Lorenzo nos metros finais ultrapassa Marquez e conquista vitória, Rossi quebra motor e cala Torcida Italiana em Mugello

Em Mugello Jorge Lorenzo teve 2 duros combates para conquistar a sua 3ªVitória na temporada do Mundial de Motovelocidade, Primeiramente com Valentino Rossi que foi o pole position, Na Largada Lorenzo e Rossi disputaram o primeiro lugar com um piloto da Tech 3 quase tomando o segundo lugar, Na primeira curva tivemos 3 pilotos no chão Loris Baz, Jack Miller e Alvaro Bautista que deixaram a prova. Lorenzo disputavam a liderança com Marquez disputando o 3ºlugar com Aleix Espargaró que largou muito bem. Andrea Dovizioso recuperou muitas posições e já estava entre os primeiros colocados, Ao contraio de Marevick Viñales que largou muito mal e foi lá para trás.

Quedas na primeira curva
Quedas na primeira curva

Nas primeiras voltas a disputa ficou polarizada entre Rossi e Lorenzo pela liderança com Marc Marquez um pouco mais atrás esperando o que poderia acontecer dessa briga entre os pilotos oficiais da Yamaha, Depois vinham Dovizioso e Iannone mostrando força da Ducati, Dani Pedrosa estava um pouco mais atrás tendo de passar Scott Redding que vinha em uma bela atuação.

Rossi e Lorenzo travaram o primeiro duelo pela vitória
Rossi e Lorenzo travaram o primeiro duelo pela vitória

A disputa entre Lorenzo e Rossi iria durar até a volta 9 quando o piloto Italiano com problemas com o motor da sua moto que foi pelos ares acabou deixando a prova. Na mesma volta Scott Redding que vinha em um sólido 8ºlugar tem problemas de pressão em sua moto obrigando a deixar a corrida, Quando Lorenzo parecia que iria ter vida tranquila para conquistar a vitória eis que surge Marc Marquez e Andrea Dovizioso que chegaram perto do piloto Espanhol da Yamaha, Mas logo Dovizioso que será companheiro de Lorenzo acabou se distanciando dessa disputa deixando a luta pela vitória entre os dois espanhóis.

Sem Sorte para Redding, Já Petrucci teve um bom dia em Mugello
Sem Sorte para Redding, Já Petrucci teve um bom dia em Mugello

Lorenzo e Marquez travaram um duelo mortal nas voltas finais da corrida com um passando o outro a cada curva do circuito, Um pouco mais atrás Dovizioso começava a sentir a pressão de Andrea Iannone e de Dani Pedrosa formando uma bela disputa pelo pódio, A poucas voltas do final na curva 1 Dovizioso acabou escapando e perdendo a trajetória e perdeu a chance do pódio que o piloto da Honda e o piloto da Ducati iriam duelar, Viñales que vai correr na Yamaha em 2017 com Valentino Rossi vinha em 6ºlugar e depois vinham Bradley Smith (Na melhor prova dele na temporada) Aleix Espargaró (Longe de Viñales) e Danilo Petrucci em sua segunda corrida disputando posição no final de prova.

Lorenzo e Marquez chegaram na volta final trocando posições, Marquez conseguiu a ultrapassagem nas curvas finais e quando parecia que ele derrotaria a Yamaha de Lorenzo nos metros finais o Gladiador do Asfalto pegou o vácuo da Formiga Atômica e passou nos metros finais para garantir a vitória e a manutenção da liderança do campeonato por apenas 19 milésimos de segundos sobre Marc Marquez que chegou em segundo lugar e esta agora a 10 pontos de Lorenzo na segunda posição e ambos estão com uma vantagem mais cômoda para Rossi que estacionou com os seus 79 Pontos.

Lorenzo levou a vitória nos últimos metros
Lorenzo levou a vitória nos últimos metros

O 3ºlugar ficou com Andrea Iannone que superou a Dani Pedrosa por menos de 2 décimos de segundo, É o segundo pódio do piloto Italiano que esta de malas prontas para a Suzuki em 2017 para substituir Viñales, Já Andrea Dovizioso conseguiu terminar uma corrida nesse ano depois de tantas quedas e quebras ficando em 5ºlugar em uma corrida apenas boa seguido por Marevick Viñales que recuperou posições depois de uma largada ruim. Bradley Smith segurou Danilo Petrucci e ficou em 7ºlugar ganhando a disputa das motos satélites em cima de Danilo Petrucci que terminou muito bem na 8ºposição com a Pramac Ducati que não quebrou, Aleix Espargaró foi muito mal ficando em 9ºlugar e Michele Pirro em sua participação nessa prova com a 3ªMoto da Ducati ficou apenas em 10ºlugar em uma corrida apagada.

