As vitimas de CingapuraGate de 2008

Aquela corrida 800 da História do Automobilismo Mundial acabou fazendo vitimas que até hoje pagam por algo que não fizeram, Nelsinho Piquet arruinou as carreiras de pelo menos 4 pilotos que teriam muito mais em suas carreiras caso não tivesse o Cingapuragate.

Felipe Massa
Felipe Massa

Felipe Massa: Acabou tendo uma parada desastrosa daquelas que acontece, e do jogo, Mas na tensão da disputa pelo título daquela temporada aquela parada fez com que tudo desse errado. Ele deixou de marcar pontos devido a isso tudo numa corrida que em condições normais ele teria disputado a vitória e vencido, que seria um passo importante para o título de 2008. O Brasileiro perdeu o título com os erros dele? Sim, Mas houveram erros da Ferrari e esse incidente em Cingapura que são fundamentais para o Brasileiro não ter conseguido ser campeão.

Rosberg deveria ter sido o vencedor dessa corrida, Pois Alonso foi ajudado pela trapaça de Cingapura.
Rosberg deveria ter sido o vencedor dessa corrida, Pois Alonso foi ajudado pela trapaça de Cingapura.

Nico Rosberg: O Alemão que corrida pela Williams em sua terceira temporada vinha de uma temporada irregular com um pódio na Austrália, Mas com um campeonato difícil com seu conjunto Williams-Toyota, que tinha desempenhos melhores em treinos do que em corridas. Mas em Cingapura o piloto da Williams fez uma grande corrida, de Começo passou Trulli. Com a Bandeira amarela ele acabou indo para os boxes com o Sinal Fechado e acabou punido, Mas conseguiu estar na hora certa no lugar certo. Rosberg assumiu a liderança quando o Safety Car saiu da pista e com o Trulli lento ele conseguiu abrir o suficiente para pagar a punição e voltar ainda em 2ºlugar, posição que permaneceu até o final da corrida.

Rosberg certamente não estaria em condições de lutar pela vitória. Mas ele acabou fazendo uma grande corrida e sem nenhuma trapaça da sua equipe. E se ocorresse uma Desclassificação de Alonso o Jovem piloto Alemão conquistaria sua primeira vitória na F1 e a Williams sairia da seca dela que já estava a quase 4 anos sem vitória (A Seca de Vitória acabou com a vitória de Pastor Maldonado no GP da Espanha de 2012) Ou seja o Alemão foi prejudicado pela safadeza que fizeram.

Um ano magnifico na GP2 valeu exatamente o escanteio para o Brasileiro que deveria estar na Formula 1 até hoje
Um ano magnifico na GP2 valeu exatamente o escanteio para o Brasileiro que deveria estar na Formula 1 até hoje

Lucas di Grassi: Sem dúvida o mais prejudicado e o talento mais desperdiçado da Formula 1, Mais do que o Hulkenberg porque pelo menos o Alemão esta na categoria, O Di Grassi não conseguiu isso não por falta de talento, Mas sim por canalhice dos dirigentes da equipe, falta de equipamento e Falta de dinheiro.

Ouvir dizer que ele era um piloto fraco e que era menos piloto que Nelsinho, pelo que eu vejo é que Di Grassi é muito superior ao Piquet filho, Primeiro por que é um piloto muito rápido, inteligente e um ótimo acertador de carro e demonstrou na Formula E sendo muito melhor que Nelsinho Piquet de forma incontestável fato é que ele venceria o campeonato com 16 pontos a frente se não estivemos a vergonha em Berlim.

A Batida de Nelsinho Piquet acabou sendo uma forma que o Brasileiro permanecesse na categoria o que acabou acontecendo em detrimento de Lucas di Grassi que depois de um campeonato de 2008 aonde ele com 6 corridas a menos que os outros concorrente chegou em 3ºlugar a 13 pontos do campeão o que leva a crer que Di Grassi teria levado o título caso tivesse disputado a temporada desde da primeira etapa do campeonato.

Só por esse rendicap e pelo que Nelsinho não fez era mais do que suficiente para em 2009 a Renault dar uma chance a ele para ele mostrar do que ele seria capaz. E com toda a certeza ele andaria mais do que Piquet e poderia até hoje esta na formula 1 ou na pior das hipóteses ter tido números muito melhores do que ele tem, Um desperdício de Talento provocado por um compatriota desprezível que não merece nenhuma das palmas que recebeu e não merece meu respeito.

Grosjean foi muito mal julgado por tudo que houve em 2009 com ele na Renault.
Grosjean foi muito mal julgado por tudo que houve em 2009 com ele na Renault.

Romain Grosjean: Ele acabou sendo uma vitima também de Piquet. Sendo preparado para correr na Renault ele acabou substituindo Nelsinho quando era líder da GP2 e poderia ter sido o campeão da categoria, Mas infelizmente para ele o piloto Francês foi chamado na Renault que tinha um carro ruim e que dava mais atenções a Alonso. Mais sua inexperiência + O fato de não testar o carro foi fatal para um desempenho tão ruim o que fez ele ser esquecido na Categoria, Sem o título da GP2 daquele ano só voltando em 2012 após conquistar o título da GP2 Series em 2011 pela Lotus porque a Total quis ele. Até contraia a minha opinião achando que ele não deveria voltar nunca, Mas o Resultado é que ele pelo menos conseguiu uma recuperação em sua carreira e continua até hoje na Lotus.

O Estrago que Nelsinho provocou não tem desculpas e o afastamento definitivo do Esporte era a punição ideal para que o esporte fosse limpo. Assim como de Symonds , de Briatore e  até uma severa punição a Fernando Alonso por ser reincidente do acordo do escândalo de Espionagem da Mclaren. Mosley que até puniu Briatore e Symonds acabou dando a delação premiada para Nelsinho Piquet, Um erro muito grande!

Se eu fosse presidente da FIA ele iria falar tudo e depois eu iria falar assim para o Nelsinho, Obrigado Nelsinho, Mas isso não adiantou de nada para salvar sua pele, Você será banido do Esporte para sempre. Nunca mais poderá correr em nenhuma categoria nem mesmo kart, essa é a punição ideal para todos que tentam destruir a essência do jogo limpo no Esporte.

