Honda sai da Formula 1 ao final de 2021 e deixa categoria com poucas opções de motores para o futuro

Honda não vai ficar na Formula 1 a partir de 2022. Apesar do sucesso das últimas 2 temporadas com Red Bull e a Alpha Tauri (Antiga Toro Rosso), a montadora Japonesa decidiu deixar a categoria ao final da temporada de 2021, com o objetivo de produção de novas tecnologias para neutralizar a emissão de carbono até o ano de 2050. Uma decisão que pegou a todos de surpresa, assim como foi na temporada de 2008 quando a Honda anunciou a retirada da sua equipe da Formula 1, Nesse caso era por causa da crise Mundial provocada no final daquele ano. Dessa vez a Honda esta deixando a categoria por questões de sustentabilidade.

Com a saída da Honda, só restarão 3 fábricas de motores a partir da temporada de 2022, caso a Red Bull não aceite a estrutura de produção de motores da Honda, para fabricar seus próprios motores, a formula 1 vai ficar em uma situação extremamente critica em relação a esse item. Com apenas Ferrari, Renault e Mercedes fornecendo suas unidades de potência nunca tivemos a categoria com tão poucas opções de motores, com exceção dos anos 60 e 70 onde a Ford Cosworth era a fornecedora da maioria das equipes. Nos anos 80 e 90 tivemos a entrada de várias marcas de motores na categoria, incluindo as fabricas independentes como a Hart e o Judd.

Desde de 2010 a Formula 1 sofre com a escassez de motores. Com a saída de Toyota, BMW e Honda acabaram ficando a Ferrari, Renault, Mercedes e a Cosworth. Em 2013 saiu a Cosworth e em 2015 entrou a Honda como fornecedora de motores para a Mclaren. Após 3 anos de fracassos, a Mclaren e a Honda se separaram e a fábrica japonesa passou a fornecer motor para a Toro Rosso na temporada de 2018, apesar do primeiro ano apagado, o 4ºlugar de Pierre Gasly no Barhein e a evolução do motor durante essa temporada convenceu a Red Bull a usar os motores japoneses.

A Parceria Red Bull-Honda deu a equipe 4 vitórias (todas elas com o Verstappen) e 1 vitória da Alpha Tauri, com o francês Pierre Gasly no GP da Itália desse ano.

A crise dos motores da Formula 1 infelizmente acontece devido aos enormes custos dos novos motores da Formula 1. Uma unidade de potência chega a custar 4 milhões de dólares. Antigamente os motores chegavam a 300 mil reais por unidade.

Opinião:

O fato da Honda deixar a categoria é preocupante, mais ainda quando a não se tem alguma outra fabricante para substituir. Eu me arrisco a dizer que a era das novas unidades de potência acabaram sendo um grande e completo fracasso. Se eu fosse a FIA, eu iria rever essa regra é em um processo mais radical, poderia voltar os motores aspirados de V8 ou até mesmo os V10. Eu não vejo nenhum problema, seriam motores mais baratos para as equipes menores e não acho improvável que esses motores possam alcançar a potência de um motor turbo.

Por excesso de tecnologia, a Formula 1 pode viver uma era de escassez de motores. Isso pode levar a comprometer o nível das corridas por muitas temporadas. Agora é o momento da Liberty Media parar de pressionar o governo a construir o desnecessário circuito no Rio de Janeiro. Se realmente se importa com o espetáculo, que se mexa no regulamento dos motores para ter mais marcas de motores nos próximos anos.

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Mclaren/Red Bull/F1-Gears/BestLap

Leclerc domina corrida, Mas motor perde potência e Hamilton conquista vitória no Bahrein

Em uma das corridas mais movimentadas dos últimos anos, Um domínio enorme do Monegasco Charles Leclerc que tinha tudo para levar sua primeira vitória na carreira. Porém, Com a perda de potência nas últimas 10 voltas acabou por tirar a vitória das mãos dele e quem herdou a vitória foi Lewis Hamilton com a Mercedes que não contava nem com a Vitória e muito menos com a dobradinha nesse domingo, Valtteri Bottas ficou em 2º e Charles Leclerc ainda conseguiu ficar com um lugar no pódio.

Com tempo ruim e ventando foi iniciada a prova no Barhein, Na Largada foi Vettel que assumiu a liderança, Leclerc segurou o segundo lugar do ataque de Valtteri Bottas, Mas na segunda curva acabou sendo ultrapassado pelo piloto da Mercedes. Mais atrás Lance Stroll tocou em Romain Grosjean e Ambos foram para os boxes lentamente, Um para trocar o pneu furado e outro para trocar o aerofólio dianteiro.

No começo da segunda volta, Bottas acaba perdendo a segunda posição para Leclerc e logo depois a 3ªposição para Hamilton, Pela forma que foi possível poderia ter tido algum problema com o carro. O Jovem Charles Leclerc não se intimidou com a largada ruim que ele fez (Normal para quem esta estreando) foi para cima de Vettel e acabou na volta 6 ultrapassando o Alemão e reconquistando a liderança para suas mãos. Duas voltas antes, Carlos Sainz jr. foi para cima de Max Verstappen e o holandês acabou tocando no pneu dianteiro de Sainz, que acabou furando e obrigando o Espanhol a ir para os Boxes.

