Di Giannatonio que vinha em uma corrida de recuperação acabou caindo até de maneira perigosa na chicane que leva a Reta do boxes e abandonou levando com ele o italiano Enea Bastianini para o chão.

Na 5ªVolta Martin passava do ponto da curva e foi para fora da pista perdendo a liderança para o Holandês Bo Bendsneyder para a alegria da torcida que estava em Assen, Mas essa alegria durou pouco. Romano Fenati assumiu a liderança. Mas curvas depois Bendsneyder e Fenati trocavam ultrapassagens enquanto que Joan Mir estava na espera em 3ºlugar.

Jorge Martin se recuperou e assumiu a liderança na volta 9 passando Bendsneyder, Mir e Fenati. Enquanto os pilotos do primeiro grupo (Martin, Fenati, Mir, Suzuki, Norrodin e Bendsneyder) disputavam posição o segundo Grupo liderado pelo Aron Canet vinha chegando mais próximo dos lideres e vinha levando com ele Marcos Ramirez, Jules Danilo, Gabriel Rodrigo e John McPhee.

Logo Canet e seus seguidores chegaram na disputa na metade da corrida e já vinha pressionando Tatsuki Suzuki e Adam Norrodin. Nesse meio tempo Bo Bendsneyder que tinha liderado a corrida estava nesse momento no 11ºlugar.

Quem subiu muito foi Marcos Ramirez que assumiu o segundo lugar e entrou na disputa pela vitória chegando a assumir a liderança a 5 voltas do final. Na volta seguinte o Escocês John McPhee assumiu a liderança no final da 19ªVolta ao mesmo tempo Martin tocou com o Ramirez e acabou saindo da pista de novo e caindo para o 11ºlugar.

Mir voltou a liderança com McPhee e Jules Danilo seguindo o piloto da Leopard. Até a volta final Mir liderava a prova com McPhee em 2º e Canet em 3º. Na volta final o piloto da Estrella Galicia passou nas segunda metade da volta final John McPhee e nas curvas finais passou Joan Mir que foi caindo de posição nas voltas finais. Romano Fenati tentou no final passar Canet, Mas o Espanhol segurou a liderança e venceu com apenas com apenas 35 milésimos de segundo para Fenati que acabou em 2ºlugar após largar do 15ºlugar. Completou o pódio o Escocês John McPhee que veio do 19ºlugar na Largada com a Moto da British Talent  Team. Joan Mir foi o grande derrotado do dia. De uma possível vitória ele caiu na última volta chegando apenas em 9ºlugar deixando a vantagem dele cair ainda para confortáveis 30 pontos, Mas é uma queda considerável para a vantagem que ele tinha antes da prova em Assen.

No final da corrida Adan Norrodin acabou caindo a 2 curvas do final, Pena porque o piloto Malaio fazia uma grande corrida. A metros do final da corrida o piloto da casa Bo Bendsneyder acabou caindo e deixando de pontuar por alguns metros.

Dos que terminaram a corrida Jorge Martin com 2 erros graves acabou a prova em 4ºlugar. Jules Danilo fez uma bela corrida, O Companheiro da Rivacold ficou em 5ºlugar. Seguido de Marcos Ramirez, Gabriel Rodrigo da Argentina que fez um belo trabalho ficando em 7ºlugar, Tatsuki Suzuki, Mir e Bulega completaram os 10 primeiros lugares. a Diferença dos 9 primeiros colocados foi de menos de 1 segundo o que mostra a completa e mais absoluta competitividade da categoria iniciante do Mundial de Motovelocidade.

