GP da Turquia de 2005

Grid de largada:

1 Kimi Räikkönen (McLaren/Mercedes) 1’26.797
2 Giancarlo Fisichella (Renault) 1’27.039
3 Fernando Alonso (Renault) 1’27.050
4 Juan Pablo Montoya (McLaren/Mercedes) 1’27.352
5 Jarno Trulli (Toyota) 1’27.501
6 Nick Heidfeld (Williams/BMW) 1’27.929
7 Mark Webber (Williams/BMW) 1’27.944
8 Felipe Massa (Sauber/Petronas) 1’28.419
9 Ralf Schumacher (Toyota) 1’28.594
10 Christian Klien (Red Bull/Cosworth) 1’28.963
11 Rubens Barrichello (Ferrari) 1’29.369
12 David Coulthard (Red Bull/Cosworth) 1’29.764
13 Jenson Button (BAR/Honda) 1’30.063
14 Tiago Monteiro (Jordan/Toyota) 1’30.710
15 Christijan Albers (Minardi/Cosworth) 1’32.186
16 Jacques Villeneuve (Sauber/Petronas)
17 Robert Doornbos (Minardi/Cosworth)
18 Narain Karthikeyan (Jordan/Toyota)
19 Michael Schumacher (Ferrari)
20 Takuma Sato (BAR/Honda)

Kimi Vence na primeira corrida em Istambul

Finalmente a Formula 1 entra em Solo Turco para a primeira corrida da História da Turquia da Formula 1, 26 pontos separavam Kimi Raikkonen do Líder do Campeonato Fernando Alonso, a Briga era entre Alonso x Raikkonen pelo titulo, Renault x Mclaren pelos construtores, e no Grid de largada as duas primeiras filas ficaram com as Equipes dominantes do Campeonato. 1ªFila: Kimi e Fisichella, 2ªFila: Alonso e Montoya.

Bom, todos apostos para a largada, que teria uma confusão enorme, Na Frente Fisichella largava espetaculosamente bem e assumia a ponta com Kimi e Alonso lá atrás, Vários pilotos se tocaram, e vitimaram Felipe Massa e Ralf Schumacher. Michael Schumacher teve uma brilhante largada e passou de 19º para a 11ªposição. Mas no final da primeira volta Kimi Passou Fisichella e recuperou a ponta da corrida, Classificação após a primeira volta: Raikkonen, Fisichella, Alonso, Montoya, Trulli, Heidfeld, Klien, Coulthard, Webber, Barrichello, M.Schumacher, Button, Monteiro, Karthikeyan, Albers, Villeneuve, Doornbos, Ralf Schumacher, Albers e Felipe Massa que foi aos boxes para consertar o dando em seu carro. E ficou claro pelos primeiras voltas é que a Mclaren sobrava na turma, No Final da Segunda volta Alonso passa Fisichella, claro que houve o jogo de equipe, Fisichella facilitou a ultrapassagem, Agora o Romano Fisichella precisava segurar um colombiano para o Príncipe Alonso abrir. Nesse Momento era evidente que a Renault trabalhava totalmente para Alonso. Enquanto isso Klien, Webber e Coulthard Brigava pela 7ªPosição, E enquanto isso Button Pressionava Michael Schumacher e já ultrapassava Schumacher e vinha para cima de Barrichello. E No final da 4ªvolta sem qualquer conhecimento de Causa passou Barrichello, e já estava em 10ºlugar. Fora o Dominio de Kimi e sua Mclaren as ultrapassagens se multiplicavam.

Heidfeld na volta 6 teve que ir aos boxes para tocar um pneu que estava com defeito, resultado comprometeu sua corrida, pois quando troca o pneu não podia reabastecer, era o regulamento dessa temporada. Na Volta 6 Kimi Fazia a melhor volta da corrida em 1:26.9, Enquanto isso Webber fazia uma bonita ultrapassagem em cima de Christian Klien. Classificação após 7 Voltas: Raikkonen, Alonso (0.927), Fisichella (3.146), Montoya (5.388), Trulli (7.055), Webber (15.549), Klien (16.248), Coulthard (17.858). E Depois desse um faminto Jenson Button que queria recuperar o Prejuizo que ele teve nos treinos de onde ele largou apenas em 13º após acertarem mal o carro do Inglês da BAR. No inicio da 9ªVolta Button passava Coulthard e já estava em 8ºlugar. E Mark Webber tambem teve um pneu furado, do mesmo lado do carro de Heidfeld, sugere que a Williams acertou mal o carro. Mesmo com 1.4 de vantagem para Alonso, Kimi tinha uma corrida sob controle, pois seu carro era bem melhor que o de Alonso, e Alonso iria parar primeiro, Kimi Também tinha a volta mais rápida da corrida. Heidfeld Chegava aos Boxes para tocar o pneu estourado. Button já estava na 6ªposição, com as ultrapassagens em Klien, Coulthard, Barrichello e Schumacher e com as paradas de Heidfeld e Webber, os dois carros da Williams. isso tudo em 10 voltas. em 11 Voltas: Heidfeld, Massa e Webber já foram aos boxes para resolver problemas em seus carros.

