Bottas conquista primeira vitória da carreira em Grande largada numa prova sonolenta em Solo Russo

O Finlandês Valtteri Bottas que esta em seu primeiro ano na Mercedes e já tinha dado mostras de que seria uma forte 3ªForça do campeonato pelas primeiras provas do ano conseguiu em uma grande largada acabar com a vantagem da Ferrari de ter em mãos pole e o 2ºdo grid e numa corrida sem nenhuma disputa mais séria com exceção da parte final aonde o Finlandês acabou sendp pressionado por Sebastian Vettel. Acabou levando pela primeira vez uma vitória na Formula 1.

Antes da largada o Espanhol Fernando Alonso teve problemas em seu Mclaren que continua no calvário com a Honda que parece não ter fim e acaba nem largando. Provocando uma nova volta de apresentação deixando a corrida mais curta em uma volta passando a ter 52 voltas.

As emoções maiores ficaram na largada com Bottas tomando as posições dos dois pilotos da Ferrari numa grande manobra. Lá atrás tivemos Romain Grosjean tocando em Jolyon Palmer que acabou em seguida tocando de volta do piloto Francês que teve seu carro saltando e indo para o muro ficando bem destruído e Palmer também acabou no muro e ambos ficaram de fora da corrida provocando a entrada do safety car quase que ao mesmo tempo que o Canadense Lance Stroll roda e cai para os últimos lugares.

Alguns pilotos como Vandoorne foram para os boxes fazerem uma parada para mudarem sua tática de paradas nos boxes. Na Volta 4 a corrida recomeça com Bottas mantendo a liderança seguido de Vettel, Raikkonen, Hamilton, Verstappen, Massa, Ricciardo, Perez, Ocon e Hulkenberg que não iria se manter por muito tempo, O Australiano Daniel Ricciardo com problemas de freios acabou deixando a prova na 6ªVolta. A Situação da Red Bull que já não era tudo isso sem o Ricciardo se mostrava pior com o decorrer das voltas aonde Verstappen a cada volta ficava 1 segundo mais distante de Hamilton que fazia uma corrida completamente apagada em relação a Bottas que abria diferença aos poucos para Vettel que vinha em segundo a frente e bem a frente de Raikkonen em 3º.

Massa em 6º liderava o bloco intermediário que era composto por Perez, Ocon e Hulkenberg. Depois vinham Magnussen, Sainz, Kvyat e Stroll disputando o 10ºlugar e por fim Vandoorne, Ericsson e Wehrlein se arrastando. Um com uma Mclaren-Honda e os outros dois com a Sauber-Ferrari de 2016. Magnussen e Vandoorne foram punidos por vazar a chicane da curva 2 naquela confusão da primeira volta. Para mim um exagero, Nenhum deles se beneficiou dessa manobra, Portanto a punição era desnecessária ao meu ponto de ver.

A Corrida teve pouquíssimos momentos de alguma agitação e nenhuma briga clara por posição. A movimentação maior foi quando Wehrlein e Massa foram os primeiros a pararem na volta 22. A partir dai tivemos alguma movimentação nos boxes e algumas ultrapassagens por lá mesmo como Magnussen e a Haas teve de pagar a punição injusta que sofreu nos boxes o que fez o piloto Escandinavo perder posição na zona de pontos e voltando atrás do Kvyat que tinha feito parada na mesma volta.

Ocon primeiro e Perez depois fizeram as trocas de pneus nos boxes o que fez o Brasileiro Felipe Massa voltar a 7ªposição tendo Hulkenberg ainda que parar nos boxes e quando isso acontecesse o Brasileiro voltaria ao 6ºlugar. Valtteri Bottas parou nos boxes na volta 27 o que fez Vettel subir para o primeiro lugar.

Verstappen parou nos boxes na volta 30 e mesmo com a parada o piloto que restou da Red Bull ainda voltou em 5ºlugar bem na frente do Hulkenberg. Era um abismo a diferença das equipes na Formula 1 de hoje. Tanto é que nas primeiras 10 voltas de bandeira verde os pilotos da Sauber estavam virando em média quase 5 segundos mais lentos do que Valtteri Bottas com a Mercedes e a Ferrari de Sebastian Vettel. Muito triste que a Formula 1 tenha isso nos dias de hoje.

Vettel parou na volta 34 e perdeu alguns décimos porque um dos mecânicos não encaixou tão bem uma das rodas tendo de perder um tempinho para ajeitar o pneu. Não foi decisivo para Vettel voltar atrás de Bottas a diferença entre os dois estava em 5 segundos ao restar 17 voltas para o final. A corrida estava bem encaminhada para o piloto Finlandês da Equipe Mercedes. Mas a partir dai Vettel começou a ter um ritmo mais forte de corrida. Bottas na volta 38 acabou quase que jogando fora a sua corrida após errar o ponto de frenagem o que fez ele passar perto do muro em uma das curvas de Sochi.

