18 carros em Austin : A Formula 1 esta agonizando pela Ignorância de seus dirigentes

A Formula 1 vai precisar rever seus conceitos imediatamente. Isso ficou bem mais claro com um GP dos Estados Unidos com só 18 carros no Grid. Sim, 18 pilotos! Algo que não acontecia desse do GP dos Estados Unidos de 2005, quando 14 dos 20 pilotos acabaram não largando para a corrida em Indianápolis, tudo por causa dos pneus Michelin que não estavam resistindo as características do circuito norte-americano.

Porém, 9 anos depois, no mesmo país agora na Moderna Austin, cidade que fica localizado no Tradicional e conservador estado do Texas é onde teremos esse número baixo no Grid de largada. Motivo: Caterham e a Marussia com seríssimos problemas financeiros acabaram afetando de maneira definitiva as equipes a ponto das duas estarem nas mãos de interventores. Não se sabe se alguma dessas equipes vai conseguir um comprador.

O Carro da Caterham de 2013
O Carro da Caterham de 2013

Bernie Ecclestone falou que as duas equipes não viriam até Austin, como domingo que vem sem ser esse provavelmente não veremos nenhuma das duas no Grid de Interlagos para o GP do Brasil.

O Caso é que ambas as equipes estão com sérios problemas financeiros e podem sim fechar as portas. O mais grave é que não é só essas duas equipes com problemas, vocês estão errados, isso porque a Sauber esta com muitas dificuldades financeiras e pode não disputar o campeonato de 2015.
Outra equipe com muitos problemas financeiros é a Lotus que atrasou os salários do Finlandês Kimi Raikkonen em 2013. A tal ponto de precisar contratar o Venezuelano Pastor Maldonado tudo por causa da Grana da PDVSA para amenizar as contas da sua equipe.

Por tudo isso eu digo que o Sistema vigente da Formula 1 esta falido. Um Campeonato em que das 11 equipes que disputam o campeonato, 4 já mostram sinais de crise financeira e dessas 2 faltam a um ou mais GPs é a mostra de que Bernie Ecclestone e seus acercas levam a F1 para uma morte lenta e dolorosa e o pior de tudo as soluções para a Formula 1 ter mais carros no Grid é pouco inteligente.

Jules_Bianchi_9th_monaco20143 carros por equipe vai acabar por enfraquecer quem não tem um grande poder aquisitivo como a Force India e a Toro Rosso. Só que a Toro Rosso é da Red Bull e o Dietrich Mateschitz não vão deixar o time deixar de existir, até porque a Audi estaria disposta a  comprar a Equipe de Faenza. Agora a Force India que esta se estabilizando na Formula 1 como uma boa equipe pode acabar levando um tiro bem na cara, caso tenha que fazer 3 carros no Grid e acabar se enfraquecendo. Por isso que eu digo: A regra é um tiro no Pé.

A Solução eu já coloquei aqui, Uso de um único tipo de Chassi para todas as equipes, Regras que falam a Formula 1 ficar mais barata, Formas criativas de atrair público, Fãs e novos patrocinadores até mesmo a entrada de times que disputem apenas algumas etapas do campeonato e isso era algo que acontecia no passado, Porque não reviver isso??? Coluna que eu escrevi no passado para salvar a Formula 1

Qual o Problema de temos uma Formula 1 com Características de Formula Indy?
Qual o Problema de temos uma Formula 1 com Características de Formula Indy?

Já esta na Hora do Tio Bernie Sair e voltar para o Sarcófago aonde ele possa descansar em paz, Fato!

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Caterham/Marussia

Rabat conquista o título da Moto 2 e Viñales conquista mais uma vitória

Esteve Rabat acabou coroando um campeonato todo com a 3ªposição no GP da Malásia que aconteceu no domingo passado e isso acabou levando o piloto da Marc VDS ao campeonato da Moto 2 de 2014, Um título que era esperado que fosse conquistado em Sepang feito a sua enorme diferença para Mika Kallio que era de 41 pontos de frente com 50 pontos em Jogo, Com isso Rabat que largou bem e assumiu a liderança da corrida logo viu que não precisaria forçar tanto o seu ritmo para conquistar os pontos necessários para ser o campeão, Com isso ele permitiu a ultrapassagem de Mika Kallio e de Marevick Viñales que estavam brigando por posições com o próprio Rabat e tratou de administrar o seu resultado e comemorar o título.

Na luta pela vitória Kallio conseguiu abrir de Viñales e parecia que iria vencer a corrida. Só que o Espanhol que será piloto da Suzuki em 2015 eliminou essa vantagem e travou um bom duelo com Kallio pela vitória, Apesar de Kallio resistir acabou não resistindo aos ataques de Viñales que conseguiu a sua terceira vitória na temporada e ainda tem possibilidade de conquistar o vice-campeonato já que ele esta a 15 pontos apenas de Mika Kallio que ficou em 2ºlugar.