Corridas Histórias : GP de Cingapura de 2008

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Motorsport

Corridas Histórias – GP de Cingapura de 2008

28 de Setembro de 2008

Um dia negro para o Automobilismo Mundial, Uma mentira, Um plano, Uma Batida, Uma vitória improvável e a história do campeonato e do automobilismo até hoje foi modificada por causa de 3 vermes! 3 pessoas que não merecem serem chamados de profissionais. Pat Symonds, Flávio Briatore e Nelsinho Piquet que são esses 3 que deveriam ter sido eliminados do automobilismo mundial e devido a complacência de Imprensa, FIA, e torcedores eles continuam envolvidos no automobilismo. Ou seja a máfia continua a mesma.

Vamos falar da corrida que aconteceu nesse dia (Essa foi a prova de número 800 da História da Formula 1) E depois vamos falar do escândalo que abalou o mundo da Formula 1, Do que se apurou, quem foi punido e quem se salvou e a nossa opinião sobre o que deveria ter sido feito.

Grid de largada:

1 Felipe Massa (Ferrari) 1’44.801
2 Lewis Hamilton (McLaren/Mercedes) 1’45.465
3 Kimi Räikkönen (Ferrari) 1’45.617
4 Robert Kubica (BMW Sauber) 1’45.779
5 Heikki Kovalainen (McLaren/Mercedes) 1’45.873
6 Sebastian Vettel (Toro Rosso/Ferrari) 1’46.244
7 Timo Glock (Toyota) 1’46.328
8 Nico Rosberg (Williams/Toyota) 1’46.611
9 Nick Heidfeld (BMW Sauber) 1’45.964
10 Kazuki Nakajima (Williams/Toyota) 1’47.547
11 Jarno Trulli (Toyota) 1’45.038
12 Jenson Button (Honda) 1’45.133
13 Mark Webber (Red Bull/Renault) 1’45.212
14 David Coulthard (Red Bull/Renault) 1’45.298
15 Fernando Alonso (Renault) Sem Tempo
16 Nelson Piquet Jr. (Renault) 1’46.037
17 Sébastien Bourdais (Toro Rosso/Ferrari) 1’46.389
18 Rubens Barrichello (Honda) 1’46.583
19 Adrian Sutil (Force India/Ferrari) 1’47.940
20 Giancarlo Fisichella (Force India/Ferrari) Sem Tempo

Após um treino fantástico do Brasileiro Felipe Massa ele conquistou a pole position sendo que ele estaria mais pesado que Lewis Hamilton isso tendo feito tempo 6 décimos melhor que o piloto Inglês. Raikkonen em 3º no Grid poderia ajudar Massa se ultrapassasse Hamilton na largada, Já Kovalainen largaria em 5ºlugar atrás de Robert Kubica que alimentava algumas chances de título. Hamilton tinha 78 pontos contra 77 de Felipe Massa e 64 de Robert Kubica.

A primeira corrida feita a noite na Formula 1 de sua história teria uma das corridas mais decisivas da temporada de 2008. Na Largada Felipe Massa tomou a ponta com Hamilton, Raikkonen mantendo posições, Kovalainen pulou para 4º, Mas perdeu posição para Kubica e Vettel caindo para 6º e depois perdendo posição para Glock indo para o 7ºlugar. Alonso que tinha largado em 15º estava já em 12ºlugar largando com os piores pneus que eram os mais macios para ficar com os pneus mais duros o resto do tempo.

Logo na segunda volta Rosberg tentava ultrapassagem sobre Trulli isso valendo o 9ºlugar e um pouco mais atrás vinha Alonso tentando tomar o 11ºlugar de Kazuki Nakajima. Classificação após 2 voltas completadas: 1. Massa, 2. Hamilton a 1.266, 3. Raikkonen a 5.068, 4. Kubica a 6.305, 5. Vettel a 7.514, 6. Glock a 8.688, 7. Kovalainen a 10.945, 8. Heidfeld a 10.967, 9. Trulli a 14.535, 10. Rosberg a 14.891, 11. Nakajima a 15.626, 12. Alonso a 16.123, 13. Webber a 16.890, 14. Button a 17.729, 15. Coulthard a 18.316, 16. Bourdais a 19.112 depois vinham Rubens Barrichello, Nelsinho Piquet, Sutil e Fisichella fechando os 20 pilotos que disputavam a prova.

Massa estava na frente de Hamilton a menos de 2 segundos lutando pela primeira posição e Raikkonen e Kubica longe dos líderes. Já mais atrás Trulli segurava a turma inteira: Rosberg, Nakajima que fritou os pneus para não bater em ninguém e Alonso só na espera para ganhar mais posições.

Nico Rosberg tinha de resolver a vida dele pois o Trulli estava deixando o brasileiro longe dos 8 primeiros colocados, na terceira curva da 7ªvolta finalmente o piloto a Williams conseguiu a ultrapassagem mesmo travando os pneus, Mas segurou o seu Williams e assumiu o 9ºlugar e a Partir dai Rosberg foi embora e Trulli começou a segurar Nakajima que começava a ir para cima de Trulli. Enquanto isso Massa liderando a corrida e travando um duelo com Hamilton pela liderança do campeonato, Raikkonen lá atrás em 3º sem se quer ameaçar Hamilton, Enquanto isso Trulli tomava ultrapassagem de Nakajima e de Alonso e caia para o 12ºlugar e começava a ser pressionado por Mark Webber.

Raikkonen com 1:46.115 fez a volta mais rápida na 9ªVolta da corrida e era o mais rápido do que Hamilton e Massa e na volta seguinte diminuiu para 1:46.105 e tirava diferença para Hamilton para tentar ajudar o seu companheiro de equipe Felipe Massa que continuava na liderança da corrida. Classificação após 11 Voltas: 1. Massa, 2. Hamilton a 3.3 , 3. Raikkonen a 7.3 , 4. Kubica a 14.9 , 5. Vettel a 21.5, 6. Glock a 23.6, 7. Kovalainen a 25.8, 8. Heidfeld a 27.3. Depois vinham Rosberg, Nakajima, Alonso, Trulli, Webber, Button, Coulthard, Bourdais, Barrichello, Nelsinho, Sutil, Fisichella.

Raikkonen buscava aproximação sobre Hamilton, Mas o Inglês tinha o controle dessa diferença… Enquanto isso na volta 12 para 13 começava a sacanagem com o automobilismo Mundial.