Leclerc lá na frente começou a abrir vantagem para Vettel. Hamilton vinha tentando acompanhar os dois em 3º enquanto Bottas estava tentando abrir vantagem para Verstappen que vinha perto do finlandês. Perez foi o primeiro a fazer a parada na 9ªVolta. As 1ªParadas estavam sendo muito cedo, Por conta do excessivo desgaste que essa pista proporciona.

Dos líderes, O primeiro a fazer a parada foi Verstappen na 12ªVolta, Essa parada do piloto Holandês acabou fazendo ele ganhar a posição do Bottas que fez sua parada na volta seguinte. Só que a Alegria do piloto da Red Bull não durou muito tempo não, Bottas conseguiu a ultrapassagem na volta 14 por fora e recuperou a posição. Na mesma volta Charles Leclerc e Lewis Hamilton foi para os boxes, O inglês colocou os pneus macios enquanto Leclerc colocou pneus médios.

Vettel fez a parada na 15ªVolta, A liderança passa a ser de Daniel Ricciardo que durou poucas curvas. Leclerc voltou a liderança, Antes disso, Kvyat foi atingido pelo Antonio Giovinazzi antes da sua parada. Mas para o Russo isso não foi o pior que aconteceu, Por ter passado do limite de velocidade ele acabou punido em 5 segundos para serem compridos na parada seguinte.

Hamilton em 2º tinha a vantagem dos pneus mais macios sobre Leclerc, Mas o que aconteceu na pista foi que a vantagem entre os dois aumentou e Vettel começava a chegar no seu Arquirrival, Hamilton estava arriscando tudo, Tanto é que ele saia de pista na 19ªVolta e perdendo tempo.

Vettel chegou em Hamilton, Os pneus macios do inglês já tinham se desgastado em excesso enquanto Vettel tinha os pneus melhores. Na volta 23, sem grandes dificuldades Vettel recupera o segundo lugar das mãos de Hamilton. Leclerc aproveitou muito bem essa briga e já tinha aberto 7 segundos a frente dos dois. Enquanto Vettel abriu do Hamilton, Ricciardo foi para a sua única parada na 24ªvolta.

Lando Norris foi para cima de Kimi Raikkonen e o piloto da Mclaren conquistou a 7ªposição. Bela prova do queridinho da Inglaterra que só estava atrás de Nico Hulkenberg nessa disputa pelo melhor piloto do Segundo pelotão.

Verstappen foi o primeiro dos pilotos a fazerem a 2ªtroca de pneus na 33ªVolta. Com a expectativa de voltar a frente de Bottas que já tinha uma vantagem razoavelmente boa para o piloto da Red Bull. Lewis Hamilton com os pneus desgastados foi para os boxes na volta 35 e colocou os pneus médios para tentar ganhar a posição de Vettel. Sem perda de tempo, O piloto da Ferrari vai para os boxes na volta seguinte.

Na volta 36, Hamilton chega em Vettel e começa a atacar o piloto da Ferrari, Na Volta seguinte tanto Vettel como Hamilton passaram Bottas que se encaminhou para os boxes na Volta 38. Foi num respiro dessa briga, Hamilton foi para cima de Vettel de novo (Foram 2 tentativas de ultrapassagens) Na primeira, Hamilton e Vettel dividiram curva e o piloto da Ferrari manteve a frente, Só que na volta seguinte Hamilton consegue a ultrapassagem e Vettel acaba Rodando sozinho. Com isso, Lewis praticamente garantiu o segundo lugar e Vettel poderia ainda assim voltar em 3ºlugar. Mas o problema foi do Tetracampeão do Mundo foi que curvas depois ele se troca com um dos retardatários e acaba quebrando o bico e furando um dos pneus o que fez ele fazer uma terceira parada e voltar apenas em 9ºlugar.

Vettel não teve grandes problemas para conseguir recuperar posições sobre Raikkonen, Norris, Ricciardo e Hulkenberg. Em poucas voltas o Alemão da Ferrari já vinha em 5ºlugar, Mas a partir dai só mesmo com algum problema para Vettel melhorar sua posição, Verstappen tinha mais de 20 segundos de diferença em 4ºlugar.

Enquanto Hulkenberg estava firme e forte em 6ºlugar, O Austráliano Daniel Ricciardo começou a perder rendimento, Perdendo posições para Norris e Raikkonen caindo para o 9ºlugar. Ao mesmo tempo Charles Leclerc começou a perder rendimento do seu motor, A Parte da bateria acabou falhando e o piloto de Mônaco perdeu potência e suas voltas ficaram bem mais lentas do que os tempos de Hamilton. A Sua vantagem virou pó e no final da volta 48 o inglês passou o jovem Charles e acabou assumindo a liderança da prova.

Enquanto Hamilton disparava para uma vitória inesperada, Leclerc perdia cada vez mais tempo e ficava cada vez mais ameaçado por Valtteri Bottas que vinha em uma prova bem discreta. Na 54ªVolta, Bottas tomou o segundo lugar de Leclerc que certamente não iria segurar Verstappen ao restar 4 voltas para o final…

… Mas eis que a 3 voltas do final, Os dois pilotos da Renault abandonaram ao mesmo tempo. Hulkenberg acabou tendo seu motor quebrado e Ricciardo com problemas elétricos. O Safety Car entrou na pista e Acabou a prova já que o Regime de Safety Car durou até a bandeirada. Lewis Hamilton levou a prova pela 74ªVez na carreira, Uma vitória bem inesperada e muito mais o segundo lugar de Valtteri Bottas mais inesperado ainda. O Finlandês mantem a liderança do campeonato com espaço de um ponto de diferença.