Após 12 Voltas a classificação era: Raikkonen, Alonso, Fisichella, Montoya, Trulli, Button, Klien e Coulthard. Alonso foi o primeiro a parar, vendo que 3 paradas era um equivoco, colocou 10 segundos de combustível para fazer a segunda parte de corrida bem longa, Voltou na Frente do Button. Na volta Seguinte Fisichella foi aos boxes e teve problemas na sua parada, o que foi a tônica do Fisichella em 2005, sempre tendo problemas e sempre sacrificado pela equipe para favorecer o Alonso. E ao Mesmo tempo, Schumacher se chocava com Webber que tentou a ultrapassagem num misto de desinformação e estupidez, pois Webber estava a uma volta atrás do Schumacher. Ambos foram para os boxes, na 15ªVolta, Schumacher trocou 2 pneus, pelo regulamento só podia trocar um, mas que se importa sabia que o Schumacher sempre havia a exceção para ele na Regra. Fisichella com o seu problema acabou caindo para o 9ºlugar. e Enquanto isso Button pressionava Alonso, para buscar o 4ºlugar e tinha mais carro que o Espanhol da Renault, tendo uma brilhante Atuação, Schumacher deixava a corrida Temporariamente. na 19ªVolta foi para o seu 1ºreabastecimento, Além de Jenson Button, Felipe Massa também vinha voando lá atrás, com o problema na primeira volta Felipe Massa adotou a estratégia de encher o Tanque e partir para uma única parada de reabastecimento, se desse certo, ele voltava pra corrida. Corrida muito boa para Klien e Coulthard que estavam em 5º e 6º, com uma boa tática da Red Bull, E na volta 20 Jenson Button passa para a 3ªposição ultrapassando Fernando Alonso. Um Desempenho impressionante de Button com sua BAR-Honda, Montoya foi para o primeiro reabastecimento, um problema na parada de Montoya, mas sem muita perda de tempo. Button tambem foi para os boxes, 11.5 segundos de combustível, fez uma primeira parte de corrida sensacional. Enquanto Raikkonen fazia sua parada. Mark Webber furava de novo um pneu, do mesmo lado que furou da vez passada, com isso já estava provado que a Williams acertou muito mal o carro em termos de traseira desse carro.

Formula 1 Grand Prix, Turkey, Practice

Christian Klien na volta 24 foi para a sua 1ªparada para reabastecimento. Faltavam Coulthard, Barrichello e Sato para parar pra fazer o Reabastecimento. Coulthard e Barrichello na volta 25 foi para os boxes para reabastecer seu carro. Felipe Massa estava já em 11ºlugar, virando 1:26.6, mais rápido que muitos carros na Frente, poderia muito bem chegar nos pontos. Sato também não tinha parado, pois foi punido depois dos treinos por ter demorado a voltar para os boxes, já que o treino oficial era uma só volta, um de cada vez, podendo ser interpretado por tentar atrapalhar um competidor adversario na pista. Classificação Após 27 Voltas: Raikkonen, Montoya, Alonso, Fisichella, Trulli, Button, Sato, Coulthard, Klien, Barrichello, Massa, Villeneuve, R.Schumacher, Heidfeld, Monteiro, Karthikeyan. são os 16 primeiros colocados. Albers tem problemas nos boxes, natural de uma Minardi, mas eles tentariam voltar, e conseguiram, devagar, mas conseguiram. Essa volta 30 seria tumultuada por dois incidentes. Felipe Massa quando foi aos boxes para fazer seu único reabastecimento o motor quebrou e Massa teve que abandonar a corrida. Heidfeld teve problemas de novo com o pneu, no mesmo lado, pela segunda vez, Heidfeld abandonaria a corrida também. E Com isso Michael Schumacher volta a pista para tentar ganhar as posições de Webber, Heidfeld e Massa, pois se ele conseguir-se completar mais corridas que esses três, ele evitaria de ser o primeiro a entrar na pista no Treino de classificação do GP da Itália, A ordem de entrada dos pilotos era de acordo com o resultado da última corrida, só que invertido, o Vencedor da corrida seria o último a fazer sua classificação, pegaria a pista mais emborrachada. Isso faltando 25 voltas para o Final da corrida, Alonso iria para a sua segunda e definitiva parada, restando 24 voltas para o final, Com a parada do Alonso a Classificação era: Raikkonen, Montoya, Fisichella, Alonso, Trulli, Button, Coulthard e Klien. Com as outras paradas que ainda iriam acontecer Alonso passaria de novo para o 3ºlugar. Resultado que ainda deixaria Alonso confortável no campeonato ainda tendo 22 pontos na frente de Raikkonen. Alonso também fazia sua 2ªParada de reabastecimento, As Renault demoraram nas paradas dos dois pilotos, colocando muito combustível para ambos terminarem a corrida. Com isso Alonso voltou a ser o terceiro e Fisichella o 4º.

