Aprilla vence as duas corridas em Qatar e Chaz Davies conquista o vice-campeonato

A última Etapa da SBK 2015 foi disputada sobre a noite no Qatar no circuito de Losail e teve domínio dos dois piloto da Aprilla das vitórias. Na primeira Bateria a disputa no começo se resumiu aos pilotos da Kawasaki Jonathan Rea e Tom Sykes e pelo piloto da Ducati Chaz Davies que era o vice-líder do campeonato, Um pouco mais atrás vinha o piloto Jordi Torres que veio do nada e com o decorrer das voltas acabou se aproximando de Davies e depois se aproximou dos pilotos da Kawasaki e passou a Sykes e depois de uma bela briga com o campeão do mundo dessa temporada Jonathan Rea o piloto espanhol assumiu a liderança da corrida a 6 voltas do final.

Mas não foi fácil para Torres que teve de aguentar um ataque final de Rea que chegou a passar o piloto da Aprilla, Mas Torres deu o X e acabou levando a corrida conquistando sua primeira vitória na Super Bike, Categoria aonde parece que Torres se adaptou muito bem e que pode vim a ter uma grande carreira depois da passagem sem um brilho maior na Moto 2 o 2015 de Torres foi muito bom no time oficial da Aprilla. O pódio foi completado pelo piloto Campeão de 2015 Jonathan Rea e pelo seu companheiro de equipe Tom Sykes. Chaz Davies ficou em 4ºlugar. Completando os 6 primeiros vieram o Piloto Michael vd Mark em grande forma com a Moto da Honda e Leon Haslam que ficou longe de Torres na primeira bateria.

Grande campeonato do Hermano Leandro Mercado!
Grande campeonato do Hermano Leandro Mercado!

Resultado final da 25ªEtapa da Super Bike – SBK
GP do Qatar 0 17 Voltas = 91,460 Km

1 81 Jordi Torres (Aprilia Racing Team – Red Devils Aprilia RSV4 RF) 33’40.883 – Avg. 162,927 km/h
2 65 Jonathan Rea (Kawasaki Racing Team Kawasaki ZX-10R) a 0.726
3 66 Tom Sykes (Kawasaki Racing Team Kawasaki ZX-10R) a 6.579
4 7 Chaz Davies (Aruba.it Racing-Ducati SBK Team Ducati Panigale R) a 7.889
5 60 Michael vd Mark (PATA Honda World Superbike Team Honda CBR1000RR SP) a 13.512
6 91 Leon Haslam (Aprilia Racing Team – Red Devils Aprilia RSV4 RF) a 17.755
7 112 Javier Fores (Aruba.it Racing-Ducati SBK Team Ducati Panigale R) a 23.590
8 44 David Salom (Team Pedercini Kawasaki ZX-10R) a 26.417
9 36 Leanro Mercado (BARNI Racing Team Ducati Panigale R) a 26.489
10 1 Sylvian Guintoli (PATA Honda World Superbike Team Honda CBR1000RR SP) a 27.979
11 86 Ayrton Badovini (BMW Motorrad Italia SBK Team BMW S1000 RR) a 28.120
12 14 Randy de Puniet (VOLTCOM Crescent Suzuki Suzuki GSX-R1000) a 34.064
13 75 Gabor Rizmayer (BMW Team Toth BMW S1000 RR) a 1’09.123
14 23 Christophe Ponsson (Team Pedercini Kawasaki ZX-10R) a 1’10.996
15 45 Gianluca Vizziello (Grillini SBK Team Kawasaki ZX-10R) a 1’13.892
16 48 Aalex Phillis (Grillini SBK Team Kawasaki ZX-10R) a 1’30.797
17 10 Imre Toth (BMW Team Toth BMW S1000 RR) a 1 Volta

Não Terminou a Corrida:

59 Niccolò Canepa (Althea Racing Ducati Panigale R) a 7 Voltas
40 Ramon Ramos (Team Go Eleven Kawasaki ZX-10R) a 10 Voltas
22 Alex Lowes (VOLTCOM Crescent Suzuki Suzuki GSX-R1000) a 11 Voltas
2 Leon Camier (MV Agusta Reparto Corse MV Agusta) Não Largou

Na segunda bateria já em cima de fim de festa a disputa pela vitória ficou entre a Aprilla de Leon Haslam, A Ducati de Chaz Davies e a Kawasaki de Tom Sykes que disputaram curva a curva até o final pela última vitória no ano. Essa vitória acabou com o Inglês Leon Haslam com Chaz Davies em segundo lugar conquistando o vice-campeonato com 18 pontos na frente de Tom Sykes que ficou em 3ºlugar completando o pódio.

