Em um domingo redentor para a Formula 1 Rosberg leva a vitória em Albert Park na Abertura da Temporada

De um Sábado de Classificação Lamentável e deprimente tivemos um domingo onde a Formula 1 de certo modo conseguiu se redimir com uma boa corrida na Austrália aonde a tática de pneus ajudou a isso acontecer, Mas a corrida em si foi boa.

Primeiro lugar a prova teve uma volta a menos já que Daniil Kvyat acabou nem largando parando a poucos metros do Seu lugar no Grid de largada e se quer conseguiu largar pela segunda vez seguida nesse circuito (em 2015 Kvyat não correu por causa de problemas em seu carro) Com isso a corrida perdeu 1 volta, Pois os pilotos deram uma segunda volta de apresentação.

Formula 1 - Classe de 2016
Formula 1 – Classe de 2016

Depois disso foi dado finalmente a largada e dai a Ferrari deu o pulo Certeiro com Vettel assumindo a liderança paós se aproveitar de uma largada não muito boa de Rosberg e de uma largada bem ruim de Hamilton que fez o tricampeão do mundo cair para o 6ºlugar, Rosberg ficou atrás de Kimi Raikkonen e ficou em 3ºlugar. Já Kevin Magnussen teve problemas e acabou perdendo uma volta para resolver problemas em seu carro. Nas primeiras voltas Vettel começou a abrir distância para Raikkonen, Já Rosberg tentava alcançar Raikkonen, Mas vendo Max Verstappen na sua cola. Já Felipe Massa com a Williams que deixou a desejar no final de semana tentou segurar a Lewis Hamilton, Mas na terceira volta o Inglês ultrapassou o piloto Brasileiro assumindo o 5ºlugar.

Primeiras curvas do GP da Austrália - Hamilton sofrendo as consequências de uma largada ruim.
Primeiras curvas do GP da Austrália – Hamilton sofrendo as consequências de uma largada ruim.

Rosberg tentou se aproximar de Raikkonen lutando pelo segundo lugar e Hamilton partiu para cima de Max Verstappen com a Toro Rosso-Ferrari 2015, O que poderia ser uma ultrapassagem fácil acabou sendo uma luta enorme pelo 4ºlugar. A se Destacar a 14ªposição do piloto Alemão Pascal Wehrlein nas primeiras voltas e segurando a turma que estava na frente dele como Valtteri Bottas, Marcus Ericsson e Felipe Nasr.

Na 9ªVolta o piloto da Toro Rosso Carlos Sainz acabou indo para os boxes, era o primeiro a fazer a parada, Depois começaram as paradas nos boxes, Felipe Massa com problemas de Desgaste dos pneus e nada pode fazer para evitar a ultrapassagem de Daniel Ricciardo que assumia o 6ºlugar, Logo depois de uma volta depois da ultrapassagem Massa foi para os boxes para a primeira parada na 12ªVolta, Na Volta seguinte Rosberg e Ricciardo foram para os boxes.

Isso fez com que Vettel fosse para a parada na 14ªVolta, O piloto da Ferrari viu Rosberg que deu uma volta voadora tentando assumir a liderança da corrida, Para sorte da equipe de Maranello Sebastian Vettel acabou mantendo a liderança da prova.

Raikkonen e Hamilton ficaram na pista e o que se mostrou é que ambos ficaram bem mais lentos do que de quem fez a parada. Logo Vettel e Rosberg tomaram a posição de Hamilton que teve de ir aos boxes na volta 17 assim como Raikkonen que também fez a parada nos boxes.

Foi nessa 17ªVolta que aconteceu o acidente mais forte da corrida: Gutierrez bem mais lento acabou levando uma pancada de Fernando Alonso que tentava a ultrapassagem após ter feito a parada, Alonso acabou saindo da pista e capotou várias vezes até bater no muro fora da pista. O Carro de Alonso ficou totalmente destruído, Mas o Bicampeão do mundo saiu sem nenhum problema o que foi um alivio para todo mundo, Esteban Gutierrez também deixou a corrida que teve menores prejuízos em seu carro. Não colocaram o Safety Car na pista mas sim Já colocaram a Bandeira Vermelha o que fez a corrida ficar parado para a limpeza da pista. Nesse meio tempo a Manor decidiu levar o carro do Indonésio Rio Haryanto para a Garagem com problemas em seu carro, Era o fim da primeira corrida do estreante na categoria.