Rabat ficou até o final da prova sem arriscar e nem precisava acabou em 3ºlugar passando na linha de chegada de forma bem devagar e já comemorando o título da Moto 2 que por sinal muito merecido pois na parte final de campeonato Rabat fez o diferencial com atuações bem melhores do que as atuações de Mika Kallio e em 2015 ele deve ficar na Moto 2 defendendo o seu título, Uma lição para um certo piloto que esta na moto 3 e que é imaturo demais para correr na MotoGP de que sempre é bom fazer mais uma temporada para subir para a categoria principal preparado.

No final da prova Johann Zarco superou a Dominique Aegerter que ficou o tempo todo em 4ºlugar mas que perdeu rendimento no final da corrida e viu o Francês terminar a corrida na frente, Julian Simon companheiro de equipe de Franco Morbidelli teve um domingo feliz terminando a corrida em 6ºlugar e Sandro Cortese mostrando evolução com a moto da Dynavolt ficou em 7ºlugar.

Thomas Luthi, Jonas Folger e Marcel Schrotter completaram as 10 primeiras posições, A Lamentar a queda de Hafizh Syarhin que fazia uma corrida muito boa e seria quase certamente um dos 5 primeiros colocados na corrida para a alegria dos Mais de 80 mil Malaios que estavam em Sepang.

Dia 9 será realizada a última etapa da Moto 2 em Valencia aonde teremos a disputa pelo vice-campeonato entre Kallio e Viñales com favoritismo para o piloto da Marc VDS em relação ao piloto da Pons.

Resultado final do GP da Malásia da Moto 2:

1 40 Maverick Viñales (Paginas Amarillas HP 40 Kalex) 40’46.754 a 19 Voltas
2 36 Mika Kallio (Marc VDS Racing Team Kalex) a 2.694
3 53 Esteve Rabat (Marc VDS Racing Team Kalex) a 8.054
4 5 Johann Zarco (AirAsia Caterham Caterham Suter) a 10.590
5 77 Dominique Aegerter (Technomag carXpert Suter) a 10.663
6 60 Julian Simon (Italtrans Racing Team Kalex) a 10.769
7 11 Sandro Cortese (Dynavolt Intact GP Kalex) a 15.657
8 12 Thomas Luthi (Interwetten Sitag Suter) a 18.839
9 94 Jonas Folger (AGR Team Kalex) a 19.486
10 23 Marcel Schrotter (Tech 3 Tech 3) a 24.887
11 39 Luis Salom (Paginas Amarillas HP 40 Kalex) a 28.234
12 88 Ricard Cardus (Tech 3 Tech 3) a 30.338
13 54 Mattia Pasini (NGM Forward Racing Kalex) a 30.533
14 44 Roberto Rolfo (Tasca Racing Moto2 Suter) a 30.548
15 81 Jordi Torres (Mapfre Aspar Team Moto2 Suter) a 34.769
16 20 Florian Marino (NGM Forward Racing Kalex) a 36.613
17 7 Lorenzo Baldassarri (Gresini Moto2 Suter) a 38.869
18 95 Anthony West (QMMF Racing Team Speed Up) a 42.201
19 19 Xavier Simeon (Federal Oil Gresini Moto2 Suter) a 47.876
20 25 Azlan Shah (IDEMITSU Honda Team Asia Kalex) a 52.950
21 10 Thitipong Warokorn (APH PTT The Pizza SAG Kalex) a 53.163
22 97 Roman Ramos (QMMF Racing Team Speed Up) a 59.999
23 71 Tomoyoshi Koyama (Teluru Team JiR Webike NTS) a 1’03.331
24 18 Nicolas Terol (Mapfre Aspar Team Moto2 Suter) a 1’08.275
25 46 Decha Kraisart (Singha Eneos Yamaha Tech 3 Tech 3) a 1’16.996
26 4 Randy Krummenacher (Octo IodaRacing Team Suter) a 1 Volta

Não Terminaram a corrida:

21 Franco Morbidelli (Italtrans Racing Team Kalex) 4 Voltas
22 Sam Lowes (Speed Up Speed Up) 5 Voltas
49 Axel Pons (AGR Team Kalex) 7 Voltas
55 Hafizh Syarhin (Petronas Raceline Malaysia Kalex) 9 Voltas
96 Louis Rossi (SAG Team Kalex) 11 Voltas
30 Takaaki Nakagami (IDEMITSU Honda Team Asia Kalex) 13 Voltas
14 Ratthapark Wilairot (AirAsia Caterham Caterham Suter) 13 Voltas
8 Gino Rea (AGT REA Racing Suter) 19 Voltas

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: MotoGP