Charles Leclerc salvou o pódio graças ao Safety Car, Uma judiação para o melhor piloto do final de semana. Até mesmo Lewis Hamilton reconheceu isso e acabou depois da prova esperando Leclerc sair do carro para abraçar ele. Além de ter lamentado por ele ao falar pela equipe na volta de desaceleração.  O 3ºlugar de hoje não reflete o respeito que o piloto de Mônaco ganhou com o mundo da Formula 1, Conquistada pela brilhante atuação que obteve.

Max Verstappen parece que vai nesse começo de ano carregar a Red Bull nas costas, Acabou a corrida em 4ºlugar e ocupa o 3ºlugar no campeonato de pilotos, Só atrás dos pilotos da Mercedes e na frente dos dois pilotos da Ferrari.

Sebastian Vettel acabou pelos seus erros saindo do pódio e ficando apenas em 5ºlugar, Algo precisa ser trabalhado na cabeça dele ou corre o risco de começar a ver a Ferrari trabalhar para Leclerc daqui a algumas corridas.

Outro jovem que fez um belo trabalho hoje foi Lando Norris, O Inglês conseguiu fazer uma bela corrida levando a Mclaren os primeiros pontos do ano e mostrando que tanto ele como a Mclaren possam fazer um belo campeonato, Favorecido pela quebra de Hulkenberg no final da corrida. Kimi Raikkonen em 7ºlugar, Numa boa corrida. Mesmo não tendo uma Alfa Romeo muito forte nas suas mãos. Com os pontos de hoje e com os pontos da Austrália ele sai do Bahrein como o 6ºlugar no Mundial de Pilotos e a Alfa esta em 4ºlugar no Mundial de Construtores.

Pierre Gasly fez uma corrida mão muito boa, Mas conseguiu chegar na zona de pontuação com o 8ºlugar, Mas ainda esta muito longe do seu companheiro de equipe. Alexander Albon fez uma boa corrida e marcou seus primeiros pontos com o 9ºlugar. A Toro Rosso pode estar confirmando a boa surpresa desse ano pelas 2 primeiras corridas do ano. Quem fechou a zona de pontuação foi Sergio Perez com a Racing Point.

Antonio Giovinazzi deixou a desejar, Ficou atrás de Raikkonen (Bem atrás), Acabou jogando o carro de Kvyat para fora da pista (Aonde ele deveria ter sido punido) e acabou dando uma sorte por ter terminado a prova em 11ºlugar perto dos pontos, A frente de Danill Kvyat que acabou tocado pelo piloto da Alfa Romeo, Mas o russo acabou não se ajudando, pois acabou punido por ter passado do limite de velocidade e acabou longe dos pontos em 12ºlugar.

Kevin Magnussen em dia irreconhecível da Haas acabou ficando em 13ºlugar, Alguma coisa aconteceu com esse carro de Sábado para o Domingo. Só ficou na frente de Lance Stroll que se complicou ao tocar no começo em Romain Grosjean e dos dois pilotos da Williams. (Russell na frente de Kubica) Ainda se classificaram: Hulkenberg, Ricciardo e Sainz jr. por terem terminado 90% da prova.

Daqui a 2 semanas teremos a história corrida de número 1000 do Mundial de Formula 1. No GP da China no Circuito de Xangaí.

Fotos:

Resultado final do GP do Bahrein de Formula 1
2ªEtapa da Temporada de 2019

posPilotoEquipeChassisMotorVoltasTempoMelhor VoltaVoltaPontos
144Lewis HamiltonMercedes AMG Petronas MotorsportF1 W10 EQ Power+Mercedes M10 EQ Power+571:34:21.2951:33.5283625
277Valtteri BottasMercedes AMG Petronas MotorsportF1 W10 EQ Power+Mercedes M10 EQ Power+57a 2.980s1:33.4113818
316Charles LeclercScuderia Ferrari Mission WinnowSF90Ferrari 06457a 6.131s1:34.2094216
433Max VerstappenAston Martin Red Bull RacingRB15Honda RA619H57a 6.408s1:35.3114712
55Sebastian VettelScuderia Ferrari Mission WinnowSF90Ferrari 06457a 36.068s1:34.8954310
64Lando NorrisMcLaren F1 TeamMCL34Renault E-Tech 1957a 45.754s1:35.777148
77Kimi RäikkönenAlfa Romeo RacingC38Ferrari 06457a 47.470s1:35.589456
810Pierre GaslyAston Martin Red Bull RacingRB15Honda RA619H57a 58.094s1:35.291424
923Alexander AlbonRed Bull Toro RossoSTR14Honda RA619H57a 1:02.697s1:36.752392
1011Sergio PerezSportPesa Racing Point F1 TeamRP19BWT Mercedes57a 1:03.696s1:36.330511
1199Antonio GiovinazziAlfa Romeo RacingC38Ferrari 06457a 1:04.599s1:35.237420
1226Daniil KvyatRed Bull Toro RossoSTR14Honda RA619H56a 1 Volta1:34.934400
1320Kevin MagnussenRich Energy Haas F1 TeamVF-19Ferrari 06456a 1 Volta1:35.892410
1418Lance StrollSportPesa Racing Point F1 TeamRP19BWT Mercedes56a 1 Volta1:37.037310
1563George RussellROKiT Williams RacingFW42Mercedes M10 EQ Power+56a 1 Volta1:37.313140
1688Robert KubicaROKiT Williams RacingFW42Mercedes M10 EQ Power+55a 2 Voltas1:37.903130
1727Nico HulkenbergRenault F1 TeamR.S.19Renault E-Tech 1953a 4 Voltas1:35.215140
183Daniel RicciardoRenault F1 TeamR.S.19Renault E-Tech 1953a 4 Voltas1:36.697420
1955Carlos SainzMcLaren F1 TeamMCL34Renault E-Tech 1953a 4 Voltas1:35.586420
OUT8Romain GrosjeanRich Energy Haas F1 TeamVF-19Ferrari 06416a 41 Voltas1:37.26230