Vettel continuava a diminuir a diferença para Bottas, Com pneus mais novos e com o ritmo de prova com os pneus mais gastos favorecendo ao carro italiano poderíamos ter uma briga pela vitória algo que não tivemos a prova inteira em nenhuma posição praticamente. Nico Hulkenberg parou nos boxes na volta 41. Mas Felipe Massa não pode desfrutar do 6ºlugar. Um pneu furado fez ele ter de voltar aos boxes para fazer uma parada não programada o que fez o piloto da Williams voltar apenas em 9ºlugar atrás até mesmo do Hulkenberg.

Vettel partiu para o ataque final pra cima de Bottas baixando a vantagem do finlandês para apenas 1 segundo podendo a qualquer momento abrir a asa móvel, A 3 voltas do final Vettel consegue estar apto a usar asa móvel, Mas foi Bottas que se beneficiou da Asa Móvel a estar perto de Felipe Massa para distanciar o bastante para evitar um ataque de Vettel. E de quebra o finlandês passou o piloto da Ferrari em um ponto melhor que Vettel que acabou perdendo tempo nessa ultrapassagem em cima do Brasileiro. Isso sacramentou a 1ªVitória de Valtteri Bottas na Formula 1 com 7 décimos na frente de Vettel que ficou em segundo lugar mantendo a liderança do campeonato agora com 13 pontos de Frente sobre Lewis Hamilton que fez uma corrida muito apagada ficando em 4ºlugar atrás de Kimi Raikkonen que completou o pódio nesse bom final de semana da Ferrari que mostra lutar de igual para igual com as Mercedes.

A Red Bull esta anos-luz dessas duas equipes. O 5ºlugar de Max Verstappen é hoje o máximo que se pode almejar para o time Austríaco graças em parte ao Chassis que não parece ser tão bem construído como aos motores Renault que estão claramente abaixo dos motores Mercedes e Ferrari nessa batalha de propulsores na Formula 1.

Sergio Perez foi o melhor das equipes intermediárias ao fazer uma corrida correta e sem erros acabou beneficiado pelo furo de pneu de Felipe Massa ficando com o 6ºlugar e para completar o melhor final de semana da Force India em 2017 o Francês Esteban Ocon que tinha ficado em décimo lugar nas 3 primeiras provas de 2017 acabou Saltando 3 posições nesse retrospecto terminando a corrida em 7ºlugar. Nico Hulkenberg com a Renault acabou a prova em 8ºlugar marcando mais alguns pontos para a Renault que só pode contar mesmo com ele para pontuar já que Palmer não consegue dar o mesmo nível de pilotagem para a fábrica francesa.

Felipe Massa foi o prejudicado do dia. Estava tudo encaminhado para o 6ºlugar e esse furo de pneu e a parada extra fez com que o Brasileiro só acabasse em 9ºlugar salvando ainda assim 2 pontos para a Williams que só pode contar com ele para pontuar no campeonato de construtores. Apesar de que Lance Stroll conseguiu completar sua primeira corrida da carreira ficando a 1 posição da zona de pontuação em 11ºlugar. Perdeu essa disputa para o Espanhol Carlos Sainz jr. que saiu do 14º no grid para fechar a zona de pontuação em 10ºlugar com a Toro Rosso.

Depois do Stroll tivemos Daniil Kvyat que não consegue ter sorte em Sochi tendo visto que só marcou pontos em solo Russo na prova de 2015 quando obteve o 5ºlugar com a Red Bull. Hoje ficou apenas em 12ºlugar, Magnussen que acabou com a prova comprometida devido a punição injusta de 5 segundos nos boxes por vazar a chicane naquela confusão da largada ficou em 13ºlugar, Stoffel Vandoorne leva a lenta Mclaren-Honda ao 14ºlugar na frente apenas de Marcus Ericsson e de Pascal Wehrlein com a mais fraca ainda Sauber.

Daqui a 2 semanas teremos a 5ªEtapa do Mundial de Formula 1 no Circuito da Catalunha na Espanha. Mais uma batalha entre os pilotos da Mercedes e da Ferrari pelo título do Mundial de 2017.

