Super Formula 2016 – Treino de Classificação em Sugo

Q1 – 20 Minutos mais acresimos
19 pilotos disputam 14 vagas para o Q2 – Os outros pilotos ficam com suas posições definidas do grid do 15º até o 19ºlugar.

Q2 – 7 Minutos mais acresimos
14 pilotos disputam 8 vagas para o Q3 – Os outros pilotos ficam com suas posições definidas do grid do 9º até o 14ºlugar.

Q3 – 8 Minutos mais acresimos
Os 8 pilotos disputam a pole position e as outras colocações até o 8ºlugar

No Q1 todos os pilotos praticamente entraram na pista assim que a regressiva foi disparada, Pois ninguém iria querer ficar de fora do Q2. Sugo é a pista mais curta do campeonato. Hiroaki Ishiura assumiu a liderança do treino nos primeiros 5 minutos com Kazuki Nakajima em 2º e Yuji Yunimoto em 3º. Segundos depois Stoffel Vandoorne assumiu a liderança com Yuhi Sekiguchi em segundo lugar. que seria tomado por Nojiri minutos depois.

Na Metade do Treino Lotterer era o líder com Vandoorne e Nojiri logo a seguir. Nakayama, Yunimoto, Daisuke Nakajima. Tsukakoshi e Buller estavam sendo eliminados naquele momento o que seria um enorme prejuízo para o líder do campeonato naquela altura do campeonato. Na parte final do treinamento o Japonês Kamui Kobayashi foi espremido por Naoki Yamamoto que acabou encaixotando ele no muro dos boxes quando faltavam 7 minutos para o final do Treino. Isso prejudicou muito o piloto da Sunoco Le Mans que teve problemas de suspensão em seu carro. Yamamoto também não conseguiu melhorar o seu tempo. O Causador da batida acabou com o último tempo. Os eliminados foram Kamui Kobayashi, William Buller, Yuji Yunimoto, Takura Izawa e Naoki Yamamoto foram os eliminados.

Yuji Sekiguchi acabou o Q1 em 1º com Vandoorne e Kogure completando os 3 primeiros colocados.

No Q2 com bem menos tempo que no Q1 qualquer erro poderia levar um piloto a eliminação. Os pilotos da Impul e da Tom’s começaram o Q2 na frente. 1 minuto depois Daizuke Nakajima aparece colocando o carro da equipe do seu pai em 2ºlugar. Na parte final todo mundo foi para a pista para tentar um lugar no Q3. Acabaram eliminados os piloto André Lotterer, Hiroaki Ishiura, Bertrand Baguette, Toudai Tsukakoshi, Takashi Kogure e Narain Karthikeyan. Classificados para a final foram Kazuki Nakajima que foi o mais rápido do Q2, Sekiguchi, Oliveira, Nakayama que foi a surpresa do treino, Tomoki Nojiri, Daizuke Nakajima, Stoffel Vandoorne e James Rossiter.

Os Favoritos a pole no Q3 são Kazuki Nakajima, Oliveira, Sekiguchi e Stoffel Vandoorne. Os pilotos da Impul e da Docomo foram para a pista em primeiro. Depois vieram Rossiter e Nakayama e por último os irmãos Nakajima. (Kazuki e Daisuke)

Na primeira tentativa Daizuke Nakajima fez o melhor tempo com Nojiri, Oliveira, Nakayama, K.Nakajima, Rossiter, Vandoorne e Sekiguchi. A menos de 3 minutos para o final todos os pilotos foram para a tentativa final de buscar a pole position. Nojiri com 1:05.506 passou para a pole position com 1:05.598 de Stoffel Vandoorne. Segundos depois Daisuke Nakajima com 1:05.544 assumindo o segundo lugar. No final do Treino Yuhi Sekiguchi tratou de acabar com a brincadeira e com 1:05.398 o piloto da Impul conquistou a pole position com 18 milésimos a frente de Kazuke Nakajima que chegou perto de tomar a pole do jovem japonês da Impul que ganha o ponto por causa dessa pole position.

Nojiri e Daizuke Nakajima (Que fez um treino muito bom) larga na segunda fila, Vandoorne e JP de Oliveira na terceira fila e completando os 8 primeiros colocados os pilotos Yuichi Nakayama e James Rossiter largando da quarta fila.

Grid de Largada:

1 20 Yuhi Sekiguchi ITOCHU ENEX TEAM IMPUL SF14TOYOTA RI4A 1’05.398
2 37 Kazuki Nakajima VANTELIN KOWA TOM’S SF14TOYOTA RI4A 1’05.416
3 40 Tomoki Nojiri DOCOMO DANDELION M40Y SF14Honda HR-414E 1’05.506
4 64 Daisuke Nakajima NAKAJIMA RACING SF14Honda HR-414E 1’05.544
5 41 Stoffel Vandoorne DOCOMO DANDELION M41S SF14Honda HR-414E 1’05.598
6 19 J.P.de Oliveira ITOCHU ENEX TEAM IMPUL SF14TOYOTA RI4A 1’05.629
7 18 Yuichi Nakayama KCMG Elyse SF14TOYOTA RI4A 1’06.208
8 3 James Rossiter FUJI CORPORATION KONDO SF14TOYOTA RI4A 1’06.361
9 36 Andre Lotterer VANTELIN KOWA TOM’S SF14TOYOTA RI4A 1’05.982
10 1 Hiroaki Ishiura P.MU/CERUMO · INGING SF14TOYOTA RI4A 1’05.997
11 65 Bertrand Baguette NAKAJIMA RACING SF14Honda HR-414E 1’06.027
12 10 Koudai Tsukakoshi REAL SF14Honda HR-414E 1’06.057
13 34 Takashi Kogure DRAGO CORSE SF14Honda HR-414E 1’06.196
14 7 Narain Karthikeyan SUNOCO TEAM LEMANS SF14TOYOTA RI4A 1’06.232
15 8 Kamui Kobayashi SUNOCO TEAM LEMANS SF14TOYOTA RI4A 1’06.361
16 4 William Buller FUJI CORPORATION KONDO SF14TOYOTA RI4A 1’06.403
17 2 Yuji Kunimoto P.MU/CERUMO · INGING SF14TOYOTA RI4A 1’06.411
18 11 Takuya Izawa REAL SF14Honda HR-414E 1’06.617
19 16 Naoki Yamamoto TEAM MUGEN SF14Honda HR-414E 1’06.754

Classificação do Campeonato após 5 etapas – 6 corridas

Yuji Kunimoto 23.5 Pontos
Hiroaki Ishiura 19 Pontos
Yuhi Segiguchi 18 Pontos
André Lotterer 18 Pontos
Stoffel Vandoorne 16 Pontos
Naoki Yamamoto 15.5 Pontos
Kazuki Nakajima 15 Pontos
João Paulo de Oliveira 12.5 Pontos
James Rossiter 11 Pontos
Koudai Tsukakoshi 11 Pontos
Tomoki Nojiri 6 Pontos
Takashi Kogure 5 Pontos
Narain Karthikeyan 5 Pontos
Takura Izawa 3.5 Pontos
Daisuke Nakajima 2.5 Ponto
Bertrand Baguette 1 Ponto

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: racinginjapan/superformula