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Mercedes/Ferrari/Red Bull/Mclaren/Alfa Romeo/Toro Rosso/Racing Point

Hamilton conquista vitória em Interlagos na Raça e na Sorte, Mercedes é a campeã dos Construtores de 2018

Dia de sol em Interlagos para mais uma corrida no Brasil, Uma das melhores da temporada e uma das mais rápidas e competitivas provas que já foram realizadas no Brasil.

Na largada, Hamilton manteve a liderança com Valtteri Bottas assumindo o segundo lugar passando por fora a Sebastian Vettel. Kimi e Max Verstappen disputaram o 4ºlugar, Com vantagem para o piloto da Ferrari. Nas primeiras curvas, Ericsson que largou em 6ºlugar foi tocado e acabou tendo seu carro danificado, Comprometendo sua corrida.

Na segunda volta um pega pra capar entre os dois pilotos da Renault acaba em choque entre dois pilotos provocado pelo Espanhol, Hulkenberg leva a pior e teve de fazer uma parada nos boxes.

A partir da 3ªVolta, Começou o shjow de Max Verstappen. No S do Senna ele ultrapassou Kimi Raikkonen e ganhou o 4ºlugar. Na Volta seguinte, Na mesma curva, Verstappen se joga pra cima de Vettel bem por dentro e ganha o terceiro lugar e vai para cima de Bottas. Vettel perderia posição para Raikkonen, Após um erro depois da reta oposta.

Quem vinha se recuperando muito bem era Daniel Ricciardo, Que no começo da 5ªVolta já tinha passado Charles Leclerc e assumiu o 6ºlugar.

Verstappen destemido vai para cima de Valtteri Bottas, Apesar do melhor carro, O piloto da Mercedes se segurava pela melhor potência do Motor. Hamilton vinham abrindo 2 segundos de vantagem para Bottas e os demais.

O Companheiro de Lewis Hamilton segurou a pressão até o final da 9ªVolta, foi quando Verstappen se aproximou de Bottas e na reta, indo bem por dentro (Bottas ficou no meio da Pista) e passou para o segundo lugar no S do Senna. Enquanto Verstappen parte para disputar a liderança com Hamilton. Bottas segurava Raikkonen, Vettel e Ricciardo. Os pneus do pilotos da Mercedes estavam ruins e não rendiam mais.

No S do Senna, Raikkonen tentou passar Bottas. Essa curva foi o ponto de ultrapassagem para vários pilotos. Entre eles a Kevin Magnussen que passou Ericsson por fora o piloto da Sauber que não estava em um bom dia (Perdeu outras 3 posições caindo para o 14ºlugar) Essa ultrapassagem deu ao Escandinavo o 10ºlugar.

A diferença entre Hamilton e Verstappen cai para 1.5 segundos. O holandês já estava abrindo 5 segundos de vantagem para Bottas que tinha seus pneus pedindo Água além de segurar Raikkonen após 15 voltas de prova. Na 16ªVolta, Alonso fez sua primeira parada que acabou sendo problemática, É muito triste ver um bicampeão mundial terminar carreira em um carro tão pouco competitivo.

Ferrari na 18ªVolta acabou fazendo um blefe nos boxes, Mas Bottas não poderia blefar, Seus pneus estavam no limite. Na 19ªVolta ele vai para os boxes para fazer sua parada, Colocando os pneus mais duros. Na Volta seguinte, O Líder Lewis Hamilton vai para os boxes. Verstappen passa para o primeiro lugar. Raikkonen, Vettel vinham com os pneus médios em 2º e 3º seguido de Ricciardo com a outra Red Bull em 4º. Hamilton voltou em 6º atrás de Leclerc e de Grosjean. Bottas voltou em 8ºlugar atrás de Magnussen.

Hamilton vinha 18.8 segundos atrás de Verstappen que precisava fazer sua parada nos boxes. Sabendo disso o Jovem Holandês fez a melhor volta da prova na 22ªVolta, Porém Hamilton começou logo em seguida a fazer voltas 7 décimos mais rápido que o líder da prova. Na Volta 24, Hamilton ultrapassa Leclerc e assume o 5ºlugar.

Verstappen abriu 8 segundos de frente para Raikkonen. Vettel era pressionado pelo Ricciardo. Na 27ªVolta, O Vice-campeão do Mundo vai para os Boxes deixando o 3ºlugar para o piloto Australiano. Vettel voltou atrás de Bottas. Ambos passaram pelo Francês Romain Grosjean na 29ª e 31ªVolta.  Enquanto que Alonso e Vandoorne faziam um duelo pelo Vexatório 18ºlugar, Que fase da Mclaren.