Resultado final do GP da Holanda
Moto 3 – 22 Voltas – 8ªEtapa do Campeonato

pos Piloto Equipe País Tempo Grid
1 44 Aron Canet Estrella Galicia 0,0 Honda NSF250RW 38’20.364 6
2 5 Romano Fenati Marinelli Rivacold Snipers Honda NSF250RW a 0.035 15
3 17 John McPhee British Talent Team Honda NSF250RW a 0.117 19
4 88 Jorge Martin Del Conca Gresini Moto3 Honda NSF250RW a 0.310 1
5 95 Jules Danilo Marinelli Rivacold Snipers Honda NSF250RW a 0.532 14
6 42 Marcos Ramirez Platinum Bay Real Estate KTM RC250GP a 0.594 23
7 19 Gabriel Rodrigo RBA BOE Racing Team KTM RC250GP a 0.651 12
8 24 Tatsuki Suzuki SIC58 Squadra Corse Honda NSF250RW a 0.679 10
9 36 Joan Mir Leopard Racing Honda NSF250RW a 0.980 7
10 8 Nicolo Bulega SKY Racing Team VR46 KTM RC250GP a 6.972 3
11 65 Philipp Ottl Südmetall Schedl GP Racing KTM RC250GP a 8.196 25
12 58 Juan Francisco Guevara RBA BOE Racing Team KTM RC250GP a 9.200 29
13 40 Darryn Binder Platinum Bay Real Estate KTM RC250GP a 10.746 27
14 16 Andrea Migno SKY Racing Team VR46 KTM RC250GP a 10.890 26
15 71 Ayumu Sasaki SIC Racing Team Honda NSF250RW a 10.920 22
16 12 Marco Bezzecchi CIP Mahindra MGP3O a 16.249 5
17 84 Jakub Kornfeil Peugeot MC Saxoprint Peugeot MGP3O a 16.344 13
18 41 Nakarin Atiratphuvapat Honda Team Asia Honda NSF250RW a 16.479 4
19 27 Kaito Toba Honda Team Asia Honda NSF250RW a 33.845 31
20 6 Maria Herrera AGR Team KTM RC250GP a 34.172 16
21 11 Livio Loi Leopard Racing Honda NSF250RW a 34.338 18
22 4 Patrik Pulkkinen Peugeot MC Saxoprint Peugeot MGP3O a 48.171 20
7 Adam Norrodin SIC Racing Team Honda NSF250RW 1 Volta 11
64 Bo Bendsneyder Red Bull KTM Ajo KTM RC250GP 1 Volta 2
31 Raul Fernandez Mahindra Gaviota Aspar Mahindra MGP3O 2 Voltas 30
33 Enea Bastianini Estrella Galicia 0,0 Honda NSF250RW 8 Voltas 17
48 Lorenzo Dalla Porta Mahindra Gaviota Aspar Mahindra MGP3O 8 Voltas 24
14 Tony Arbolino SIC58 Squadra Corse Honda NSF250RW 15 Voltas 8
96 Manuel Pagliani CIP Mahindra MGP3O 16 Voltas 9
21 Fabio Di Giannantonio Del Conca Gresini Moto3 Honda NSF250RW 19 Voltas 21
28 Ryan van de Lagemaat Lamotec Lagemaat Racing KTM RC250GP 20 Voltas 28

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: MotoGP

Corrida maluca em Baku. Daniel Ricciardo conquista vitória e Stroll conquista primeiro pódio da carreira

Baku no Azerbaijão tivemos uma das corridas mais malucas dos últimos anos e com um dos resultados mais inesperados do ano.

Em um circuito bastante curto em algumas curvas o que me faz não gostar desse circuito. Na Largada Hamilton largou bem e manteve a liderança. Daniil Kvyat passou do ponto na primeira curva, Acabou voltando sem problemas e isso assustou o Espanhol Carlos Sainz jr. que acabou rodando e caindo para o último lugar. Na curva seguinte os finlandeses Kimi Raikkonen e Valtteri Bottas se chocaram, O Piloto da Mercedes levou a pior furando o pneu enquanto que Raikkonen acabou sobrevivendo, Mas teve danos em seu carro e problemas na suspensão.

Sergio Perez se deu bem e assumiu a 3ªposição atrás apenas de Hamilton e Vettel. Verstappen, Raikkonen, Massa, Ocon, Stroll, Ricciardo e Hulkenberg. Bottas foi para os boxes trocar os pneus e acabar tomando 1 volta.

Tudo indicava nas primeiras voltas que a corrida seria tranquila para Hamilton que abria uma boa vantagem para cima de Vettel que vinha tranquilo em 2º. Sergio Perez em 3º estava com Max Verstappen na sua cola em 4º. Lá atrás pilotos da Sauber e da Mclaren disputavam posições nas posições intermediárias.

Na volta 7 Jolyon Palmer que estava lá atrás deixa a prova com problemas mecânicos em seu Renault, Mas esse não seria o motivo para o começo das confusões. Duas voltas antes Daniel Ricciardo foi para os boxes antecipar sua parada e inclusive podendo fazer 2 paradas nos boxes.