Carro_Alonso_destruido_2016_australia

Depois disso a pista foi liberada e o piloto Dinamarquês Kevin Magnussen teve autorização para recuperar sua volta e voltar a corrida. A prova recomeçou com Vettel, Rosberg, Raikkonen, Ricciardo, Verstappen, Sainz, Hamilton, Massa, Grosjean e Hulkenberg nas 10 primeiras posições. Depois vieram Bottas, Palmer, Perez, Ericsson, Button, Nasr, Wehrlein e Magnussen.

Até que na 23ªVolta com problemas de Motor o Finlandês Kimi Raikkonen acabou abandonando a corrida tendo até fogo em seu bólido que a equipe acabou apagando esse fogo de maneira tranquila, Logo depois disso a corrida deu uma parada a não ser pela disputa de Lewis Hamilton contra as Toro Rosso, Mas as voltas se passavam e o inglês não conseguia passar Carlos Sainz até que na 31ªVolta o piloto da Toro Rosso foi para os boxes e na volta 32 Verstappen foi para os boxes, Ou seja Hamilton não conseguiu se livrar de carros da Toro Rosso (mesmo sendo bons carros ainda são carros inferiores aos carros da Mercedes, Ferrari e do nível de Red Bull e Williams) Mas foi para o 4ºlugar. Rosberg tentava se aproximar de Vettel na disputa pela liderança da prova com os pneus mais duros.

Na Volta 36 o piloto da Ferrari foi para os boxes para colocar os pneus macios para tentar alcançar Rosberg e Hamilton para tentar a vitória. O piloto Alemão da Mercedes assumiu a liderança da prova e não teria de parar de novo e assim como Rosberg os pilotos Lewis Hamilton e Daniel Ricciardo ainda não tinham parado nos boxes.

Jolyon Palmer que fazia uma Corrida honesta coma Renault estava tentando segurar com muita bravura aos pilotos da Toro Rosso que tinham pneus muito melhores agora com Sainz na frente de Verstappen. Algumas voltas depois Hamilton passou Ricciardo e assumiu a segunda posição enquanto que Ricciardo foi para os boxes para fazer a troca na 43ªVolta sendo ultrapassado pelo Felipe Massa ficando na 5ªPosição.

Mas logo essa posição foi recuperada 3 voltas depois e o piloto Brasileiro já programado para terminar a corrida com os pneus duros acabou nem lutando pois não tinha sentido segurar Ricciardo com melhores pneus por 11 voltas inteiras com isso Daniel Ricciardo voltava a 4ªposição. Enquanto isso Sainz e Verstappen superaram a Palmer e entraram na zona de pontuação e estavam chegando em Bottas para lutar pelo 8ºlugar e na frente estavam Nico Hulkenberg em 7º e um supreedente Romain Grosjean com a Haas em 6ºlugar sem se quer ser ameaçado pelo piloto da Force India e da Williams. Aliás Os pilotos da Toro Rosso não conseguiram passar Bottas e Verstappen por muito pouco não jogou fora a corrida da equipe de Faenza, Na curva anterior que leva aos boxes a poucas voltas do final Verstappen toca em Sainz jr. e acaba rodando, Ainda assim o jovem Holandês voltou a corrida ainda em 10ºlugar.

Lá na Frente Rosberg resistia até o final da prova enquanto que Hamilton segurava Vettel que tentava o segundo lugar a luta durou até a penúltima volta quando Vettel acabou errando e passando para a grama e com isso Hamilton respirou em segundo lugar. Já Rosberg após 57 Voltas conquistou a primeira vitória da temporada e a 4ªVitória seguida (Incluindo México, Brasil e EAU no ano passado) e sai na frente na disputa particular pelo título contra seu companheiro de equipe Lewis Hamilton que ficou em 2ºlugar e Sebastian Vettel que liderou a maior parte da Corrida foi traído pela tática nos boxes acabou ficando em 3ºlugar completando o pódio.