Iannone conquista seu segundo pódio na temporada 2016.
Iannone conquista seu segundo pódio na temporada 2016.

Cal Crutchlow também muito mal com a LCR Honda em 11ºlugar, Hector Barbera e Eugeune Laverty fazendo o que era possível com a Ducati de 2014 em 12ºe 13º, Stefan Bradl salva 2 pontos em um final de semana ruim da Aprilla que não tem moto boa nesse tipo de circuito e Pol Espargaró ficou em 15ºlugar, Yonny Hernandez sendo punido por queimar a largada ficou sem pontuar em 16ºlugar em mais uma exibição esquecível para o piloto colombiano da Aspar Martinez.

Mais um final de semana ruim para Hernandez
Mais um final de semana ruim para Hernandez

Daqui a duas semanas o Mundial de Motovelocidade parte para o Circuito da Catalunha na Espanha para a 7ªEtapa do Campeonato mundial da MotoGP.

Resultado final do GP da Itália
Mundial de Motovelocidade – Moto GP – 23 Voltas

1 99 Jorge Lorenzo (Movistar Yamaha MotoGP Yamaha) 41’36.535
2 93 Marc Marquez (Repsol Honda Team Honda) a 0.019
3 29 Andrea Iannone (Ducati Team Ducati) a 4.742
4 26 Dani Pedrosa (Repsol Honda Team Honda) a 4.910
5 4 Andrea Dovizioso (Ducati Team Ducati) a 6.256
6 25 Maverick Viñales (Team SUZUKI ECSTAR Suzuki) a 8.670
7 38 Bradley Smith (Monster Yamaha Tech 3 Yamaha) a 13.340
8 9 Danilo Petrucci (OCTO Pramac Yakhnich Ducati) a 14.598
9 41 Aleix Espargaró (Team SUZUKI ECSTAR Suzuki) a 18.643
10 51 Michele Pirro (Ducati Team Ducati) a 22.298
11 35 Cal Crutchlow (LCR Honda Honda) a 27.936
12 8 Hector Barbera (Avintia Racing Ducati) a 35.712
13 50 Eugene Laverty (Aspar Team MotoGP Ducati) a 38.032
14 6 Stefan Bradl (Aprilia Racing Team Gresini Aprilia) a 40.094
15 44 Pol Espargaró (Monster Yamaha Tech 3 Yamaha) a 59.811
16 68 Yonny Hernandez (Aspar Team MotoGP Ducati) a 1’04.397

Não Terminaram a corrida:

46 Valentino Rossi (Movistar Yamaha MotoGP Yamaha) a 15 Voltas
45 Scott Redding (OCTO Pramac Yakhnich Ducati) a 15 Voltas
43 Jack Miller (Estrella Galicia 0,0 Marc VDS Honda) a 23 Voltas
19 Alvaro Bautista (Aprilia Racing Team Gresini Aprilia) a 23 Voltas
76 Loris Baz (Avintia Racing Ducati) a 23 Voltas

Pódio em Mugello da MotoGP
Pódio em Mugello da MotoGP

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: MotoGP

Na Moto 2 Johann Zarco trava duelo com Baldassarri e conquista vitória em Mugello

Johann Zarco aproveitou o fato da corrida da moto 2 ter sido encurtada devido a um acidente nas primeiras voltas para vencer e se recuperar no campeonato após o fracasso na França. Na primeira largada o Japonês Takaaki Nakagami se saiu melhor e assumiu a liderança após a 2ªcurva, mas depois Sam Lowes, Thomas Luthi e Lorenzo Baldassarri superaram o japonês que também foi a luta pela ponta da corrida e o líder do campeonato Alex Rins entrou nessa disputa.

Na 5ªVolta o piloto Xavi Vierge sofreu um acidente forte e com isso a corrida foi paralisada e os pilotos voltaram para os boxes em uma longa espera de meia hora. Devido a isso a corrida foi diminuída para 10 voltas apenas para não comprometer a programação da MotoGP. O grid foi definido de acordo com a posição no final da 3ªVolta da primeira parte da prova. Mais ao descumprir uma regra que é discutível de revisão aonde os pilotos tem apenas 1 minuto para sair dos boxes dois pilotos que estavam entre os favoritos Alex Rins e Takaaki Nakagami foram para o fundo do Grid.

Moto2_mugello_2016_race (1)

Na segunda largada Zarco entrou na luta pela vitória e foi ganhando posição a posição até chegar a liderança da prova e travou um duelo com o piloto da casa Lorenzo Baldassarri da Forward Team com os dois trocando ultrapassagens e disputando metro a metro pela liderança da prova, Um pouco mais atrás Luthi estava em 3ºlugar com o Malaio Syarhin segurando a Sam Lowes na disputa pelo 4ºlugar até o finalzinho da prova quando Lowes se livrou do piloto da Petronas e logo depois foi para cima de Luthi para ganhar o 3ºlugar.