A partir da volta 10 com o abandono do Russo Daniil Kvyat com problemas de freio acabou acionando a amarela no ponto da pista que não estava na linha do traçado, Mas estava em um ponto difícil de se retirar o carro. Verstappen resolve atacar de vez Perez e exatamente nesse momento é que o motor TAG Heuer – Renault deixa o Holandês na mão que ainda seguiu por mais uma volta mesmo com seu motor fumando. Com tudo isso o Safety Car entrou na pista enquanto que Verstappen entrou nos boxes para não voltar mais.

O Safety Car ficou na pista até que o carro de Kvyat fosse retirado, Os pilotos aproveitaram para ir aos boxes para fazer a parada obrigatória. Na relargada Felipe Massa larga bem e ultrapassou Raikkonen assumindo o 4ºlugar, Mas devido aos detritos  que a pista tinha mais uma vez o Safety Car entrou na pista. Um desses detritos foi do carro do Raikkonen que tinha um aerofólio danificado.

Os fiscais de pista retiraram os detritos do circuito que não eram poucos. Após essa limpeza tivemos mais uma relargada. Antes da Relargada Hamilton acabou recebendo um toque de leve por trás do Vettel que depois veio reclamar do piloto inglês achando que ele estava muito lento, Mas nada justificava e Felipe Massa mais uma vez relargou muito bem ganhando a posição do Perez. Dai tivemos a confusão logo atrás do Massa com os dois pilotos da Force India se tocando e Raikkonen acabou envolvido nesse incidente. Os pilotos da Force India ficaram para trás.

Safety Car na pista pela 3ªVez e os três pilotos que se envolveram nessa disputa foram para os boxes. Apenas Ocon voltou a corrida. Já Perez e Raikkonen deixaram a corrida. Devido a pedidos de Fernando Alonso que avisou aos comissários por rádio de que a pista estava cheia de detritos na pista a direção da prova deu bandeira vermelha até que não tivesse mais destroços de carro pela pista. A Sujeira da pista era absurda no circuito de Baku naquela altura do campeonato com apenas 23 voltas de corrida.

Após a limpeza do circuito, Depois de 20 minutos os pilotos foram autorizados a voltarem a pista. Perez e Raikkonen voltaram para a corrida com 1 volta de atraso. A corrida foi recomeçada com Massa perdendo posições para Stroll e para Ricciardo que passou os dois pilotos da Williams. Logo o brasileiro estava com problemas na suspensão e com o carro tremendo. Duas voltas depois ele foi para os boxes e infelizmente o Brasileiro que fazia uma grande corrida e que poderia até vencer a prova acabou abandonando. Antes disso o piloto Nico Hulkenberg acabou batendo internamente no carro e abandonou uma corrida em que poderia ele ter feito um bom resultado para a Renault.

Valtteri Bottas que recuperou a volta perdida no começo da corrida vinha se recuperando, Naquele momento Hamilton liderava com folga em cima do Vettel que estava em 2º. Riccardo em 3º, Stroll em 4º e em 5º Kevin Magnussen que diga se de passagem fez bela ultrapassagem sobre Massa e Hulkenberg, 1 volta depois da relargada.

Hamilton tranquilo na corrida começou a ter um sério problema com a espuma que faz parte da proteção do piloto no carro soltava de maneira perigosa. Por algumas voltas o inglês tentou segurar com as mãos o protetor, Mas não teve jeito. Ele acabou tendo de ir para os boxes. A corrida estaria nas mãos do Vettel, Mas a FIA acabou por punir a Vettel por 10 segundos parado nos boxes. Perez e Raikkonen foram punidos pelas equipes terem reparado seus carros fora do pitlane.

Acabou ambos jogados para trás deixando Daniel Ricciardo na liderança com Lance Stroll em 2º e Kevin Magnussen com a Haas em 3ºlugar. Vettel voltou em 7º e Hamilton em 8º sem qualquer possibilidade de vencer. A partir dai nesse bloco da prova começou a chamar mais atenção. Na volta 36 Vettel e Hamilton passaram Fernando Alonso que chegou a colocar a Mclaren em 5ºlugar e que estava em busca dos primeiros pontos na temporada. Mais a frente Magnussen tentava segurar o pódio, Mas Ocon que se recuperou brilhantemente na corrida após ter relargado em 13ºlugar acabou conquistando o 3ºlugar levando com ele Bottas que assumiu o 4ºlugar. Na volta 40 Bottas assumiu o terceiro lugar do Ocon.

