Após uma pré-temporada se recuperando de um acidente o piloto Espanhol Marc Marquez mostra que esta pronto para disputar o título de 2014 da Moto GP, num treino muito disputado o Espanhol fez a pole com 1:54.507, Mas passou sufoco para ganhar essa pole pois a diferença entre o primeiro do terceiro colocado foi de apenas 94 milésimo.
Alvaro Bautista com a Honda Gresini e Bradley Smith de forma surpreendente com a Tech 3 Yamaha dividem a primeira fila com Marquez. Na Segunda fila larga Andrea Dovizioso com a Polêmica Ducati de Produção/Prototipo larga em 4º na frente do principal Ríval de Marc Marquez, o Espanhol Jorge Lorenzo que com a precisão de um marreta e a suavidade de uma Manteiga larga em 5ºlugar e de Dani Pedrosa que tem ano decisivo na Honda HRC larga em 6ºlugar.
Stefan Bradl larga em 7º com a LCR Honda num treino discreto mas eficiente, Cal Crutchlow que teve que fazer o Q1 por não se classificar entre os 10 melhores tempos nos 3 treinos livres acabou conseguindo a classificação e fez um treino bastante razoável colocando a Ducati Produção/Prototipo em 8ºlugar. A Decepção foi Aleix Espargaró que foi o mais rápido no primeiro dia e dava pinta de que iria se classificar bem e até ser pole position acabou cometendo erros nos treinos caindo duas vezes no mesmo lugar, na mesma curva, acabou por apenas em fechar a terceira fila. Valentino Rossi começou mal sua temporada e vai largar em 10ºlugar, Andrea Iannone e Pol Espargaro fecham os 12 primeiros colocados.
O GP do Qatar terá apresentação em VT no Sportv 3 a partir das 18 horas com a Moto 3, repudiamos a Sportv por colocar um evento internacional como a Moto GP em segundo plano infelizmente.
Grid de largada do GP do Qatar da Moto GP:
1 93 Marc Marquez (Repsol Honda Team Honda) – 338.6 Km/h -1’54.507
2 19 Alvaro Bautista (GO&FUN Honda Gresini Honda) – 340.1 Km/h -1’54.564
3 38 Bradley Smith (Monster Yamaha Tech 3 Yamaha) – 336.5 Km/h -1’54.601
4 4 Andrea Dovizioso (Ducati Team Ducati) – 340.9 Km/h -1’54.644
5 99 Jorge Lorenzo (Movistar Yamaha MotoGP Yamaha) – 332.9 Km/h -1’54.661
6 26 Dani Pedrosa (Repsol Honda Team Honda) – 339.9 Km/h -1’54.703
7 6 Stefan Bradl (LCR Honda MotoGP Honda) – 338.5 Km/h -1’54.871
8 35 Cal Crutchlow (Ducati Team Ducati) – 337.9 Km/h -1’54.888
9 41 Aleix Eapargaro (NGM Forward Racing Forward Yamaha) – 326.2 Km/h -1’54.986
10 46 Valentino Rossi (Movistar Yamaha MotoGP Yamaha) – 336.7 Km/h -1’55.096
11 29 Andrea Iannone (Pramac Racing Ducati) – 341.8 Km/h -1’55.127
12 44 Pol Espargaro (Monster Yamaha Tech 3 Yamaha) – 336.2 Km/h -1’55.152
13 69 Nicky Hayden (Drive M7 Aspar Honda) – 326.4 Km/h -1’55.894
14 5 Colin Edwards (NGM Forward Racing Forward Yamaha) – 325.2 Km/h -1’56.042
15 7 Hiroshi Aoyama (Drive M7 Aspar Honda) – 324.4 Km/h -1’56.479
16 45 Scott Redding (GO&FUN Honda Gresini Honda) – 318.2 Km/h -1’56.555
17 68 Yonny Hernandez (Energy T.I. Pramac Racing Ducati) – 329.2 Km/h -1’56.648
18 17 Karel Abraham (Cardion AB Motoracing Honda) – 324.7 Km/h -1’56.715
19 8 Hector Barbera (Avintia Racing Avintia) – 322.4 Km/h -1’57.006
20 9 Danilo Petrucci (IodaRacing Project ART) – 316.4 Km/h -1’57.513
21 23 Broc Parkes (Paul Bird Motorsport PBM) – 316.1 Km/h -1’57.574
22 63 Mike Di Meglio (Avintia Racing Avintia) – 318.2 Km/h -1’57.667
23 70 Michael Laverty (Paul Bird Motorsport PBM) – 316.9 Km/h -1’58.254
Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: MotoGP
27 Alex Caffi (Footwork/Porsche) 1’22.190
28 Stefan Johansson (AGS/Ford) 1’22.432
29 Michele Alboreto (Footwork/Porsche) 1’22.739
30 Julian Bailey (Lotus/Judd) 1’23.590
