Category Archives: Automobilismo Internacional

Automobilismo Internacional Automobilismo Nacional Comentarista F1 Formula 1 Formula 1 - 2017 Fotos História Opinião Política

Esporte a Motor no Brasil entregue as Moscas – Coluna de Deivison Conceição

Published by:

O triste relato do Automobilismo Brasileiro é apenas mais uma clara prova da falência desse país e do rebaixamento político e moral dos dirigentes em todas as áreas da Sociedade.

O Fato é que desde de 1970 temos pilotos na Formula 1 e agora depois de 48 anos não teremos nenhum representante Brasileiro no Grid da maior categoria do Automobilismo Brasileiro. Sem dúvida quem esperou um dia para falar isso vai vender o terror e vai usar disso como sensacionalismo para ganhar audiência. Entanto não se fez nada nos últimos 10 anos para se reverter isso em relação a CBA.

(Confederação Brasileira de Automobilismo) Atitudes como do Felipe Massa em trazer a Formula Futuro (Foi o próprio piloto que custeou os custos com os carros trazidos para o Brasil, Com os mais baixos custos possíveis) Mas a categoria acabou, Não tinha apoio de nada. O Campeão da categoria ganhava 1 ano na Europa em uma categoria mais competitiva.

Formula futuro que ficou sem futuro

A Formula Junior foi muito bem no começo, Mas depois começou a perder a receita e ela também acabou. A Formula RS também perdeu a receita e acabou. A Formula 3 Brasil é uma categoria que esta bem abaixo do nível da Formula 3 da Europa. (Mesmo tendo custos mais baixos)

Então qual seria a direção? Criar novas categorias, Investimento em talentosos pilotos Brasileiros, O governo e a CBA fazerem um programa para temos sempre demanda de piloto no Exterior? Essa seria a atitude certa!, Mas o que vemos é um bando de mentecaptos que não enxergam isso (Incluo Dirigentes, Promotores da Categoria e Jornalistas também ajudam a afundar o automobilismo Brasileiro!!!) Nada fazem. Só fazem a favor da Stock Car e das categorias de turismo. Será que um país com o Brasil só pode viver de categorias de Turismo, Será que não tem espaço para uma categoria de Formula proliferar no Brasil. As Dificuldades já começam no Kart aonde tudo é caro, Até mais caro do que categorias de Formula e de Turismo.

Na Argentina, existe lei para obrigar as Montadoras de Automóveis a investirem no Automobilismo interno. O turismo Carreteira de lá é maravilhoso! Se comparar com a Stock Car, São anos luz a frente da nossa categoria. Mesmo sem uma categoria forte de Formula por lá. As coisas com os vizinhos funciona melhor do que no Brasil.

No Brasil o que poderia se ter é mais apoio a Formula Vee que é uma categoria que pode ser tanto formadora de pilotos como uma diversão para outros pilotos caseiros. E a partir dai criar uma Formula Junior ou uma Formula 4 para o Brasil e para a América Latina. Uma pergunta que eu faço: Com tanta fábrica de Carros, Porque não temos categorias de Formula no Brasil ou até mesmo de Turismo. A Stock Car não tem várias marcas, O carro é tubular com uma bolha e os motores são todos os mesmos motores. Nem é uma categoria multimarca de verdade, Então é uma Fantasia como o campeonato de Marcas é uma Fantasia ser multimarca.

Esse Samba da Beija-Flor tem tudo a ver com tudo que acontece no Brasil:

No Mundo da Fantasia que se vive no Automobilismo com seu viés totalmente elitista, Não se faz nenhuma tentativa de procurar novos. Não convidam estudantes do Ensino Fundamental para verem um dia de corridas regionais. Isso poderia ser feito e sem dúvida o automobilismo iriam ganhar novos corações. Dei várias ideias para isso acontecer no Automobilismo Gaúcho e ninguém pegou essas ideias. Por isso é que você não ver mais do que mil pessoas nas categorias regionais quando se poderia ter 5 mil num dia ruim, (Imagina uns 10 a 15 mil em um bom dia) O Ingresso é muito mais barato do que um bom ingresso de jogo de Futebol.

Exemplo: Se 1000 crianças fossem para os autódromos, poderiam 50 ou 100 dessas crianças se apaixonarem pelo esporte ou até mesmo algumas delas quisessem no futuro participar de corrida de Kart ou de automobilismo Regional. E a Famosa mosquinha azul picando e tornando eles apaixonados por esporte a motor ou até mesmo fanático por esse esporte.