Alonso de pneus macios que eram os piores no na corrida e com pouco combustível foi para os boxes para colocar os pneus duros, isso jogou ele para a última posição, ele poderia fazer uma corrida para garantir pelo menos marcar pontos no campeonato, A Armação tinha começado entre a Trinca Symonds, Briatore, Nelsinho ou a quadra já que Alonso sabia dessa manobra.

Bourdais tinha escapado na parte do estádio de Futebol e perdeu posições para Barrichello, Nelsinho e Sutil, O piloto Francês estava muito pressionado por esta tão abaixo de Vettel na Toro Rosso.

Agora na volta seguinte uma bandeira amarela, No mesmo ponto do Estádio a uns 200 metros (Na Entrada da Curva) antes o Renault de Nelsinho Piquet bate no muro provocando a entrada do Safety Car, Isso com apenas o Alonso  já tendo parado nos boxes. Com isso vários pilotos que deveriam parar logo foram prejudicados.

Isso porque quando dava a entrada do Safetycar os boxes eram fechados para qualquer piloto fazer paradas somente sendo liberada as paradas quando os boxes eram abertos, quando alguém fazia uma parada nos boxes com os pits fechados ele era punido com 10 segundos parado nos boxes. Essa regra era totalmente errada e acabou dando essa brecha para essa trapaça no automobilismo mundial.

Kubica teve de ir aos boxes com a bandeira amarela, Outro que fez parada nos boxes com o Safety Car na pista foi Nico Rosberg. Ambos acabaram infringindo o regulamento da FIA Outros que fizeram essa parada foram Barrichello,Webber e Coulthard, Mas foram um pouco antes dos boxes terem sido fechados e não seriam punidos. Rubens Barrichello não teve sorte, o carro dele parou na pista e do nada (Provavelmente não entrou o combustível) e acabou deixando a corrida.

Os Boxes só foram abertos de novo na volta 16 para 17 e dai todo mundo foi para os boxes para fazerem as paradas. Tudo normal até que o sinal eletrônico da Ferrari acabou dando sinal verde para Massa quando ainda estavam colocando o combustível, O piloto Brasileiro acabou partindo e levando com ele a mangueira de combustível inteira com ele, isso acabou arruinando a corrida do piloto Brasileiro. Com tudo isso a Ferrari perdeu também muito tempo com a parada do Raikkonen, Conclusão o Sinal eletrônico ativado na hora errada mais o Safety Car acabou sendo terrível para Felipe Massa que não teve culpa nesse caso. A Mangueira foi retirada do carro dele e voltou a corrida.

Com toda essa confusão o Rosberg assumiu a liderança com Trulli em 2º, Fisichella com a Force India em 3º, Kubica em 4º e Alonso em 5º que estava em último lugar e pulou para um 5ºlugar.

Rosberg deveria ter sido o vencedor dessa corrida, Pois Alonso foi ajudado pela trapaça de Cingapura.
Rosberg deveria ter sido o vencedor dessa corrida, Pois Alonso foi ajudado pela trapaça de Cingapura.

A Relargada foi na volta 20 com o Rosberg disparando na liderança da corrida e Trulli, Fisichella segurando a Kubica e Alonso que tinham mais carro que os dois pilotos italianos, Depois vinham Webber e Coulthard na frente de Hamilton que também levou ferro nos boxes caindo para o 8ºlugar na corrida, Massa estava em 18ºlugar e longe da zona de pontuação. Só em uma volta Rosberg colocou quase 3 segundos na frente de Trulli que colocava uma vantagem boa em Fisichella que ai sim segurava Kubica e Alonso.

Demorou um tempo enorme, Mas finalmente a FIA começou a colocar Kubica e Rosberg sobre investigação por terem parado sobre bandeira amarela e acabaram por punir ambos com 10 segundos nos boxes. Também puniram antes o Felipe Massa pelo incidente nos boxes com uma passagem pelos boxes, aliás, foi o primeiro a levar a punição colocando ele na última posição.

Kubica cumpriu a punição na 27ªVolta e Rosberg cumpriu a punição na 29ªVolta, Ao mesmo tempo que Fisichella fez sua parada nos boxes. Com tudo isso o Trulli era o líder, Alonso em segundo e Rosberg acabou ficando com o 3ºlugar devido a sua imensa vantagem que ele criou sobre o Trulli e os demais, Já Kubica não teve essa sorte, acabou indo parar na última posição, Mark Webber na volta 29 deixaria a corrida com problemas de transmissão.

Classificação após 30 voltas: 1. Jarno Trulli , 2. Fernando Alonso , 3. Nico Rosberg , 4. David Coulthard , 5. Lewis Hamilton, 6. Timo Glock, 7. Sebastian Vettel, 8. Nick Heidfeld, 9. Kazuki Nakajima, 10. Jenson Button, 11. Heikki Kovalainen, 12. Kimi Raikkonen, 13. Adrian Sutil, 14. Sebastian Bourdais, 15. Felipe Massa, 16. Robert Kubica, 17. Giancarlo Fisichella.

Massa tomou ultrapassagem de Robert Kubica perdendo o 15ºlugar, Na volta seguinte ele volta aos boxes para tentar nova tática, Mas naquela altura do campeonato Felipe Massa tinha a corrida completamente comprometida se nada de diferente acontecesse na corrida.

Na Volta 34 Jarno Trulli vai para os boxes e com isso Alonso assumiu a liderança da prova, O piloto Romano ele foi para uma tática de uma parada nos boxes e por isso justificava seu ritmo de corrida tão lento que ele teve na prova. Hamilton em 4ª na corrida tinha dificuldades em tentar passar David Coulthard na luta pelo pódio, Enquanto isso Kimi Raikkonen tentava a recuperação e conseguiu a ultrapassagem sobre Kovalainen que foi para os boxes para a segunda parada e Button assumindo o 10ºlugar.

Alonso que não tinha praticamente chances de vitória era o grande favorito a vencer a corrida depois de tudo que aconteceu, O Espanhol estava com 5.6 segundos sobre Nico Rosberg, Lá atrás Nakajima tentava passar Trulli isso disputando o 8ºlugar, Uma bela corrida da Williams que tinha Rosberg entre os 3 primeiros e Nakajima perto dos pontos.

Hamilton não conseguia ainda passar Coulthard, Era muito duro passar o piloto escocês que estava a 4 corridas do encerramento de sua carreira. Na Volta 38 Nakajima finalmente conseguiu a ultrapassagem sobre Trulli que na volta seguinte também leva ultrapassagem de Kimi Raikkonen que colou em Nakajima buscando melhorar na classificação na corrida.