Daniel Ricciardo o piloto da casa fez boa corrida com a Red Bull com a Tag Heuer (Renault) ficou em 4ºlugar superando a Williams que decepcionou na estreia na Austrália. Felipe Massa conseguindo ter um final de semana bem mais forte que Valtteri Bottas terminou a prova em 5ºlugar numa corrida correta sem erros.

Já o Destaque da prova foi sem dúvida o desempenho de Romain Grosjean que fez uma brilhante exibição com a estreante Haas que tem um bom carro até porque o Franco-suíço não sofreu nenhum ataque de Hulkenberg e de Bottas em nenhum momento da prova e ao completar em 6ºlugar a equipe Norte-Americana acabou tendo o melhor desempenho de uma equipe estreante desde da Brawn GP em 2009, Já colocando 8 pontos na conta da Haas o que deixar Sauber, Mclaren e Manor em desespero desde do começo do ano o que mostra a seriedade do projeto da equipe de Gene Haas na categoria.

Grosjean foi o grande destaque da Corrida em Albert Park com a Equipe Haas
Grosjean foi o grande destaque da Corrida em Albert Park com a Equipe Haas

Nico Hulkenberg esteve bem longe de disputa pelo pódio, Mas o 7ºlugar foi o melhor que o piloto da Force India sendo que Perez ficou em 13ºlugar bem longe dos pontos. Valtteri Bottas largando do 16ºlugar fez uma corrida um pouco acima do Regular e o carro da Williams não ajudou o piloto Finlandês que acabou conseguindo segurar os dois jovens da Toro Rosso para ficar em 8ºlugar. Sainz e Verstappen completaram a zona de pontuação o que foi muito pouco pelo desempenho e potencial que a Toro Rosso tem para mostrar no começo de temporada.

Apesar de não pontuar na estreia a Renault teve um final de semana bem digno colocando Jolyon Palmer em 11º e Kevin Magnussen em 12ºlugar, Ambos fazendo corridas honestas sem erros na frente de Sergio Perez que foi muito mal assim como Felipe Nasr que passou muito tempo atrás de Marcus Ericsson (Abandonou na 38ªVolta) que foi punido com um Drive Turough pela equipe ter ficado em contato com o carro a menos de 15 segundos de uma relargada e acabou atrás do piloto da Mclaren Jenson Button que ainda mostra deficiência da Honda ficando em 14º. Nasr ficou na frente apenas de Pascal Wehrlein que ficou a 1 volta do líder e apesar da Manor ser um carro que esta passos atrás das outras equipes ela mostrou uma evolução em relação a 2015 onde ela só servia para completar o grid e se arrastar em todas as provas da temporada passada.

Wehrlein fez um bom trabalho até aonde o equipamento permitiu.
Wehrlein fez um bom trabalho até aonde o equipamento permitiu.

Daqui a duas semanas teremos o GP da Malásia para o 2ºRound da temporada de 2016 do mundial de Formula 1 que tem Nico Rosberg como líder do campeonato.

Resultado Final do GP da Austrália de Formula 1
Albert Park – Austrália – 57 Voltas

 

