Formula jr. – 35 Milesimos Dão pole a Rodrigo Elger em Tarumã

Franco Pasquale larga em 3º – Foto: Niltão Amaral (Blog de Passatão)

O piloto Paranaense Rodrigo Elger que regressou após uma prova ausente devido a compromissos com o patrocinadores num treino apertado no autódromo Internacional de Tarumã conquistou a pole position por apenas 35 milésimos sobre o piloto da Irineu Racing o Sergipano Matheus Rouver que lidera o campeonato com 65 pontos, Em 3ºlugar larga Franco Pasquale e a Vice-Lider do campeonato A Catarinense Bruna Tomaselli larga em 4ºlugar, Lucas Villela e Lucas Kohl ambos da Satti Racing foram desclassificados do Treinamento e esses são os 6 pilotos para essa corrida, O Grid mais baixo da história da Categoria.

Grid de Largada da Formula Jr. – 5ªEtapa

1. Rodrigo Elger (Pole Motorsport) 1:12.464
2. Matheus Rouver (Irineu Racing) 1:12.499
3. Franco Pasquale (Pole motorsport) 1:12.810
4. Bruna Tomaselli (Giocar Racing) 1:12.833
DES. Lucas Villela (Satti Racing)
DES. Lucas Kohl (Satti Racing)

Amanhã a Corrida em Tarumã a partir das 9 da Manhã!

Rosberg Ganha batalha contra Hamilton e conquista pole em Montreal

Nico Rosberg venceu mais uma vez a disputa interna com o Inglês Lewis Hamilton e conquistou a pole position para o GP do Canadá, num dia de sol o treino foi uma confirmação da força da Mercedes sobre as demais. Que vai ter a primeira fila inteirinha para ela pois Lewis Hamilton larga na segunda posição.

Pelo desempenho das Williams nesse final de semana se acreditava que a equipe de Grove poderia ser uma rival a altura da Mercedes e chegaram no Q2 a liderar o treino com Felipe Massa. Mas no final da Segunda fase da classificação as Mercedes acharam o caminho e voltaram a colocar meio segundo sobre o resto da Turma.

Na primeira parte do Treino Esteban Gutierrez já ficou de fora por que ele bateu o carro no 3ºtreino livre e teve de ser desmontado. Pastor Maldonado acabou com problemas na Lotus e continua no seu inferno astral e fora do Q2 largando do 17ºlugar. Marcus Ericsson acabou no final do Q1 batendo com a Caterham na curva 8, Resultado disso foi a Bandeira vermelha a 16 segundos do final da primeira Fase. Além de Maldonado e de Ericsson ficaram de fora Max Chilton, Jules Bianchi e Kamui Kobayashi, Observação é gritante a diferença entre a Marussia colocou na Caterham, quase 1 segundo sobre o time de Tony Fernandes.

No Q2, Sutil rodou em 16ºlugar mostrando todos os defeitos da Sauber que tem um carro ruim nas mãos Danill Kvyat com a Toro Rosso, Romain Grosjean tentando tirar leite de Pedra com a Problemática Lotus, Sergio Perez, Kevin Magnussen e Nico Hulkenberg.

No Q3 A Mercedes mostrou seu domínio com Rosberg fazendo 1:14.874 contra 1:14.953 de Hamilton. Rosberg fez a 3ªPole na temporada e é a 6ªDobradinha da Mercedes nessa temporada na primeira fila. Já na segunda fila Sebastian Vettel tirou um grande desempenho da sua Red Bull-Renault e levou o carro para o 3ºlugar no Grid de Largada, Ao seu lado larga Valtteri Bottas com a Williams. Na terceira fila a Ordem se inverte com Felipe Massa da Williams na frente de Daniel Ricciardo. E Fernando Alonso tendo que de contentar com o 7ºlugar que para ele segundo o Bi-campeão do mundo algo bem revoltante com uma Ferrari que não funciona em Montreal, Jean-Eric Vergne andando muito bem completou a corrida em 8ºlugar, muito na frente de Kvyat que vai largar em 15ºlugar, Completando os 10 primeiros o Representante da Mclaren na parte final do Treino o Inglês Jenson Button e o Finlandês Kimi Raikkonen mais uma vez atrás do Alonso.

Hulkenberg numa Force India que se esperava mais nesse final de semana em 11º com Kevin Magnussen não tendo um desempenho tão bom como de Button em 12º, Perez e Grosjean na 7ªFila, Danill Kvyat com a Regular Toro Rosso em 15º e Adrian Sutil com a Carroça da Sauber desse ano em 16º. Pastor Maldonado que a 15 corridas não pontua na Formula 1 e parece que dessa vez também não vai ser o caso largando em 17º, Chilton rumo a 26ªcorrida completada de forma seguida em 18º na frente de Jules Bianchi que larga em 19º Ambos da Marussia que colocaram um tempão na Caterham. Com Kobayashi em 20º e Ericsson em 21º. Gutierrez fechou o Grid de largada.