Logo começaria a segunda parada dos pilotos nos boxes, começando com Rosberg fazendo a parada na 41ªVolta, Alonso faria a parada na volta seguinte voltando na frente de David Coulthard e de Hamilton, Era a chance de Coulthard tentar liderar a corrida antes da sua parada nos boxes. Só que curvas depois Lewis Hamilton aproveitou uma brecha que o Escocês deu e dai o piloto da Mclaren acabou ultrapassando o piloto da Red Bull e assumiu o segundo lugar.

Na volta 42 Hamilton foi para os boxes para a parada derradeira nos boxes  assim como Coulthard, Mas a Red Bull acabou perdendo tempo nos boxes e só não saiu com a mangueira dos boxes por que tinha a tradicional plaquinha dos boxes ao invés do sinal que a Ferrari criou (E que hoje tem em todas as equipes nas Formula 1).

Vettel fez a parada na 43ªVolta assim como Nick Heidfeld com a BMW Sauber fazendo com que só Glock e Raikkonen ainda não tivessem parado nos boxes, Classificação após 45 voltas: 1. Fernando Alonso, 2. Timo Glock, 3. Nico Rosberg, 4. Kimi Raikkonen, 5. Lewis Hamilton, 6. Jarno Trulli, 7. Sebastian Vettel, 8. Nick Heidfeld, 9. David Coulthard, 10. Kazuki Nakajima, 11. Jenson Button, 12. Heikki Kovalainen, 13. Robert Kubica, 14. Giancarlo Fisichella, 15. Felipe Massa, 16. Adrian Sutil, 17. Sebastian Bourdais

Na Volta 46 Glock foi para os boxes, Com isso só faltava o Raikkonen ir para os boxes o que aconteceu na volta 50 ao mesmo tempo Trulli por puro desgaste físico já que em Cingapura faz um calor dos infernos mesmo sendo uma corrida a noite. Nessa mesma volta Massa acabou rodando na curva do estádio de futebol e logo depois de Massa volta a pista Sutil acabou batendo e nisso provocou um novo Safety Car na corrida. Com isso 15 pilotos continuavam a corrida com o Abandono de Trulli e Sutil. Alonso perderia toda a sua vantagem com todo mundo junto, Rosberg em 2º poderia tentar um ataque para cima de Alonso assim como Hamilton tentar um ataque para cima de Rosberg, A corrida estava de novo aberta, Glock estava em 4º com Raikkonen em 5º que parou no tempo certo e dessa forma não seria punido pelos comissários da FIA, Depois vinham Vettel, Heidfeld e Coulthard fechando a zona de pontuação.

Após 4 voltas o Safety Car voltou para os boxes e a corrida recomeçou, Alonso distanciou de Rosberg e Hamilton que iriam disputar o segundo lugar, Raikkonen iria tentar tirar o 4ºlugar de Glock para tentar um ataque em Hamilton para ajudar Felipe a não ver o seu adversário aumentar mais a diferença com o pódio.

Classificação após 55 Voltas completadas: 1. Alonso, 2. Rosberg a 6.1, 3. Hamilton a 6.8, 4. Glock a 8.2, 5. Raikkonen a 9.0, 6. Vettel a 11.4, 7. Heidfeld a 12.5, 8. Coulthard a 13.5, 9. Nakajima a 14.1, 10. Button a 15.2, 11. Kovalainen a 15.9, 12. Kubica a 17.1 , 13. Bourdais a 17.9, 14. Massa a 18.3, 15. Fisichella a 21.6

Mas a menos de 5 voltas do final Raikkonen acabou indo forte demais na tartaruga que era a chicane e batendo no muro jogando tudo fora que conseguiu na prova e indo para a 4ªcorrida seguida sem marcar pontos o que fez ele sair da disputa do campeonato, outras brigas estavam acontecendo, Mas sem ultrapassagem como a de Kazuki Nakajima tentando escalar em David Coulthard para tomar o sétimo lugar, Mas o Escocês acabou conseguindo segurar as pontas e essa posição. (Seria os últimos pontos da sua carreira)

Agradecendo aos Ceús ou ao Nelsinho, Briatore e Symonds pela vitória suja que obteve.
Agradecendo aos Ceús ou ao Nelsinho, Briatore e Symonds pela vitória suja que obteve.

Fernando Alonso partindo do 15ºlugar e contando com o esquema entre Symonds, Briatore e Nelsinho além de competência o piloto da Renault conquistou a primeira vitória em Cingapura com Rosberg em 2ºlugar conseguindo seu melhor resultado na Formula 1 até aquele momento e Hamilton com um 3ºlugar que lhe dava 6 pontos que foram fundamentais para ele ser o campeão da temporada de 2008.

Massa perdeu o título em Cingapura - Foi uma das causas.
Massa perdeu o título em Cingapura – Foi uma das causas.

Glock numa ótima corrida chegou em 4ºlugar com a Toyota, Vettel em 5ºlugar com a Toro Rosso em uma crescente na Formula 1 na parte final de campeonato, Heidfeld levando a BMW Sauber para mais 3 pontos no campeonato, Coulthard marcando seus últimos pontos na Formula 1 em 7ºlugar e Nakajima levando o carro da Williams para mais um ponto em 8ºlugar, Jenson Button por pouco não levou a Honda a um ponto na temporada de 2008, Felipe Massa terminou a corrida em 14ºlugar, duas posições atrás de Robert Kubica que ficou praticamente sem chances de título.

O Resultado pode ter sido decisivo para Hamilton ser campeão em 2008.
O Resultado pode ter sido decisivo para Hamilton ser campeão em 2008.

Declaração de Nelsinho Piquet sobre o acidente:

“Basicamente agente arriscou fazer um primeiro sprint bem longo, Pra tenta arriscar algum safety car, alguma coisa e acabou…

Como essa pista é muito ondulada o carro estava pegando muito no chão, Tava muito mais difícil de andar do que agente esperava e acabou que eu estava forçando para cima do Rubinho e troquei um pouquinho no muro e o carro perdeu o controle”

Resultado final da corrida número 800 da Formula 1

Fotos:

 

View post on imgur.com

 


 

Dia 30 de Agosto de 2009

O Escândalo começa a ir a tona para o mundo inteiro através de Reginaldo Leme que deu o furo de reportagem para o mundo inteiro, para a Formula 1 sofrer mais um abalo na sua história.