Transmissões por Web Rádio e por Stream de corridas regionais é uma solução para popularizar o esporte, Divulgação nas escolas, Eventos nas cidades, tentativas dos dirigentes para vender melhor o Automobilismo e o Esporte a Motor.

A Band Sports fez um belo trabalho com a prova da Cascavel de Ouro. (Que por sinal foi um evento muito bem feito que tinha uma premiação bem bacana de 100 mil reais em prêmios) Tá certo que era um evento especial, Mas foi uma mostra clara de como você pode fazer um evento e como transmitir um evento como esse evento tradicional que teve no Paraná.

Basta o Esporte sair da Fantasia e se libertar de sua bolha para voltar a ter o prestígio que tinha no passado. Isso é bem mais fácil do que se pensa, Mas quem comanda a Festa precisa querer e ser pressionado para sair dessa Bolha ou todos estaremos perdidos.

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Williams/ newsracer / André Kotoman /Formula Vee / Pintelest / Novac
Vídeos: TV Jornalismo / Leonardo Queiroz

Automobilismo Internacional Automobilismo Japonês Fotos Super Formula 2017 Vídeos

Super Formula 2017 – Domínio da Inging em Fuji e vitória de Hiroaki Ishiura

Published by:

Super Formula – Etapa 3 em Fuji

Grid de largada:

pos piloto Equipe Motor Tempo
1 1 Yuji Kunimoto P.MU/CERUMO・INGING SF14 TOYOTA RI4A 1’23.044
2 2 Hiroaki Ishiura P.MU/CERUMO・INGING SF14 TOYOTA RI4A 1’23.107
3 19 Yuhi Sekiguchi ITOCHU ENEX TEAM IMPUL SF14 TOYOTA RI4A 1’23.193
4 37 Kazuki Nakajima VANTELIN KOWA TOM’S SF14 TOYOTA RI4A 1’23.265
5 16 Naoki Yamamoto TEAM MUGEN SF14 Honda HR-417E 1’23.478
6 4 Kenta Yamashita FUJI×raffinee KONDO SF14 TOYOTA RI4A 1’23.516
7 3 Nick Cassidy FUJI×raffinee KONDO SF14 TOYOTA RI4A 1’23.785
8 15 Pierre Gasly TEAM MUGEN SF14 Honda HR-417E 1’23.902
9 20 Jann Mardenborough ITOCHU ENEX TEAM IMPUL SF 14TOYOTA RI4A 1’24.081
10 7 Felix Rosenqvist SUNOCO TEAM LEMANS SF14 TOYOTA RI4A 1’24.093
11 40 Tomoki Nojiri DOCOMO DANDELION M40S SF14 Honda HR-417E 1’24.173
12 36 Andre Lotterer VANTELIN KOWA TOM’S SF14 TOYOTA RI4A 1’24.202
13 41 Takuya Izawa DOCOMO DANDELION M41Y SF14 Honda HR-417E 1’24.308
14 18 Kamui Kobayashi KCMG Elyse SF14 TOYOTA RI4A 1’27.969
15 64 Daisuke Nakajima TCS NAKAJIMA RACING SF14 Honda HR-417E 1’24.612
16 65 Narain Karthikeyan TCS NAKAJIMA RACING SF14 Honda HR-417E 1’24.781
17 10 Koudai Tsukakoshi REAL SF14 Honda HR-417E 1’24.802
18 50 Takashi Kogure B-Max Racing team SF14 Honda HR-417E 1’24.821
19 8 Kazuya Oshima SUNOCO TEAM LEMANS SF14 TOYOTA RI4A 1’24.855

Vídeo da corrida:


Fonte: Motor Sports
Terceira etapa aconteceu no dia 9 de Julho em Fuji. No grid de largada domínio da equipe Inging. Yuji Kunimoto marcou a pole position com Hiroaki Ishiura na segunda posição. Na segunda Fila largam Yuhi Sekiguchi da Impul e Kazuki Nakajima da Tom’s. Naoki Yamamoto e Kenta Yamashita na 3ªFila. Pierre Gasly largaria em 8ºlugar, Feliz Rosequist com o carro da Sunoco larga em 10º, André Lotterer largaria em uma Decepcionante 12ªposição. E Kamui Kobayashi larga em 14ºlugar.