Moto2_mugello_2016_race (2)

Apesar da pressão do piloto italiano a vitória ficou mesmo nas mãos de Johann Zarco por apenas 0.030 segundos de vantagem para Baldassarri que conquista seu primeiro pódio na temporada e Sam Lowes completou o pódio e reassumiu a liderança do campeonato da Moto 2, Thomas Luthi ficou em 4ºlugar na frente de Hafizh Syarhin que foi beneficiado pelos pilotos punidos ficando em 5ºlugar que acaba sendo seu segundo melhor resultado na temporada e Alex Pons em seu melhor resultado na Temporada ficou em 6ºlugar. Alex Rins e Takaaki Nakagami tiveram belas recuperações largando dos últimos lugares eles chegarem em 7º e 9ºlugar com Franco Morbidelli da Estrella Galícia Marc VDS separando os dois pilotos, Considero essa a melhor corrida do piloto da IDEMITSU Honda Team Asia.

Dominique Aegerter fechou os 10 primeiros colocados. Simone Corsi que também foi punido também se recuperou e chegou em 12º (Atrás de Sandro Cortese), Os pilotos da Leopard Racing ficaram em 13º e 14ºLugares (Oliveira na frente de Kent) e Jonas Folger que tinha deixado a corrida na primeira corrida teve a sorte de voltar a prova na 2ªLargada e completar o evento na 15ªposição salvando um ponto nesse fim de semana desastroso para o Alemão. Daqui a 2 semanas teremos o GP da Catalunha em Barcelona para a 7ªEtapa do Mundial de Motovelocidade.

Moto2_mugello_2016_race

Resultado final – GP da Itália
Mundial de Motovelocidade – Moto 2 – 10 Voltas

1 5 Johann Zarco (Ajo Motorsport Kalex) 18’59.391
2 7 Lorenzo Baldassarri (Forward Team Kalex) a 0.030
3 22 Sam Lowes (Federal Oil Gresini Moto2 Kalex) a 1.096
4 12 Thomas Luthi (Garage Plus Interwetten Kalex) a 1.215
5 55 Hafizh Syarhin (Petronas Raceline Malaysia Kalex) a 1.653
6 49 Axel Pons (AGR Team Kalex) a 2.110
7 40 Alex Rins (Paginas Amarillas HP 40 Kalex) a 5.649
8 21 Franco Morbidelli (Estrella Galicia 0,0 Marc VDS Kalex) a 6.249
9 30 Takaaki Nakagami (IDEMITSU Honda Team Asia Kalex) a 6.280
10 77 Dominique Aegerter (CarXpert Interwetten Kalex) a 6.322
11 11 Sandro Cortese (Dynavolt Intact GP Kalex) a 6.720
12 24 Simone Corsi (Speed Up Racing Speed Up) a 7.659
13 44 Miguel Oliveira (Leopard Racing Kalex) a 7.718
14 52 Danny Kent (Leopard Racing Kalex) a 7.745
15 94 Jonas Folger (Dynavolt Intact GP Kalex) a 8.046
16 73 Alex Marquez (Estrella Galicia 0,0 Marc VDS Kalex) a 9.300
17 60 Julian Simon (QMMF Racing Team Speed Up) a 10.410
18 23 Marcel Schrotter (AGR Team Kalex) a 11.585
19 88 Ricard Cardus (JPMoto Malaysia Suter 164.0) a 11.654
20 42 Federico Fuligni (Team Ciatti Kalex) a 14.739
21 70 Robin Mulhauser (CarXpert Interwetten Kalex) a 15.089
22 14 Ratthapark Wilairot (IDEMITSU Honda Team Asia Kalex) a 15.098
23 57 Edgar Pons (Paginas Amarillas HP 40 Kalex) a 21.012
24 32 Isaac Viñales (Tech 3 Racing Tech 3) a 21.734
25 33 Alessandro Tonucci (Tasca Racing Scuderia Moto2 Kalex) a 30.005
26 2 Jesko Raffin (Sports-Millions-EMWE-SAG Kalex) a 50.423

Não Completou a prova:

39 Luis Salom (SAG Team Kalex) a 2 Voltas
54 Mattia Pasini (Italtrans Racing Team Kalex) a 9 Voltas
19 Xavier Simeon (QMMF Racing Team Speed Up) a 10 Voltas
10 Luca Marini (Forward Team Kalex) a 10 Voltas
97 Xavi Vierge (Tech 3 Racing Tech 3) a 10 Voltas

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: MotoGP