Harvick vence em Phoenix e definitivamente classifica para o Chase na Sprint Cup

Kevin Harvick que venceu em Las Vegas e marcou a pole position em Phoenix e fez uma brilhante corrida conquistando a vitória.

Mas Harvick teve um pouco de trabalho para vencer a prova. Na Largada Joey Logano saiu melhor e assumiu a liderança da corrida, Ainda na primeira volta Brian Vickers bateu provocando logo uma bandeira amarela.

Largada em Phoenix

Na Bandeira verde Logano continuou na liderança e liderou as primeiras voltas, Mas o piloto da Stewart-Haas conseguiu reagir bem rápido, Depois de uma bandeira amarela provocada pelo piloto Alex Kennedy na Volta 28 Harvick tomou a ponta da corrida e dai começou seu domínio na prova como ninguém, Um dos destaques da corrida foi Kurt Busch que depois do caso que ele teve na justiça que o suspendeu das 3 primeiras corridas do ano estava já nas primeiras posições da corrida.

Jimmie Johnson que teve problemas na primeira bandeira amarela e foi para o final do Grid estava já entre os 20 primeiros após 40 voltas de corrida. Tivemos uma 3ªBandeira amarela na volta 65, Na Retomada da corrida na bandeira verde Harvick continuava na liderança com Logano e Kenseth logo atrás buscando pegar o líder.

Kurt Busch 10 voltas depois já vinha subindo o pelotão e na volta 86 passou Kenseth assumindo a 3ªposição, Após 100 voltas de Corrida Harvick era o líder com Logano, Busch, Keselowski e Kenseth nas cinco primeiras posições

Uma nova bandeira amarela aconteceu na volta 117 com o piloto San Hornish jr. sofrendo com um pneu furado e batendo no muro, Aproveitando as equipes foram para os boxes para uma parada nos pits, O Piloto Brad Kewelowski foi muito inteligente e trocando apenas dois pneus assumiu a liderança da corrida com Truex jr. e Newman logo a seguir, Dale Earnhardt Jr. foi punido por ter excedido a velocidade máxima nos boxes.

Sam Hornish jr. teve problemas com estouro dos pneus da Goodyear assim como Dale jr.

Na volta bandeira verde Keselowski e Truex jr. mantiveram suas posições, Kenseth assumia o 3ºlugar de Newman com Harvick logo atrás, Mas poucas voltas depois Harvick passaria Newman e Kenseth e já assumiria a terceira posição, Na Volta 158 Harwick não tomou conhecimento e passou Truex jr. assumindo o segundo lugar.

Em uma nova Relargada Harvick voltava a liderança da corrida, Mas a bandeira verde durou pouco por que na volta 181 Dale jr. com pneu furado acabou batendo e abandonando a corrida provocando nova bandeira amarela que foi a mais longa da corrida.

Na Volta 203 a Stewart-Haas tinha Harwick em 1º e Kurt Busch em 2º que poderia ser o piloto a bater Harvick, Já Joey Logano que estava em 3º perdeu a posição para Keselowski seu companheiro de equipe na Penske.

Com 97 voltas para o final de corrida a Classificação era assim: Harvick, Busch, Keselowski, Logano, McMurray, Gordon, Newman, Johnson, Edwards e Kahne nas 10 primeiras posições, Em mais uma bandeira amarela Jimmie Johnson tocou em Carl Edwards e acabou tendo de ir aos boxes para reparos e com isso foi para o final da Fila.

Novamente a bandeira verde é acionada na volta 234 e Harvick manteve a liderança da prova, Já Logano passou Jeff Gordon e voltou ao 3ºLugar, 2 Voltas depois foi a vez de Tony Stewart que tomou um toque de Justin Allgaier e bateu no muro pela primeira vez na corrida provocando uma nova bandeira amarela o que fez alguns piloto arriscarem fazer uma parada para irem até o final da corrida (Jimmie Johnson, Paul Menard entre outros).

A Corrida recomeça faltando 71 voltas para o final com Busch indo para cima de Harvick que segura a primeira posição, Logano perde posição para Jeff Gordon que assume o 3ºlugar, A Corrida começa a se transformar num monopólio dos carros da Chevrolet nas primeiras posições, A corrida chegando ao final a expectativa estava para ver quem poderia deter Harvick até que a 24 voltas para o final Tony Stewart bateu de novo provocando a penultima bandeira amarela da corrida. Alguns pilotos arriscaram ir aos boxes como Jeff Gordon, Joey Logano, Kurt Busch na espera de que os pilotos que não pararam tivesse problemas com o combustível.

Na Relagada Harwick continuou líder com McMurray e Kahne seguindo quando aconteceu uma nova bandeira amarela com a Envocada Danica Partick rodando e jogando pelo ralo toda a tática dos pilotos que fizeram a parada voltas antes.

Na Relargada final faltando 14 voltas para o final McMurray tentou o tudo ou nada para superar Harvick, No começo ele até conseguiu, Mas Harvick recuperou a ponta para não perder mais a vitória e a definitiva garantia da classificação para o Chase apenas tendo como garantia de chegar entre os 30 primeiros colocados para confirmar a classificação o que não será problema se nada de incomum acontecer.