Com 1:24.997, Montoya fazia a melhor volta da corrida, que estava pronto para a segunda parada. Fora as Williams, ninguém teve problemas de pneus, nem os Bridgestone, nem os Michelin, Trulli e Button brigavam pelo 5ºlugar na corrida. Schumacher faltando 18 voltas para o Final passou Webber e agora faltava Massa, Heidfeld e Albers que tinham abandonado a corrida. Na Volta 41 Montoya fazia sua segunda parada nos boxes, só faltava Raikkonen ir aos boxes, Alonso estava longe de Montoya, enquanto Monteiro exagerava em tentar passar Doornbos, Ainda bem que além da pista, tinha mais pista, no lugar da brita. Schumacher iria para um reabastecimento, 19 Voltas atrás do Lider da corrida. Trulli foi para os boxes para a 2ªparada de reabastecimento, com as paradas de Trulli e Button, Fisichella iria recuperar a 4ºposição da corrida. E Kimi Raikkonen na volta 44 pra 45 Iria aos Boxes, E com uma belíssima parada de 6.2 segundos, Kimi Voltava ainda na primeira posição. Agora era só administrar a sua vitória em Istambul de onde ele foi dominador absoluto. Coulthard na volta seguinte fazia sua parada também, ele que tinha uma boa 7ªposição. Também o mesmo caso de Klien e Barrichello. Restando 11 Voltas para o Final Button faz sua parada e volta na Frente de Trulli e assumia a 5ºposição. e do jeito que estava o carro e o Button, inspirados iriam atrás do Fisichella. Com todas os reabastecimentos feitos a Classificação era: Raikkonen, Montoya, Alonso, Fisichella, Button, Trulli, Coulthard, Klien, Sato e Barrichello. Com Villeneuve e Ralf Schumacher brigando pelo 11ºlugar. E Schumacher abandonaria a corrida finalmente, pois conseguiu o objetivo dele de passar Webber, Massa e Heidfeld, Albers voltou pra corrida por algumas voltas e também depois deixou a corrida, Com 7 voltas restando para o Final da Corrida.

Button iria pra cima de Fisichella pelo 4ºlugar, numa brilhante atuação, As brigas pelo final eram Button e Fisichella pelo 4ºlugar e Villeneuve e Ralf pelo 11ºlugar. De Resto Tudo se encaminhava para o Final tranquilo para a Raikkonen e a Mclaren, Mas nem tudo estava encerrado, Na Hora de ultrapassar o Retardatários Tiago Monteiro com a Jordan, Juan Palbo Montoya Foi atingido por Monteiro e saiu da pista, mas voltou na frente do Alonso, Mas não se sabia se o carro estava bem equilibrado, mas pelo que se viu o carro estava muito desequilibrado, a tocada que Monteiro deu no carro do Colômbia acabou desequilibrando o conjunto, e finalmente faltando 2 voltas para o final para a Alegria de Fernando Alonso acabou vendo Montoya sair da pista e perder o 2ºlugar, O Espanhol Agradece, primeiro ao Monteiro e Depois ao desequilíbrio do carro do Montoya. Que deu dois pontos mais, Raikkonen vence a corrida, mas ao invés de ficar com 22 pontos atrás do Alonso, mas com isso tudo acabou vendo Alonso um pouco mais longe e um pouco mais difícil o titulo. Grande corrida de Button e as boas exibições de Coulthard e Klien, são os destaques da corrida além de Raikkonen e de Alonso.

Pódio da primeira corrida da história da Turquia na Formula 1
Pódio da primeira corrida da história da Turquia na Formula 1

Resultado final do GP da Turquia de 2005

Fotos:

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Motorsport / F1 Olivier

500 Milhas de Indianápolis de 1989

500 Milhas de Indianápolis

1 Rick Mears Penske PC-19 Chevrolet     Penske     223.885     4
2 Al UnserPenske PC-19 Chevrolet     Penske     223.471     25
3 Emerson Fittipaldi Penske PC-19 Chevrolet     Patrick     222.329     20
4 Jim Crawford     LolaT8700 Buick     Bernstein     221.450     15
5 Mario AndrettiLolaT8900 Chevrolet     Newman-Haas     220.486     5
6 Scott Brayton     LolaT8900 Buick     Simon     220.459     22
7 Bobby Rahal     LolaT8900 Cosworth     Kraco     219.530     18
8 Al Unser, Jr.LolaT8900 Chevrolet     Galles     218.642     2
9 Raul Boesel     LolaT8900 Judd     Shierson     218.228     30
10 A.J. Foyt     LolaT8900 Cosworth     Foyt     217.136     14
11 Randy Lewis LolaT8900 Cosworth     TeamKar     216.494     28
12 John Andretti     LolaT8800 Buick     Granatelli     215.611     70
13 Teo Fabi     March 89P Porsche     Porsche     215.564     8
14 Gary Bettenhausen     Lola T8700 Buick     Mann     215.230     99
15 Arie Luyendyk     LolaT8900 Cosworth     Simon     214.883     9
16 Tero Palmroth     LolaT8700 Cosworth     Gohr     214.203     56
17 Scott Pruett     LolaT8900 Judd     Truesports     213.955     3
18 Ludwig Heimrath, Jr. LolaT8800 Judd     Hemelgarn     213.878     71
19 Didier Theys Penske PC-17 Cosworth     Arciero     213.120     12
20 Bernard Jourdain     LolaT8900 Cosworth     Andale     213.105     69
21 Michael Andretti     LolaT8900 Chevrolet     Newman-Haas     218.774     6
22 Tom Sneva     LolaT8800 Buick     Granatelli     218.396     7
23 Gordon Johncock     LolaT8800 Buick     Hemelgarn     215.072     91
24 Derek Daly     LolaT8900 Judd     Raynor     214.237     10
25 John Jones     LolaT8900 Cosworth     Protofab     214.028     65
26 Danny Sullivan     Penske PC-19 Chevrolet     Penske     216.027     1
27 Kevin Cogan March 88C Cosworth     Machinists Union     214.569     11
28 Rocky Moran     March 88C Cosworth     Curb     214.212     33
29 Dominic Dobson     LolaT8800 Cosworth     Bayside     213.590     86
30 Bill Vukovich III     LolaT8800 Judd     Hemelgarn     216.698     81
31 Davy Jones     LolaT8800 Cosworth     Euromotorsport     214.279     50
32 Pancho Carter     LolaT8900 Cosworth     Leader Card     214.067     24
33 Rich Vogler March 88C Cosworth     Foyt     213.239     29

Na última prova dos anos 80 em Indianápolis o Brasil iria ser definitivamente apresentada as 500 milhas de Indianápolis, num lindo dia de sol a maior prova do Automobilismo mundial seria realizada em 28 de Maio de 1989. Rick Mears era o pole position com a Poderosa equipe Penske que ainda teria o piloto Al Unser em 2ºlugar . Que só corria as corridas em Oval e Danny Sullivan em 26ºlugar que era o Campeão de 1988 da Formula Indy, Emerson Fittipaldi com a Patrick Racing largava em 3º, a Surpresa do Grid era o piloto Jim Crawford que com um Lola-Buick largaria em 4ºlugar, Mario Andretti largava em 5º com o Newman-Haas e Scott Brayton largava em 6º com um Lola-Buick, Aliás os Buick eram motores Rápidos em uma volta, só que na corrida para resistirem a prova a potência tinha que ser diminuída, Com isso os carros com esses motores sofriam com a falta de Potência. Tinhamos como campeões de 500 milhas: Rick Mears, Al Unser, Mario Andretti, Bobby Rahal, A.J.Foyt, Tom Sneva, Gordon JohnCock e Danny Sullivan. E no time dos novatos teríamos: Scott Pruett, Didier Theys, Bernard Jourdain e John Jones.

Anunciado o pedido para ligarem seus motores, todos foram para a volta de apresentação, Scott Brayton não largou e teve que ter seu motor ligado de novo para ir para a volta de apresentação e volta a sua posição de Origem, Ricky Mogan com o carro de número 33 não conseguiu sair para a volta de apresentação e foi empurrado por trás para ir aos boxes tentar resolver esse problema.

Gary Bettenhausen parou na segunda volta de apresentação na Pista, o Piloto da Equipe Mann com o Lola-Buick tinha esperanças em largar na tradicional corrida, só que elas se acabaram e o piloto teve de parar por causa de problemas na válvula de seu carro. Incrível é que na primeira fila o Penske-Chevrolet era o equipamento dos três pilotos. De Mears, de Unser pai e de Fittipaldi. Largando la de trás Michael Andretti seria uma das atrações da corrida assim como Danny Sullivan que acabou sofrendo um acidente grave durante a classificação e se recuperou em tempo de classificar ainda que nas últimas posições do Grid de largada.

Depois de 3 voltas de apresentação foi dada a largada e o Brasileiro Emerson Fittipaldi teve uma melhor largada e assumiu a ponta da corrida com Mears em segundo e Al Unser em 3º, uma largada limpa e com o Brasileiro disparando na ponta da corrida abrindo mais de 2 segundos na primeira volta da corrida, Mears não conseguia acompanhar a Emerson e Al Unser sofria pressão de Mario Andretti na luta pelo terceiro Lugar, Andretti já vinha em 3ºlugar, Ao Abrir a terceira volta Kevin Cogan perde o controle de seu carro e acaba batendo violentamente no muro interno e depois sobre o Muro de entrada dos boxes, isso faz seu carro partir em 2. Provocando a primeira bandeira amarela das 500 milhas de 89, Por sorte só foi um acidente plasticamente impressionante, Cogan não sofreu ferimentos graves, só um grande susto e seu carro deu perda total. Classificação após 4 voltas era essa: 1. Emerson Fittipaldi, 2. Rick Mears, 3. Mario Andretti, 4. Al Unser, 5. Al Unser jr.

