Rins conquista vitória em Silverstone e tem final de semana perfeito

Alex Rins fez seu melhor final de semana na moto 3 nesse ano, Pole no sábado acabou segurando a liderança após dura disputa com o seu companheiro de equipe Aleix Marquez da Estrella Galícia, Enea Bastianini e Miguel Oliveira, Batalha que foi decidida somente na última volta da corrida a favor dos dois pilotos da Estrella Galícia com Rins na Frente de Marquez.

Enea Bastianini poderia muito bem vencer a corrida e liderou a corrida por algumas vezes chegando a abrir a última volta como líder acabou ficando na terceira posição isso por que os dois pilotos da Galícia acabou tirando a parte de dentro de Enea Bastianini que estava tendo vantagem e sempre ele voltava para a ponta da corrida através dessa manobra isso duas curvas antes de se completar a volta, Dai valeu a experiência de ambos os pilotos em cima do jovem piloto de 17 anos que ficou em 3ºlugar e Miguel Oliveira chegando juntinho na 4ªposição.

Já Jack Miller não conseguiu um bom desempenho, ainda assim acabou a corrida em 6ºlugar o que faz o australiano ainda ficar na liderança do campeonato, Mas com uma vantagem um pouco menor do que tinha antes da corrida em Silverstone, Jakub Kornfeil acabou a corrida em 5ºlugar na Frente de Miller, Niccolò Antonelli, Alexis Masbou, Danny Kent e Niklas Ajo completaram os 10 primeiros, Eric Granado acabou mal a corrida, Em 26ºlugar.

Resultado final do GP da Inglaterra da Moto 3:

1 42 Alex Rins (Estrella Galicia 0,0 Honda) 38’11.330
2 12 Alex Marquez (Estrella Galicia 0,0 Honda) +0.011
3 33 Enea Bastianini (Junior Team GO&FUN Moto3 KTM) +0.072
4 44 Miguel Oliveira (Mahindra Racing Mahindra) +0.123
5 84 Jakub Kornfeil (Calvo Team KTM) +4.600
6 8 Jack Miller (Red Bull KTM Ajo KTM) +4.701
7 23 Niccolò Antonelli (Junior Team GO&FUN Moto3 KTM) +4.767
8 10 Alexis Masbou (Ongetta-Rivacold Honda) +5.593
9 52 Danny Kent (Red Bull Husqvarna Ajo Husqvarna) +5.659
10 31 Niklas Ajo (Avant Tecno Husqvarna Ajo Husqvarna) +5.671
11 17 John Mcpheee (SaxoPrint-RTG Honda) +5.749
12 98 Karel Hanika (Red Bull KTM Ajo KTM) +5.940
13 32 Isaac Viñales (Calvo Team KTM) +6.022
14 58 Juanfran Guevara (Mapfre Aspar Team Moto3 Kalex KTM) +6.204
15 41 Brad Binder (Ambrogio Racing Mahindra) +6.326
16 5 Romano Fenati (SKY Racing Team VR46 KTM) +6.489
17 65 Philipp Oettl (Interwetten Paddock Moto3 Kalex KTM) +27.163
18 63 Zulfahmi Khairuddin (Ongetta-AirAsia Honda) +27.826
19 55 Andrea Locatelli (San Carlo Team Italia Mahindra) +28.326
20 38 Hafiq Azmi (SIC-AJO KTM) +28.374
21 21 Francesco Bagnaia (SKY Racing Team VR46 KTM) +29.167
22 19 Alessandro Tonucci (CIP Mahindra) +29.222
23 13 Jasper Iwema (KRP Abbink Racing FTR KTM) +29.625
24 3 Matteo Ferrari (San Carlo Team Italia Mahindra) +30.246
25 95 Jules Danilo (Ambrogio Racing Mahindra) +32.722
26 57 Eric Granado (Calvo Team KTM) +39.672
27 99 Jorge Navarro (Marc VDS Racing Team Kalex KTM) +40.742
28 4 Gabriel Ramos (Kiefer Racing Kalex KTM) +43.069
29 22 Ana Carrasco (RW Racing GP Kalex KTM) +1’02.069

Não Terminaram a corrida:

9 Scott Deroue (RW Racing GP Kalex KTM) 4 Voltas
16 Andrea Migno (Mahindra Racing Mahindra) 15 Voltas
7 Efren Vazquez (SaxoPrint-RTG Honda) 18 Voltas
66 Joe Irving (Redline Motorcycles/KTM UK KTM) 18 Voltas

Marquez sacode a poeira, joga na cara do Lorenzo e vence na Inglaterra

Marc Marquez após fracasso na república Tcheca quando nem se quer conseguiu o pódio acabou conseguindo ontem sua 11ªvitória na temporada em 12 corridas na Lendária pista de Silverstone, Mantendo a invencibilidade da Honda nessa temporada. Marquez teve um adversário a altura que foi Jorge Lorenzo que liderou a maior parte da prova e travou um grande duelo pela primeira posição com a Formiga atômica.

Enquanto isso Rossi, Pedrosa e Dovizioso lutavam pelo terceiro lugar travando um duelo tão intenso como a luta pela primeira posição, Voltando a batalha pela vitória Marquez teve de fazer duas ultrapassagens sobre Lorenzo, a primeira foi a 7 voltas do final e se achava que iria para a vitória sem problemas, Mas Marquez acabou errando e deixando a 5 voltas do final o Espanhol Jorge Lorenzo passou para a liderança e se sonhou até que a Yamaha poderia desbancar a Honda e que Lorenzo poderia quebrar o jejum de vitórias que já durava a 9 meses ( A última vitória de Lorenzo foi em Valência em 2013).

Mas a 2 voltas e meia do Final Marquez decidiu passar de qualquer jeito a Lorenzo, Uma ultrapassagem que definiu a corrida para o piloto da Honda sobre o piloto da Yamaha que mais uma vez teve de se contentar com a segunda posição embora devemos dizer que o Lorenzo voltou das férias muito bem e é um outro piloto em relação ao que ele estava sendo na primeira metade do campeonato, Só que ainda não foi o bastante para ele vencer a primeira corrida da temporada.

Na luta pelo terceiro lugar foi muito boa, Muito boa mesmo e acabou tendo Valentino Rossi como o vencedor dessa batalha e conseguindo mais um pódio na temporada com Daniel Pedrosa que só conseguiu superar Dovizioso no final da corrida que esta fazendo a Ducati evoluir muito nesse campeonato e andando até o final junto com Rossi e Pedrosa.

O piloto da Honda ficou em 4º com Dovizioso em 5ºlugar, A grande pena da corrida foi o problema na moto de Bradley Smith que estava na 6ªposição fazendo uma belíssima corrida, Acabou a prova na 22ªposição numa corrida em que só o Alvaro Bautista acabou caindo quando faltava volta e meia para o final da corrida.

Pol Espargaró acabou ficando em 6ºlugar com a Tech 3 da Yamaha vencendo a batalha com os pilotos Stefan Bradl da LCR Honda que ficou em 7º e Andrea Iannone em 8ºlugar com a Ducati Pramac. As duas ultimas posições acabaram ficando com pilotos da categoria Option em 9ºlugar ficou Aleix Espargaró com a Forward Yamaha que largou muito bem diga-se de passagem e em 10ºlugar andando muito também com a Moto Option da Gresini Honda o Inglês Scott Redding que não fez feio na sua casa. Completando a zona de pontuação Yonny Hernandez, Cal Crutchlow, Karel Abraham, Hiroshi Aoyama e Alex de Angelis.

A Próxima etapa do campeonato será em Mizano no dia 14 de Setembro.
Resultado final do GP da Inglaterra da Moto GP:

1 93 Marc Marquez (Repsol Honda Team Honda) 40’51.835
2 99 Jorge Lorenzo (Movistar Yamaha MotoGP Yamaha) a 0.732
3 46 Valentino Rossi (Movistar Yamaha MotoGP Yamaha) a 8.519
4 26 Dani Pedrosa (Repsol Honda Team Honda) a 8.694
5 4 Andrea Dovizioso (Ducati Team Ducati) a 9.238
6 44 Pol Espargaro (Monster Yamaha Tech 3 Yamaha) a 24.746
7 6 Stefan Bradl (LCR Honda MotoGP Honda) a 26.717
8 29 Andrea Iannone (Pramac Racing Ducati) a 26.910
9 41 Aleix Espargaro (NGM Forward Racing Forward Yamaha) a 33.455
10 45 Scott Redding (GO&FUN Honda Gresini Honda) a 39.094
11 68 Yonny Hernandez (Energy T.I. Pramac Racing Ducati) a 40.255
12 35 Cal Crutchlow (Ducati Team Ducati) a 43.027
13 17 Karel Abraham (Cardion AB Motoracing Honda) a 52.245
14 7 Hiroshi Aoyama (Drive M7 Aspar Honda) a 58.981
15 15 Alex de Angelis (NGM Forward Racing Forward Yamaha) a 59.164
16 2 Leon Camier (Drive M7 Aspar Honda) a 1’05.680
17 70 Michael Laverty (Paul Bird Motorsport PBM) a 1’10.939
18 9 Danilo Petrucci (Octo IodaRacing Team ART) a 1’16.834
19 8 Hector Barbera (Avintia Racing Avintia) a 1’16.904
20 63 Mike di Meglio (Avintia Racing Avintia) a 1’34.939
21 23 Broc Parkes (Paul Bird Motorsport PBM) a 1’38.442
22 38 Bradley Smith (Monster Yamaha Tech 3 Yamaha) 1 Volta

Não Completou a corrida:

19 Alvaro Bautista (GO&FUN Honda Gresini Honda) 2 Voltas

Tony Kannan conquista vitória e Power leva seu primeiro título na Indy

Tony Kannan termina um ano difícil da melhor maneira possível em Fontana

Depois de uma corrida teoricamente rápida e um pouco mais de 2 horas e meia  em Fontana na Califónia definiram um novo campeão da Formula Indy.

Hélio Castroneves foi o pole position e tinha a melhor das situações imagináveis já que Will Power líder do campeonato com 51 pontos na frente do Brasileiro, Simon Pagenaud que largava da 13ªPosição tinha uma remotíssima chance de título. Na largada Hélio Castroneves seguiu na liderança da corrida, Mas foi Montoya que acabou pegando a liderança e ficou por um bom tempo na frente com o Hélio sempre nas primeiras posições, Já Power teve cautela desde do começo da corrida, tanto é que na largada ele não ganhou posição nenhuma, Só começou a angariar colocações sempre com cautela e sem arriscar sua posição no campeonato.

Já Simon Pagenaud teve problemas em uma parada na 22ªvolta e a partir dai ele perdeu 1 volta sobre os líderes e dai a sua chance que já era pequena passou a inexistir pois o carro do Francês estava indirigível.

As voltas passavam e nada de bandeira amarela, apesar de Charlie Kimball e de Marco Andretti terem raspado os pneus no muro, isso na metade da corrida, Nesse momento Power já vinha pelas primeiras posições e Hélio não vinha com o melhor carro da pista, Mas conseguiu recuperar a liderança da corrida, Nesse momento Power tinha a 7ªposição e levaria o campeonato por 1 ponto.

Depois de 176 Voltas veio finalmente a primeira e única bandeira amarela que foi com o norte-americano Ryan Hunter-Reay que acabou perdendo o controle do carro e ainda assim o piloto foi muito bem por que evitou a batida no muro e por isso conseguiu voltar a corrida.

Com a bandeira amarela todo mundo se juntou e dai Power apareceu na corrida, na relargada o Australiano reagiu e chegou a ser o líder da corrida na parte final da prova e isso acabava sendo ruim para Castroneves, Mas o que acabaria de vez enterrando as suas chances de título foi uma penalização por causa de irregularidades no trajeto nos boxes, sendo assim voltando em 14ºlugar e deixando a vida de Power bem tranquila para ser o campeão apesar de um problema no final da corrida tornou as últimas voltas de Power mais difíceis que optou por não forçar mais o equipamento e levar seu carro com segurança para o final da corrida.