Largada o campeão da temporada de 2016 Yuji Kunimoto largou bem e assumiu a liderança, Já seu companheiro de equipe Hiroaki Ishiura não teve uma boa largada e perdeu posições para Yuhi Sekiguchi e Kazuki Nakajima. Nick Cassidy levou um chega pra lá na disputa pelas posições intermediária.

A prova acabaria logo para o NeoZelandes que acabou danificando totalmente seu aerofólio dianteiro e acabou por deixar a corrida. Kunimoto começava a abrir muita vantagem em cima de Kunimoto, Nakajima K. e Ishuira que agora teria o trabalho de recuperar essas duas posições que ele perdeu.  Logo o Campeão de 2015 foi para cima do Kazuki Nakajima buscando retornar para o terceiro lugar, Mais atrás Jann Mardenborough e Tomoki Nojiri disputando o 13ºlugar.

A primeira ultrapassagem de fato da prova foi do Tsukakoshi que passou Daizuke Nakajima. O piloto da Real Racing passou para o 15ºlugar. Takashi Kogure e Kazuya Oshima disputavam a 17ªposição logo atrás do filho mais novo do Satoru Nakajima.

Na 10ªVolta, O Alemão André Lotterer decidiu arriscar fazer uma parada nos boxes já que ele vinha em 10ºlugar e precisava buscar ganhar posições de alguma forma.

11 Voltas completadas. Yuji Kunimoto estava folgado na liderança com 6 segundos de diferença para Sekiguchi em 2º que era pressionado por Kazuki Nakajima e Hiroaki Ishiura que começaram uma batalha pelo 3ºlugar. O piloto da Inging no fim da reta dos boxes na 12ªVolta quase conseguiu passar o piloto da Tom’s.

Naoki Yamamoto e Pierre Gasly da Team Mugen vinham em 5º e 6ºlugar. No final da 13ªVolta K.Nakajima vai para os boxes e deixa o 3ºlugar para Ishiura, Que iria para a segunda posição com a parada de Sekiguchi da Impul. Os dois pilotos da Inging dominavam a prova em 1º e 2ºlugares com Yamamoto e Gasly da Team Mugen em 3º e 4ºlugar. Mais atrás André Lotterer por muito pouco não consegue a ultrapassagem sobre seu companheiro de equipe, Kazuki Nakajima que voltou a frente do piloto Alemão depois de sua parada.

Gasly que era o 4ºlugar foi para os boxes na 19ªVolta e foi o primeiro a fazer a troca de pneus e Reabastecimento (parada que durou 14.5 segundos)

Lá na Frente Hiroaki Ishiura vinha começando a fazer suas melhores voltas na prova e vinha começando a baixar a diferença para Yunimoto (Que estava em 7.5 segundos de diferença) Yamamoto vinha em 3ºlugar, Seguido de Felix Rosenquist que vinha fazendo um belo trabalho com a equipe Sunoco (Que em 2016 era um time muito fraco). Completando os 10 primeiros que não tinham feito à parada obrigatória: Kenta Yamashita (Kondo), Takuya Izawa (Docomo), Kobayashi (KCMG), Tsukakoshi (Real), Kogure (B-Max Racing) e Karthikeyan (Nakajima). Só depois vinham Sekiguchi, K.Nakajima e Lotterer que disputavam posição e que certamente voltariam às primeiras posições quando todos pararam nos boxes.

Na volta 25, Naoki Yamamoto teve um pneu furado bem no final da reta dos boxes, Muito azar para ele que teve de dar uma volta inteira lento pela pista. Ele entrou nos boxes e abandonou a prova.

O Novato Kenta Yamashita que vinha bem posicionado acabou tendo problemas com seu pneu, Foi para os boxes e também saiu da briga pelos primeiros lugares.

Na 32ªVolta Yuki Yunimoto que vinha tranquilo na liderança foi para os boxes, Teve uma parada normal e voltou a pista. Quando voltou dos boxes, Seu carro não tinha rendimento e ele perdeu muito tempo, Algo do nada aconteceu (Certamente problemas mecânicos) Após 1 volta ele voltou aos boxes. A equipe tentou identificar o problema. A corrida de Kunimoto que em condições normais seria de uma vitória fácil acabava totalmente comprometida.