Raikkonen parou na 32ªVolta. A Red Bull tem Verstappen em 1º e Ricciardo em 2ºlugar. Raikkonen voltou logo atrás de Vettel que na tática ganhou a posição do seu companheiro de equipe. Verstappen estava a 11 segundos a frente em 1ºlugart. E Já vinha a 20 segundos a frente de Hamilton. Nico Hulkenberg abandona a prova.

Hamilton voltou a andar mais rápido que Verstappen. Tava na cara que ao momento que Verstappen parar para colocar pneus mais novos o piloto da Red Bull iria voar pra cima do Campeão do mundo de 2018.

Na Metade da prova (36ªVolta) parou Max Verstappen para colocar os pneus mais novos. Leclerc parou na mesma volta. Raikkonen ganhou a posição do Vettel, O Homem de Gelo tinha pneus melhores que os pneus do Vettel e passou a atacar Bottas.

Verstappen na 38ªVolta faz a volta mais rápida da corrida e passou a pressionar ao Hamilton. A diferença entre os dois era muito grande. A ultrapassagem aconteceu no começo da 40ªVolta, O Holandês assumiu a liderança, Hamilton não se deu por vencido e tentou dar o troco na reta oposta e por fora. Depois disso Verstappen abriu vantagem na liderança. A Corrida estava nas mãos do piloto da Red Bull.

Bottas segurava Raikkonen na Briga pelo 3ºlugar. Enquanto que Ricciardo pressionava a Vettel na disputa pelo 5ºlugar. Na Volta 43, Ricciardo tenta passar Vettel por fora, O Alemão espalhou no que fez o Australiano recuasse.

Na Volta 44, Raikkonen partiu para a ultrapassagem em cima do Bottas. Quase que ao mesmo tempo, Max Verstappen era atingido por Esteban Ocon quando tomava uma volta do líder. Uma manobra totalmente equivocada do piloto da Force India. Com isso Hamilton assumiu a liderança, 6 Segundos a frente de Max Verstappen que poderia estar com seu desempenho prejudicado e agora precisava tirar essa desvantagem para voltar a disputar a vitória.

Na Volta 46, Ricciardo passou Vettel por fora no S do Senna, levando o 5ºlugar. Sebastian ainda tentou o troco, Mas sem sucesso. Verstappen começou a tirar vantagem para Hamilton, Entre 1 a 2 décimos sobre o líder da prova (Mesmo com os pneus danificados pelo incidente com Ocon).

Daniel Ricciardo foi para cima de Valtteri Bottas, Seus pneus estavam em condições muito melhores do piloto da Mercedes. (Daniel Riccardo parou na volta 40)

No final da 53ªVolta, Vettel vai para a 2ªparada nos boxes, Foi excessivo demais o desgaste do pneus para ele. Volta em 7ºlugat atrás de Charles Leclerc. (Raro de Acontecer um piloto como da Sauber andar na frente de um piloto de equipe grande nessa altura de corrida)

Hamilton estava com os pneus em péssimo estado e segurando como pode para ficar na frente de Verstappen que conseguiu uma vantagem minimamente segura de Raikkonen, Que vinha perto do piloto Holandês. Na Volta 58 (Reta dos Boxes) Vettel ultrapassa Leclerc sem maiores problemas e detona o 6ºlugar do Monegasco. Na volta seguinte, Bottas perde o 4ºlugar para Daniel Ricciardo. Isso faz com que o piloto Finlandês parasse pela segunda vez na volta seguinte.

Nessa altura da prova, Ocon pelo incidente foi punido com um Pênalti de 10 segundos parado nos boxes.

Lewis Hamilton vinha com os problemas de pneus e com certa falta de potência em seu carro, Mas precisava ficar na pista. Uma parada nos boxes significaria a Vitória entregue nas mãos de Verstappen, Que tirava sempre de 1 a 2 décimos por volta. A 8 Voltas do final, Bottas marca a volta mais rápido da corrida, Mas estava a quase 20 segundos atrás de Ricciardo e nada poderia fazer o piloto Finlandês.

Por falar no Australiano, ele partiu para cima de Raikkonen para tentar um pódio após largar do 11ºlugar. Hamilton levou o carro com todas as dificuldades até o final da prova e conquistou a vitória no GP do Brasil pela segunda vez na carreira e conquistou sua vitória 72 da sua carreira na Formula 1. Esta a apenas 19 do recorde de Michael Schumacher.

Uma Vitória conquistada na Raça e com uma boa dose de sorte, Até porque o Campeão dessa temporada não tinha nem equipamento e nem pneus para levar essa. Azar para Max Verstappen. Se tivesse acontecido o incidente que foi provocado pelo Esteban Ocon, Certamente a vitória seria dele. Max não escondeu sua frustração pelo segundo lugar.

Kimi Raikkonen segurou Daniel Ricciardo e levou o 3ºlugar subindo ao pódio. Porém, não foi o bastante para evitar o 5ºtítulo consecutivo da Mercedes no Mundial de Construtores. Com antecipação de uma corrida os Alemães desde de 2014 são a melhor equipe de Formula 1 tanto no campeonato de pilotos como de Construtores.

Daniel Ricciardo largando do 11ºlugar devido a um componente da Unidade de Potência Trocado completou a prova em 4ºlugar em sua penúltima prova pela Red Bull. Valtteri Bottas acabou com a melhor volta da prova e com o 5ºlugar na prova Brasileira e ficou na frente de Sebastian Vettel, Que fez uma prova medíocre.