Jamie McMurray fez uma corrida muito boa e foi beneficiado através dos pilotos que pararam nos boxes apostando numa tática errada. Com isso o piloto da Chip Ganassi conquistou o 2ºlugar com Ryan Newman repetindo o 3ºlugar de Las Vegas em Phoenix, O melhor piloto da Hendrick é o Subestimado Kasey Kahne que conquistou a 4ªPosição.

Em sua volta a Nascar Kurt Busch fez um belíssimo papel, Mas acabou se dando mal na tática que fez ele ficar para trás, Mas conseguiu salvar uma belíssima 5ªposição mostrando que mesmo com 3 corridas a menos que os outros favoritos pode sim o piloto da Stewart-Haas brigar pelo título, todos os 5 primeiros usaram carros da Chevrolet.

McMurray leva Chip Ganassi a melhor resultado na temporada

Brad Keselowski que fez a parada a 74 voltas para o final da corrida fez uma tática bem sucedida e com o primeiro carro não Chevrolet ficou numa boa 6ªposição com Martin Truex jr. que mais uma vez impressionou levando o seu carro 78 para o 7ªlugar e estando agora no terceiro lugar na classificação geral atrás apenas de Harvick e de Logano que também perdeu se arriscando na tática ficando em 8ºlugar com o segundo Penske-Ford.

Jeff Gordon finalmente fazendo um bom resultado nesse ano chegando em 9ºlugar e o companheiro de McMurray na Chip Ganassi Kyle Larson completou os 10 primeiros colocados, Jimmie Johnson ainda conseguiu se recuperar ficando em 11º. Já o melhor carro da Toyota ficou com Carl Edwards terminando a corrida em 13ºlugar.

Próxíma etapa acontecem em Martinsville na busca dos pilotos pelas outras 15 voltas para o Chase  já que Harwick garantiu essa vaga definitivamente.

Classificação Final da CampingWorld.com 500 – Phoenix

1 Kevin Harvick (Stewart-Haas Racing Chevrolet) 2:57.01 em 312 Voltas
2 Jamie McMurray (Chip Ganassi Racing Chevrolet) a 1.153
3 Ryan Newman (RAB Racing Chevrolet) a 1.781
4 Kasey Kahne (Hendrick Motorsports Chevrolet) a 2.737
5 Kurt Busch (Stewart-Haas Racing Chevrolet) a 4.343
6 Brad Keselowski (Team Penske Ford) a 4.379
7 Martin Truex Jr. (Furniture Row Racing Chevrolet) a 5.356
8 Joey Logano (Team Penske Ford) a 7.160
9 Jeff Gordon (Hendrick Motorsports Chevrolet) a 7.389
10 Kyle Larson (Chip Ganassi Racing Chevrolet) a 7.687
11 Jimmie Johnson (Hendrick Motorsports Chevrolet) a 7.738
12 Ricky Stenhouse Jr. (Roush Fenway Racing Ford) a 8.153
13 Carl Edwards (Joe Gibbs Racing Toyota) a 8.508
14 Paul Menard (Richard Childress Racing Chevrolet) a 8.970
15 Austin Dillon (Richard Childress Racing Chevrolet) a 8.981
16 Matt Kenseth (Joe Gibbs Racing Toyota) a 9.843
17 A.J. Allmendinger (JTG Daugherty Racing Chevrolet) a 10.691
18 Justin Allgaier (HScott Motorsports Chevrolet) a 10.874
19 Aric Almirola (Richard Petty Motorsports Ford) a 11.047
20 Casey Mears (Germain Racing Chevrolet) a 11.847
21 David Ragan (Joe Gibbs Racing Toyota) a 12.166
22 Landon Cassill (Hillman Smith Motorsports Chevrolet) a 12.222
23 Denny Hamlin (Joe Gibbs Racing Toyota) a 12.441
24 Clint Bowyer (Michael Waltrip Racing Toyota) a 12.710
25 Cole Whitt (Front Row Motorsports Ford) a 13.208
26 Danica Patrick (Stewart-Haas Racing Chevrolet) a 13.321
27 Greg Biffle (Roush Fenway Racing Ford) a 13.733
28 Trevor Bayne (Roush Fenway Racing Ford) a 3 Voltas
29 David Gilliland (Front Row Motorsports Ford) a 3 Voltas
30 Alex Bowman (Tommy Baldwin Racing Chevrolet) a 3 Voltas
31 J.J. Yeley (BK Racing Toyota) a 3 Voltas
32 Brett Moffitt (Front Row Motorsports Ford) a 3 Voltas
33 Mike Bliss (Go FAS Racing Ford) a 4 Voltas
34 Jeb Burton (BK Racing Toyota) a 5 Voltas
35 Matt DiBenedetto (BK Racing Toyota) a 5 Voltas
36 Josh Wise (Phil Parsons Racing Ford) a 6 Voltas
37 Brendan Gaughan (Premium Motorsports Chevrolet) a 6 Voltas
38 Alex Kennedy (Circle Sport Chevrolet) a 8 Voltas
39 Tony Stewart (Stewart-Haas Racing Chevrolet) a 30 Voltas – Acidente
40 Sam Hornish Jr. (Richard Petty Motorsports Ford) a 35 Voltas
41 Brian Vickers (Michael Waltrip Racing Toyota) a 82 Voltas
42 Michael Annett (HScott Motorsports Chevrolet) a 110 Voltas
43 Dale Earnhardt Jr. Hendrick Motorsports Chevrolet a 133 Voltas – Acidente

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Motorsport.com