Quem agradecia era Hiroaki Ishiura que assumiu a liderança da prova e Felix Rosequist na segunda posição, Kobayashi em 3º e Karthikeyan em 4º. Os 4 primeiros teriam de fazer a parada nos boxes, Mas pelo ritmo de prova dos 3 primeiros eles iriam voltar até mesmo nas 3 primeiras posições, Superando os pilotos que já tinham feito paradas nas voltas anteriores.

Lotterer passou Nakajima que também perdeu posição para Pierre Gasly ganhando o 7ºlugar. Ao mesmo tempo que Gasly passou K.Nakajima, O Alemão André Lotterer passou Yuhi Sekiguchi e assumiu o 5ºlugar após bela briga com o piloto da Team Impul.

Kazuki Nakajima estava sem rendimento e perdeu o 8ºlugar para o Takura Izawa da Docomo. Ishiura fez a parada nos boxes na 39ªVolta. Kamui Kobayashi foi o último a parar nos boxes na 42ªVolta. Após sua parada para o motor dele morre na hora de partir e o piloto da KCMG fica 1 minuto parado até que o piloto conseguir sair dos boxes, Infelizmente indo para o últimos lugares da prova.

Na volta 44 Takura Izawa passou o francês Pierre Gasly ganhando o 5ºlugar. Posição essa que o piloto da Team Mugen recuperou na volta seguinte. O francês que é um piloto da Red Bull foi para cima de Sekiguchi em busca do 4ºlugar. K.Nakajima estava em maus lençóis e pressionado pelo Jann Mardenborough (O segundo piloto da Impul), tentando segurar o 7ºlugar.

Gasly tentou por fora na 49ªvolta e o Japonês segurou o 4ºlugar. Essa disputa ficou até o final da prova. Lá na frente Hiroaki Ishiura de uma forma dominadora dele e da Inging no final de semana em Fuji assegurou a vitória. O Sueco Felix Rosequist da Sunoco fez uma belíssima corrida e largando do 10ºlugar para completar a prova na 2ªposição. E André Lotterer Largando do 12ºlugar garantiu o 3ºlugar, completando o pódio.

A disputa entre Sekiguchi e Gasly foi até na linha de chegada. Por 35 milésimos de segundo o piloto da Team Impul ficou com o 4ºlugar e o Francês da Team Mugen fez uma boa corrida, Terminando em 5ºlugar.

Takura Izawa foi uma surpresa chegando em 6ºlugar com o carro da Docomo. Kazuki Nakajima com o carro da Tom’s foi aquém do que se poderia imaginar que ele iria fazer e acabou em 7º a frente de Jann Mardenborough que completou a zona de pontuação. Ao final da 3ªEtapa da Super Formula a liderança era de Ishiura com 20 pontos. Lotterer tem 18, Sekiguchi com 15 pontos completam os 3 primeiros colocados.

Resultado final do GP de Fuji
3ªEtapa da Super Formula 2017

pos piloto Equipe Motor Voltas Tempo
1 2 Hiroaki Ishiura P.MU/CERUMO・INGING SF14 TOYOTA RI4A 55 1:20’09.046
2 7 Felix Rosenqvist SUNOCO TEAM LEMANS SF14 TOYOTA RI4A 55 7.269
3 36 Andre Lotterer VANTELIN KOWA TOM’S SF14 TOYOTA RI4A 55 22.842
4 19 Yuhi Sekiguchi ITOCHU ENEX TEAM IMPUL SF14 TOYOTA RI4A 55 41.786
5 15 Pierre Gasly TEAM MUGEN SF14 Honda HR-417E 55 41.821
6 41 Takuya Izawa DOCOMO DANDELION M41Y SF14 Honda HR-417E 55 43.384
7 37 Kazuki Nakajima VANTELIN KOWA TOM’S SF14 TOYOTA RI4A 55 44.067
8 20 Jann Mardenborough ITOCHU ENEX TEAM IMPUL SF14 TOYOTA RI4A 55 44.361
9 10 Koudai Tsukakoshi REAL SF14 Honda HR-417E 55 44.910
10 40 Tomoki Nojiri DOCOMO DANDELION M40S SF14 Honda HR-417E 55 46.192
11 64 Daisuke Nakajima TCS NAKAJIMA RACING SF14 Honda HR-417E 55 1’03.847
12 8 Kazuya Oshima SUNOCO TEAM LEMANS SF14 TOYOTA RI4A 55 1’04.549
13 50 Takashi Kogure B-Max Racing team SF14 Honda HR-417E 55 1’06.517
14 65 Narain Karthikeyan TCS NAKAJIMA RACING SF14 Honda HR-417E 55 1’14.505
15 18 Kamui Kobayashi KCMG Elyse SF14 TOYOTA RI4A 55 1’21.174
4 Kenta Yamashita FUJI×raffinee KONDO SF14 TOYOTA RI4A 46 9 Voltas
1 Yuji Kunimoto P.MU/CERUMO・INGING SF14 TOYOTA RI4A 36 19 Voltas
16 Naoki Yamamoto TEAM MUGEN SF14 Honda HR-417E 25 30 Voltas
3 Nick Cassidy FUJI×raffinee KONDO SF14 TOYOTA RI4A 1 54 Voltas