Magnussen já tinha levado ultrapassagem do Vettel e do Hamilton que estavam pressionando Esteban Ocon que tinha menos carro dos que os dois postulantes ao título da temporada de 2017.

Enquanto isso Ricciardo e Stroll estavam em 1º e 2ºlugar de forma tranquila. Bottas em 3º estava tentando tirar a diferença para os dois pilotos. Porém com 10 voltas para o final era bem difícil que ele chegasse neles. Já Vettel e Hamilton passaram por Ocon e estavam tentando chegar em Bottas. Na Reta final da corrida Ericsson e Wehrlein disputavam ferozmente o 10ºlugar, Era um ponto importante para a Sauber. Mais importante era Fernando Alonso no final da corrida conseguir chegar na zona de pontuação com a Mclaren que estava sem potência nenhuma. O piloto da Mclaren não teria de reclamar e nem a equipe, E com a vantagem que ele tinha sobre os dois pilotos da Sauber ele só precisariam levar o carro para casa e sair da seca.

Bottas na reta final tirou mais de 1 segundo por volta enquanto que Stroll estava levando com muito cuidado a Williams para o pódio. No final da corrida Daniel Ricciardo conquistou a 5ªVitória na carreira e a primeira da Red Bull na temporada 2017. Uma vitória muito improvável para o time dos energéticos que até poderia acontecer com os treinos de Sexta-feira. No Sábado essa vitória se tornou improvável e hoje devido aos acontecimentos de uma corrida maluca isso foi possível.

Valtteri Bottas nos metros finais pegou o vácuo do Canadense Lance Stroll e acabou tomando o segundo lugar do piloto da Williams que levou o primeiro pódio da sua carreira após várias corridas aonde ele se mostrava muito abaixo de Felipe Massa que seguramente estaria no pódio e até mesmo conquistando uma vitória histórica para a Williams em Baku.

Sebastian Vettel acabou tendo um resultado até de certo modo injusto pelo que ele apontou em Baku, Acabou em 4ºlugar a frente de Lewis Hamilton que acabou perdendo a vitória pela má fixação da espuma de proteção. O piloto Inglês acabou a corrida em 5ºlugar fazendo a vantagem do Vettel na liderança do campeonato aumentar.

Esteban Ocon levou a Force India para um digno 6ºlugar após bela corrida de recuperação. Igualmente o dinamarquês Kevin Magnussen fez uma bela corrida com um carro que não demonstrou um grande desempenho com foi o carro da Haas ficando em 7ºlugar que acaba sendo o melhor resultado dele e da equipe na temporada. Carlos Sains jr. que chegou a ficar nas últimas posições levou o carro da Toro Rosso ao 8ºlugar.

Fernando Alonso conseguiu levar finalmente o carro da Mclaren aos primeiros pontos na temporada. Mesmo em um circuito que era bem improvável para o Espanhol. O 9ºlugar foi fruto de uma corrida mais do que correta, Mas também de uma corrida em que ele se aproveitou dos erros dos adversários. Completando a zona de pontuação Pascal Wehrlein superou Marcus Ericsson e acabou levando mais um ponto para casa com o 10ºlugar. Atrás veio Stoffel Vandoorne que ficou em 12ºlugar.

Numa corrida muito aquém do esperado Romain Grosjean acabou em 13º e Kimi Raikkonen terminou a corrida em 14ºlugar em uma corrida cheia de incidentes e com uma punição.

Semana que vem teremos a próxima corrida no Rapidíssimo circuito da Áustria no Red Bull Ring em Spielberg.