31 Eric van de Poele (Lambo/Lamborghini) 1’21.919
32 Nicola Larini (Lambo/Lamborghini) 1’22.944
33 Pedro Chaves (Coloni/Ford) 1’23.231
34 Olivier Grouillard (Fondmetal/Ford) 1’23.951
Senna Conquista maior vitória na Carreira em Interlagos
Os Olhos do mundo inteiro estavam em Interlagos para a 2ªEtapa do Mundial de Formula 1, a disputa pela pole foi muito intensa, as Williams mostraram força no Treino até que Senna na sua última volta conseguiu tirar a pole de Ricardo Patrese e Nigel Mansell e desse modo conquistar mais uma pole em sua carreira. as Ferraris ficaram na 3ªFila, As Benetton acabaram fazendo tempos muito modestos, no nível dos pilotos de equipes médias. e Gugelmin fez um treino espetacular com o 8ºlugar de Leyton House-Ilmor Na Quinta fila tínhamos a Tyrrell de Modena e Gachot de Jordan a briga pelo 5ºlugar. Um Fato Triste nessa corrida é ver as Duas Brabham-Yamaha largando da última fila, era deprimente ver um time que foi a 8 anos atrás campeão com Nelson Piquet, nessa situação.
Depois dos pilotos partirem para a volta de apresentação, a expectativa para a largada era grande, foram apenas 10 a 15 segundos de coração na boca, mas Senna faz Belíssima largada. Patrese acaba não largando bem e Mansell assumia a 2ªPosição, a partir dai começava uma guerra entre a Mclaren de Senna e a Williams de Mansell, uma terrível batalha em Interlagos. Para Aguri Suzuki e Gabriele Tarquini a corrida acabou na primeira volta da corrida, uma pena. Piquet foi outro que largou bem e ganhou a posição de Prost, e Alesi assumiu a 4ªPosição. Senna completa a primeira volta em primeiro, com Mansell em 2º, Patrese em 3º, Alesi em 4º, Berger em 5º e Piquet em 6º.
Mansell já vinha pra cima de Senna e impôs um ritmo bem forte para lutar pela liderança da corrida, Patrese já ficava longe para disputar com Senna e Mansell. As Williams queriam mostrar as Mclarens que estavam a altura de disputar vitórias junto com a Mclaren de Senna e de Berger. Na volta 5 a diferença de Senna para Mansell era de 1 Segundo e 3 Décimos. Patrese esta em 3], Alesi e Berger colados em 4º e 5º e Piquet em 6º tinha a estratégia de Duas paradas, Prost em 7] e depois uma boa briga no Grupo Intermediário Entre Modena, Gugelmin, Gachot, De Cesaris, Moreno. Classificação após 5 Voltas: Senna (6:53.240), Mansell (a 1.399), Patrese (a 5.719), Alesi (a 8.084), Berger (a 9.473), Piquet (a 11.806).
Nas primeiras voltas Senna buscava a vantagem de 3 Segundos que sempre ele dizia que dava tranquilidade para ele, a Vantagem chegou quase aos 3 Segundos, Mas Mansell imprimia um ritmo forte e dessa forma não deixava Senna abrir. Mauricio Gugelmin abandonava a corrida com problemas físicos, o extintor de incêndio da Leyton House explodiu provocando queimaduras a Gugelmin.
Classificação após 11 Voltas: Senna (15:03.872), Mansell (a 2.369), Patrese (a 9.254), Alesi (a 13.562), Berger (a 15.187), Piquet (a 20.135), Martin Brundle foi o primeiro a ser retardatário, Senna perde um pouco de tempo, enquanto Mansell não perde tempo, a vantagem de Senna caiu para apenas 2 Segundos. Depois de 15 voltas o Rendimento da Williams era impressionante, mas Senna tinha os retardatários seria uma bela arma pra distanciar de Senna. Nakajima na Volta 13 rodou e abandonou a corrida. Na Volta 17 Prost faria a primeira troca entre as equipes Grandes, Na mesma volta Capelli também abandonava a corrida com problemas na caixa de Câmbio da Leyton House, Outro que abandona a corrida era Stefano Modena com a Tyrrell-Honda, e seria uma ameaça muito grande para as Benetton na luta pelos pontos.