Resultado final do GP da Rússia de Formula 1
Sochi – 52 Voltas

Posição Piloto Equipe Chassis Motor Voltas Tempo Grid
1 77 Valtteri Bottas Mercedes F1 W08 EQ Power+ Mercedes M08 EQ Power+ 52 1:28:08.743 3
2 5 Sebastian Vettel Ferrari SF70H Ferrari 062 52 a 0.617s 1
3 7 Kimi Räikkönen Ferrari SF70H Ferrari 062 52 a 11.000s 2
4 44 Lewis Hamilton Mercedes F1 W08 EQ Power+ Mercedes M08 EQ Power+ 52 a 36.320s 4
5 33 Max Verstappen Red Bull RB13 TAG Heuer 52 a 60.416s 7
6 11 Sergio Perez Force India VJM10 Mercedes M08 EQ Power+ 52 a 86.788s 9
7 31 Esteban Ocon Force India VJM10 Mercedes M08 EQ Power+ 52 a 95.004s 10
8 27 Nico Hulkenberg Renault R.S.17 Renault R.E.17 52 a 96.188s 8
9 19 Felipe Massa Williams FW40 Mercedes M08 EQ Power+ 51 a 1 Volta 6
10 55 Carlos Sainz Toro Rosso STR12 Renault R.E.17 51 a 1 Volta 14
11 18 Lance Stroll Williams FW40 Mercedes M08 EQ Power+ 51 a 1 Volta 11
12 26 Daniil Kvyat Toro Rosso STR12 Renault R.E.17 51 a 1 Volta 12
13 20 Kevin Magnussen Haas VF-16 Ferrari 062 51 a 1 Volta 13
14 2 Stoffel Vandoorne Mclaren MCL32 Honda RA617H 51 a 1 Volta 20
15 9 Marcus Ericsson Sauber C36 Ferrari 061 51 a 1 Volta 18
16 94 Pascal Wehrlein Sauber C36 Ferrari 061 50 a 2 Voltas 17
3 Daniel Ricciardo Red Bull RB13 TAG Heuer 5 a 47 Voltas – Freios 5
30 Jolyon Palmer Renault R.S.17 Renault R.E.17 0 a 52 Voltas – Acidente 16
8 Romain Grosjean Haas VF-16 Ferrari 062 0 a 52 Voltas – Acidente 19
14 Fernando Alonso Mclaren MCL32 Honda RA617H 0 Não largou 15

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Mercedes/Ferrari/Force India/Williams/Toro Rosso

Resultado do 3ºTreino Livre – GP da Rússia

Posição Piloto Equipe Chassi Motor Tempo NºVoltas
1 Sebastian Vettel 5 Ferrari SF70H Ferrari 062 1:34.001 17
2 Kimi Räikkönen 7 Ferrari SF70H Ferrari 062 1:34.338 16
3 Valtteri Bottas 77 Mercedes W08 Mercedes M08 EQ Power+ 1:34.364 20
4 Lewis Hamilton 44 Mercedes W08 Mercedes M08 EQ Power+ 1:34.542 19
5 Max Verstappen 33 Red Bull Racing RB13 TAG Heuer 1:35.452 21
6 Felipe Massa 19 Williams FW40 Mercedes M08 EQ Power+ 1:35.471 17
7 Nico Hulkenberg 27 Renault R.S.17 Renault R.E.17 1:35.662 15
8 Daniel Ricciardo 3 Red Bull Racing RB13 TAG Heuer 1:35.830 24
9 Carlos Sainz 55 Toro Rosso STR12 Renault R.E.17 1:36.164 20
10 Kevin Magnussen 20 Haas VF-17 Ferrari 062 1:36.556 19
11 Lance Stroll 18 Williams FW40 Mercedes M08 EQ Power+ 1:36.649 19
12 Esteban Ocon 31 Force India VJM10 Mercedes M08 EQ Power+ 1:36.676 22
13 Daniil Kvyat 26 Toro Rosso STR12 Renault R.E.17 1:36.846 18
14 Fernando Alonso 14 McLaren MCL32 Honda RA617H 1:36.869 12
15 Sergio Perez 11 Force India VJM10 Mercedes M08 EQ Power+ 1:36.962 21
16 Romain Grosjean 8 Haas VF-17 Ferrari 062 1:37.164 20
17 Stoffel Vandoorne 2 McLaren MCL32 Honda RA617H 1:37.182 15
18 Marcus Ericsson 9 Sauber C36 Ferrari 061 1:37.503 21
19 Pascal Wehrlein 94 Sauber C36 Ferrari 061 1:37.657 17
20 Jolyon Palmer 30 Renault R.S.17 Renault R.E.17 Sem Tempo 0

Vettel conquista a pole em sochi e Ferrari faz dobradinha quebrando um jejum de 9 anos sem dobradinhas

Sebastian Vettel da Ferrari confirmou as perspectivas e as preocupações da Mercedes e conquistou a pole position. A primeira da temporada da equipe italiana e de quebra fazendo a dobradinha com Kimi Raikkonen em 2ºlugar deixando as Mercedes apenas na segunda fila do Grid.

Num dia de sol em Sochi o treino foi disputado. no Q1 ficava evidente que a Sauber e a Mclaren estavam muito abaixo dos outros carros do grid, As Mercedes andaram na frente com as Ferraris logo a seguir No final do Treino o Alemão Pascal Wehrlein rodou tentando buscar uma classificação improvável para o Q2, Em outro ponto o Inglês Jolyon Palmer na sua última tentativa de sair da lista dos eliminados do treino acabou batendo no muro na parte 1 (1ªIntermediaria da pista) provocando uma bandeira amarela no local o que prejudicou a vida de alguns pilotos que buscavam volta rápida.