Posição Piloto Equipe Chassis Motor Tempo Abandono Grid
1 Nico Rosberg 6 Mercedes W07 Mercedes PC106C Hybrid 1h48m15.565s 2
2 Lewis Hamilton 44 Mercedes W07 Mercedes PC106C Hybrid a 8.060 1
3 Sebastian Vettel 5 Ferrari SF16-H Ferrari 059/5 a 9.643 3
4 Daniel Ricciardo 3 Red Bull RB12 Tag Heuer a 24.330 8
5 Felipe Massa 19 Williams FW38 Mercedes PC106C Hybrid a 58.979 6
6 Romain Grosjean 8 Haas VF-16 Ferrari 059/5 a 1:12.081 19
7 Nico Hulkenberg 27 Force India VJM09 Mercedes PC106C Hybrid a 1:14.199 10
8 Valtteri Bottas 77 Williams FW38 Mercedes PC106C Hybrid a 1:15.153 16
9 Carlos Sainz jr. 55 Toro Rosso STR11 Ferrari 059/4 a 1:15.680 7
10 Max Verstappen 33 Toro Rosso STR11 Ferrari 059/4 a 1:16.833 5
11 Jolyon Palmer 30 Renault RS16 Renault RE16 a 1:23.399 13
12 Kevin Magnussen 20 Renault RS16 Renault RE16 a 1:25.606 14
13 Sergio Perez 11 Force India VJM09 Mercedes PC106C Hybrid a 1:31.699 9
14 Jenson Button 22 Mclaren MP4-31 Honda RA616H a 1 Volta 12
15 Felipe Nasr 12 Sauber C35 Ferrari 059/5 a 1 Volta 17
16 Pascal Wehrlein 94 Manor MRT05 Mercedes PC106C Hybrid a 1 Volta 21
x Marcus Ericsson 9 Sauber C35 Ferrari 059/5 a 19 Voltas Abandonou 15
x Kimi Raikkonen 7 Ferrari SF16-H Ferrari 059/5 a 36 Voltas Motor 4
x Rio Haryanto 88 Manor MRT05 Mercedes PC106C Hybrid a 40 Voltas Abandonou 22
x Esteban Gutierrez 21 Haas VF-16 Ferrari 059/5 a 41 Voltas Acidente 20
x Fernando Alonso 14 Mclaren MP4-31 Honda RA616H a 41 Voltas Acidente 11
x Daniil Kvyat 26 Red Bull RB12 Tag Heuer Não Largou 18

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Mercedes/Ferrari/Williams/Haas/Manor/LaVanguardia

Grid de largada da MotoGP – Abertura da Temporada 2016 – Gp do Qatar

Comentários do Treino da MotoGP

Apesar da pole position de Jorge Lorenzo na MotoGP tivemos disputa forte até o final nas duas partes do Treino, No Q1 os Favoritos Cal Crutchlow com a LCR Honda e de Bradley Smith com a Tech 3 Yamaha conquistaram as vagas para a Fase final do Treino, Aleix Espargaró que geralmente conseguiria disputar uma das vagas para a fase final do treino acabou caindo e nos minutos finais com a moto Reserva não conseguiu ir além de um 5ºlugar o que vai dar apenas um 15ºlugar no Grid de largada fechando a 5ªFila.

No Q2 acabou mostrando que Jorge Lorenzo campeão de 2015 que liderou praticamente todos os treinos e testes acabou confirmou o favoritismo e conquistou a pole position começando sua caminhada para tentar seu 4ºtítulo do campeonato mundial, O Espanhol Marc Marquez com muito esforço conseguiu o segundo lugar no Grid de largada e por 4 milésimos acabou ficando na frente de Marevick Viñales que no final do Treino acabou vencendo a batalha particular que teve Valentino Rossi e Andrea Iannone que fizeram belos tempos e ganharam posições importantes no grid.

Aleix Espargaró fracassou no Q1 enquanto Viñales larga na primeira fila
Aleix Espargaró fracassou no Q1 enquanto Viñales larga na primeira fila

Andrea Iannone e Valentino Rossi ganharam o 4º e o 5ºlugar deslocando Andrea Dovizioso que fecha a segunda Fila. A Decepção foi Dani Pedrosa que ficou apenas em 7ºlugar logo na frente da surpresa do Treino Hector Barbera que larga em 8ºlugar com a Ducati da Temporada de 2014. Pol Espargaró, Cal Crutchlow, Bradley Smith e Scott Redding completam os 12 primeiros colocados.

