Grid de Largada para a 1ªEtapa da Copa Brasil de Formula jr.

Foto: Blog do Passatão (Niltão Amaral)/Franco Pasquale

1) #34 Rodrigo Elger 2:15.278
2) #43 Pedro Cardoso 2:15,697
3) #95 Lucas Kohl 2:15.738
4) #97 Bruna Tomaselli 2:15.897
5) #85 Lucas Villela 2:16.061
6) #60 Lucyano Bussular 2:16.067
7) #78 Franco Pasquale 2:16.223
8) #31 Matheus Rouver 2:16.498
9) #88 Vitor Jatobá 2:17.253
10) #8 Zander Fábio 2:19.587
11) #5 Luis Carlos Sipauba 2:52.332

Amanhã será realizada a primeira Etapa dessa Copa Brasil que terá 3 etapas, A primeira em Brasília, a Segunda em Campo Grande-MS nos dias 17 a 19 de Outubro e a 3ª e última Etapa acontece nos dias 21 e 23 de Novembro em Tarumã

 

Kallio Conquista a pole no treino cheio de Quedas em Indianápolis

Pole de Kallio que não caiu no Treino oficial

Se tem um treino onde as quedas seriam a tônica do Treino pelo menos para Mika Kallio o treino foi brilhante e sendo o único piloto a virar na casa dos 1:36 o piloto da Marc VDS conquistou a pole position para o GP de Indianápolis da Moto 2. O Tempo foi feito logo no começo do Treino e dai ninguém mais conseguiu chegar perto do  tempo de Kallio, pelo contrario, Vários pilotos acabaram caindo no chão, Entre eles o Líder do campeonato Estebe Rabat que não conseguiu passar do tempo de 1:37.053 e vai largar na segunda posição um domínio da Marc VDS com a primeira fila sendo completada pelo suíço Dominique Aegerter que venceu a corrida passada na Alemanha.

Na Segunda fila larga Johann Zarco com a Moto da Caterham mostrando que essa moto esta evoluindo no decorrer da temporada, Simone Corsi da NGM Forward também esta em um bom momento e larga em 5ºlugar e Marevick Viñales é o melhor representante da equipe de Sito Pons fechando a segunda fila do Grid.

Takaaki Nakagami que até agora faz um ano muito ruim conseguiu ter um grande dia e amanhã larga em 7ºlugar tentando esboçar uma reação nesse campeonato. Sandro Cortese, Thomas Luthi e Sam Lowes completam a lista dos dez primeiros colocados. Luis Salom acabou ficando fora dos 10 primeiros e vai largar na 11ªposição com Jordi Torres como o melhor da Aspar Martinez em 12º e Ítalo-brasileiro Franco Morbidelli que acabou melhorando demais no final do treino e vai largar numa importante 13ªposição.

Agora o lado mais triste do Treino é ver Nicolas Terol acabou o treino em 29ªPosição, Um piloto que já foi campeão mundial de motovelocidade esta no final do Grid e depois de um bom ano de 2013 ele se afundou nessa temporada. A Corrida vai ser iniciada as 13 horas e 10 minutos horário de Brasília.

Grid de largada do GP de Indianápolis na Moto 2:

1 36 Mika Kallio (Marc VDS Racing Team Kalex) 1’36.883
2 53 Esteve Rabat (Marc VDS Racing Team Kalex) 1’37.056
3 77 Dominique Aegerter (Technomag carXpert Suter) 1’37.209
4 5 Johann Zarco (AirAsia Caterham Caterham Suter) 1’37.452
5 3 Simone Corsi (NGM Forward Racing Kalex) 1’37.456
6 40 Maverick Viñales (Paginas Amarillas HP 40 Kalex) 1’37.513
7 30 Takaaki Nakagami (IDEMITSU Honda Team Asia Kalex) 1’37.524
8 11 Sandro Cortese (Dynavolt Intact GP Kalex) 1’37.558
9 12 Thomas Luthi (Interwetten Paddock Moto2 Suter) 1’37.582
10 22 Sam Lowes (Speed Up Speed Up) 1’37.664
11 39 Luis Salom (Paginas Amarillas HP 40 Kalex) 1’37.758
12 81 Jordi Torres (Mapfre Aspar Team Moto2 Suter) 1’37.891
13 21 Franco Morbidelli (Italtrans Racing Team Kalex) 1’37.913
14 60 Julian Simon (Italtrans Racing Team Kalex) 1’37.949
15 54 Mattia Pasini (NGM Forward Racing Kalex) 1’37.970
16 19 Xavier Simeon (Federal Oil Gresini Moto2 Suter) 1’37.981
17 49 Axel Pons (AGR Team Kalex) 1’37.996
18 4 Randy Krummenacher (Octo IodaRacing Team Suter) 1’38.010
19 94 Jonas Folger (AGR Team Kalex) 1’38.062
20 55 Hafizh Syahrin (Petronas Raceline Malaysia Kalex) 1’38.083
21 15 Alex DE Angelis (Tasca Racing Moto2 Suter) 1’38.086
22 95 Anthony West (QMMF Racing Team Speed Up) 1’38.106
23 2 Josh Herrin (AirAsia Caterham Caterham Suter) 1’38.123
24 23 Marcel Schrotter (Tech 3 Tech 3) 1’38.130
25 8 Gino Rea (AGT REA Racing Suter) 1’38.171
26 88 Ricard Cardus (Tech 3 Tech 3) 1’38.202
27 96 Louis Rossi (SAG Team Kalex) 1’38.369
28 25 Azlan Shah (IDEMITSU Honda Team Asia Kalex) 1’38.411
29 18 Nicolas Terol (Mapfre Aspar Team Moto2 Suter) 1’38.505
30 45 Tetsuta Nagashima (Teluru Team JiR Webike TSR) 1’38.638
31 70 Robin Mulhauser (Technomag carXpert Suter) 1’38.680
32 7 Lorenzo Baldassarri (Gresini Moto2 Suter) 1’39.084
33 10 Thitipong Warokorn (APH PTT The Pizza SAG Kalex) 1’39.129
34 97 Roman Ramos (QMMF Racing Team Speed Up) 1’39.406

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Imagem: MotoGP

Miller volta das Férias e leva a pole em Indianápolis na Moto 3

Miller Feliz da Vida com mais uma pole position

O Australiano Jack Miller fez um belíssimo trabalho no treino de hoje da Moto 3, Após treino disputado o líder do campeonato com 1:40.727 acabou ficando com o primeiro posto do Grid de largada superando em 80 milésimos em cima do piloto Efren Vazquez com a Honda da equipe SaxoPrint e completando a primeira fila larga o Irmão de Marc Marquez o rapidíssimo Aleix Marquez com a Moto da Estrella Galícia a 1 milésimo de Vazquez e esses são os 3 primeiros colocados do campeonato.

Na Segunda fila teve novidades, Romano Fenati em 4º com a Moto da equipe de Valentino Rossi não surpreende a ninguém, Agora Juanfran Guevara em 5ºlugar impressiona, Mas que deixa uma excelente impressão é o jovem piloto Jorge Navarro com a moto da Marc VDS marcando a 6ªposição do piloto espanhol que substitui o Belga Livio Loi que acabou não fazendo um grande trabalho nessa moto, Completando os 10 primeiros colocados vem John McPhee, Francesco Bagnaia, Alessandro Tonucci e Karel Hanika. Quem decepcionou nesse treino foi o piloto Alex Rins que larga apenas em 12º.

Eric Granado que até foi bem nos treinos livres, Mas não passou do 25ºlugar no Treino de hoje o que é a posição de largada que ele vai partir. A corrida acontece ao meio-dia horário de Brasilia isso na Moto 3.

Grid de largada do GP de Indianápolis da Moto 3:

1 8 Jack Miller (Red Bull KTM Ajo KTM) 1’40.727
2 7 Efren Vazquez (SaxoPrint-RTG Honda) 1’40.807
3 12 Alex Marques (Estrella Galicia 0,0 Honda) 1’40.808
4 5 Romano Fenati (SKY Racing Team VR46 KTM) 1’40.829
5 58 Juanfran Guevara (Mapfre Aspar Team Moto3 Kalex KTM) 1’41.007
6 99 Jorge Navarro (Marc VDS Racing Team Kalex KTM) 1’41.248
7 17 John Mcphee (SaxoPrint-RTG Honda) 1’41.284
8 21 Francesco Bagnaia (SKY Racing Team VR46 KTM) 1’41.293
9 19 Alessandro Tonucci (CIP Mahindra) 1’41.296
10 98 Karel Hanika (Red Bull KTM Ajo KTM) 1’41.311
11 10 Alexis Masbou (Ongetta-Rivacold Honda) 1’41.342
12 42 Alex Rins (Estrella Galicia 0,0 Honda) 1’41.387
13 31 Niklas Ajo (Avant Tecno Husqvarna Ajo Husqvarna) 1’41.419
14 84 Jakub Kornfeil (Calvo Team KTM) 1’41.443
15 63 Zulfahmi Khairuddin (Ongetta-AirAsia Honda) 1’41.468
16 33 Enea Bastianini (Junior Team GO&FUN Moto3 KTM) 1’41.691
17 52 Danny Kent (Red Bull Husqvarna Ajo Husqvarna) 1’41.710
18 44 Miguel Oliveira (Mahindra Racing Mahindra) 1’41.773
19 41 Brad Binder (Ambrogio Racing Mahindra) 1’41.803
20 23 Niccolò Antonelli (Junior Team GO&FUN Moto3 KTM) 1’41.814
21 43 Luca Grunwald (Kiefer Racing Kalex KTM) 1’41.974
22 32 Isaac Viñales (Calvo Team KTM) 1’42.047
23 61 Arthur Sissis (Mahindra Racing Mahindra) 1’42.117
24 51 Bryan Schouten (CIP Mahindra) 1’42.120
25 57 Eric Granado (Calvo Team KTM) 1’42.335
26 95 Jules Danilo (Ambrogio Racing Mahindra) 1’42.410
27 65 Philipp Oettl (Interwetten Paddock Moto3 Kalex KTM) 1’42.483
28 3 Matteo Ferrari (San Carlo Team Italia Mahindra) 1’42.574
29 55 Andrea Locatelli (San Carlo Team Italia Mahindra) 1’42.927
30 9 Scott Deroue (RW Racing GP Kalex KTM) 1’42.989
31 38 Hafiq Azmi (SIC-AJO KTM) 1’43.026
32 4 Gabriel Ramos (Kiefer Racing Kalex KTM) 1’43.536
33 22 Ana Carrasco (RW Racing GP Kalex KTM) 1’43.926

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Foto: MotoGP

Scuderia Macchina e Lojas Benoit – Uma Parceria que chega em 2015 ao 10ºAno

Texto: Carlos Giacomello (Da notícia do link das Lojas Benoit) Foto: Bernardo Bercht Outros Textos: Deivison Conceição

Desde do final de 2005 a Scuderia Macchina faz história no Automobilismo Gaúcho, O Clássico carro Vermelho e Prata de Marcelo Giacomello da Formula RS já se Torna um carro mítico assim como O Carro preto e Dourado da John Player Special, ou então o Clássico Azul da Ligier na Formula 1 ou o carro da Pennzoil de Rick Mears na Formula Indy.

Essa equipe que pessoalmente admiro ela desde de 2012 e principalmente quando sei da luta dela contra equipe que compram câmbios de carros até na Inglaterra, Quem dera que tenhamos mais parcerias com outras equipes no Automobilismo Brasileiro.

Esse histórico que vocês vão ver esta escrito no site das Lojas Benoit “Lojas Benoit em alta velocidade” – Clique Aqui

Acompanhe abaixo um breve histórico do envolvimento de nove anos das Lojas Benoit com o automobilismo

O “cheiro de gasolina” passou a entrar no dia a dia das Lojas Benoit no final de 2005, quando a antecessora da Scuderia Macchina, que participava com destaque do Campeonato Gaúcho de Endurance (provas de longa duração), passou a ter o apoio da rede de lojas.

Este apoio resultou na conquista de um campeonato gaúcho e dois vices entre 2006 e 2008.

No final de 2009 a equipe, essencialmente familiar, passou a contar com um novo integrante, Marcelo Giacomello e, em 2010, começou a participar de um novo campeonato, o Gaúcho de Fórmula 1.6, abandonando temporariamente as provas de endurance.

A concentração dos esforços nesta nova categoria não se limitou apenas a participação da Scuderia Macchina e do piloto Marcelo Giacomello em tempo integral. Nos primeiros dois anos as Lojas Benoit patrocinaram também a categoria, que utilizou os recursos para melhorar a qualidade técnica dos carros e a quantidade de pilotos, transformando a Fórmula 1.6 na menina dos olhos do automobilismo gaúcho, trazendo pilotos de todo o Brasil para participar das 8 etapas anuais. A categoria também passou a ser destaque na imprensa especializada de todo o país.
Quem é a Scuderia Macchina

Como dito brevemente acima a Scuderia Macchina surgiu da necessidade de profissionalizar a equipe, transformando ela de amadora em profissional, tendo que montar toda uma estrutura logística, de equipamentos de competição e de material humano.