Tony Kannan que largou bem colocado na 7ªposição fez uma corrida de cabeça e acabou liderando e dominando a corrida na hora certa, Uma grande vitória após um ano difícil para ele na Chip Ganassi com seu companheiro de equipe Scott Dixon em segundo lugar e com Ed Carpenter mostrando toda a sua competência nos ovais completou o pódio na terceira posição. Já Will Power sem nenhum susto acabou a corrida em 9ºlugar e comemorou seu primeiro título na Formula Indy após passar 2010, 2011 e 2012 como vice-campeão, Para Hélio Castroneves sobrou a frustração de ter pela 4ªVez seguida batido na trave com a 14ªposição.

Power finalmente comemora seu título na Formula Indy

Na minha opinião Power finalmente teve seu título merecido o que acho que vai tornar ele um piloto muito mais alto confiante para o Futuro, Derepente pode fazer ele começar uma hegemonia na Indy, Cometeu erros? Sim. Mas acertou no momento decisivo e teve um adversário que na Hora que precisou decidir o campeonato Falhou.

Hélio Castroneves cometeu os mesmo erros do ano passado, Para mim eu acho que foi a última chance dele ser o campeão, Com o surpreendente campeonato que fez Montoya em sua volta na indy e o título de Power nesse ano o que tirou a Penske da fila de 8 anos sem um campeão Hélio acaba 2014 numa posição frágil e tendo o que provar em 2015 que pode lutar pelo título. Já a Ganassi a Troca de Motores acabou sendo ruim para todos por lá, Mas se recuperaram no final da temporada, Faltou pouco para Dixon brigar pelo título e Tony Kannan melhorou muito na segunda parte do campeonato o que pode ser um sintoma de que vai lutar seriamente pelo título em 2015.

Pela Quarta vez Hélio deixa o título escapar.

Simon Pagenaud foi um dos pilotos mais fortes do ano e pode muito bem ser o campeão até mesmo pela Schmidt pois vejo um crescimento dessa equipe na Formula Indy nos últimos anos e a equipe acertou na contratação de Aleshin que tem a chance de mostrar o que pode fazer uma categoria forte como a Formula Indy.

A Andretti acabou tendo seu melhor momento a vitória de Ryan Hunter-Reay nas 500 milhas de Indianápolis. Mas achei um ano bem discreto da equipe de Michael Andretti, Mostrando que a equipe teve uma perda com os motores Honda.

Só tenho a dizer, parabéns a Will Power pelo merecido título da Formula Indy da temporada de 2014.

Resultado final das 500 milhas de Fontana:

1.  Tony Kanaan         (Ganassi/Chevy)    2:32:58.4659
2.  Scott Dixon         (Ganassi/Chevy)         a 3.6750s
3.  Ed Carpenter        (Carpenter/Chevy)       a 7.3053s
4.  Juan Pablo Montoya  (Penske/Chevy)          a 7.9238s
5.  James Hinchcliffe   (Andretti/Honda)       a 11.8858s
6.  Takuma Sato         (Foyt/Honda)           a 12.6887s
7.  Ryan Briscoe        (Ganassi/Chevy)        a 16.5113s
8.  Carlos Munoz        (Andretti/Honda)       a 23.2807s
9.  Will Power          (Penske/Chevy)         a 28.3456s
10.  Josef Newgarden     (Fisher/Honda)         a 32.1856s
11.  Marco Andretti      (Andretti/Honda)          a 1 Volta
12.  Charlie Kimball     (Ganassi/Chevy)           a 1 Volta
13.  Justin Wilson       (Coyne/Honda)             a 1 Volta
14.  Helio Castroneves   (Penske/Chevy)            a 1 Volta
15.  Jack Hawksworth     (Herta/Honda)            a 1 Volta
16.  Ryan Hunter-Reay    (Andretti/Honda)         a 2 Voltas
17.  Sebastian Saavedra  (KV/Chevy)               a 2 Voltas
18.  Sebastien Bourdais  (KV/Chevy)               a 5 Voltas
19.  Graham Rahal        (Rahal/Honda)           a 6 Voltas
20.  Simon Pagenaud      (Schmidt/Honda)          a 7 Voltas

Não Terminou a corrida:

Carlos Huertas      (Coyne/Honda)            a 229 Voltas

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Indycar