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos:  Twitter

Automobilismo Internacional Automobilismo Japonês Fotos Super Formula 2017 Vídeos

Resumo da Segunda Etapa da Super Formula – Temporada 2017 em Okayama

Published by:

W6l4d9vv oEssa prova de Okayama, não consegui achar ela completa de nenhuma maneira. Ela dessa forma vai ficar naquela história das corridas perdidas. O que eu estou escrevendo é o que eu vi do resumo das provas e dos treinos. Os vídeos da Super Formula são os únicos relatos da corrida.

Na primeira Classificação começou com os pilotos da Inging andando bem nas primeiras posições, Mas a pole não seria nem do Ishiura e nem do Yunimoto. No final do Treino Yuhi Sekiguchi com um tempo espectacular marcou a pole com mais de meio segundo a frente de André Lotterer com o carro da Tom’s que dividiria a primeira fila com o piloto da Team Impul.

Na segunda fila largam Nick Cassidy da Kondo e Ishiura da Inging, O inglês Jann Mardenborough conseguiu uma bela classificação e larga em 5º com Tomoki Nojiri da Docomo em 6ºlugar.

Grid de Largada – 1ªProva

pos piloto Equipe Motor Tempo
1 19 Yuhi Sekiguchi ITOCHU ENEX TEAM IMPUL TOYOTA RI4A 1’13.387
2 36 Andre Lotterer VANTELIN KOWA TOM’S TOYOTA RI4A 1’13.943
3 3 Nick Cassidy FUJI×raffinee KONDO TOYOTA RI4A 1’14.042
4 2 Hiroaki Ishiura P.MU/CERUMO・INGING TOYOTA RI4A 1’14.117
5 20 Jann Mardenborough ITOCHU ENEX TEAM IMPUL TOYOTA RI4A 1’14.194
6 40 Tomoki Nojiri DOCOMO DANDELION M40Y Honda HR-417E 1’14.235
7 18 Kamui Kobayashi KCMG Elyse TOYOTA RI4A 1’14.258
8 4 Kenta Yamashita FUJI×raffinee KONDO TOYOTA RI4A 1’14.277
9 16 Naoki Yamamoto TEAM MUGEN Honda HR-417E 1’14.293
10 1 Yuji Kunimoto P.MU/CERUMO・INGING TOYOTA RI4A 1’14.313
11 37 Kazuki Nakajima VANTELIN KOWA TOM’S TOYOTA RI4A 1’14.335
12 10 Koudai Tsukakoshi REAL Honda HR-417E 1’14.387
13 15 Pierre Gasly TEAM MUGEN Honda HR-417E 1’14.424
14 7 Felix Rosenqvist SUNOCO TEAM LEMANS TOYOTA RI4A 1’14.434
15 41 Takuya Izawa DOCOMO DANDELION M41Y Honda HR-417E 1’14.451
16 65 Narain Karthikeyan TCS NAKAJIMA RACING Honda HR-417E 1’14.758
17 8 Kazuya Oshima SUNOCO TEAM LEMANS TOYOTA RI4A 1’14.839
18 50 Takashi Kogure B-Max Racing team  Honda HR-417E 1’14.889
19 64 Daisuke Nakajima TCS NAKAJIMA RACING  Honda HR-417E 1’20.662

Su28uibx o

A primeira prova do dia, Foi a mais curta que aconteceu. Apenas 30 voltas.

Lotterer ganhou a liderança na primeira volta da prova, Sekiguchi e Cassidy vinham logo a seguir. Pierre Gasly com problemas no seu bico dianteiro teve de ir aos boxes e comprometeu sua prova.