Ao contraio de seu futuro companheiro de equipe na Ferrari. Charles Leclerc fez brilhante corrida com sua Sauber. Os 6 pontos com o 7ºlugar na corrida colocaram a Sauber não só consolidada como a 8ªcolocada no Mundial de Construtores como deixou ela com chances de passar a Force India Racing Point, na última etapa em Abu Dhabi.

A Haas marcou ponto com seus dois pilotos. Romain Grosjean e Kevin Magnussen ficaram em 8º e 9º com um bom desempenho, O Mexicano Sergio Perez completou a zona de pontuação.

Apesar de ter ficado na 11ªposição, Deve-se dizer que Brendon Hartley fez uma boa corrida, Depois de largar em 16ºlugar. Chegando a Frente de Carlos Sainz jr. com a Renault, que passou Pierre Gasly na última volta garantindo o 12ºlugar. Esteban Ocon teve um final de semana para se esquecer. O Incidente que ele participou influenciou totalmente o Resultado final da corrida. Além de ficar sem vaga para 2019 o que aconteceu no Brasil não vai ajudar em nada a Ele. Pelo Contraio, Sua imagem ficara arranhada pelo infeliz incidente.

Stoffel Vandoorne e Fernando Alonso tomaram punição de 5 segundos no tempo final de prova por terem ignorado bandeira azul. Isso pouco mudou o resultado ruim dos dois. Vandoorne ficou em 15º e Alonso em 17º. Os pilotos da Williams ficaram em 16º com Siroktin e em 18º com Lance Stroll.

No dia 26 teremos a última prova do campeonato Mundial de Formula 1. No Circuito de Abu Dhabi, Nos Emirados Árabes Unidos.

Fotos:

Resultado final da 20ªEtapa do Mundial de Formula 1 – Temporada 2018
GP do Brasil – Interlagos

Pos Piloto Equipe Chassis Motor Voltas Tempo Grid
1 44 Lewis Hamilton Mercedes F1 W09 EQ Power+ Mercedes M09 EQ Power+ 71 1:27:09.066 1
2 33 Max Verstappen Red Bull Racing RB14 TAG Heuer 71 a 1.469s 5
3 7 Kimi Räikkönen Ferrari SF71H Ferrari 062 EVO 71 a 4.764s 4
4 3 Daniel Ricciardo Red Bull Racing RB14 TAG Heuer 71 a 5.193s 11
5 77 Valtteri Bottas Mercedes F1 W09 EQ Power+ Mercedes M09 EQ Power+ 71 a 22.943s 3
6 5 Sebastian Vettel Ferrari SF71H Ferrari 062 EVO 71 a 26.997s 2
7 16 Charles Leclerc Sauber C37 Ferrari 062 EVO 71 a 44.199s 7
8 8 Romain Grosjean Haas VF-18 Ferrari 062 EVO 71 a 51.230s 8
9 20 Kevin Magnussen Haas VF-18 Ferrari 062 EVO 71 a 52.857s 10
10 11 Sergio Perez Force India VJM11 Mercedes M09 EQ Power+ 70 a 1 volta 12
11 28 Brendon Hartley Scuderia Toro Rosso STR13 Honda RA618H 70 a 1 volta 16
12 55 Carlos Sainz Renault R.S.18 Renault R.E.18 70 a 1 volta 15
13 10 Pierre Gasly Scuderia Toro Rosso STR13 Honda RA618H 70 a 1 volta 9
14 31 Esteban Ocon Force India VJM11 Mercedes M09 EQ Power+ 70 a 1 volta 18
15 2 Stoffel Vandoorne McLaren MCL33 Renault R.E.18 70 a 1 volta 20
16 35 Sergey Sirotkin Williams FW41 Mercedes M09 EQ Power+ 69 a 2 voltas 14
17 14 Fernando Alonso McLaren MCL33 Renault R.E.18 69 a 2 voltas 17
18 18 Lance Stroll Williams FW41 Mercedes M09 EQ Power+ 69 a 2 voltas 19
27 Nico Hulkenberg Renault R.S.18 Renault R.E.18 32 Superaquecimento 13
9 Marcus Ericsson Sauber C37 Ferrari 062 EVO 20 Acidente 6

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Mercedes/Ferrari/Red Bull/Force India/Sauber/Haas

GP do Brasil – Treino de Classificação

Uma Classificação que foi disputada sob ameaça de chuva acabou tendo Lewis Hamilton como o pole position pela 82ªVez na carreira. A Classificação teve belíssimos momentos e foi disputada entre os pilotos da Mercedes, Ferrari e um pouco mais atrás os pilotos da Red Bull.

Q1, Todos os pilotos foram para a pista cedo para evitar de serem pegos pela chuva. O Céu sobre Interlagos estava escuro, Com cara de que iria cair chuva a qualquer momento. Verstappen começou na frente seguido de Raikkonen e Hamilton que ficaram a 2 décimos de distância para o líder. Com 6 minutos de Classificação todos os pilotos tinham marcado suas voltas rápidas.

As primeiras gotas de chuva começaram a cair sobre Interlagos, Mas não era o bastante para impedir que os pilotos melhorassem os seus tempos. Foi isso que Vettel e Bottas fizeram. Quem estava eliminado naquele momento da Classificação era Perez, Hartley, Vandoorne, Sirotkin e Stroll.

A Chuva que estava caindo aos pouco estava fazendo os últimos colocados entrarem no desespero, Quem deu uma bela melhorada foi Sirotkin que pulou do 19º para o 13ºlugar, Saindo do Corte. A 6 minutos do final, Esteban Ocon jogando suas últimas esperanças de Ficar na Formula 1 melhorou e passou do 16º para o 14ºtempo. Deixando Sainz jr. na bolha e Alonso como o primeiro dos eliminados.