Final belíssimo de temporada para Michael vd Mark chegando em 4ºlugar superando o piloto Sylvian Guintoli que foi campeão em 2014, Mas nesse ano com a Moto Honda acabou não passando de um figurante ganhando apenas 1 pódio em Magny-Cours e fechando em 6ºlugar com apenas 218 pontos contra os 548 do campeão Jonathan Rea. O Piloto Argentino Leandro Mercado fechou o ano em alta em 6ºlugar na corrida o que foi o seu melhor resultado no campeonato e com a sua regularidade ele levou a sua moto de um time satélite da Ducati ao 8ºlugar no campeonato sendo o melhor piloto com moto de equipe não oficial 3 pontos na frente de Matteo Baiocco que não disputou as 2 corridas. Jonathan Rea acabou não completando a última corrida do campeonato, Mas isso não fez falta foram 26 GPs, 14 Vitórias, 23 pódios. Uma campanha maravilhosa para o piloto Inglês que merece todas as palmas.

Espera-se que em 2016 a Super Bike fique mais forte, A entrada de Nicky Hayden vai ajudar a fortalecer o grid e esperamos que os grids sempre tenham acima de 20 motos pelo menos, se possível sempre ter 25 competidores por corrida e que tenham um alto nível todos eles. E Além da vinda de Hayden teremos também a vinda da Yamaha que terá a equipe Pata que teve nesse ano as motos da Honda que agora terá o piloto Norte-Americano Nicky Hayden.

No final do ano falaremos mais da Super Bike que teve pela primeira vez em muitos anos espaço no Portalsportszone. Mesmo que o Show da MotoGP seja incomparável a SBK faz um trabalho correto também com as suas categorias de acesso e com uma boa transmissão de TV. Em 2016 continuaremos a retratar esse campeonato. Parabéns a Jonathan Rea pelo título incontestável da SBK em 2015.

Haslam conquistou a última etapa na temporada de 2015.
Haslam conquistou a última etapa na temporada de 2015.

Resultado final da 26ªEtapa da Super Bike – SBK

GP do Qatar 0 17 Voltas = 91,460 Km

1 91 Leon Haslam (Aprilia Racing Team – Red Devils Aprilia RSV4 RF) 33’45.745 – Avg. 162,536 km/h
2 7 Chaz Davies (Aruba.it Racing-Ducati SBK Team Ducati Panigale R) a 0.110
3 66 Tom Sykes (Kawasaki Racing Team Kawasaki ZX-10R) a 0.388
4 60 Michael vd Mark (PATA Honda World Superbike Team Honda CBR1000RR SP) a 7.653
5 1 Sylvian Guintoli (PATA Honda World Superbike Team Honda CBR1000RR SP) a 14.487
6 36 Leandro Mercado (BARNI Racing Team Ducati Panigale R) a 19.363
7 14 Randy de Puniet (VOLTCOM Crescent Suzuki Suzuki GSX-R1000) a 22.468
8 59 Niccolò Canepa (Althea Racing Ducati Panigale R) a 22.530
9 44 David Salom (Team Pedercini Kawasaki ZX-10R) a 27.596
10 86 Ayrton Badovini (BMW Motorrad Italia SBK Team BMW S1000 RR) a 29.294
11 23 Christophe Ponsson (Team Pedercini Kawasaki ZX-10R) a 1’02.181
12 45 Gianluca Vizziello (Grillini SBK Team Kawasaki ZX-10R) a 1’05.246
13 75 Gabor Rizmayer (BMW Team Toth BMW S1000 RR) a 1’05.256
14 10 Imre Toth (Team Toth BMW S1000 RR) a 2’04.813
15 48 Alex Phillis (Grillini SBK Team Kawasaki ZX-10R) a 2 Voltas

Não Terminou a Corrida:

40 Ramon Ramos (Team Go Eleven Kawasaki ZX-10R) a 1 Volta
81 Jordi Torres (Aprilia Racing Team – Red Devils Aprilia RSV4 RF) a 2 Voltas
65 Jonathan Rea (Kawasaki Racing Team Kawasaki ZX-10R) a 13 Voltas
2 Leon Camier (MV Agusta Reparto Corse MV Agusta F4 RR) a 13 Voltas
22 Alex Lowes (VOLTCOM Crescent Suzuki Suzuki GSX-R1000) a 17 Voltas