Acabaram eliminados Jolyon Palmer, Stoffel Vandoorne que vai largar em último por contra de punição por troca de peças da unidade de Motor, Ericsson, Wehrlein e Romain Grosjean que pode ser considerada uma surpresa negativa por ter ficado na última posição.

Tempos no Q1:

1 77 Valtteri Bottas (Mercedes) 1:34.041
2 44 Lewis Hamilton (Mercedes) 1:34.409
3 5 Sebastian Vettel (Ferrari) 1:34.493
4 7 Kimi Räikkönen (Ferrari) 1:34.953
5 33 Max Verstappen (Red Bull Racing TAG Heuer) 1:35.301
6 31 Esteban Ocon (Force India Mercedes) 1:35.372
7 27 Nico Hulkenberg (Renault) 1:35.507
8 3 Daniel Ricciardo (Red Bull Racing TAG Heuer) 1:35.560
9 55 Carlos Sainz (Toro Rosso) 1:35.827
10 19 Felipe Massa (Williams Mercedes) 1:35.828
11 26 Daniil Kvyat (Toro Rosso) 1:35.984
12 11 Sergio Perez (Force India Mercedes) 1:36.185
13  18 Lance Stroll (Williams Mercedes) 1:36.279
14 14 Fernando Alonso (McLaren Honda) 1:36.353
15 20 Kevin Magnussen (Haas Ferrari) 1:36.408
16 30 Jolyon Palmer (Renault) 1:36.462
17 2 Stoffel Vandoorne (McLaren Honda) 1:37.070
18 94 Pascal Wehrlein (Sauber Ferrari) 1:37.332
19 9 Marcus Ericsson (Sauber Ferrari) 1:37.507
20 8 Romain Grosjean (Haas Ferrari) 1:37.620

No Q2 a disputa pelas posições para a participação na fase final do treino constatou que a Ferrari estava sim com condições de Lutar pela pole position. Os pilotos da Mercedes foram os únicos a não saírem dos boxes para uma segunda tentativa enquanto que todos os outros foram melhorarem seus tempos e buscarem vaga na parte final da classificação.

Os Eliminados do Q2 Foram Carlos Sainz que perde 3 posições devido a punição que teve por ter sido considerado (Justamente) Culpado no Acidente com Lance Stroll no GP do Barhein, Lance Stroll com a Williams, Daniil Kvyat que não obteve sucesso em levar o Toro Rosso ao Q3 na sua casa, Kevin Magnussen e Fernando Alonso com a Mclaren-Honda que até agora esta passando vergonha em 2017. Sergio Perez com uma tentativa só levou o seu Force India para o Q3 assim como Esteban Ocon que pela primeira vez passa para essa fase do treinamento.

Bottas e Raikkonen lideraram o Q2 com Hamilton e Vettel atrás ficaram em 3º e 4ºlugares. Felipe Massa, Max Verstappen, Nico Hulkenberg andando muito bem de novo com a Renault em 7º na frente de Daniel Ricciardo em 8º e Perez e Ocon pela Force India foram os classificados para o Q2.

Tempos do Q2:

1 77 Valtteri Bottas (Mercedes) 1:33.264
2 7 Kimi Räikkönen (Ferrari) 1:33.663
3 44 Lewis Hamilton (Mercedes) 1:33.760
4 5 Sebastian Vettel (Ferrari) 1:34.038
5 19 Felipe Massa (Williams Mercedes) 1:35.049
633 Max Verstappen (Red Bull Racing TAG Heuer) 1:35.221
7 27 Nico Hulkenberg (Renault) 1:35.328
8 3 Daniel Ricciardo (Red Bull Racing TAG Heuer) 1:35.483
9 11 Sergio Perez (Force India Mercedes) 1:35.513
10 31 Esteban Ocon (Force India Mercedes) 1:35.729
11 55 Carlos Sainz (Toro Rosso) 1:35.948
12 18 Lance Stroll (Williams Mercedes) 1:35.964
13 26 Daniil Kvyat (Toro Rosso) 1:35.968
14 20 Kevin Magnussen (Haas Ferrari) 1:36.017
15 14 Fernando Alonso (McLaren Honda) 1:36.660

No Q3 a constatação da Força da Scuderia Ferrari se mostrou definitivamente. Na primeira volta Raikkonen saiu na frente com 1:33.253 ficando a 36 milésimos de Valtteri Bottas que tinha as 2 primeiras parciais sendo as melhores do treino, Mas na parte final acabou perdendo tempo para o seu compatriota. Vettel estava em 3º a 173 milésimos em terceiro. Quem estava muito fora da briga era Lewis Hamilton que ficou a mais de 1 segundo atrás ainda em 4ºlugar, Mas bem longe até mesmo  do Vettel. Ricciardo, Verstappen e Massa vinham logo a seguir com Hulkenberg e os dois pilotos da Force India completando os Top 10.