A Partir dai a casa caiu na Renault para Symonds e para Briatore e moralmente para a Família Piquet que teria usado esse caso para uma forma de chantagem para manter o Nelsinho na Renault em 2009, Nisso vitimou Lucas di Grassi que seria naturalmente o substituto de Nelsinho na Renault pois o Filho de Nelson Piquet com exceção de algumas corridas deixou a desejar na Formula 1 já em 2008.


 

Entrevista de Nelson Piquet feita pelo Reginaldo Leme que foi o Homem que deu o Furo da Espionagem de Cingapura 2008 Chamado de CingapuraGate:

Descrevi parte dessa entrevista para vocês verem o maucaratismo do senhor Piquet e do seu filho!

Reginaldo Leme: Nelson, quando efetivamente você falou com alguém
da FIA pela primeira vez

Nelson Piquet: Quando acabou o campeonato no ano passado que foi
Brasil a corrida eu foi direito ao Charlie Whating e contei a
história toda

Reginaldo Leme: E Ele se assustou quando você contou

Nelson Piquet: Logico, Isso ai é crime em automobilismo e em
Esporte, A vontade que eu tive é já no final do ano de levar esse
caso para FIA.

Reginaldo Leme: E Porque não levou?

Nelson Piquet: Por que isso iria prejudicar o Nelsinho … e ai
eu esperei, Quando o Briatore terminou o contrato dele no meio do
ano, Não tinha muito mais a perder na carreira dele a não sei
botar em pratos limpos o que que o Flavio e a Renault estão
fazendo com o Nelsinho o ano inteiro.

Inacreditável, O Caso é inacreditável um plano desses acontecer e
o Nelson Piquet saber e depois ele não joga essa M… no
ventilador para salvar a pele do Nelsinho quando não tinha como
salvar o Nelsinho, Ele deveria não ser referência para um ser humano.

 


 

O Observatório da Imprensa feito no dia 29 de Setembro de 2009 é o registro mais contundente de que o Esporte é influenciado pela política e que o quanto isso faz mal, quantas pessoas são prejudicadas e que se fosse tudo decidido pelo esporte nós não teriamos essas sacanagens que aconteceram, E soube não condenar alguém por um erro, Mas tem erros que jamais podem ser esquecidos. Se o Nelsinho Piquet pediu desculpas pelo erro que fez, Se teve gente que aceitou Eu não aceito, Você deveria abandonar o esporte, você como Symonds, Briatore e alguns outros são o Câncer para o Esporte em Geral:

O que mais choca e o Senhor Nelson Piquet (Como piloto foi
Brilhante, Como falador um poeta Calado) Falou que o Nelsinho fez
uma coisa não certa. Como se isso amenizar a situação do seu
filho que já é um homem (Pra mim não foi e nunca será depois de
Cingapura 2008) Isso quando foram convidados para o Observatória da Imprensa do dia 29 de Setembro de 2009. Assistam esse programa para ver que o Automobilismo é comandado por um monte de vermes.

Celso Itiberê, Um dos maiores comentaristas de Automobilismo no Brasil falou uma coisa muito correta sobre esse caso:

“Porque é uma coisa tão fora de proposito, Tão Arriscada, Porque um piloto que se propor a isso ele se propor a também correr o risco na sua integridade física, Não é só a maracutaia, Ele corre riscos pessoalmente, ele não sabe o que vai acontecer…

Se ele bate de um jeito ele fica ai como ficou o carro do Nelson, Se ele bate de outro jeito ele pode bater no muro e voltar pro meio da pista e se ele batesse com o pneu por exemplo e dai o pneu impulsionaria para o meio da pista …

A Fala do João Carlos Albuquerque da ESPN disse sobre Piquet
mostra o quanto o piloto tricampeão do mundo não tem moral para
defender o que é indefensável.

“Não, como disse o Flavio Seixas Ele não delatou, assim como o pai também não, A Resposta que o Nelson Piquet deu ao Reginaldo Leme é assustadora.
A delação foi feita num momento em que o Nelsinho foi demitido da
Renault, Quer dizer, Ah eu tenho um trunfo pra não ser demitido, A partir do momento em que não há um acordo entre as partes ai eu revelo a falcatrua! Quer dizer, O Nelson Piquet sai muito arranhando na minha opinião também desse episódio E o José Carlos Albuquerque fez a comparação com o Filho do Edinho com o Filho do Nelsinho.

Enquanto que o Pelé (Quem diria que eu iria elogiar uma atitude
Ficou muito contrariado e ter falado que o Edinho errou com todas
as letras.

Já O Nelson Piquet não, Esse babaca falou que o Filho fez uma
coisa não certa, Nem para ele falar que o Filho Errou ele teve a
coragem de falar, Absurdo, Senhor Piquet não tem moral para criticar piloto nenhum moralmente.

A Punição ideal para Pat Symonds, Flávio Briatore e Nelsinho Piquet seria uma unica punição: A Exclusão sumária da categoria com a perda de todas as suas conquistas no esporte. Mas as punições não foram assim:

Flavio Briatore: Foi Banido do Esporte, Mas logo depois da Entrada de Jean Todt ele foi perdoado e foi desbanido do automobilismo.

Pat Symonds: Foi suspenso por 5 anos, Mas depois de 2, 3 anos ele acabou voltando a trabalhar na formula 1 pela Marussia que hoje é a Manor e hoje trabalha na Equipe Williams.

Nelsinho Piquet: Foi livre de punição por causa da Delação Premiada, Hoje continua correndo no automobilismo mundial, Para mim é uma blasfêmia para o automobilismo mundial e o esporte a motor esse homem continuar com sua carreira, Ele não agiu feito um homem e sim como um moleque ameaçando a integridade física não só dele como a integridade física de outros pilotos.

Fernando Alonso: Continuaria a correr na Formula 1, Não foi punido mas participou do Caso do jogo de equipe na Alemanha em 2010 aonde ele deveria ter sido desclassificado, Mas ao invés disso nada foi feito para ele e esse erro por pouco não custou um título nas mãos erradas.

Renault: Foi colocada sob observação por até 2011 pelo caso do Cingapuragate quando o correto era impedir que Briatore, Symonds e Nelsinho continuassem empregados, Isso foi o que a Renault fez, A Equipe Francesa perdeu o patrocinador da ING devido ao escândalo e ficou seriamente a pensar em deixar a Formula 1 depois da temporada de 2009.