A Chuva começa a cair um pouco mais forte e já começava os pilotos a terem dificuldade de melhorar seus tempos. Mesmo assim Ericsson, Hartley e Gasly conseguiram melhorar suas marcas. Ao contraio de Fernando Alonso que não conseguiu ir além do 18ºlugar e acabou eliminado logo no Q1 em sua penúltima corrida na Formula 1. Verstappen foi o mais rápido do Q1, Com Raikkonen, Vettel, Hamilton, Magnussen e Bottas nas 6 primeiras posições.

Sainz jr. , Hartley, Alonso, Stroll e Vandoorne foram os eliminados do Q1.

Resultado do Q1:

Pos Piloto Equipe Chassis Motor Tempo
1 33 Max Verstappen Red Bull Racing RB14 TAG Heuer 1:08.205
2 7 Kimi Räikkönen Ferrari SF71H Ferrari 062 EVO 1:08.452
3 5 Sebastian Vettel Ferrari SF71H Ferrari 062 EVO 1:08.452
4 44 Lewis Hamilton Mercedes F1 W09 EQ Power+ Mercedes M09 EQ Power+ 1:08.464
5 20 Kevin Magnussen Haas VF-18 Ferrari 062 EVO 1:08.474
6 77 Valtteri Bottas Mercedes F1 W09 EQ Power+ Mercedes M09 EQ Power+ 1:08.492
7 3 Daniel Ricciardo Red Bull Racing RB14 TAG Heuer 1:08.544
8 16 Charles Leclerc Sauber C37 Ferrari 062 EVO 1:08.667
9 8 Romain Grosjean Haas VF-18 Ferrari 062 EVO 1:08.735
10 9 Marcus Ericsson Sauber C37 Ferrari 062 EVO 1:08.754
11 27 Nico Hulkenberg Renault R.S.18 Renault R.E.18 1:09.009
12 10 Pierre Gasly Scuderia Toro Rosso STR13 Honda RA618H 1:09.046
13 11 Sergio Perez Force India VJM11 Mercedes M09 EQ Power+ 1:09.217
14 35 Sergey Sirotkin Williams FW41 Mercedes M09 EQ Power+ 1:09.259
15 31 Esteban Ocon Force India VJM11 Mercedes M09 EQ Power+ 1:09.264
16 55 Carlos Sainz Renault R.S.18 Renault R.E.18 1:09.269
17 28 Brendon Hartley Scuderia Toro Rosso STR13 Honda RA618H 1:09.280
18 14 Fernando Alonso McLaren MCL33 Renault R.E.18 1:09.402
19 18 Lance Stroll Williams FW41 Mercedes M09 EQ Power+ 1:09.441
20 2 Stoffel Vandoorne McLaren MCL33 Renault R.E.18 1:09.601

No Q2, Todos os pilotos foram para a pista logo para marcarem seus tempos. Com Exceção da Ferrari que antes de marcarem um tempo, Seus dois pilotos colocaram os pneus médios, visando à corrida. Já que o Pneus do melhor tempo de cada piloto entre os 10 primeiros no Q2 seriam os pneus nos quais os pilotos iriam largar na prova. Bottas foi o mais rápido com 1:07.727 com Hamilton em 2º, Verstappen, Ricciardo e Ericsson com a Sauber em 5º.

Para os carros vermelhos da Ferrari, se a chuva caísse logo iria colocar essa tática arriscada por Água Baixo, Mas ela se revelou certa. Vettel Marcou o 2ºmelhor tempo a 77 milésimos de Bottas e Raikkonen marcou o 4ºtempo. A Chuva começava a cair faltando 9 minutos para o final da 2ªEtapa da Classificação.

Os eliminados eram Leclerc, Perez, Ocon, Hulkenberg e Sirotkin. O piloto da Sauber foi para a pista, Buscando a vaga para o Q3, Mas tava difícil. A chuva apetou um pouco mais e parecia que não daria para Leclerc.

Os Boxes chamaram o monegasco para os Boxes. Porém, Leclerc decide ficar por mais uma volta. E foi nessa volta que ele decide ficar que ele consegue um sensacional marca para classificar no Q3. Sua primeira Parcial não parecia que ele conseguiria muita coisa, Mas na segunda parcial ele passou a 44 abaixo do tempo do 10ºcolocado e na Terceira Parcial, Ai ele garante em definitivo a sua marca que o levou ao oitavo lugar.

Os Classificados para o Q3 foram Bottas, Vettel, Hamilton, Verstappen, Raikkonen, Ricciardo, Grosjean, Leclerc, Ericsson e Gasly. O piloto da Toro Rosso conseguiu levar o Toro Rosso com motor Honda a uma improvável classificação para o Q3. Os eliminados foram Magnussen, Perez, Ocon, Hulkenberg e Sirotkin.