Na tentativa final de classificação entre os 4 pilotos os finlandeses não melhoraram o tempo, Sobrou para Hamilton e Vettel melhorarem o tempo. Mesmo dando uma boa melhorada Hamilton ficou mesmo em 4ºlugar a 6 décimos da pole. Já Vettel fez sua lição de casa e com 1:33.194 tomou a pole position de Raikkonen e sacramentou a dobradinha da Ferrari que não acontecia desde da temporada de 2008 no grid de largada. Uma mostra clara de Força da equipe italiana que pelo seu retrospecto do que pode vim na corrida já digo que são os favoritos a vencer a prova amanhã.

A Mercedes vai ter de suar muito para conquista a vitória já que Bottas larga em 3º e Lewis Hamilton que não mostrou um rendimento capaz de disputar uma pole position larga em 4º completando a segunda fila do Grid.

Daniel Ricciardo abre a terceira fila com a Red Bull que nesse momento é o máximo que se pretende para o time das latas energéticas. Completando a 3ªFila o Brasileiro Felipe Massa que foi além das expectativas já que a Williams é tido como uma quarta força do campeonato se tudo ficasse na normalidade o Brasileiro seria o 7ºlugar no grid de largada. Massa superou Nico Hulkenberg que é o seu rival na disputa pelo 7ºlugar do Grid e ficou na frente de Max Verstappen com a Red Bull que deixou a desejar no Treino.

Nico Hulkenberg foi mais uma vez muito bem no treino o que pode indicar uma boa corrida da Renault. Completando os 10 primeiros colocados a dupla da Force India com Perez na frente de Ocon que fez seu primeiro Q3 da sua carreira na Formula 1.

Amanhã a partir das 9 da manhã teremos o GP da Rússia de Formula 1, A Quarta etapa do Mundial e a quarta batalha entre Lewis Hamilton e Sebastian Vettel pela liderança do campeonato e pela disputa do campeonato.

Grid de largada do GP da Rússia de Formula 1
Sochi – 4ªEtapa

Posição Piloto Equipe Chassi Motor Tempo Fase Qualify
1 Sebastian Vettel 5 Ferrari SF70H Ferrari 062 1:33.194 Q3
2 Kimi Räikkönen 7 Ferrari SF70H Ferrari 062 1:33.253 Q3
3 Valtteri Bottas 77 Mercedes W08 Mercedes M08 EQ Power+ 1:33.289 Q3
4 Lewis Hamilton 44 Mercedes W08 Mercedes M08 EQ Power+ 1:33.767 Q3
5 Daniel Ricciardo 3 Red Bull Racing RB13 TAG Heuer 1:34.905 Q3
6 Felipe Massa 19 Williams FW40 Mercedes M08 EQ Power+ 1:35.110 Q3
7 Max Verstappen 33 Red Bull Racing RB13 TAG Heuer 1:35.161 Q3
8 Nico Hulkenberg 27 Renault R.S.17 Renault R.E.17 1:35.285 Q3
9 Sergio Perez 11 Force India VJM10 Mercedes M08 EQ Power+ 1:35.337 Q3
10 Esteban Ocon 31 Force India VJM10 Mercedes M08 EQ Power+ 1:35.430 Q3
11 Lance Stroll 18 Williams FW40 Mercedes M08 EQ Power+ 1:35.964 Q2
12 Daniil Kvyat 26 Toro Rosso STR12 Renault R.E.17 1:35.968 Q2
13 Kevin Magnussen 20 Haas VF-17 Ferrari 062 1:36.017 Q2
14 Carlos Sainz 55 Toro Rosso STR12 Renault R.E.17 1:35.948 Q2
15 Fernando Alonso 14 McLaren MCL32 Honda RA617H 1:36.660 Q2
16 Jolyon Palmer 30 Renault R.S.17 Renault R.E.17 1:36.462 Q1
17 Pascal Wehrlein 94 Sauber C36 Ferrari 061 1:37.332 Q1
18 Marcus Ericsson 9 Sauber C36 Ferrari 061 1:37.507 Q1
19 Romain Grosjean 8 Haas VF-17 Ferrari 062 1:37.620 Q1
20 Stoffel Vandoorne 2 McLaren MCL32 Honda RA617H 1:37.070 Q1

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Ferrari/Mercedes/Renault/Sauber

Ferrari lidera os treinos livre em Sochi e colocam a Mercedes com uma pulga atrás da Orelha

Os resultados dos treinos livres do GP da Rússia de Formula 1 mostram que a Ferrari é sim um adversário a altura da Mercedes na luta pela pole position no dia de amanhã. Os dois pilotos da Ferrari lideraram o dia sendo Raikkonen no primeiro treino e Sebastian Vettel no segundo treino o que não descarta a possibilidade da Mercedes de se fazer a pole position amanhã.