O Alemão André Lotterer conquistou a vitória que não tinha ganho em 2016. O piloto da Tom’s volta a vencer com quase 2 segundos a frente do pole position Yuhi Sekiguchi. O Neozelandês Nick Cassidy completou o pódio com o carro da Kondo. O que mostra o acerto da equipe em ter dado uma chance a dois pilotos novos para 2017.

Kamui Kobayashi em um belo resultado terminou em 4ºlugar com a KCMG elyse. Yamamoto da Team Mugen, Mardenborough da Impul, Yamashita da Kondo e Ishiura da Inging completaram a zona de pontuação. Galsy continuava zerado na pontuação do campeonato.

Resultado final – 1ªProva

pos piloto Equipe Motor Voltas Tempo
1 36 Andre Lotterer VANTELIN KOWA TOM’S TOYOTA RI4A 30 37’58.782
2 19 Yuhi Sekiguchi ITOCHU ENEX TEAM IMPUL TOYOTA RI4A 30 1.948
3 3 Nick Cassidy FUJI×raffinee KONDO TOYOTA RI4A 30 7.786
4 18 Kamui Kobayashi KCMG Elyse TOYOTA RI4A 30 11.558
5 16 Naoki Yamamoto TEAM MUGEN Honda HR-417E 30 14.919
6 20 Jann Mardenborough ITOCHU ENEX TEAM IMPUL TOYOTA RI4A 30 15.492
7 4 Kenta Yamashita FUJI×raffinee KONDO TOYOTA RI4A 30 17.496
8 2 Hiroaki Ishiura P.MU/CERUMO・INGING TOYOTA RI4A 30 18.752
9 37 Kazuki Nakajima VANTELIN KOWA TOM’S TOYOTA RI4A 30 25.369
10 1 Yuji Kunimoto P.MU/CERUMO・INGING TOYOTA RI4A 30 28.965
11 10 Koudai Tsukakoshi REAL SF14Honda HR-417E Honda HR-417E 30 31.129
12 7 Felix Rosenqvist SUNOCO TEAM LEMANS TOYOTA RI4A 30 32.867
13 40 Tomoki Nojiri DOCOMO DANDELION M40Y Honda HR-417E 30 37.407
14 41 Takuya Izawa DOCOMO DANDELION M41Y Honda HR-417E 30 38.023
15 8 Kazuya Oshima SUNOCO TEAM LEMANS TOYOTA RI4A 30 40.064
16 64 Daisuke Nakajima TCS NAKAJIMA RACING  Honda HR-417E 30 44.114
17 65 Narain Karthikeyan TCS NAKAJIMA RACING  Honda HR-417E 30 45.671
18 50 Takashi Kogure B-Max Racing team  Honda HR-417E 29 1 Volta
19 15 Pierre Gasly TEAM MUGEN Honda HR-417E 29 1 Volta

2ªCorrida:

No treino oficial foi um Show de Hiroaki Ishiura que acabou fazendo a pole position com o carro da Inging. Colocando 4 décimos em cima do estreante Kenta Yamashita que larga em segundo lugar. Sekiguchi e Lotterer largam na segunda fila e Gasly e Kobayashi na terceira fila.

Grid de Largada – 2ªProva

pos piloto Equipe Motor Tempo
1 2 Hiroaki Ishiura P.MU/CERUMO・INGING SF14 TOYOTA RI4A 1’14.248
2 4 Kenta Yamashita FUJI×raffinee KONDO SF14 TOYOTA RI4A 1’14.657
3 19 Yuhi Sekiguchi ITOCHU ENEX TEAM IMPUL SF14 TOYOTA RI4A 1’14.777
4 36 Andre Lotterer VANTELIN KOWA TOM’S SF14 TOYOTA RI4A 1’14.425
5 15 Pierre Gasly TEAM MUGEN SF14 Honda HR-417E 1’14.685
6 18 Kamui Kobayashi KCMG Elyse SF14 TOYOTA RI4A 1’14.392
7 41 Takuya Izawa DOCOMO DANDELION M41Y SF14 Honda HR-417E 1’14.765
8 8 Kazuya Oshima SUNOCO TEAM LEMANS SF14 TOYOTA RI4A 1’14.667
9 37 Kazuki Nakajima VANTELIN KOWA TOM’S SF14 TOYOTA RI4A 1’14.544
10 64 Daisuke Nakajima TCS NAKAJIMA RACING SF14 Honda HR-417E 1’14.769
11 40 Tomoki Nojiri DOCOMO DANDELION M40S SF14 Honda HR-417E 1’14.779
12 10 Koudai Tsukakoshi REAL SF14 Honda HR-417E 1’14.858
13 1 Yuji Kunimoto P.MU/CERUMO・INGING SF14 TOYOTA RI4A 1’14.907
14 65 Narain Karthikeyan TCS NAKAJIMA RACING SF14 Honda HR-417E 1’14.955
15 7 Felix Rosenqvist SUNOCO TEAM LEMANS SF14 TOYOTA RI4A 1’14.959
16 20 Jann Mardenborough ITOCHU ENEX TEAM IMPUL SF14 TOYOTA RI4A 1’14.964
17 3 Nick Cassidy FUJI×raffinee KONDO SF14 TOYOTA RI4A 1’15.204
18 50 Takashi Kogure B-Max Racing team SF14 Honda HR-417E 1’15.215
19 16 Naoki Yamamoto TEAM MUGEN SF14 Honda HR-417E 1’15.309