A Segunda parte isso daqui a pouco – Ainda Hoje!

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Motorsport
Vídeo: SrtaObservadora – 522-OI na TV – Crise na Fórmula 1 – 29/09/2009

 

No duelo da temporada até Agora entre Rossi e Marquez o velho Valentino conquista vitória em Assen para delírio do público Holandês

Rossi e Marquez realizaram o duelo da temporada de 2015 no mundial de motovelocidade e o velho Valentino Rossi com seus 320 GPs Segurou a vitória de número 111 na sua carreira com um lance Fantástico no final da corrida aonde Marquez tentou o tudo um nada ao tentar a ultrapassagem sobre Rossi, Um lance de corrida arriscado aonde Marquez ameaçou por tudo a perder para ele e para o Rossi e Rossi arriscou jogar fora a liderança do campeonato a jogar duro também com Marquez, No Final da História: Ainda bem que nenhum deles caiu pois nenhum deles merecia o Chão pelo que eles fizeram a corrida toda.

Rossi e Marquez fizeram o duelo da corrida
Rossi e Marquez fizeram o duelo da corrida

Desde da largada Rossi e Marquez dispararam na frente deixando para trás Aleix Espargaró com a Suzuki que não rendeu nada em Assen e Jorge Lorenzo que fez uma largada formidável conseguindo em 1 volta sair do 8º para o terceiro lugar, Mas depois Lorenzo não conseguiu participar da disputa, Rossi e Marquez foram distanciando, distanciando e Lorenzo foi ficando, solitário em 3ºlugar, Mais atrás vinham todos os outros pilotos das equipes de Fábrica lutando pela quarta posição, Essa posição que ficou nas mãos da Ducati de Andrea Iannone.

luta pela posicoes intermediarias

Marquez com os pneus mais duros e com o Chassi da Honda de 2014 estavam se revelando um adversário a altura e que teria uma vantagem sobre Rossi na parte final da corrida, A 8 voltas do final Marquez foi para cima de Rossi e conseguiu a ultrapassagem assumindo a liderança da corrida e dai se pensou, Dessa vez Marquez vai sair do jejum de vitórias, Mas Rossi continuava por perto esperando o melhor momento para tentar voltar a liderança da corrida e isso aconteceu a menos de 4 voltas do final da corrida. Rossi voltou a ponta da corrida e Marquez poderia se contentar com o segundo lugar após 2 quedas em duas corrida seguidas ou tentar o ataque final contra Rossi.

Dueloepicodemarquezerossi

Marc Marquez na curva final decidiu tentar o último ataque foi por dentro, Mas sem o espaço necessário não conseguiu a ultrapassagem, Rossi não se entregou, defendeu sua posição, passou reto pela brita empinando a moto para não cair e levou o GP da Holanda para Delírio da Torcida do piloto de 36 anos de idade que teve um duelo épico com o jovem e incansável pela vitória Marc Marquez que foi um grandioso adversário para que esse duelo fosse fantástico.

Rossipassandopelabrita

Hoje somente Marquez poderia derrotar o Rossi e somente Rossi poderia vencer A Formiga Atômica. Sem chance para um apático Jorge Lorenzo que teve mais tempo mais próximo de tomar pressão de Andrea Iannone do que de lutar pela vitória, Chegou em 3ºlugar a 14 segundos do vencedor, inadaptado aos novos pneus Bridgestone que acabou derrubando a sequência de 4 vitórias seguidas do Espanhol.

No resto Andrea Iannone derrotou o resto do mundo das protótipos chegando em 4ºlugar derrotando Pol Espargaró que fez um final de semana muito bom com a Tech 3 que vem tem constância entre as melhores equipes satélites da MotoGP e vencendo o duelo com a LCR Honda a satélite da Honda com Cal Crutchlow que completou os 6 primeiros colocados. Bradley Smith ficou em 7ºlugar na frente de Dani Pedrosa que foi muito mal com a moto oficial da Honda ficando a 23 segundos de Marquez em 8ºlugar.

Frustante desempenho da Suzuki em Assen
Frustante desempenho da Suzuki em Assen

Aleix Espargaró que foi o pole position em Assen foi ficando para trás e sem ter uma moto competitiva acabou a prova em 9ºlugar, E numa pista mais travada aonde a ciclística da Suzuki seria um belo aliado para a equipe conquistar um bom resultado acabou sendo uma decepção a Suzuki. Viñales fechou os 10 primeiros colocados.  Danilo Petrucci, Andrea Dovizioso que ficou no final da corrida ficando em um modesto 12ºlugar, Scott Redding e Yonny Hernandez que ficou com o último lugar das motos protótipos (Não conto as motos da Gresini Aprilla nessa lista), aliás todos os pilotos com Motos Protótipos terminaram a corrida.

Entre as CRT apenas Loris Baz pontuou com a Forward Racing e foi a melhor delas deixando Nicky Hayden, Alvaro Bautista, Mike Di Meglio e o patético Marco Melandri que tomou 1 volta do vencedor.

Marquez foi um duro adversário, Mas que valorizou ainda mais a vitória de Rossi
Marquez foi um duro adversário, Mas que valorizou ainda mais a vitória de Rossi

Daqui a 2 semana teremos o GP da Alemanha em Saschering com Rossi e Marquez revigorados e Lorenzo vendo seus adversários fortes a partir de agora já que o piloto da Honda com o Chassis de 2014 da Honda se sentiu melhor do que o Chassis de 2015 mas ainda a moto da Yamaha parece estar melhor .