A Diferença entre as duas equipes é bem pequena o que é sem dúvida um sintoma de vamos ter uma grande disputa amanhã e na própria corrida onde Vettel e Hamilton são os dois principais candidatos a vitória em Sochi, Existe a possibilidade de Valtteri Bottas que fez a pole no Bahrein conseguir brigar pela vitória, Mas vejo ele ainda abaixo de Hamilton e de Vettel. Muito mais atrás esta Kimi Raikkonen que não disse ao que veio na temporada de 2017.

Já a Red Bull parece estar na frente do resto do pelotão, Mas longe de brigar por vitória nesse momento. Dessa maneira dificilmente Daniel Ricciardo e Max Verstappen terão um equipamento competitivo a ponto de brigarem pelo pódio em Sochi.

um pouco mais abaixo a Williams e Force India estão logo atrás tendo Felipe Massa pelo time inglês e Sergio Perez com a equipe indiana como os principais protagonistas dessa disputa. O ponto de desequilíbrio dessa disputa é os companheiros de equipe. Enquanto que Esteban Ocon vem fazendo corridas pelo menos corretas e marcando pontos mesmo sendo em 10ºlugar nas 3 primeiras corridas de 2017 o companheiro de Felipe Massa o jovem canadense Lance Stroll não conseguiu ainda terminar uma corrida tendo apenas corrido 56 voltas nas três primeiras provas do campeonato deixando a responsabilidade do Brasileiro Massa maior já que ele vem sendo o autor de todos os 16 pontos da Williams em 2017.

Mas as duas tem que ficar de olho na Haas que vem muito bem e na Toro Rosso que pode apontar sim. Renault com Nico Hulkenberg e a Mclaren com Fernando Alonso podem fazer alguma coisa em Sochi, E de resto não tem muito destaque a falar a não ser a Falta completa de Sorte de Siroktin que fez o primeiro treino livre ou iria fazer. Pois ele só conseguiu andar 2 voltas até que com problemas o seu carro para e ele não volta ao treino. Certamente o jovem piloto que corre na Formula 2 esta frustrado por essa decepção de não conseguir fazer minimamente seu trabalho não por erro dele, Mas sim por uma falha de equipamento.

A Partir das 6 da manhã teremos o 3ºtreino livre para os últimos acertos para a classificação que vai acontecer as 9 da manhã horário de Brasília.

Resultado do primeiro treino livre

Posição Pontos Equipe Chassis Motor Tempo NºVoltas
1 Kimi Räikkönen 7 Ferrari SF70H Ferrari 062 1:36.074 19
2 Valtteri Bottas 77 Mercedes W08 Mercedes M08 EQ Power+ 1:36.119 24
3 Lewis Hamilton 44 Mercedes W08 Mercedes M08 EQ Power+ 1:36.681 23
4 Max Verstappen 33 Red Bull Racing RB13 TAG Heuer 1:37.174 19
5 Sebastian Vettel 5 Ferrari SF70H Ferrari 062 1:37.230 19
6 Daniel Ricciardo 3 Red Bull Racing RB13 TAG Heuer 1:37.290 19
7 Sergio Perez 11 Force India VJM10 Mercedes M08 EQ Power+ 1:37.457 29
8 Felipe Massa 19 Williams FW40 Mercedes M08 EQ Power+ 1:37.900 29
9 Lance Stroll 18 Williams FW40 Mercedes M08 EQ Power+ 1:37.944 30
10 Esteban Ocon 31 Force India VJM10 Mercedes M08 EQ Power+ 1:38.065 28
11 Daniil Kvyat 26 Toro Rosso STR12 Renault R.E.17 1:38.496 17
12 Kevin Magnussen 20 Haas VF-17 Ferrari 062 1:38.747 23
13 Fernando Alonso 14 McLaren MCL32 Honda RA617H 1:38.813 16
14 Carlos Sainz 55 Toro Rosso STR12 Renault R.E.17 1:38.976 17
15 Jolyon Palmer 30 Renault R.S.17 Renault R.E.17 1:39.158 16
16 Romain Grosjean 8 Haas VF-17 Ferrari 062 1:39.533 17
17 Stoffel Vandoorne 2 McLaren MCL32 Honda RA617H 1:39.541 19
18 Pascal Wehrlein 94 Sauber C36 Ferrari 061 1:39.731 21
19 Marcus Ericsson 9 Sauber C36 Ferrari 061 1:40.079 20
20 Sergey Sirotkin 46 Renault R.S.17 Renault R.E.17 Sem Tempo 2