Texto : Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Twitter

Marquez Conquista uma senhora vitória após ultrapassagem improvável na última volta sobre Lorenzo

Phillip Island proporcionou na MotoGP uma das melhores corridas dos últimos anos da categoria e que teve Marc Marquez pela quinta vez se consagrando como o vencedor da prova. Aliás prova maravilhosa e que é um tapa na Cara da Formula 1 e de outras categorias que se acham a última coca-cola do Deserto, Mas se comparamos com a MotoGP elas não tem nenhuma representação praticamente de evento, de igualdade entre as equipe, de desenvolvimento, de criatividade e nem de coerência em temos de regras. A Corrida foi fantástica. Na Largada Marquez não largou bem e quem tomou a ponta foi Iannone com a Ducati com Lorenzo em 2º e depois Marquez e Pedrosa brigando pelo terceiro lugar com Rossi e Crutchlow a seguir.

Mas não demorou para Lorenzo passar Iannone para tomar a liderança da corrida, Parecia que o piloto da Yamaha iria disparar na liderança e que Iannone teria de segurar o segundo lugar em cima de Rossi, Marquez e os demais. Mas aos poucos com o decorrer da Corrida Iannone, Marquez e Rossi ficavam alternando posicionamento na segunda posição e estavam conseguindo segurar a diferença de 1 segundo mais ou menos atrás do Lorenzo. A Partir da metade da corrida Marquez que se consolidou em certo momento na 2ªposição se aproximou de Lorenzo para disputar a liderança. O que significava que os Pneus de Lorenzo tinham começado a chegar ao final.

Marquez_vitoria_aus15

Enquanto isso Pedrosa tinha dificuldades em ficar na frente de dois pilotos que estavam fazendo grande corrida o Inglês Cal Crutchlow e o Espanhol Marevick Viñales nessa disputa valendo o Quinto lugar.

Marquez com mais pneus conseguiu a ultrapassagem sobre Lorenzo e dai parecia que O piloto da Honda iria se distanciar na frente e que Lorenzo teria de segurar a Rossi e Iannone que estavam dispostos a passar uma moto que parecia que gastou pneu mais rápido que os outros postulantes a vitória. Mas 3 voltas depois Lorenzo voltou a andar forte e deu o troco em cima de Marquez reassumindo a liderança da prova e colocou uma distância de um pouco mais de 1 segundo na parte final da corrida. Nas voltas finais Marquez, Rossi e Iannone trocavam ultrapassagem um em cima do Outro e com isso parecia que Lorenzo poderia ficar tranquilo pois os três brigando por posição deixariam um pouco o foco de alcançar o piloto da Yamaha.

iannone_destaque_finaldesemana

Mas se engana que isso aconteceu, Marquez assumiu a segunda posição na volta final e tirou mais de 7 décimos para cima de Lorenzo e a 2 curvas do final o piloto da Honda fez uma grande ultrapassagem assumindo a liderança da prova, Rossi tentou também passar Iannone, Mas o piloto da Ducati segurou o pódio e deixou o The Doctor fora da Festa do Pódio. Marquez conseguiu uma vitória mitológica em cima de Lorenzo em Phillip Island na Austrália. O piloto da Yamaha que liderou a maior parte da corrida ficou em 2ºlugar, Apesar disso conseguiu tirar 7 pontos da diferença que tinha para Valentino Rossi que dessa vez ficou de fora do Pódio pois Iannone fez uma corrida monumental ficando em 3ºlugar com a Ducati que voltou a ficar muito perto de vencer uma corrida novamente nessa temporada.

Rossi correu para o campeonato, Mas falhou na sua missão de buscar o pódio na Austrália.
Rossi correu para o campeonato, Mas falhou na sua missão de buscar o pódio na Austrália.

Um pouco mais atrás O Espanhol Dani Pedrosa conseguiu a 5ªposição depois da pressão que teve de Marevick Viñales que teve uma grande atuação com a Suzuki mostrando que em determinadas situações a Moto se comporta bem pelo seu equilíbrio e Ciclística que é uma das melhores nesse ano, Apesar se não conseguir acompanhar a essa briga o piloto Cal Crutchlow que foi de longe a melhor moto de equipe satélite da prova ficando em 7ºlugar com 9 segundos na frente da 2ªmelhor moto satélite o Espanhol Pol Espargaró que ficou na frente de seu Irmão Aleix Espargaró com a segunda Suzuki e Bradley Smith com a segunda Tech 3 completou os 10 primeiros colocados.