A bandeira amarela durou por algumas voltas, na volta 15 a bandeira verde foi acionada de novo e a corrida recomeçou,  Mario Andretti pulou muito bem na largada e assumiu o segundo lugar de Rick Mears enquanto Emerson Fittipaldi continuava na ponta da corrida, O Brasileiro já tinha sido o segundo lugar da prova em 1988 atrás de Rick Mears que ganhou em 1988.
Já Gordon JohnCock, vencedor de 500 milhas teve de deixar a corrida com problemas no motor Buick dele, que apesar de Rápidos eles são muito frágeis para uma corrida como as 500 milhas. Emerson Fittipaldi continuava soberano na corrida e já começava a ultrapassar o primeiro retardatário na corrida e logo teriam mais carros lentos para passar (Naquela época as equipes pequenas eram bem mais lentas do que as de hoje) e colocar volta neles. Al Unser jr. se aproveitando de um retardatário acabou ultrapassando a Rick Mears e assumindo o 3ºlugar. Teo Fabi com a Porsche não se entendeu com a Ignição, ou melhor a Ignição deu problemas com o carro número 8 e ele teve de deixar a corrida.

Mears perdia rendimento e acabou perdendo posições para o Al Unser e para Bobby Rahal e tinha caído para o 6ºlugar, na volta seguinte ele deu o troco em Bobby Rahal e voltou aos Top 5. Danny Sullivan com a Penske acabou na volta 26 tomando volta do Líder Emerson Fittipaldi, Randy Lewis abandonava a corrida com problemas de rolamento da roda de seu carro.
Enquanto isso Michael Andretti começava a surgir na corrida, ele ultrapassou a Bobby Rahal e também a Al Unser e já estava em 4ºlugar apesar de largar somente em 21ºlugar, rendia muito o carro da Newman-Haas naquele momento da corrida. Bobby tentava se aproveitar e tomar o 5ºlugar de Al Unser que resolve ir para os Boxes para fazer sua primeira parada nos boxes, O Mesmo faz o líder da corrida, o Brasileiro Emerson Fittipaldi que voltou a pista mesmo com um pequeno solavanco que quase fez o carro morrer, Todos os pilotos foram fazer suas paradas naquele momento. John Andretti teve problemas e perdeu muito tempo na corrida com um dos dois carros da equipe de Vinci Granatelli.

Mario Andretti que liderou por uma volta a corrida foi para os boxes e fez sua primeira parada, Com isso a liderança voltou a ser de Emerson Fittipaldi. Após 40 voltas de corrida a Classificação era a seguinte: 1. Emerson Fittipaldi, 2. Mario Andretti, 3. Michael Andretti, 4. Rick Mears, 5. Al Unser jr., 6. Al Unser, 7. Arie Luyendky, 8. Bobby Rahal, 9.Raul Boesel, 10. Jim Crawford.

Na 42ªvolta Danny Sullivan da Penske deixou a corrida após largar em 26ºlugar com problemas de Embreagem.

Al Unser Jr. continuava na caçada em cima de Rick Mears na luta pela 4ªposição, com desempenho melhor do seu Equipamento (Lola-Chevrolet contra o Penske-Chevrolet) Al Unser jr. passou a Mears e assumiu a 4ªposição da corrida. Danny foi para a pista, mas indo para a pista de uma maneira bem ruim, com o Carro lento ele deu mais uma volta e depois parou e deixou a corrida. Emerson Fittipaldi continuava na ponta da corrida Enquanto isso Al Unser começava a ir a Caça de Michael Andretti na luta pelo Terceiro lugar, Só que Michael iria para cima do seu pai na luta pela 2ºposião na corrida, O Filho se aproveitou da confusão e dos retardatários e ganhou a 2ªposição em cima do seu pai Mario e apesar da Fechada de Raul Boesel Michael continuou em 2º, isso com 50 voltas completadas.

Mario Andretti perdeu tempo de mais nos retardatários e Al Unser jr. chegou bem rápido no Velho piloto da Newman-Haas e  passou o veterano de 49 anos e assumiu o 3ºlugar, naquela altura da corrida Al Unser jr. e Mario Andretti enfrentavam um batalhão de retardatários com carro até 25 Milhas mais lento que os ponteiros. Classificação após a Volta 55: 1. Emerson Fittipaldi, 2. Michael Andretti, 3. Al Unser jr., 4. Mario Andretti, 5. Rick Mears.