R3lnelzj o

Na corrida Tivemos a Ishiura e Kenta Yamashita continuando nas 2 primeiras posições. No final da primeira volta, Vários pilotos pararam nos boxes, Inclusive o Yuhi Sekiguchi que estava nas primeiras posições. Sempre é uma tática arriscada parar na primeira volta devido ao desgaste dos pneus. Mas acabou dando muito certo, Pois quando os outros pilotos foram para a parada o piloto da Team Impul assumiu a liderança da prova.

Na volta 38 o piloto Takura Izawa que passou pela GP2 Series acabou batendo de forma fortíssima. Provocando a entrada do Safety Car.

Logo após a relargada Ishiura foi para o ataque em cima de Sekiguchi que segurou a liderança até o final e levou a segunda prova para casa com Ishiura fazendo um belo segundo lugar. Lotterer completou o pódio com o carro da Tom’s.

Felix Rosnqvist completou em 4ºlugar com o carro da Sunoco. Kobayashi, Yamashita, Gasly (Seus primeiros pontos na SF 2017) e em uma incrível recuperação Naoki Yamamoto largando do último lugar chegou em 8ºlugar.

Resultado final – 2ªProva

pos piloto Equipe Motor Voltas Tempo
1 19 Yuhi Sekiguchi ITOCHU ENEX TEAM IMPUL SF14 TOYOTA RI4A 51 1h09’02.975
2 2 Hiroaki Ishiura P.MU/CERUMO・INGING SF14 TOYOTA RI4A 51 0.408
3 36 Andre Lotterer VANTELIN KOWA TOM’S SF14 TOYOTA RI4A 51 2.586
4 7 Felix Rosenqvist SUNOCO TEAM LEMANS SF14 TOYOTA RI4A 51 3.252
5 18 Kamui Kobayashi KCMG Elyse SF14 TOYOTA RI4A 51 5.922
6 4 Kenta Yamashita FUJI×raffinee KONDO SF14 TOYOTA RI4A 51 8.034
7 15 Pierre Gasly TEAM MUGEN SF14 Honda HR-417E 51 10.233
8 16 Naoki Yamamoto TEAM MUGEN SF14 Honda HR-417E 51 14.287
9 1 Yuji Kunimoto P.MU/CERUMO・INGING SF14 TOYOTA RI4A 51 17.087
10 40 Tomoki Nojiri DOCOMO DANDELION M40S SF14 Honda HR-417E 51 17.732
11 3 Nick Cassidy FUJI×raffinee KONDO SF14 TOYOTA RI4A 51 18.617
12 8 Kazuya Oshima SUNOCO TEAM LEMANS SF14 TOYOTA RI4A 51 19.080
13 65 Narain Karthikeyan TCS NAKAJIMA RACING SF14 Honda HR-417E 51 19.570
14 64 Daisuke Nakajima TCS NAKAJIMA RACING SF14 Honda HR-417E 51 20.400
15 50 Takashi Kogure B-Max Racing team SF14 Honda HR-417E 51 21.089
16 10 Koudai Tsukakoshi REAL SF14 Honda HR-417E 51 21.558
17 20 Jann Mardenborough ITOCHU ENEX TEAM IMPUL SF14 TOYOTA RI4A 51 22.192
18 37 Kazuki Nakajima VANTELIN KOWA TOM’S SF14 TOYOTA RI4A 51 23.124
41 Takuya Izawa DOCOMO DANDELION M41Y SF14 Honda HR-417E 37 14 Voltas