Cal Crutchlow foi de longe a melhor moto Satélite
Cal Crutchlow foi de longe a melhor moto Satélite

Completaram a zona de pontuação os pilotos Scott Redding, Danilo Petrucci, Andrea Dovizioso que fez uma prova pavorosa com a Ducati oficial sendo que Iannone fez a corrida que fez, Alvaro Bautista carregando a Aprilla nas costas e Jack Miller conseguiu fazer uma boa corrida chegando em 15ºlugar e sendo a melhor das CRT.

Na semana que vem Rossi pode definir o campeonato caso vença e Lorenzo fique fora dos 5 primeiros colocados que ai a diferença entre os dois vai chegar a 26 pontos, Lorenzo tem que impedir disso acontecer, Semana que vem teremos o GP da Malásia em Sepang a penúltima etapa do mundial de motovelocidade na categoria principal.

Pódio da Moto GP em Phillip Island
Pódio da Moto GP em Phillip Island

Resultado Final do Mundial de Motovelocidade
MotoGP – GP da Austrália

1 93 Marc Marquez (Repsol Honda Team Honda) 40’33.849
2 99 Jorge Lorenzo (Movistar Yamaha MotoGP Yamaha) a 0.249
3 29 Andrea Iannone (Ducati Team Ducati) a 0.930
4 46 Valentino Rossi (Movistar Yamaha MotoGP Yamaha) a 1.058
5 26 Dani Pedrosa (Repsol Honda Team Honda) a 5.062
6 25 Maverick Viñales (Team SUZUKI ECSTAR Suzuki) a 6.800
7 35 Cal Crutchlow (LCR Honda Honda) a 9.375
8 44 Pol Espargaró (Monster Yamaha Tech 3 Yamaha) a 18.401
9 41 Aleix Espargaró (Team SUZUKI ECSTAR Suzuki) a 20.039
10 38 Bradley Smith (Monster Yamaha Tech 3 Yamaha) a 20.657
11 45 Scott Redding (EG 0,0 Marc VDS Honda) a 21.846
12 9 Danilo Petrucci (Octo Pramac Racing Ducati) a 22.840
13 4 Andrea Dovizioso (Ducati Team Ducati) a 29.168
14 19 Alvaro Bautista (Aprilia Racing Team Gresini Aprilia) a 37.244
15 43 Jack Miller (LCR Honda Honda) a 40.192
16 8 Hector Barbera (Avintia Racing Ducati) a 48.263
17 68 Yonny Hernandez (Octo Pramac Racing Ducati) a 48.572
18 76 Loris Baz (Forward Racing Yamaha Forward) a 48.677
19 50 Eugene Laverty (Aspar MotoGP Team Honda) a 50.201
20 63 Mike di Meglio (Avintia Racing Ducati) a 50.262
21 6 Stefan Bradl (Aprilia Racing Team Gresini Aprilia) a 50.277
22 24 Toni Elias (Forward Racing Yamaha Forward) a 1’20.942
23 13 Anthony West (AB Motoracing Honda) a 1’23.454

Não Terminaram a corrida:

69 Nicky Hayden (Aspar MotoGP Team Honda) a 18 Voltas
55 Damian Cudlin (E-Motion IodaRacing Team ART) a 18 Voltas

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: MotoGP

Rins sem qualquer adversário conquista a vitória em Phillip Island

Alex Rins teve seu domingo prefeito numa corridaça ele venceu sem sustos o GP da Austrália da Moto 2. Na Pole position Rins só perdeu a liderança na primeira volta quando Alex Pons assumiu a liderança da prova, Mas o piloto da AGR Team acabou queimando a largada e isso fez com que ele fosse punido e ficasse para trás.

A Partir dai Rins começou a determinar um domínio na corrida com Thomas Luthi que superou a Sam Lowes e assumiu a segunda posição como o mais próximo seguidor de Rins, Depois vinha Jonas Folger começando a ficar muito longe da turma, E Lá Atrás o campeão de 2015 Johann Zarco estava tendo dificuldades e tomando ultrapassagem de pilotos que normalmente não conseguiriam competir com o piloto Francês.

Zarco nao teve moto para ficar alem do 7 lugar

Rins continuava a abrir vantagem, Enquanto que Thomas Luthi acabou errando e caindo, Apesar de ter conseguido voltar até rápido na prova o Suíço perdendo várias posições. Sam Lowes agradeceu e assumiu a segunda posição com sua Speed UP, Já Lorenzo Baldassarri estava fazendo uma grande corrida e foi para cima de Jonas Folger que teoricamente teria mais moto que o piloto da Forward Racing, Mas o italiano de 19 anos acabou superando Folger e assumiu a Terceira posição. Na parte final de corrida Folger acabou tendo problemas na sua moto e foi obrigado a deixar a prova a menos de 4 voltas do final.