Resultado final do GP do Azerbaijão
8ªEtapa do Mundial de Formula 1:

Pos. Piloto Equipe Chassi Motor Tempo Grid
1 3 Daniel Ricciardo Red Bull RB13 TAG Heuer 2h 03:55.573 10
2 77 Valtteri Bottas Mercedes W08 Mercedes M08 EQ Power+ 3.904 2
3 18 Lance Stroll Williams FW40 Mercedes M08 EQ Power+ 4.009 8
4 5 Sebastian Vettel Ferrari SF70H Ferrari 062 5.976 4
5 44 Lewis Hamilton Mercedes W08 Mercedes M08 EQ Power+ 6.188 1
6 31 Esteban Ocon Force India VJM10 Mercedes M08 EQ Power+ 30.298 7
7 20 Kevin Magnussen Haas VF-17 Ferrari 062 41.753 13
8 55 Carlos Sainz Toro Rosso STR12 Renault R.E.17 49.400 12
9 14 Fernando Alonso Mclaren MCL32 Honda RA617H 59.551 18
10 94 Pascal Wehrlein Sauber C36 Ferrari 061 1:29.093 15
11 9 Marcus Ericsson Sauber C36 Ferrari 061 1:31.794 16
12 2 Stoffel Vandoorne Mclaren MCL32 Honda RA617H 1:32.160 19
13 8 Romain Grosjean Haas VF-17 Ferrari 062 a 1 Volta 17
14 7 Kimi Raikkonen Ferrari SF70H Ferrari 062 a 5 Voltas 3
11 Sergio Perez Force India VJM10 Mercedes M08 EQ Power+ a 12 Voltas 6
19 Felipe Massa Williams FW40 Mercedes M08 EQ Power+ a 26 Voltas 9
27 Nico Hulkenberg Renault R.S.17 Renault R.E.17 a 27 Voltas 14
33 Max Verstappen Red Bull RB13 TAG Heuer a 39 Voltas 5
26 Daniil Kvyat Toro Rosso STR12 Renault R.E.17 a 42 Voltas 11
30 Jolyon Palmer Renault R.S.17 Renault R.E.17 a 44 Voltas 20

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Red Bull/Williams/Ferrari/Mclaren/Sauber/Haas

Hamilton conquista no final do treino pole 66 de Sua carreira. Stroll tem melhor desempenho do ano largando em 8º

No Q1, Jolyon Palmer já não treinou devido a quebra do Motor no Terceiro treino livre. No começo do treino todo mundo com exceção dos pilotos da Mercedes e Stoffen Vandoorne não tinham ido de cara no circuito de Baku. O curtíssimo circuito nas ruas de Baku.

Hamilton na metade do treinamento já fez o melhor tempo e com 1:41.983 ele foi o melhor piloto do Q1. Vettel e Bottas chegaram a estar fora do Q2, Mas logo eles fizeram tempos que eram mais do que suficiente para passar para a próxima fase. O Treino acabou sendo terrível para os pilotos da Mclaren que ficaram de fora da segunda fase da classificação. Alonso e Vandoorne sofreram com o motor Honda e ainda perderam varias posições no grid de largada. No que nem iria adiantar. Eles largam dos últimos lugares no Grid independente da punição.

Romain Grosjean que teve uma enorme dificuldade errando muito (Alias a Haas teve dificuldade nesse final de semana) e Marcus Ericsson foram os outros 2 eliminados.

Classificação do Q1:

Pos. Piloto Equipe Chassi Motor Tempo
1 44 Lewis Hamilton Mercedes W08 Mercedes M08 EQ Power+ 1:41.983
2 33 Max Verstappen Red Bull RB13 TAG Heuer 1:42.544
3 7 Kimi Räikkönen Ferrari SF70H Ferrari 062 1:42.678
4 3 Daniel Ricciardo Red Bull RB13 TAG Heuer 1:42.857
5 26 Daniil Kvyat Toro Rosso STR12 Renault R.E.17 1:42.927
6 5 Sebastian Vettel Ferrari SF70H Ferrari 062 1:42.952
7 77 Valtteri Bottas Mercedes W08 Mercedes M08 EQ Power+ 1:43.026
8 31 Esteban Ocon Force India VJM10 Mercedes M08 EQ Power+ 1:43.051
9 11 Sergio Perez Force India VJM10 Mercedes M08 EQ Power+ 1:43.162
10 19 Felipe Massa Williams FW40 Mercedes M08 EQ Power+ 1:43.165
11 55 Carlos Sainz Toro Rosso STR12 Renault R.E.17 1:43.489
12 18 Lance Stroll Williams FW40 Mercedes M08 EQ Power+ 1:43.613
13 27 Nico Hulkenberg Renault R.S.17 Renault R.E.17 1:43.930
14 20 Kevin Magnussen Haas VF-17 Ferrari 062 1:44.029
15 94 Pascal Wehrlein Sauber C36 Ferrari 061 1:44.317
16 14 Fernando Alonso Mclaren MCL32 Honda RA617H 1:44.334
17 8 Romain Grosjean Haas VF-17 Ferrari 062 1:44.468
18 9 Marcus Ericsson Sauber C36 Ferrari 061 1:44.795
19 2 Stoffel Vandoorne Mclaren MCL32 Honda RA617H 1:45.030
20 30 Jolyon Palmer Renault R.S.17 Renault R.E.17 Sem Tempo