Classificação do Campeonato: Andre Lotterer 12, Kazuki Nakajima 11, Naoki Yamamoto 10.5 , Hiroaki Ishiura 10,5 , Yuhi Sekiguchi 10, Yuji Kunimoto 6, Kamui Kobayashi 4.5, Nick Cassidy 3, Koudai Tsukakoshi 3, Felix Rosequist 2.5

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Twitter/Snaplap

Automobilismo Internacional Automobilismo Norte-americano Download Formula indy Fotos IndyCar 2017

Anuário do Portalsportszone – Formula Indy 2017

Published by:

Após 10 dias de muito trabalho conseguimos terminar o Anuário sobre a Formula Indy – Temporada de 2017 produzido pelo Portalsportszone.

Nesse anuário você vai ter

Dados dos pilotos
Equipes
Calendário da temporada
Comentários das 17 provas do Mundial
Resultado de Todas as provas do Campeonato
Classificação Final
Classificação Alternativa
Fotos de todas as etapas do Campeonato
Estatísticas de 2017

E Exclusivo para quem baixar esse anuário:

Avaliação dos pilotos nessa temporada!
Texto sobre o DW12
E Texto sobre o novo Chassi da Formula Indy: Next

Para baixarem esse Anuário Basta Clicar nesse link aqui: http://ul.to/wh64hj8v

Para Baixarem o Arquivo Basta fazer esses procedimentos:

Xlbvvrjp o

P4nwmmui o

H4fjks24 o

R1v9nge7 o

Fotos do Anuário: IndyCar
Textos do Anuário: Deivison da Conceição da Silva

Automobilismo Internacional Automobilismo Norte-americano Formula indy

Pontuação Antiga da Formula Indy daria o campeonato para Josef Newgarden

Published by:

O Campeonato da Formula Indy de 2017 com a pontuação antiga acabaria por manter os 7 melhores pilotos nas 7 primeiras posições com Josef Newgarden vencendo com 193 pontos contra 189 de Pagenaud, 180 de Dixon, 161 do Brasileiro Hélio Castroneves, 159 Pontos do Australiano Will Power, Em 6ºlugar o piloto Norte-americano Graham Rahal com 125 pontos e Alexander Rossi com 109 pontos em 7ºlugar.

Exatamente os 7 primeiros colocados do Campeonato desse ano seriam os 7 primeiros colocados com a pontuação tradicional da Formula Indy. A maior mudança seria com o Francês Sebastien Bourdais que terminaria o campeonato na 12ªposição com 49 pontos sendo que na pontuação atual ele ficou em 21ºlugar com 214 pontos. A Pontuação da Formula Indy é bem generosa mesmo com os últimos colocados em comparação com a pontuação antiga que só premiava os 12 primeiros colocados, Mais o pole position e mais o ponto do maior número de voltas em uma corrida.

Pontuação da Formula Indy no sistema antigo de Pontuação.

Pos. Piloto Pontuação
1 Josef Newgarden 193
2 Simon Pagenaud 189
3 Scott Dixon 180
4 Hélio Castroneves 161
5 Will Power 159
6 Graham Rahal 125
7 Alexander Rossi 109
8 Ryan Hunter-Reay 79
9 James Hinchcliffe 68
10 Takuma Sato 65
11 Tony Kanaan 58
12 Sébastien Bourdais 49
13 Max Chilton 43
14 Marco Andretti 41
15 Ed Jones 37
16 Charlie Kimball 34
17 J. R. Hildebrand 33
18 Conor Daly 26
19 Carlos Muñoz 26
20 Mikhail Aleshin 15
21 Gabby Chaves 14
22 Spencer Pigot 13
23 Ed Carpenter 12
24 Juan Pablo Montoya 11
25 Sebastián Saavedra 2

Sistema de Pontuação antiga da Formula Indy:

1ºLugar : 20 Pontos
2ºLugar : 16 Pontos
3ºLugar : 14 Pontos
4ºLugar : 12 Pontos
5ºLugar : 10 Pontos
6ºLugar : 8 Pontos
7ºLugar : 6 Pontos
8ºLugar : 5 Pontos
9ºLugar : 4 Pontos
10ºLugar : 3 Pontos
11ºLugar : 2 Pontos
12ºLugar : 1 Ponto
Pole Position: 1 Ponto
Maior Número de voltas lideradas: 1 Ponto

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: IndyCar