Desta forma durante o ano de 2009 foi montada uma sede e adquiridos todos os equipamentos e materiais necessários para a manutenção e transporte dos carros.

Em meados de 2010 a equipe estreou de forma convincente no Gaúcho de Formula 1.6, conquistando a pole position com quebra de recorde do Autódromo do Velopark. Até o final do ano, outras boas apresentações para aprender e conhecer os segredos da categoria.

Em 2011, no primeiro certame completo, várias classificações entre os primeiros e um promissor 3º lugar na tabela final de classificação a frente de pilotos muito mais experientes. As credenciais estavam apresentadas.

Em 2012 veio a primeira vitória (de um total de 4 nas primeira 6 provas) e a consolidação da equipe como uma das principais do automobilismo gaúcho e referência dentro da categoria, mesmo com pouco tempo de participação.

Em 2013 a disputa pelo titulo foi ponto a ponto até a ultima etapa, com varias vitórias, poles e voltas mais rápidas. O titulo infelizmente não veio, mas a equipe provou que mesmo com pouco tempo na categoria aprendeu rápido como vencer. Em 2013 também a imprensa gaúcha (principalmente a impressa) passou a dedicar muito espaço à categoria, com varias paginas sobre o assunto durante o ano, muitas delas com o carro das Lojas Benoit como destaque

Nos últimos 2 anos a equipe, em função de sua organização rigorosa, e em parceria com a Lojas Benoit, se beneficiou dos programas oficiais de incentivo ao esporte, tais como Lei de Incentivo ao Esporte (federal) e Pro-Esporte (estadual).

Como é a Fórmula RS

Em, 2014 a Fórmula 1.6 passou a se chamar Fórmula RS, pois passou a receber carros de motorização 1.8 além dos tradicionais 1.6.

O carros da Fórmula RS são muito semelhantes, em aparência, aos carros da fórmula 1 que todos conhecemos, naturalmente mantidas as devidas

Sua motorização é o tradicional motor Volkswagen AP 1.6 ou 1.8 à etanol que geram em torno de 150 hps, proporcionando velocidades máximas acima dos 200 km por hora. São sucessores dos antigos Fórmula Ford, que ajudaram a formar vários pilotos de destaque internacional.

Estes carros possuem hoje uma tecnologia embarcada semelhante aos melhores carros de competição do mundo.

Atualmente a categoria conta com 23 carros/pilotos de todo o pais proporcionando um grid médio de 18 a 20 carros, um dos maiores do Brasil e responsável pela criação de outra categoria gaúcha, a Fórmula Jr. com carros semelhantes, porém menos potentes,(motor 1.4 original) para a gurizada de menos de 18 anos que sai do kart.
Quem é o piloto Marcelo Giacomello

Nascido numa família que respira o automobilismo há mais de 25 anos, Marcelo Giacomello(30 anos) encontrou o caminho natural para as corridas.

Ajudou o pai e o tio durante os anos que participaram de campeonatos de kart e no gaúcho de endurance como cronometrista e esperou chegar a sua vez.

Na adolescência participou os campeonatos de kart na serra gaúcha com excelentes resultados inclusive a conquista de dois títulos sendo escolhido o destaque esportivo de 1998 em Bento Gonçalves

Voltou em 2010, depois de formado em Engenharia e desde então é um dos destaques da Fórmula RS. Em 3 anos de participação completa, acumula várias vitórias, inúmeras poles e voltas rápidas.
Temporada 2014

A temporada 2014 da Fórmula RS iniciou em março no autódromo de Guaporé. Naquela prova a equipe Lojas Benoit/Scuderia Macchina foi um dos destaques, pois fez mais uma pole e novamente quebrou o recorde da pista, estabelecendo também as voltas mais rápidas da prova. Na classificação final, um terceiro e um segundo lugares e a vice-liderança do certame de 2014.

O campeonato terá ainda mais 6 etapas duplas e neste ano terá a novidade de uma prova fora do país. Dia 28 de setembro a categoria fará sua 6ª etapa no reformado Autódromo Internacional de Rivera no Uruguai. Será a primeira prova internacional em mais de 18 anos de existência da categoria no RS.

O calendário oficial prevê as seguintes etapas até o fim do ano: 31 de agosto, em Santa Cruz do Sul; 28 de setembro, em Rivera; 02 de novembro, em Guaporé; e 23 de novembro, em Tarumã.