Baldassari_primeiro_podio

Após uma corrida Perfeita Rins com tranquilidade levou sua moto Xalex da Pons Racing para a segunda vitória na temporada a mais de 6 segundos de vantagem para o Inglês Sam Lowes fazendo grande corrida levando sua moto para a segunda posição e o pódio foi completado pelo jovem Lorenzo Baldassarri que foi a sensação da prova conquistando seu primeiro pódio na sua Carreira fazendo uma grande corrida superando a Zarco e a Folger na pista.

O Japonês Takaagi Nakagami fez uma bela corrida conquistando o 4ºlugar superando a Xavier Simeon da Gresini na parte final de prova. O piloto Belga ficou em 5º, Completando os 6 primeiros colocados o Espanhol Luis Salom que estará na sports-millions-EMWE-SAG em 2016 fechou a prova em 6ºlugar.

Johann Zarco não teve em nenhum momento Moto para brigar por boas posições, Ficou apenas num tímido 7ºlugar na frente de Mika Kallio que fez bom final de semana, De Alex Marquez que fez mais uma prova modesta sendo o único piloto da Marc VDS até por que Tito Rabat não correu devido ao acidente que sofreu antes da corrida do Japão e Randy Krummenacher completaram os 10 primeiros colocados. Em sua volta ao campeonato da moto 2 depois de 4 corridas de ausência o Italo-Brasileiro Franco Morbidelli acabou a corrida em 11ºlugar, Thomas Luthi ainda conseguiu salvar um ponto terminando a prova em 15ºlugar.

pódio_moto2_australia

A Próxima prova acontece em Sepang na Malásia na semana que vem.

Resultado Final – Mundial de Motovelocidade
Moto 2 – GP da Austrália

1 40 Alex Rins (Paginas Amarillas HP 40 Kalex) 39’00.084
2 22 Sam Lowes (Speed Up Racing Speed Up) a 6.633
3 7 Lorenzo Baldassarri (Forward Racing Kalex) a 10.408
4 30 Takaaki Nakagami (IDEMITSU Honda Team Asia Kalex) a 15.536
5 19 Xavier Simeon (Federal Oil Gresini Moto2 Kalex) a 16.205
6 39 Luis Salom (Paginas Amarillas HP 40 Kalex) a 17.241
7 5 Johann Zarco (Ajo Motorsport Kalex) a 20.456
8 36 Mika Kallio (QMMF Racing Team Speed Up) a 21.883
9 73 Alex Marquez (EG 0,0 Marc VDS Kalex) a 24.473
10 4 Randy Krummenacher (JIR Racing Team Kalex) a 24.559
11 21 Franco Morbidelli (Italtrans Racing Team Kalex) a 35.103
12 23 Marcel Schrotter (Tech 3 Tech 3) a 36.583
13 3 Simone Corsi (Forward Racing Kalex) a 36.588
14 88 Ricard Cardus (JPMoto Malaysia Suter) a 36.642
15 12 Thomas Luthi (Derendinger Racing Interwetten Kalex) a 38.115
16 55 Hafizh Syarhin (Petronas Raceline Malaysia Kalex) a 47.215
17 2 Jesko Raffin (sports-millions-EMWE-SAG Kalex) a 47.254
18 60 Julian Simon (QMMF Racing Team Speed Up) a 47.305
19 97 Xavi Vierge (Tech 3 Tech 3) a 47.382
20 16 Joshua Hook (Technomag Racing Interwetten Kalex) a 47.963
21 25 Azlan Shah (IDEMITSU Honda Team Asia Kalex) a 55.273
22 57 Edgar Pons (Italtrans Racing Team Kalex) a 58.441
23 96 Louis Rossi (Tasca Racing Scuderia Moto2 Tech 3) a 59.229
24 49 Axel Pons (AGR Team Kalex) a 1’00.321
25 10 Thitipong Warokorn (APH PTT The Pizza SAG Kalex) a 1’26.478

Não Terminaram a corrida:

94 Jonas Folger (AGR Team Kalex) 4 Voltas
11 Sandro Cortese (Dynavolt Intact GP Kalex) 11 Voltas
66 Florian Alt (E-Motion IodaRacing Team Suter) 15 Voltas
70 Robin Mulhauser (Technomag Racing Interwetten Kalex) 16 Voltas

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: MotoGP