Na Volta 59 Bobby Rahal parou na pista de rolamento dos boxes, isso provocou a Bandeira amarela e a ida de vários pilotos nos boxes, Inclusive a entrada de Emerson Fittipaldi. Mario Andretti fez sua parada e com o carro querendo soltar lavaredas de Fogo por trás, mas isso não impediu do piloto norte-americano voltar a corrida. Enquanto isso Tom Sneva teve problemas de fogo na sua parada e teve de deixar a corrida o Veterano piloto que tem também a honra de ter ganho as 500 milhas de Indianápolis alguns anos antes da corrida de 1989(em 1983).

Quando a corrida estava com 50 voltas completadas a classificação era essa daqui:

Emerson Fittipaldi 148.392 Milhas de Média
Michael Andretti
Al Unser jr.
Mario Andretti
Rick Mears
Al Unser
Arie Luyendyk
Bobby Rahal
Jim Crawford
Raul Boesel -1 Volta
Tero Palmroth – 1 volta
Scott Brayton – 1 volta
Dominic Dobson – 1 Volta
A.J.Foyt -2 voltas
Scott Pruett – 2 voltas
Davy Jones – 2 Voltas
John Jones – 2 Voltas
B.Vukovich, III – 2 Voltas
L.Heimrath jr. – 3 voltas
Rick Vogler – 3 voltas
Didier Theys – 3 voltas
Bernard Jourdain – 3 Voltas
John Andretti  – 4 Voltas
Tom Sneva – 4 Voltas
Pancho Carter – 9 Voltas
Danny Sullivan – 9 Voltas
Rocky Moran – 12 Voltas
Derek Daly – 24 Voltas
Randy Lewis – 27 Voltas
Teo Fabi – 27 Voltas
G. Johncock – 31 Voltas
Kevin Cogan – 48 Voltas
Gary Bettenhausen Não Largou

A Equipe de Bobby Rahal ainda tentava colocar o piloto norte-americano na pista, Mas sem sucesso.
A Bandeira verde e agitada de novo e Emerson Fittipaldi estava em primeiro, mas tinha Michael Andretti na sua cola para tentar tomar a ponta do piloto Brasileiro, Mas o desempenho do Piloto Brasileiro era superior ao Desempenho de Michael Andretti naquela altura da corrida. Al Unser vai para os boxes, E acaba se descobrindo um problema em seu carro, Com muitas dificuldades ele volta a pista, mas o carro sai bem lento, bem lento com pinta de abandono, E isso acabou acontecendo na volta 69, Al Unser deixaria a corrida deixando a Penske somente com Rick Mears vivo na Batalha. Outro que deixou a corrida foi John Andretti com o Motor Buick na Lona. Classificação após 70 voltas: 1. Emerson Fittipaldi, 2. Michael Andretti, 3. Al Unser jr., 4.Rick Mears, 5. Mario Andretti. Com 130 voltas ainda por fazer só tínhamos 23 pilotos vivos na prova. Mears em 4º era o único piloto da Penske na corrida.

Na ponta continuava tudo igual com Emerson Fittipaldi na Frente com Andretti e Al Unser jr. tentando aproximação e Mario Andretti que se aproximou de Mears e tentou ultrapassar o Rei do Ovais Só que Mears foi esperto e se manteve em 4ºlugar. Mears e Mario Andretti fariam a única Briga das primeiras posições naquele momento com 87 voltas completadas. Classificação após 86 voltas completadas: 1. Emerson Fittipaldi, 2. Michael Andretti, 3. Al Unser jr., 4. Rick Mears, 5. Mario Andretti.

Mario Andretti foi para os boxes, mas descobriu problemas em seu carro e tiveram que tirar a capota do seu carro, com isso Mears ficava sossegado em 4ºlugar. O Vencedor de 1988 das 500 milhas foi para os boxes para mais uma parada enquanto isso O Filho de Mario Andretti continuava na pista agora como líder da corrida, só que ainda teria de fazer uma parada nos boxes. Jim Crawford nos Boxes com o seu carro da Mac Tools Lola-Buick, Al Unser também parou para fazer sua troca. Finalmente Michael Andretti fazia sua parada com Isso Emerson Fittipaldi assumia de novo a ponta da corrida.

Chegamos a 96 Voltas e Emerson Fittipaldi estava em 1ºlugar com Michael Andretti em 2ºLugar após largar em 21ºlugar, Al Unser jr. em 3º eram os 3 únicos a ficaram na mesma volta do Líder, Rick Mears em 4º já tinha tomado uma volta e Jim Crawford com 2 voltas de Desvantagem era o 5ºcolocado.
Emerson na metade da corrida continuava na ponta da corrida tendo como adversários apenas Michael Andretti e Al Unser Jr. já que os outros pilotos já tinham tomado volta dos líderes e seria difícil recuperar volta. Dominic Dobson, rookie de 1986 das 500 milhas vinha levando o seu Lola-Cosworth DFX para um consistente 9ºlugar,

Emerson Faz sua parada nos boxes e com isso Michael Andretti voltava a ponta da corrida enquanto pouca coisa acabava mudando entre os primeiros lugares, na volta 113 o Motor de Rick Mears estoura e ele é obrigado a abandonar a corrida tirando qualquer possibilidade da Penske de vencer a corrida já que seus 3 pilotos já estavam fora de combate. A Penske só se representava na corrida pelo Brasileiro Emerson Fittipaldi e pelo Belga Didier Theys que tinha um Penske-Cosworth DFX.