Todas as provas são gravadas e passadas em compacto através do Programa Curva do S na Pista, do canal de TV Esporte Interativo (à cabo e parabólica). Esta apresentação ocorre alguns domingos de manhã depois das provas, sempre às 8:30.

A categoria tem o site www.formula-rs.com, onde são divulgadas as noticias, as equipes, pilotos, patrocinadores, bem como a cada prova é editada uma revista virtual com tudo o que aconteceu na etapa anterior e as perspectivas da próxima prova. Tem também uma galeria das fotos da cada prova.
Gaúcho de Endurance 2014

Em 2014 a equipe volta a participar do gaúcho de Endurance, afastada que estava desde 2008.

Está em fase final de montagem o protótipo MXR com o qual os pilotos Elton Giacomello e Luis Paulo Machado participarão de algumas etapas a fim de obter confiabilidade necessária visando uma participação efetiva na temporada de 2015. O protótipo, de fabricação gaúcha( a melhor do Brasil) está equipado com um motor AP 2 litros com mais de 200 hp de potência.

Assim, a equipe Lojas Benoit/Scuderia Macchina também prepara a volta às suas origens.

Se Possível eu gostaria de a Benoit já que apoia o Automobilismo que outras empresas apoiem o Automobilismo Brasileiro. Mas como não só desligado do mundo se as Lojas Benoit poderia pensar em patrocinar uma atleta do Xadrez que eu conheço faz muito tempo Chamada Thauane de Medeiros, Ela é uma talentosa Atleta profissional de xadrez, campeã brasileira sub 18 e 20 feminino de 2012. e representou o Brasil em países com a Grécia, Paraguai, Colômbia e Bolívia. Com isso acreditamos que ela tenha apoio de alguma empresa. Errado, Assim como no automobilismo, O Xadrez também é visto pelos olhos da maioria cega que só pensa no Futebol e ignora os outros esportes como um fundo perdido assim como vários esportes. Espere as Olimpíadas de 2016 para o COB ver o Fiasco que vai ser e não vai ser culpa dos Atletas e sim dos dirigentes e da falta de estrutura dos esportes olímpicos do Brasil.

O Que a Thauane faz para ter os recursos necessários para conseguir competir nesse esporte, Ela vende livros, Equipamentos, e praticamente de Tudo sobre o Xadrez e ainda dar aulas de Xadrez pela internet para quem quer começar a Jogar Xadrez, Ela é bem conhecida, já participou do Programa do Jô e mesmo assim não tem ninguém que financia essa jovem atleta. Nem mesmo o Grêmio por que ela usa a maioria dos eventos uma camisa do Grêmio e o nomeado clube de Futebol não se sensibiliza em nada e nem devem ter pensado na hipótese de patrocinar a piloto. Então se as Lojas Benoit puder pensar nessa hipotese tenho certeza que esse dinheiro vai ser muito bem empregado e vai ser um investimento que vai dar muito certo, não só a Benoit como alguma outra empresa para patrocinar ela como qualquer outra equipe de automobilismo ou investir num jovem piloto Brasileiro.

Vídeo da Entrevista do Jó Soares com a Thauane:

Vídeo: Youtube – Thauane de Medeiros

Até por que temos que esquecer de um esporte que a maioria quer dinheiro e acaba tomando de 7 de uma seleção séria e que se planejou para ser campeã e foi campeã com méritos.

E para finalizar quero parabenizar e Agradecer a Benoit por patrocinar o Portalsportszone e acreditar no nosso site que fala de Esportes a Motor no Brasil e no Mundo com credibilidade e isso se mostra quando no mês passado tivemos quase 5 mil acessos sendo esse o Recorde do nosso site e esse número vai ser crescente a cada dia.

Se com a Thauane que é Gremista e é praticamente uma embaixadora do Grêmio eles não dão nem bola para patrocinar ela, Imagina se eu pedir patrocínio do Grêmio para um dos líderes da Formula Junior – Matheus Rouver.

Ah, e o Clube que quiser patrocinar ele na Formula Júnior pois acho um absurdo ele ser líder e não ter patrocinador ainda Clique nesse link Aqui – Tem todas as pinturas dos 20 clubes da Série A que eu gentilmente fiz, Se algum Clube tiver a mínima visão de mundo e ver que existe Fãns do Automobilismo que gostam de Futebol entre em contato com ele: Matheus Rouver