Vamos ao Grid de largada para o GP do Canadá de Formula 1:

1 6 Nico Rosberg (Mercedes) 1:14.874 – 19
2 44 Lewis Hamilton (Mercedes) 1:14.953  – 20
3 1 Sebastian Vettel (Red Bull Racing-Renault) 1:15.548 –  18
4 77 Valtteri Bottas (Williams-Mercedes) 1:15.550 –  21
5 19 Felipe Massa (Williams-Mercedes) 1:15.578  – 21
6 3 Daniel Ricciardo (Red Bull Racing-Renault) 1:15.589  – 20
7 14 Fernando Alonso (Ferrari) 1:15.814  – 17
8 25 Jean-Eric Vergne (STR-Renault) 1:16.162 –  24
9 22 Jenson Button (McLaren-Mercedes) 1:16.182  – 20
10 7 Kimi Räikkönen (Ferrari) 1:16.214  – 17
11 27 Nico Hulkenberg (Force India-Mercedes) 1:16.300  – 21
12 20 Kevin Magnussen (McLaren-Mercedes) 1:16.310  – 15
13 11 Sergio Perez (Force India-Mercedes) 1:16.472  – 19
14 8 Romain Grosjean (Lotus-Renault) 1:16.687  – 19
15 26 Daniil Kvyat (STR-Renault) 1:16.713 –  19
16 99 Adrian Sutil (Sauber-Ferrari) 1:17.314  – 16
17 13 Pastor Maldonado (Lotus-Renault) 1:18.328  – 10
18 4 Max Chilton (Marussia-Ferrari) 1:18.348  – 6
19 17 Jules Bianchi (Marussia-Ferrari) 1:18.359  – 5
20 10 Kamui Kobayashi (Caterham-Renault) 1:19.278  – 8
21 9 Marcus Ericsson (Caterham-Renault) 1:19.820  – 10
22 21 Esteban Gutierrez (Sauber-Ferrari) Sem Tempo

E Agora o GP do Canadá nos olhos do Twitter:

 


Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Twitter

Renner Vence no Step Up nos X-Games Austin

Renner Vence no Step Up nos X-Games Austin

Ronnie Renner dos Estados Unidos fez uma prova impecável na prova do Step Up e acabou com todo o Merecimento o X de Ouro, Com 34 Ft Renner não errou nenhuma vez. Enquanto seus adversários caíram um a um.
Conforme a barra ia aumentando. Até os 30 Ft todos passaram sem dificuldade, Mas depois disso começaram os pilotos a serem eliminados, Buyten foi o primeiro a cair, Depois caíram Josh Hansen e Massimo Bianconcini. Nos 33 Ft sobraram 3 competidores, O Polonês Libor Poomol ficou com o X de Bronze, Bryce Hudson com o X de Prata,
Ronnir Renner com o X de Bronze. Os X-Games estão sendo realizados pela primeira vez em Austin em uma data mais cedo do que em 2013 quando a competição foi em Los Angeles.

Resultado final do Step Up

1 Ronnie Renner 34.00
2 Bryce Hudson 33.50
3 Libor Podmol 33.00
4 Josh Hansen 32.00
5 Massimo Bianconcini 32.00
6 Matt Buyten 30.00

Especial Ligier : Temporada de 1980

A Temporada de 1980 a Ligier precisaria confirmar que era uma das forças da Formula 1. Para isso projetou um novo Chassi com conceitos do Chassi de 79, o JS11-15. Manteve Jacques Laffite, Contratou o Jovem Didier Pironi para o Segundo Carro da Ligier e manteve os motores  Ford Cosworth aspirados.

A Temporada da Ligier começou muito bem, Na primeira corrida na Argentina a Equipe ficou com o 2º e 3º Lugar no Grid Com Jacques Laffite e Didier Pironi respectivamente, Porém Nenhum dos dois pilotos terminaram a corrida com problemas no motor. A Equipe conseguiu se manter forte, Conseguiu os primeiros pontos com Pironi no GP do Brasil com o 4ºLugar após largarem em 2ºlugar com Pironi e em 5ºlugar com Laffite.

Na África do Sul conseguiu um duplo pódio com Laffite em 2º e Pironi em 3º. Em Long Beach a Ligier fez uma corrida discreta demais e após um treino fraco com Pironi largando em 9ºlugar acabou salvando 1 ponto ficando em 6ºlugar. Laffite em 13º no Grid Abandonou a corrida.