No que Q2 com exceção de Pascal Wehrlein e de Kevin Magnussen. Os outros 13 pilotos estavam disputando vagas no Q3. Raikkonen e Bottas começaram na frente no Q2, Mas Hamilton tratou de tomar a conta da liderança.

Felipe Massa que fez uma boa volta que colocou ele dentro dos 10 primeiros colocados  encostou as rodas do muro em uma das curvas. Deu muita sorte que nada aconteceu com o carro dele e ele pode continuar na classificação. A 4 minutos do final Sebastian Vettel, Felipe Massa e Daniel Ricciardo tiveram que melhorar seus tempos para garantirem definitivamente no Q3. A surpresa foi a classificação de Lance Stroll para o Q3. Parece que o bom resultado no GP do Canadá aonde ele marcou seus primeiros pontos animou o piloto Canadense que vai para a sua 8ªcorrida da sua carreira.

Mercedes, Ferrari, Red Bull, Williams e Force India acabam pegando todas as 10 vagas para o Q3. Deixando de Fora Daniil Kvyat, Carlos Sainz jr. da Toro Rosso. Kevin Magnussen da Haas, Nico Hulkenberg da Renault e Pascal Wehrlein da Sauber ficaram de fora da fase final do Treino.

Classificação do Q2:

Pos. Piloto Equipe Chassi Motor Tempo
1 44 Lewis Hamilton Mercedes W08 Mercedes M08 EQ Power+ 1:41.275
2 77 Valtteri Bottas Mercedes W08 Mercedes M08 EQ Power+ 1:41.502
3 5 Sebastian Vettel Ferrari SF70H Ferrari 062 1:41.911
4 33 Max Verstappen Red Bull RB13 TAG Heuer 1:41.961
5 7 Kimi Räikkönen Ferrari SF70H Ferrari 062 1:42.090
6 3 Daniel Ricciardo Red Bull RB13 TAG Heuer 1:42.215
7 18 Lance Stroll Williams FW40 Mercedes M08 EQ Power+ 1:42.284
8 11 Sergio Perez Force India VJM10 Mercedes M08 EQ Power+ 1:42.467
9 19 Felipe Massa Williams FW40 Mercedes M08 EQ Power+ 1:42.735
10 31 Esteban Ocon Force India VJM10 Mercedes M08 EQ Power+ 1:42.751
11 26 Daniil Kvyat Toro Rosso STR12 Renault R.E.17 1:43.186
12 55 Carlos Sainz Toro Rosso STR12 Renault R.E.17 1:43.347
13 20 Kevin Magnussen Haas VF-17 Ferrari 062 1:43.796
14 27 Nico Hulkenberg Renault R.S.17 Renault R.E.17 1:44.267
15 94 Pascal Wehrlein Sauber C36 Ferrari 061 1:44.603

No Q3 em que qualquer erro poderia ser fatal na primeira volta dos favoritos o Finlandês Valtteri Bottas fez um tempo muito bom e liderou o treino com Hamilton em 2º, Verstappen em sua volt rápida ficou em 3ºlugar. Superando os pilotos da Ferrari Kimi Raikkonen que estava em 4ºlugar e Sebastian Vettel que errou a sua primeira tentativa.

Parecia que o Finlandês da equipe Mercedes faria a 2ªpole na temporada. A 3 minutos e 49 segundos Daniel Ricciardo acabou batendo de traseira provocando uma bandeira vermelha. Com tão pouco tempo para o final da classificação.