Resultado do segundo treino livre

Posição Pontos Equipe Chassis Motor Tempo NºVoltas
1 Sebastian Vettel 5 Ferrari SF70H Ferrari 062 1:34.120 36
2 Kimi Räikkönen 7 Ferrari SF70H Ferrari 062 1:34.383 36
3 Valtteri Bottas 77 Mercedes W08 Mercedes M08 EQ Power+ 1:34.790 36
4 Lewis Hamilton 44 Mercedes W08 Mercedes M08 EQ Power+ 1:34.829 34
5 Max Verstappen 33 Red Bull Racing RB13 TAG Heuer 1:35.540 15
6 Daniel Ricciardo 3 Red Bull Racing RB13 TAG Heuer 1:35.910 26
7 Felipe Massa 19 Williams FW40 Mercedes M08 EQ Power+ 1:36.261 39
8 Nico Hulkenberg 27 Renault R.S.17 Renault R.E.17 1:36.329 38
9 Kevin Magnussen 20 Haas VF-17 Ferrari 062 1:36.506 31
10 Sergio Perez 11 Force India VJM10 Mercedes M08 EQ Power+ 1:36.600 38
11 Esteban Ocon 31 Force India VJM10 Mercedes M08 EQ Power+ 1:36.654 39
12 Fernando Alonso 14 McLaren MCL32 Honda RA617H 1:36.765 27
13 Jolyon Palmer 30 Renault R.S.17 Renault R.E.17 1:36.771 22
14 Romain Grosjean 8 Haas VF-17 Ferrari 062 1:37.039 31
15 Carlos Sainz 55 Toro Rosso STR12 Renault R.E.17 1:37.083 36
16 Stoffel Vandoorne 2 McLaren MCL32 Honda RA617H 1:37.125 25
17 Daniil Kvyat 26 Toro Rosso STR12 Renault R.E.17 1:37.300 35
18 Pascal Wehrlein 94 Sauber C36 Ferrari 061 1:37.441 30
19 Lance Stroll 18 Williams FW40 Mercedes M08 EQ Power+ 1:37.747 36
20 Marcus Ericsson 9 Sauber C36 Ferrari 061 1:37.819 29

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Ferrari/Toro Rosso/Mclaren

Moto 2: Morbidelli conquista 3ªVitória da Temporada em Austin e mantém os 100% de aproveitamento

O Ítalo-brasileiro Franco Morbidelli repetiu pela terceira vez o ritual. Conquistou a terceira vitória na temporada mantendo os 100% de aproveitamento na temporada 2017 em uma corrida relativamente disputada aonde o piloto da Marc VDS teve o controle da corrida desde de quando assumiu a liderança definitivamente.

Morbidelli manteve a liderança na largada enquanto que mais atrás o piloto Stefano Manzi que partia dos últimos lugares deu uma de louco e acabou se chocando com o Espanhol Julian Simon que substitua o Australiano Remy Gardner na Tech 3. Ambos deixaram a prova. Também deixaram a prova na primeira volta por queda os pilotos Yonny Hernandez da AGR Team e Lorenzo Baldassarri da Forward. Pasini chegou a liderar a prova por alguma curvas, Mas depois Morbidelli e Marquez passaram a liderar a prova com Morbidelli em 2º, Pasini em 3º, Nakagami em 4º e Luthi em 5º. A se destacar a impressionante largada de Luca Marini que largou do 23ºlugar para estar em 13ºlugar ao final da primeira volta. O Italiano ganhou 10 posições em uma só volta.

Na Segunda volta Luthi passou Nakagami assumindo o 4ºlugar. Enquanto que Edgar Pons acabou caindo os pilotos da Marc VDS com Alex Marquez na frente duelavam pela primeira posição que durou algumas boas voltas com ultrapassagens um no outro. Até que Alex Marquez perdesse a curva na 5ªVolta fazendo ele perder posição para Morbidelli, Luthi e Pasini ficando em 4ºlugar.

Marquez foi para cima de Pasini conseguindo fazer a ultrapassagem em cima do piloto da Italtrans para assumir o 3ºlugar. Pasini tentou buscar a recuperação, Mas acabou na volta 7 caindo na entrada da primeira curva e dessa forma saiu da disputa pelas primeiras posições. Ainda voltou a disputa, Mas nas ultimas posições sem qualquer chance de um bom resultado.

Miguel Oliveira de KTM e Dominique Aegerter com a melhorada Suter da equipe Kiefer disputavam a 5ªPosição. Franco Morbidelli liderava a prova com 8 décimos de frente para Thomas Luthi que tinha uma pequena pressão de Alex Marquez que estava mais preocupado em se defender dos ataques de Takaaki Nakagami.