Até uma surpresa não pintar uma bandeira amarela, até por que se estourou um motor em Plena pista e portanto poderia ter caído residos de óleo na pista, ficava evidente a desolação de Roger Penske até por que foi um fiasco para ele as 500 milhas de 1989. Classificação após 121 Voltas completadas: 1. Michael Andretti, 2. Emerson Fittipaldi, 3. Al Unser jr. , 4. Jim Crawford – 2 voltas, 5. Raul Boesel – 4 voltas.

Al Unser Jr. foi para os boxes fazer sua parada de número 4 provavelmente, Michael Andretti na volta seguinte foi para os boxes para reabastecimento e troca de Pneus e com isso Emerson Fittipaldi voltava a ponta da corrida.

Pancho Carter na volta 121 após largar na 32ªposição abandonaria a corrida com problemas elétricos, Duas voltas Depois O Holandês Voador Arie Luyendky que estava fazendo boa corrida acabaria por abandonar a corrida com seu belo carro da Dick Simon-Lola-Cosworth DFS, Motor que só Lydendky e Rahal tinham nessa corrida. Com isso uma nova bandeira amarela era acionada e Emerson Fittipaldi aproveita para fazer uma nova parada nos boxes, Só que a Partick se atrapalhou na troca e perderam muito tempo, com Isso Michael Andretti assumia a ponta da corrida.

Classificação após 130 voltas completadas:

Michael Andretti
Emerson Fittipaldi
Al Unser jr.
Jim Crawford – 3 voltas
Raul Boesel – 4 voltas

Bandeira verde e a prova recomeça e Andretti continuava na ponta só que Emerson Fittipaldi estava por perto para brigar pela ponta da corrida com o Filho do Mario Andretti que tinha ficado mais para trás na corrida. Uma corrida entre um Rato e o Gato pela liderança. Michael era a caça de Fittipaldi, estávamos se aproximando das 50 voltas finais. Classificação Após 135 voltas completadas: 1. Michael Andretti, 2. Emerson Fittipaldi, 3. Al Unser Jr., 4. Jim Crawford (-4 Voltas), 5. Raul Boesel (- 5 Voltas)
Didier Theys quebra o motor e Jim Crawford para na pista de rolamento por problemas de condução, Com isso Raul Boesel era o 4ªcolocado na corrida. Os Líderes foram para os boxes e na briga entre Michael Andretti e Emerson Fittipaldi os mecânicos da Partick Racing trabalharam melhor e conduziram ao Brasileiro a Liderança da prova deixando Michael Andretti com a Newman-Haas em 2] e Al Unser jr. em 3º.

Após 147 voltas a classificação era a seguinte:

Emerson Fittipaldi
Michael Andretti
Al Unser jr.
Raul Boesel (-5 voltas)
Scott Brayton (- 6 Voltas)
A.J.Foyt (-6 Voltas)
Mario Andretti (-6 Voltas)
Scott Pruett (- 7 Voltas)
Davy Jones (-7 Voltas)
Rich Vogler (-8 Voltas)

Chegamos as 50 Voltas Finais com Fittipaldi, Andretti filho e Al Unser Jr. lutando pela vitória, só que o Equipamento do Emerson parecia estar melhor que o de Andretti e o de Al Unser jr.

Só parecia por que Michael tinha passado a Emerson Fittipaldi e assumido a ponta da corrida, Mas Emerson não se afastava muito de Andretti proporcionando ainda uma briga, Já Al Unser jr. não tinha o mesmo rendimento dos dois primeiros.  Classificação após 156 voltas era:

1 Michael Andretti
2 Emerson Fittipaldi
3 Al Unser jr.
4 Raul Boesel (-5 voltas)
5 Scott Brayton (- 6 Voltas)

Quando parecia que Um Andretti voltaria vencer a corrida depois de 20 anos a velha Sina dos Andretti aparecia, quando faltava 37 voltas para o final o Motor de Michael Andretti quebra e o Norte-Americano abandona a corrida quando parecia que ele tinha a corrida não digo na mão, Mas bem encaminhada para vencer após largar da 21ªposição. Com isso a bandeira amarela é acionada e Emerson Fittipaldi voltava a ponta da corrida com Al Unser Jr. em 2º. Com a Bandeira amarela os pilotos iriam para os boxes para uma nova parada de troca de pneus e reabastecimento.