Resultado Final da Moto GP – GP da Holanda – 8ªEtapa

1 46 Valentino Rossi (Movistar Yamaha MotoGP Yamaha) 40’54.037
2 93 Marc Marquez (Repsol Honda Team Honda) a 1.242
3 99 Jorge Lorenzo (Movistar Yamaha MotoGP Yamaha) a 14.576
4 29 Andrea Iannone (Ducati Team Ducati) a 19.109
5 44 Pol Esparagaró (Monster Yamaha Tech 3 Yamaha) a 24.268
6 35 Cal Crutchlow (CWM LCR Honda Honda) a 24.373
7 38 Bradley Smith (Monster Yamaha Tech 3 Yamaha) a 24.442
8 26 Dani Pedrosa (Repsol Honda Team Honda) a 24.656
9 41 Aleix Esparagaró (Team SUZUKI ECSTAR Suzuki) a 26.725
10 25 Maverick Viñales (Team SUZUKI ECSTAR Suzuki) a 27.238
11 9 Danilo Petrucci (Octo Pramac Racing Ducati) a 29.038
12 4 Andrea Dovizioso (Ducati Team Ducati) a 29.418
13 45 Scott Redding (EG 0,0 Marc VDS Honda) a 46.663
14 68 Yonny Hernandez (Octo Pramac Racing Ducati) a 49.305
15 76 Loris Baz (Athinà Forward Racing Yamaha Forward) a 52.396
16 69 Nicky Hayden (Aspar MotoGP Team Honda) a 56.005
17 19 Alvaro Bautista (Aprilia Racing Team Gresini Aprilia) a 59.857
18 63 Mike di Meglio (Avintia Racing Ducati) a 1’14.513
19 33 Marco Melandri (Aprilia Racing Team Gresini Aprilia) a 1 Volta

Não Terminaram a corrida:

15 Alex de Angelis (E-Motion IodaRacing Team ART) a 3 Voltas
50 Eugene Laverty (Aspar MotoGP Team Honda) a 11 Voltas
6 Stefan Bradl (Athinà Forward Racing Yamaha Forward) a 21 Voltas
8 Hector Barbera (Avintia Racing Ducati) a 25 Voltas
43 Jack Miller (CWM LCR Honda Honda) a 25 Voltas

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: MotoGP

Zarco conquista vitória e amplia liderança no campeonato em Assen

Em mais um grande final de semana o Francês Johann Zarco conquistou mais uma vitória na Moto 2 desbancando seu arquirrival na luta pelo título Tito Rabat, o piloto da Ajo Motorsport não largou bem em nenhuma das largadas.

A corrida teve duas largadas, A primeira delas tivemos o vazamento de combustível da moto de Luis Salom da equipe de Sito Pons e por isso foi dada uma bandeira vermelha para que os fiscais de pista limpassem para evitar problemas de novos acidentes devido ao liquido inflamável e que nunca da boa coisa quando uma moto anda num asfalto como esse.

Salom_moto_off

Após a limpeza da pista os pilotos fizeram de novo o procedimento de largada, Mas a corrida foi diminuída para 16 voltas. E dessa forma os pilotos foram para a segunda corrida podendo ousar mais já que a corrida seria menor, Na segunda largada mais uma largada fraca de Zarco e Rabat assumiu a liderança, Mas logo Jonas Folger acabou tomando a ponta e abrindo diferença no começo parecendo que ele iria embora enquanto Rabat e Zarco disputavam o segundo lugar, Mas em poucas voltas se viu que a velocidade de Folger acabaria por comprometer a corrida dele em termos de desempenho até o final da corrida, Rabat tomou a ponta de Folger e depois Rabat, Lowes e outros acabaram por escalar em cima do piloto da AGR Team.

Dai Rabat manteve a liderança até a parte final da prova quando Zarco tomou a ponta da corrida e dai o Francês da Equipe Ajo Motorsport não perdeu mais a vitória que foi a sua 3ªVitória na temporada e com isso colocou mais 5 pontos na frente de Rabat que ficou em 2ºlugar, com isso tudo a diferença entre Zarco e Rabat é de 45 pontos o que é muito comodo para o Francês que pode ter a possibilidade que no começo da temporada era algo impensável de ele ser o campeão da Moto 2 nessa temporada após anos em que ele esteve inconstante.

Rabat_zarco_moto2_hol15

O pódio foi completado pelo inglês San Lowes que é sem dúvida o melhor piloto da Speed UP nessa temporada e é a  única moto que é capas de lutar com as Kalex que são os melhores chassis do Grid da Moto 2, Alex Rins acabou representando bem a Pons fechando a corrida em 4ºlugar vencendo a batalha com Thomas Luthi que chegou em 5ºlugar e Xavier Simeon que levou a moto da Gresini ao 6ºlugar ficando na frente de Jonas Folger que acabou salvando 9 pontos no campeonato.

Mika Kallio finalmente fez uma boa corrida chegando em 8ºlugar, completando os 10 primeiros vieram o irmão de Marc Marquez o Alex Marquez e Simone Corsi que perdeu terreno após largar do 4ºlugar no grid de largada.

Franco Morbidelli fez sua pior corrida no ano ficando o tempo todo lá atrás e terminando a corrida em 19ºlugar, Daqui a duas semanas tem mais Moto 2 na Alemanha em Sachsenring com Zarco sendo o homem a ser batido e convenhamos tá difícil bater o Francês!

Resultado Final da Moto 2 – GP da Holanda

1 5 Johann Zarco (Ajo Motorsport Kalex) 26’13.410
2 1 Tito Rabat (EG 0,0 Marc VDS Kalex) a 0.757
3 22 Sam Lowes (Speed Up Racing Speed Up) a 2.080
4 40 Alex Rins (Paginas Amarillas HP 40 Kalex) a 3.738
5 12 Thomas Luthi (Derendinger Racing Interwetten Kalex) a 4.530
6 19 Xavier Simeon (Federal Oil Gresini Moto2 Kalex) a 5.045
7 94 Jonas Folger (AGR Team Kalex) a 6.140
8 36 Mika Kallio (Italtrans Racing Team Kalex) a 8.105
9 73 Alex Marquez (EG 0,0 Marc VDS Kalex) a 8.376
10 3 Simone Corsi (Athinà Forward Racing Kalex) a 9.670
11 60 Julian Simon (QMMF Racing Team Speed Up) a 11.749
12 77 Dominique Aegerter (Technomag Racing Interwetten Kalex) a 17.537
13 30 Takaaki Nakagami (IDEMITSU Honda Team Asia Kalex) a 18.104
14 4 Randy Krummenacher (JIR Racing Team Kalex) a 20.468
15 55 Hafizh Syahrin (Petronas Raceline Malaysia Kalex) a 20.894
16 25 Azlan Shah (IDEMITSU Honda Team Asia Kalex) a 22.405
17 11 Sandro Cortese (Dynavolt Intact GP Kalex) a 22.930
18 23 Marcel Schrotter (Tech 3 Tech 3) a 25.663
19 21 Franco Morbidelli (Italtrans Racing Team Kalex) a 30.931
20 70 Robin Mulhauser (Technomag Racing Interwetten Kalex) a 35.014
21 2 Jesko Raffin (sports-millions-EMWE-SAG Kalex) a 35.289
22 49 Axel Pons (AGR Team Kalex) a 44.794
23 10 Thitipong Warokorn (APH PTT The Pizza SAG Kalex) a 47.633
24 15 Ratthapark Wilairot (JPMoto Malaysia Suter) a 54.049
25 13 Jasper Iwema (Abbink GP Speed Up) a 1’10.079