Em Zolder, A Ligier mais uma vez colocou seus pilotos bem colocados no Grid com Pironi em 2º e Laffite em Terceiro, Em solo Belga a equipe Azul conquistou sua primeira vitória na temporada com Didier Pironi (5ªVitória da Ligier na Formula 1), Laffite com problemas acabou apenas em 11ºlugar. Em Mônaco Pironi dá a Ligier a primeira pole do ano, Mas acaba se acidentando na prova.

Quem de destacou Laffite foi responsável pelo bom resultado da Ligier largando em 5ºlugar e completando a prova em 2º. Na Casa da Ligier na França (Paul Ricard) Laffite voou baixo e fez a pole position e Pironi em 3ºlugar. Na Corrida Pironi e Laffite conquistam pódio com a vitória para Alan Jones líder do campeonato.

Ao final da primeira parte de temporada Jones era o líder com 28, Piquet com 25, Arnoux e Pironi com 23 e Reutemann e Laffite com 16. Nos construtores a Ligier estava com 39 pontos na Vice-liderança do campeonato atrás da Williams com 44 pontos que era a líder do campeonato.

Pironi andou demais em Brands Hatch, mas morreu na praia por causa de 2 pneus furados.
Pironi andou demais em Brands Hatch, mas morreu na praia por causa de 2 pneus furados.

Na Inglaterra dobradinha nos Treinos com pole de Pironi e Laffite em 2º, Mas problemas com os pneus acabaram com a corrida de Ambas as Ligier deixando os dois de fora e vendo Jones vencer e Piquet em segundo abrirem vantagem para Pironi e Laffite. Na Alemanha A Ligier não teve um grande grid de largada: Laffite largaria em 5º e Pironi em 7º. No domingo tudo mudou para Laffite que levou a Ligier a 6ªVitória na Formula 1. Pironi com problemas de Transmissão abandonou a prova.

Na Áustria os pilotos da Ligier largaram na 3ªFila com Laffite na frente de Pironi que estava com uma maré de má sorte. Pironi abandonou de novo enquanto, Laffite terminou a corrida em 4ºlugar. Na Holanda mais uma vez Pironi abandona uma corrida. (Era o quarto abandono seguido no ano) Largando do 15ºlugar ele bateu na corrida e praticamente deu adeus a disputa do título.

Laffite por sua vez largou em 6ºlugar e subiu ao pódio na 3ªposição. Na Itália a Ligier teve seu pior Grid um destruído Pironi com o 13ºtempo e Laffite num sofrível 20ºlugar. Na Corrida Pironi depois de 4 abandonos voltou a marcar pontos ficando em 6ºlugar, na frente de Laffite ficou em 9ºlugar.

A Ligier já não tinha qualquer chance de título no campeonato de pilotos.  No Canadá Pironi largou em 3ºlugar e fez excelente corrida, cruzando na frente a mais de 40 segundos de Jones que conquistou o título em Montreal, Mas como Pironi queimou a largada e com isso foi punido em 1 minuto jogando o piloto para o terceiro lugar. Laffite ficou em 8ºlugar após largar em 9ºlugar, parando a 2 voltas do final com problemas de Pane Seca.

Em Waltins Glen, Pironi largou em 7ºlugar e chegou ao pódio de novo na Terceira posição Laffite largou em 12ºlugar e chegou em 5ºlugar.

Ao final do campeonato Jacques Laffite terminou em 4ºlugar com 34 pontos e Didier Pironi em 5ºlugar com 32 pontos a Ligier fechava a temporada com o inédito Vice-Campeonato (Melhor resultado da História da Ligier na Formula 1) nos Construtores com 66 pontos, (Bem longe dos 120 pontos da Williams que foi a campeã) Com 2 Vitórias, 3 Poles, 11 Pódios e 3 Melhores Voltas Completadas.

Jacques Laffite
Jacques Laffite

Gps: 28
Vitórias: 2
Poles: 3
Pódios: 10
Pontos: 66
Motor: Ford Cosworth DFV
8 Cilindros em V com Ângulo de 90º
2 993 cm³
Potência: 475 Cavalos a 11000 RPM
Pilotos:
Didier Pironi
Jacques Laffite
Número de voltas completadas: 1.415

Chassi: Ligier JS 11-15
Projetistas: Gérard Ducarouge (Diretor Técnico), Michel Beaujon (Design) e
Robert Choulet (Aerodinâmica)
Chassi : Monocoque em alumínio
Peso : 575 kg
Transmissão : Hewland FGA 400 com 5 marchas
Combustível e Lubrificante : Elf
Freios: A Disco
Comprimento:
Distância entre eixos : 2800 mm
dianteira : 1778 mm
traseira : 1608 mm

Fotos:

Ligier80

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Bestlap / Formel1mic

Capitulos Anteriores:

Temporada de 1976
Temporada de 1977
Temporada de 1978
Temporada de 1979