Classificação após 20 voltas Completadas: Senna (27:24.604), Mansell (0.745), Patrese (14.523), Alesi (22.203), Berger (25.102), Piquet (29.164), Mansell chegava de forma perigosa em Senna até podendo começar a lutar pela liderança da corrida com Senna, Na Volta 22 finalmente Mansell se aproximou de vez de Senna, Mas a esperança era 2 retardatários em que Senna conseguisse ganhar tempo em cima de Mansell e afugentar ele Conseguiu deixar Boutsen entre eles, mas nada adiantou, Mansell já se recuperou e voltou a estar em cima de Senna. Era a Pressão da Williams que se mostrava mais equilibrada que a Mclaren-Honda. Mas na Volta 24 para 25 Mansell foi para os Boxes, e a Williams trabalhou de forma rápida, mas o carro de Mansell morreu e demorou pra sair, resultado 14 Segundos nos boxes e perda de tempo na corrida. Tudo que o Senna queria na Vida era isso naquele momento. Mansell voltou em 4º Atrás de Alesi e na Frente de Gerhard Berger. Na Volta 26 Senna faz sua parada, e simplesmente foram precisos 6.93 que deixaram Senna com muita vantagem para Mansell a partir que todos os que não trocaram os pneus, pararem, Senna ficaria com no mínimo uns 7 segundos na frente de Mansell. Patrese que não tinha feito a Troca aparecia em 2º, com Alesi em 3º.
A Classificação após 27 voltas era essa: Senna (37:21.339), Patrese (3.243), Mansell (8.047), Alesi (12.123), Berger (13.407), Piquet (17.284). Senna procurava passar os retradatalhos de Forma rápido para ter mais tranqüilidade, Patrese vai aos boxes, a Troca os Pneus foi rápida, 7.58, Berger Também Troca os Pneus. Alesi foi o último dos primeiros a pararem nos boxes, Somente Piquet não trocou os pneus, Piquet teria essa estratégia, não pensando em parar para troca de pneus. Senna tinha 8 segundos de diferença para Mansell após a volta 30, Mas Mansell estava fazendo a vantagem despencar, só em uma volta caiu em 8 décimos essa diferença. Piquet estava em 3º, Mas Patrese voava pra cima de Piquet, a Diferença já estava em 3 Segundos apenas, essa era a consequência da estratégia de Não trocar os pneus. Também valeu para Moreno isso, mas ele estava apenas na 7º, 8ª posição, Na Volta 35 Patrese usou a força de seu carro, Chassi e Motor e passou Piquet com o os pneus já desgastados., Eric Bernard que vinha bem na corrida abandonou com problemas no Radiador, Com 35 Voltas a Classificação era a seguinte: Senna (46:53.376), Mansell (6.876), Patrese (28.928), Piquet (29.066), Prost (35.770), Alesi (39.903). Blundell também deixava a corrida com problemas no problemático motor Yamaha V12. 16 pilotos estavam vivos na corrida até aquele momento. Alesi em 7º tentava aproximação em cima de Berger que era o 6ºcolocado.
Na Volta 38 Prost parava para uma segunda troca de pneus, uma tentativa de Subir na corrida, ou por que os pneus de Prost estavam se desgastando rápido demais., Mansell vinha diminuído volta após volta a diferença para Senna 4.343 era diferença entre os dois, nas duas voltas seguintes Senna perdia mais um segundo a diferença agora era de 3.2 Segundos, Mansell chegava de vez em cima de Senna, Piquet estava lutando para manter a estratégia dele na corrida, mas tinha Berger perto dele para lugar pelo 4ºlugar.
Volta 41: Senna – Mansell – Patrese – Piquet – Berger – Alesi – Prost – Moreno – Gachot. Esses eram os 9 primeiros colocados. Depois da Volta 41 Senna só tinha 2.970 de vantagem para Mansell, Alesi partia também para mais uma troca de pneus, nenhuma novidade, a troca foi ótima 6.46 Segundos, como é sempre tradicional para a Ferrari. Na Volta 42 Senna aumentava a vantagem para 3.4 Segundos, isso com muito esforço para manter a ponta. Berger passa Piquet com os pneus desgastados no na reta dos boxes na entrada do S do Senna na volta 43. Senna estava acelerando muito e conseguia através da maior agilidade pra passar os retardatários conseguia aumentar a vantagem para Mansell.