Quando o treino recomeçou todo mundo foi para a pista para um tiro só (Volta) para vermos quem seria o pole position. Ai Bottas e Hamilton fizeram um duelo particular pela pole position. O Finlandês melhorou seu tempo fazendo 1:41.027, Mas isso não foi o bastante para segurar a pole position. Lewis fez 1:40.593 conquistando a pole position de número 66 na sua carreira superando seu companheiro de equipe Valtteri Bottas que completa o domínio da Mercedes que parte como favoritos para a vitória de hoje. O piloto Inglês esta a 2 pódios de igualar o recorde de pole na Formula 1 pertencente ao Alemão Michael Schumacher.

Kimi Raikkonen que teve uma classificação melhor que o seu companheiro de equipe larga em 3ºlugar. O líder do campeonato Sebastian Vettel fez uma única volta larga em 4ºlugar. Max Verstappen que acabou tendo uma sexta que fez a Red Bull virar favorito a pole acabou em 5ºlugar com um tempo bem longe do pole position.

Depois vem os dois pilotos da Force India que parece serem definitivamente a 4ªforça do campeonato com Sergio Perez em 6º e Esteban Ocon em 7ºlugar. Os dois pilotos estão em pé de guerra após a corrida do Canadá aonde os dois bateram cabeça e brigaram até o final da corrida.

O Destaque do Treino foi o inesperado treino da Lance Stroll que fez seu melhor treino na Formula 1 superando pela primeira vez na temporada o Brasileiro Felipe Massa largando em 8ºlugar. Daniel Ricciardo fecha os 10 primeiros colocados com a batida do final do treino.

Grid de largada do GP do Azerbaijão
8ªEtapa do Mundial de Formula 1

Pos. Piloto Equipe Chassi Motor Tempo Fase
1 44 Lewis Hamilton Mercedes W08 Mercedes M08 EQ Power+ 1:40.593 Q3
2 77 Valtteri Bottas Mercedes W08 Mercedes M08 EQ Power+ 1:41.027 Q3
3 7 Kimi Räikkönen Ferrari SF70H Ferrari 062 1:41.693 Q3
4 5 Sebastian Vettel Ferrari SF70H Ferrari 062 1:41.841 Q3
5 33 Max Verstappen Red Bull RB13 TAG Heuer 1:41.879 Q3
6 11 Sergio Perez Force India VJM10 Mercedes M08 EQ Power+ 1:42.111 Q3
7 31 Esteban Ocon Force India VJM10 Mercedes M08 EQ Power+ 1:42.186 Q3
8 18 Lance Stroll Williams FW40 Mercedes M08 EQ Power+ 1:42.753 Q3
9 19 Felipe Massa Williams FW40 Mercedes M08 EQ Power+ 1:42.798 Q3
10 3 Daniel Ricciardo Red Bull RB13 TAG Heuer 1:43.414 Q3
11 26 Daniil Kvyat Toro Rosso STR12 Renault R.E.17 1:43.186 Q2
12 20 Kevin Magnussen Haas VF-17 Ferrari 062 1:43.796 Q2
13 27 Nico Hulkenberg Renault R.S.17 Renault R.E.17 1:44.267 Q2
14 94 Pascal Wehrlein Sauber C36 Ferrari 061 1:44.603 Q2
15 55 Carlos Sainz Toro Rosso STR12 Renault R.E.17 1:43.347 Q2
16 8 Romain Grosjean Haas VF-17 Ferrari 062 1:44.468 Q1
17 9 Marcus Ericsson Sauber C36 Ferrari 061 1:44.795 Q1
18 2 Stoffel Vandoorne Mclaren MCL32 Honda RA617H 1:45.030 Q1
19 14 Fernando Alonso Mclaren MCL32 Honda RA617H 1:44.334 Q1
20 30 Jolyon Palmer Renault R.S.17 Renault R.E.17 Sem Tempo Q1

Carlos Sainz jr. perde 3 posições por ser sido considerado culpado em um acidente que o piloto da Toro Rosso atingiu Felipe Massa no GP do Canadá.
Fernando Alonso perdeu 40 posições no grid por trocar componentes do motor
Stoffel Vandoorne perdeu 35 posições no grid por trocar componentes do motor

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Mercedes/Williams/Ferrari/Mclaren