Para consolo de Michael Andretti ele recebeu os aplausos de mais de 500 mil pessoas em Indianápolis, pois foi uma belíssima apresentação do piloto norte americano até a quebra que infelizmente tirou o piloto da corrida.
Apenas Emerson Fittipaldi e Al Unser jr. tinham condições de vencer a corrida, Para Raul Boesel que era o terceiro colocado na corrida só uma batida entre os dois para ele ter chances de vitória, o mesmo carro de Scott Brayton, A.J.Foyt e até do Mario Andretti.

Na Relargada Emerson Assume a ponta da prova e já se distancia de Al Unser jr. que não tinha o mesmo rendimento do carro Penske-Chevrolet Indy da Partick Racing. Dominic Dobson que tinha numa boa corrida abandonaria também a corrida com problemas de condução de seu carro. Com isso apenas 16 pilotos dos 33 que largaram seguiam na corrida restando 30 voltas para o final das 500 milhas.

Classificação após 170 voltas: 1. Emerson Fittipaldi, 2. Al Unser jr. , 3. Raul Boesel (-5 Voltas), 4. Scott Brayton (- 6 voltas), 5. Mario Andretti ( -6 voltas).

Bandeira verde e reacionada e agora tínhamos pela frente apenas 70 milhas para o final da prova. Raul Boesel e Scott Brayton foram para os boxes fazerem suas paradas finais para terminarem a corrida. Al Unser Jr. era o único a deter Emerson Fittipaldi naquela altura da corrida, só que ele mesmo não tinha rendimento para tal, um Outro que poderia ter rendicarp para ganhar era Mario Andretti só que ele estava a 6 voltas do líder e mesmo rendendo bem já não dava mais tempo para vencer a corrida.

Quando uma nova bandeira amarela era acionada, tudo devido a uma roda que se soltou do carro do piloto Tero Palmroth em altíssima velocidade, uma situação perigosa para o piloto Finlândes que deixou a corrida na volta 165. Emerson Fittipaldi aproveitou a bandeira amarela para a última parada nos boxes, Só que a Partick encheu o Tanque quando era apenas para colocar um pouco de combustível para acabar a corrida. Com isso Emerson e Al Unser Jr. ficariam juntos para o mano a mano faltando menos de 20 voltas para o final da corrida.

Classificação após 185 Voltas Completadas:

Emerson Fittipaldi
Al Unser jr.
Raul Boesel (-5 Voltas)
Mario Andretti (-6 Voltas)
A.J.Foyt (-6 Voltas)
Scott Brayton (-7 Voltas)
Scott Pruett (-8 Voltas)
Davy Jones (-8 Voltas)
Bernard Jourdain (-8 Voltas)
Rich Vogler (-8 Voltas)

Na relargada final Emerson continua em primeiro, Al Unser jr. tenta se livrar rapidamente de Raul Boesel, Mas demora praticamente 2 voltas para conseguir isso enquanto isso Emerson abre sobre Al Unser jr. para ter uma folga já que ele estava mais pesado do que o Norte-Americano.

Restando 10 voltas para o final da corrida AL Unser jr. chegou em Emerson Fittipaldi para o Duelo da corrida, desse duelo tudo poderia acontecer, até mesmo Boesel ganhar em razão de uma possível batida dos dois. Al Unser jr. rendia mais naquele momento da corrida e a 7 voltas para o final Al Unser jr. conseguiu passar Emerson e assumir a liderança da corrida, Parecia que Al Unser jr. iria levar pela primeira vez as 500 milhas, Foi incrível como a TV norte-americana focava as duas esposas dos pilotos que decidiram a corrida (Teresa e Shirey) Torcendo para os seus maridos. Emerson não desistiu e foi para cima de Al Unser jr. e se aproveitando dos retardatários Emerson teve uma chance para se aproximar e passar o Norte-americano da equipe Galles, Motores Iguais (Chevrolet indy) e uma briga de Chassis com desempenho Quase igual (Penske x Lola) a 2 voltas do final Emerson e Al Unser jr. dividiram a curva 3. Resultado da briga, Um deles saiu ileso e o outro estampou o muro.

Quem saiu ileso foi o carro de número 20 de Emerson Fittipaldi e o carro que estampou o muro foi Al Unser jr., A Bandeira amarela foi acionada na última volta.

Emerson Fittipaldi após 3 horas de luta conquistou sua mais importante vitória no automobilismo norte-americano, pela primeira vez um brasileiro conquistava as 500 milhas de Indianápolis e o prêmio de 1 milhão de Dólares. Era o nono piloto estrangeiro a vencer a corrida.

A mensagem que ele deixou para os brasileiros depois da vitória:

“Quero mandar uma abraço a todos os Brasileiros aí, É do Automobilismo Brasileiro essa Vitória” Emerson Fittipaldi. 1989 – Indianápolis (EUA).

Resultado das 500 milhas de Indianápolis de 1989

Fotos:

Vídeo da Corrida:

Final da corrida: Narração de Luciano do Valle

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Vídeos e Prints : Wheelsports / Andrew Sopher