Na Volta 46 Piquet ira para os Boxes para uma imprevista parada, mas estava impossível fazer a corrida com o mesmo pneu, A Estratégia foi por água a baixo com isso. Senna colocava 3 retardatários em cima de Mansell, e nessa hora Senna acelerou tudo e fez a vantagem subir para 7.777 segundos e a Williams estava já pronta para uma parada de troca de pneus, Na Volta 49 Martini abandonava a corrida por causa de uma rodada, erro dele.
Na Volta 51 Mansell foi para os Boxes para a Segunda parada, 9.53 e por pouco Mansell não leva o mecânico junto, Mclaren estava pronta para uma Troca, pois Mansell viria com tudo pra cima de Senna com os pneus Desgastados. Moreno também foi para trocar os pneus Pirelli, Senna tinha 34 segundos na Frente de Mansell, mas agora dependia dele se ele queria manter na pista com os pneus nas últimas ou ir para uma parada? Essa era a questão da corrida. Mansell na Volta 52 virou 1:20.5, Senna 1:23. era bastante preocupante esse tempo de Senna em relação aos tempos de Mansell, pois isso seria mais que suficiente para Mansell chegar e passar Senna, Comas abandonou a corrida com problemas no motor Lamborghini V12, Senna estava com problemas para segurar o carro, mas a chuva começava a chegar e já tinha um pouco de chuva caindo na pista, mas chove pouco, Senna Fazia pressão para o Diretor de Prova para terminar a corrida.
Tudo isso restado 15 voltas para o Final, Senna tinha 23 segundos na Frente de Mansell, mas Mansell baixava 2 segundos por volta praticamente. era um desempenho fantástico. a Mclaren tirou os pneus para trocar, Senna ou desistiu de fazer a troca ou pediu os pneus de pista Molhada. a Chuva diminuía e depois apertava,. mas não o bastante para molhar a pista totalmente, a Pista estava era úmida, melada.
Mas Restando 12 voltas para o Final da corrida Mansell Roda, no S do Senna, ele volta a corrida, mas o Câmbio já tinha quebrado, Fim de corrida para o Leão, que deu um show, mas acabou fora da corrida de novo. Senna agora tinha uma vantagem de 40 segundos na Frente de Patrese, agora eram 11 voltas para Senna administrar a corrida. Mas o drama da corrida ainda estava por vi, o maior de todos os problemas. Com 60 voltas, o que poderia impedir a vitória de Senna em Interlagos, uma vitória quase certa.
A 10 Voltas do Final a Lotus-Judd de Mika Hakkinen se aproximava de Senna e andava junto da Mclaren-Honda V12, Na Volta 61 Senna virou 1:27 com Patrese virando 1:23, algo estava estranho, Senna não iria diminuir o seu ritmo de corrida de forma tão gritante assim, a Única justificativa que poderia se ter, o altíssimo desgaste dos pneus de Senna, mas algo que o público não sabia era que o Câmbio de Senna estava enfrentando problemas, as marchas já começavam a não entrar, e as voltas ficavam mais e mais lentas, na volta 65 Senna virava 1:28.3, e Patrese virava 1:21.3, Gachot a poucas voltas do Final Abandonava a corrida após boa corrida. Senna virava de novo 1:28 e Patrese 1:22. O carro de Senna já demonstrava sérios problemas, estava lento a diferença era de 14.080, mas caia assustadoramente.
Na Volta 67, Senna fazia 1:25 Mas Patrese virou 1:21.4, 4 Voltas para terminar a corrida, Patrese vinha com tudo pra cima de Senna, que agora tinha que mostrar o seu enorme talento em conduzir um carro com problemas. a 3 Voltas do Final Patrese diminuía de 9 para 5 Segundos, restando 3 Voltas para o Final de Corrida era um verdadeiro Drama de Senna para tentar a vitória, na Volta 69 Senna conseguia 1:24 contra 1:25, 4 Segundos na Frente de Patrese eram 8 kilometros, os mais difíceis da Carreira dele.
Na Última volta era um verdadeiro martilho para Senna e a torcida, 4 kilometros, um pouco mais de 4 kilometros para concretizar um sonho que estava sendo alimentado a 7 anos, em sua 8 corrida no Brasil, Senna queria a consagração diante de sua torcida.
O Final esta nesse vídeo, a Emoção não deixa eu falar o que aconteceu! Meu comentário final é Esse: Simplesmente Ayrton Senna do BRASIL!!!!!