A 7 Voltas do final Nakagami consegue a ultrapassagem assumindo o 3ºlugar. Momentos depois Aegerter se aproveita de um erro de Miguel Oliveira para assumir o 5ºlugar. Mais atrás teve disputa de posição envolvendo Simone Corsi, Marcel Schrotter, Xavi Vierge e mais atrás Luca Malini brigava com outros pilotos como Jorge Navarro que estava em uma boa situação até errar e perder algumas posições, brigava com piloto com Hafisz Syarhin e Xavier Simeon.

Na parte final Luthi tentou se aproximar de Morbidelli que estabeleceu uma vantagem minimamente confortável até o final. Conquistando a 3ªVitória da carreira e a 3ªVitória da Temporada sendo assim o único a fazer 75 pontos no campeonato. Thomas Luthi que pinta como o grande adversário do Italo-Brasileiro completou a 2.6 segundos do vencedor em 2ºlugar e Takaaki Nakagami completou o pódio em 3ºlugar com a Moto da Honda Team Asia.

Alex Marquez mais uma vez fica de fora do pódio com a mesma moto de Morbidelli ficando apenas em 4ºlugar. Logo atrás veio o suíço Dominique Aegeter que teve uma exibição digna de aplausos ao chegar em 5ºlugar na frente da poderosa KTM de Miguel Oliveira que levou a moto da equipe Comandada pelo Ajo ao 6ºlugar. Ricard Cardus em substituição a Brad Binder ficou em um honroso 14ºlugar.

Simone Corsi com a Speed Up, Marcel Schrotter com a Suter da Dynavolt Intact GP, Xavi Vierge que faz um belíssimo campeonato com a Tech 3 e Luca Marini que largou do 23ºlugar para chegar em 10º ganhando 13 posições completaram as 10 primeiras posições.

A Moto 2 vai voltar as pistas no dia 7 de Maio no circuito de Jerez para a 4ªEtapa do Mundial de Motovelocidade.

Resultado final do GP das Américas
Austin – 3ªEtapa –

Pos. Piloto Equipe Moto Tempo Grid
1 21 Franco Morbidelli EG 0,0 Marc VDS Kalex Moto2 41’20.078 1
2 12 Thomas Luthi CarXpert Interwetten Kalex Moto2 2.633 5
3 30 Takaaki Nakagami IDEMITSU Honda Team Asia Kalex Moto2 6.809 4
4 73 Alex Marquez EG 0,0 Marc VDS Kalex Moto2 9.852 3
5 77 Dominique Aegerter Kiefer Racing Suter MMX2 10.927 6
6 44 Miguel Oliveira Red Bull KTM Ajo KTM Moto2 13.029 7
7 24 Simone Corsi Speed Up Racing Speed Up SF16 13.335 17
8 23 Marcel Schrotter Dynavolt Intact GP Suter MMX2 13.754 11
9 97 Xavi Vierge Tech 3 Racing Tech 3 Mistral 610 18.079 12
10 10 Luca Marini Forward Racing Team Kalex Moto2 21.418 23
11 55 Hafizh Syahrin Petronas Raceline Malaysia Kalex Moto2 21.430 19
12 40 Fabio Quartararo Pons HP40 Kalex Moto2 21.736 16
13 19 Xavier Simeon Tasca Racing Scuderia Moto2 Kalex Moto2 21.974 8
14 88 Ricard Cardus Red Bull KTM Ajo KTM Moto2 24.245 10
15 9 Jorge Navarro Federal Oil Gresini Moto2 Kalex Moto2 24.863 13
16 42 Francesco Bagnaia SKY Racing Team VR46 Kalex Moto2 28.226 15
17 32 Isaac Viñales BE-A-VIP SAG Team Kalex Moto2 28.443 22
18 49 Axel Pons RW Racing GP Kalex Moto2 34.767 20
19 45 Tetsuta Nagashima Teluru SAG Team Kalex Moto2 37.279 26
20 5 Andrea Locatelli Italtrans Racing Team Kalex Moto2 37.530 28
21 2 Jesko Raffin Garage Plus Interwetten Kalex Moto2 38.953 24
22 54 Mattia Pasini Italtrans Racing Team Kalex Moto2 43.720 2
23 11 Sandro Cortese Dynavolt Intact GP Suter MMX2 51.515 9
24 47 Axel Bassani Speed Up Racing Speed Up SF16 1’07.841 30
25 89 Khairul Idham Pawi IDEMITSU Honda Team Asia Kalex Moto2 1’08.137 27
57 Edgar Pons Pons HP40 Kalex Moto2 17 Voltas 25
7 Lorenzo Baldassarri Forward Racing Team Kalex Moto2 20 Voltas 14
68 Yonny Hernandez AGR Team Kalex Moto2 20 Voltas 18
60 Julian Simon Tech 3 Racing Tech 3 Mistral 610 20 Voltas 21
62 Stefano Manzi SKY Racing Team VR46 Kalex Moto2 20 Voltas 29

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: MotoGP