Amanhã a MotoGP terá sua largada da temporada de 2016 a partir do meio-dia com a Moto 3, As 3 da Tarde Horário de Brasília teremos a Largada da Categoria Principal.

Redding estreia na Pramac na 11ºposição
Redding estreia na Pramac na 11ºposição

Grid de largada da Moto GP:

1 99 Jorge Lorenzo (Movistar Yamaha MotoGP Yamaha) 1’54.543
2 93 Marc Marquez (Repsol Honda Team Honda) 1’54.634
3 25 Maverick Viñales (Team SUZUKI ECSTAR Suzuki) 1’54.638
4 29 Andrea Iannone (Ducati Team Ducati) 1’54.693
5 46 Valentino Rossi (Movistar Yamaha MotoGP Yamaha) 1’54.815
6 4 Andrea Dovizioso (Ducati Team Ducati) 1’54.963
7 26 Dani Pedrosa (Repsol Honda Team Honda) 1’55.078
8 8 Hector Barbera (Avintia Racing Ducati) 1’55.165
9 44 Pol Espargaró (Monster Yamaha Tech 3 Yamaha) 1’55.302
10 35 Cal Crutchlow (LCR Honda Honda) 1’55.352
11 38 Bradley Smith (Monster Yamaha Tech 3 Yamaha) 1’55.414
12 45 Scott Redding (OCTO Pramac Yakhnich Ducati) 1’55.508
13 68 Yonny Hernandez (Aspar Team MotoGP Ducati) 1’56.157
14 50 Eugene Laverty (Aspar Team MotoGP Ducati) 1’56.186
15 41 Aleix Espargaró (Team SUZUKI ECSTAR Suzuki) 1’56.238
16 76 Loris Baz (Avintia Racing Ducati) 1’56.375
17 19 Alvaro Bautista (Aprilia Racing Team Gresini Aprilia)1’56.595
18 43 Jack Miller (Estrella Galicia 0,0 Marc VDS Honda) 1’56.620
19 53 Tito Rabat (Estrella Galicia 0,0 Marc VDS Honda) 1’57.108
20 6 Stefan Bradl (Aprilia Racing Team Gresini Aprilia)1’57.216

Não Treinou

9 Danilo Petrucci (OCTO Pramac Yakhnich Ducati)

Grid de largada da Moto 2:

1 94 Jonas Folger (Dynavolt Intact GP Kalex) 1’59.052
2 22 Sam Lowes (Federal Oil Gresini Moto2 Kalex) 1’59.124
3 40 Alex Rins (Paginas Amarillas HP 40 Kalex) 1’59.354
4 5 Johann Zarco (Ajo Motorsport Kalex) 1’59.419
5 21 Franco Morbidelli (Estrella Galicia 0,0 Marc VDS Kalex) 1’59.509
6 11 Sandro Cortese (Dynavolt Intact GP Kalex) 1’59.627
7 7 Lorenzo Baldassarri (Forward Team Kalex) 1’59.716
8 23 Marcel Schrotter (AGR Team Kalex) 1’59.759
9 30 Takaaki Nakagami (IDEMITSU Honda Team Asia Kalex) 1’59.811
10 12 Thomas Luthi (Garage Plus Interwetten Kalex) 1’59.920
11 52 Danny Kent (Leopard Racing Kalex) 1’59.956
12 49 Axel Pons (AGR Team Kalex) 1’59.999
13 73 Alex Marquez (Estrella Galicia 0,0 Marc VDS Kalex) 2’00.009
14 24 Simone Corsi (Speed Up Racing Speed Up) 2’00.019
15 77 Dominique Aegerter (CarXpert Interwetten Kalex) 2’00.159
16 55 Hafizh Syarhin (Petronas Raceline Malaysia Kalex) 2’00.176
17 57 Edgar Pons (Paginas Amarillas HP 40 Kalex) 2’00.188
18 39 Luis Salom (SAG Team Kalex) 2’00.249
19 54 Mattia Pasini (Italtrans Racing Team Kalex) 2’00.454
20 97 Xavi Vierge (Tech 3 Racing Tech 3) 2’00.627
21 19 Xavier Simeon (QMMF Racing Team Speed Up) 2’00.738
22 44 Miguel Oliveira (Leopard Racing Kalex) 2’00.757
23 14 Ratthapark Wilairot (IDEMITSU Honda Team Asia Kalex) 2’00.790
24 60 Julian Simon (QMMF Racing Team Speed Up) 2’00.816
25 2 Jesko Raffin (Sports-Millions-EMWE-SAG Kalex) 2’01.130
26 10 Luca Marini (Forward Team Kalex) 2’01.414
27 32 Isaac Viñales (Tech 3 Racing Tech 3) 2’01.970
28 70 Robin Mulhauser (CarXpert Interwetten Kalex) 2’02.057
29 33 Alessandro Tonucci (Tasca Racing Scuderia Moto2 Kalex) 2’03.367
30 8 Efren Vazquez (JPMoto Malaysia Suter) 2’03.604