Não Terminaram a corrida:

7 Lorenzo Baldassarri (Athinà Forward Racing Kalex) a 5 Voltas
95 Anthony West (QMMF Racing Team Speed Up) a 5 Voltas
96 Louis Rossi (Tasca Racing Scuderia Moto2 Tech 3) a 7 Voltas
88 Ricard Cardus (Tech 3 Tech 3) a 11 Voltas
66 Florian Alt (E-Motion IodaRacing Team Suter) a 16 Voltas
39 Luis Salom (Paginas Amarillas HP 40 Kalex) Não Largou – 1ªLargada

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: MotoGP

Miguel Oliveira na hora certa da o bote certeiro e vence em Assen

A Moto 3 sempre premia quem cedo madruga, E foi esse caso hoje em Assen numa corrida impressionante aonde não se sabia quem iria vencer a prova, acabou tendo essa felicidade o piloto Português Miguel Oliveira com a moto da KTM da Equipe Ajo Red Bull KTM que conseguiu nas curvas finais passando o piloto Francês Fabio Quartararo que pegou a ponta na volta final.

A disputa foi intensa entre 7 pilotos que foram Oliviera, Quartararo, Kent, Navarro, Fenati, Bastianini e Binder que disputaram a vitória com 6 deles alternando a liderança e apenas o Binder estando no Grupo, Mas sem liderar a corrida. Para Danny Kent mais do que ganhar a 4ªcorrida na temporada era mais importante era marcar bons pontos no campeonato e o que ele conseguiu com o 3ºlugar completando o pódio que teve Miguel Oliveira vencendo e Fábio Quartararo que viu a vitória ficando bem perto dele.

Jorge Navarro terminou em 4ºlugar também liderou a corrida por um bom tempo, Fenati ficou em 5ºlugar e Enea Bastianini que foi pole position mais uma vez não conseguiu conquistar sua primeira vitória na carreira, ficou em um frustante 6ºlugar, Brad Binder ficou em 7ºlugar.

A diferença entre o vencedor até o 7ºlugar foi de 0.526 milésimos apenas e todos eles terminaram a mais de 20 segundos na frente do 2ºgrupo liderado pelo piloto Karel Hanika que ficou em 8ºlugar, Antonelli e Bagnaia completou os Top 10. Destaque para Maria Herrera que andou entre os 15 primeiros acabou sendo derrubada por uma atitude infeliz do piloto Niccolò Antonelli que acabou provocando a queda da piloto Espanhola mostrando que ela tem capacidade de disputar junto dos rapazes de maneira competitiva.

Daqui a duas semanas teremos a 9ªEtapa o GP da Alemanha em Sachsenring no dia 12 de Julho e sem dúvida teremos mais uma corrida emocionante, Mas o título parece estar muito bem encanhado para Kent que podemos dizer que é o Marc Marquez da Moto 3 em termos de domínio na Temporada.

Resultado Final da 8ªEtapa da Moto 3 – GP da Holanda:

1 44 Miguel Oliveira (Red Bull KTM Ajo KTM) 37’54.427
2 20 Fabio Quartararo (Estrella Galicia 0,0 Honda) a 0.066
3 52 Danny Kent (Leopard Racing Honda) a 0.117
4 9 Jorge Navarro (Estrella Galicia 0,0 Honda) a 0.179
5 5 Romano Fenati (SKY Racing Team VR46 KTM) a 0.252
6 33 Enea Bastianini (Gresini Racing Team Moto3 Honda) a 0.526
7 41 Brad Binder (Red Bull KTM Ajo KTM) a 0.540
8 98 Karel Hanika (Red Bull KTM Ajo KTM) a 21.406
9 23 Niccolò Antonelli (Ongetta-Rivacold Honda) a 21.472
10 17 John Mcphee (SAXOPRINT RTG Honda) a 21.663
11 21 Francesco Bagnaia (MAPFRE Team MAHINDRA Mahindra) a 21.693
12 16 Andrea Migno (SKY Racing Team VR46 KTM) a 21.723
13 11 Livio Loi (RW Racing GP Honda) a 22.024
14 76 Hiroki Ono (Leopard Racing Honda) a 22.204
15 65 Philipp Oettl (Schedl GP Racing KTM) a 22.596
16 95 Jules Danilo (Ongetta-Rivacold Honda) a 22.666
17 31 Niklas Ajo (RBA Racing Team KTM) a 25.494
18 88 Jorge Martin (MAPFRE Team MAHINDRA Mahindra) a 27.271
19 40 Darryn Binder (Outox Reset Drink Team Mahindra) a 27.386
20 84 Jakub Kornfeil (Drive M7 SIC KTM) a 33.963
21 19 Alessandro Tonucci (Outox Reset Drink Team Mahindra) a 34.768
22 29 Stefano Manzi (San Carlo Team Italia Mahindra) a 38.741
23 22 Ana Carrasco (RBA Racing Team KTM) a 51.803
24 12 Matteo Ferrari (San Carlo Team Italia Mahindra) a 52.214
25 91 Gabriel Rodrigo (RBA Racing Team KTM) a 53.616
26 2 Remy Gardner (CIP Mahindra) a 1’38.917
27 25 Jorel Boerboom (FPW Racing Kalex KTM) a 1 Volta
28 86 Kevin Hanus (Team Hanusch Honda) a 1 Volta

Não Terminaram a corrida:

55 Andrea Locatelli (Gresini Racing Team Moto3 Honda) a 1 Volta
6 Maria Herrera (Husqvarna Factory Laglisse Husqvarna) a 10 Voltas
58 Juanfran Guevara (MAPFRE Team MAHINDRA Mahindra) a 10 Voltas
32 Isaac Viñales (Husqvarna Factory Laglisse Husqvarna) a 11 Voltas
63 Zulfahmi Khairuddin (Drive M7 SIC KTM) a 17 Voltas
10 Alexis Masbou (SAXOPRINT RTG Honda) a 17 Voltas
7 Efren Vazquez (Leopard Racing Honda) 20 Voltas
24 Tatsuki Suzuki (CIP Mahindra) 21 Voltas

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Foto: MotoGP