Grid de largada da Moto 3:

1 5 Romano Fenati (SKY Racing Team VR46 KTM) 2’06.131
2 11 Livio Loi (RW Racing GP BV Honda) 2’06.178
3 41 Brad Binder (Red Bull KTM Ajo KTM) 2’06.245
4 20 Fabio Quartararo (Leopard Racing KTM) 2’06.399
5 9 Jorge Navarro (Estrella Galicia 0,0 Honda) 2’06.448
6 44 Aron Canet (Estrella Galicia 0,0 Honda) 2’06.462
7 23 Niccolò Antonelli (Ongetta-Rivacold Honda) 2’06.536
8 64 Bo Bendsneyder (Red Bull KTM Ajo KTM) 2’06.539
9 33 Enea Bastianini (Gresini Racing Moto3 Honda) 2’06.657
10 65 Philipp Oettl (Schedl GP Racing KTM) 2’06.707
11 36 Joan Mir (Leopard Racing KTM) 2’06.728
12 21 Francesco Bagnaia (ASPAR Mahindra Team Moto3 Mahindra) 2’06.733
13 8 Nicolo Bulega (SKY Racing Team VR46 KTM) 2’06.786
14 88 Jorge Martin (ASPAR Mahindra Team Moto3 Mahindra) 2’06.931
15 58 Juanfran Guevara (RBA Racing Team KTM) 2’06.939
16 84 Jakub Kornfeil (Drive M7 SIC Racing Team Honda) 2’06.948
17 89 Khairul Idham Pawi (Honda Team Asia Honda) 2’06.982
18 19 Gabriel Rodrigo (RBA Racing Team KTM) 2’06.983
19 16 Andrea Migno (SKY Racing Team VR46 KTM) 2’07.101
20 55 Andrea Locatelli (Leopard Racing KTM) 2’07.170
21 10 Alexis Masbou (Peugeot MC Saxoprint Peugeot) 2’07.209
22 95 Jules Danilo (Ongetta-Rivacold Honda) 2’07.220
23 98 Karel Hanika (Platinum Bay Real Estate Mahindra) 2’07.359
24 6 Maria Herrera (MH6 Laglisse KTM) 2’07.371
25 24 Tatsuki Suzuki (CIP-Unicom Starker Mahindra) 2’07.441
26 40 Darryn Binder (Platinum Bay Real Estate Mahindra) 2’07.558
27 7 Adam Norrodin (Drive M7 SIC Racing Team Honda) 2’07.582
28 4 Fabio di Giannantonio (Gresini Racing Moto3 Honda) 2’07.611
29 76 Hiroki Ono (Honda Team Asia Honda) 2’07.801
30 17 John McPhee (Peugeot MC Saxoprint Peugeot) 2’07.847
31 43 Stefano Valtulini (3570 Team Italia Mahindra) 2’08.336
32 3 Fabio Spiranelli (CIP-Unicom Starker Mahindra) 2’10.229
33 77 Lorenzo Petrarca (3570 Team Italia Mahindra) 2’10.433

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: MotoGP