Classificação do Q2:

Pos Piloto Equipe Chassis Motor Tempo
1 77 Valtteri Bottas Mercedes F1 W09 EQ Power+ Mercedes M09 EQ Power+ 1:07.727
2 5 Sebastian Vettel Ferrari SF71H Ferrari 062 EVO 1:07.776
3 44 Lewis Hamilton Mercedes F1 W09 EQ Power+ Mercedes M09 EQ Power+ 1:07.795
4 33 Max Verstappen Red Bull Racing RB14 TAG Heuer 1:08.017
5 7 Kimi Räikkönen Ferrari SF71H Ferrari 062 EVO 1:08.028
6 3 Daniel Ricciardo Red Bull Racing RB14 TAG Heuer 1:08.055
7 8 Romain Grosjean Haas VF-18 Ferrari 062 EVO 1:08.239
8 16 Charles Leclerc Sauber C37 Ferrari 062 EVO 1:08.335
9 9 Marcus Ericsson Sauber C37 Ferrari 062 EVO 1:08.579
10 10 Pierre Gasly Scuderia Toro Rosso STR13 Honda RA618H 1:08.616
11 20 Kevin Magnussen Haas VF-18 Ferrari 062 EVO 1:08.659
12 11 Sergio Perez Force India VJM11 Mercedes M09 EQ Power+ 1:08.741
13 31 Esteban Ocon Force India VJM11 Mercedes M09 EQ Power+ 1:08.770
14 27 Nico Hulkenberg Renault R.S.18 Renault R.E.18 1:08.834
15 35 Sergey Sirotkin Williams FW41 Mercedes M09 EQ Power+ 1:10.381

Ao contraio do Q1 e Q2, No Q3 tirando os pilotos da Sauber, Todos os outros pilotos esperaram um pouco para entrarem na pista para a primeira tentativa buscando a pole position no Q3. Ericsson e Leclerc foram os primeiros a marcarem volta, Por incrível que pareça foi o sueco que acabou marcando um tempo melhor que Leclerc.

Na primeira tentativa, Apesar do belo tempo de Vettel (1:07.374) O inglês Lewis Hamilton tomou a liderança, A 6 minutos e meio do final, Marcando 1:07.301. Bottas vinha em 3º, Raikkonen em 4º, Verstappen e Ricciardo marcaram o 5º e 6ºtempos segundos depois do tempo de Hamilton ter sido marcado. Ericsson, Leclerc, Grosjean e Gasly completava os 10 primeiros lugares.

A 5 minutos do final, Hamilton era o pole, Mas a classificação estava longe de ter uma definição. A 2 minutos do final da classificação todos foram para a última tentativa. Se esperava que os tempos baixassem. Porém, Apenas Marcos Ericsson com 1:08.296 e Lewis Hamilton com 1:07.281 melhoraram seus tempos. OS outros pilotos não melhoraram seu tempo.

Hamilton conquistou sua 82ªPole position na carreira. O inglês surgia como o favorito a vitória no domingo. Sebastian Vettel larga em 2ºlugar com sua Ferrari. (Que ainda tinha esperanças de manter viva as chances de campeonato de construtores) Na segunda fila largam os dois Finlandeses Valtteri Bottas com a Mercedes e Kimi Raikkonen com a Ferrari.

Na Terceira fila largam Max Verstappen e Marcus Ericsson. (Que alcançou seu melhor grid de largada da sua carreira) O Australiano Daniel Ricciardo foi penalizado em 5 posições por trocar um componente da Unidade de potência e por isso larga em 11ºlugar.

Em 7ºlugar larga Charles Leclerc com a segunda Sauber, Seguido de Romain Grosjean com a Haas, Pierre Gasly com a Toro Rosso e Kevin Magnussen com a Haas.

Fotos:

Este slideshow necessita de JavaScript.

Grid de Largada:

Pos Piloto Equipe Chassis Motor Tempo
1 44 Lewis Hamilton Mercedes F1 W09 EQ Power+ Mercedes M09 EQ Power+ 1:07.281
2 5 Sebastian Vettel Ferrari SF71H Ferrari 062 EVO 1:07.374
3 77 Valtteri Bottas Mercedes F1 W09 EQ Power+ Mercedes M09 EQ Power+ 1:07.441
4 7 Kimi Räikkönen Ferrari SF71H Ferrari 062 EVO 1:07.456
5 33 Max Verstappen Red Bull Racing RB14 TAG Heuer 1:07.778
6 9 Marcus Ericsson Sauber C37 Ferrari 062 EVO 1:08.296
7 16 Charles Leclerc Sauber C37 Ferrari 062 EVO 1:08.492
8 8 Romain Grosjean Haas VF-18 Ferrari 062 EVO 1:08.517
9 10 Pierre Gasly Scuderia Toro Rosso STR13 Honda RA618H 1:09.029
10 20 Kevin Magnussen Haas VF-18 Ferrari 062 EVO 1:08.659
11 3 Daniel Ricciardo Red Bull Racing RB14 TAG Heuer 1:07.780
12 11 Sergio Perez Force India VJM11 Mercedes M09 EQ Power+ 1:08.741
13 27 Nico Hulkenberg Renault R.S.18 Renault R.E.18 1:08.834
14 35 Sergey Sirotkin Williams FW41 Mercedes M09 EQ Power+ 1:10.381
15 55 Carlos Sainz Renault R.S.18 Renault R.E.18 1:09.269
16 28 Brendon Hartley Scuderia Toro Rosso STR13 Honda RA618H 1:09.280
17 14 Fernando Alonso McLaren MCL33 Renault R.E.18 1:09.402
18 31 Esteban Ocon Force India VJM11 Mercedes M09 EQ Power+ 1:08.770
19 18 Lance Stroll Williams FW41 Mercedes M09 EQ Power+ 1:09.441
20 2 Stoffel Vandoorne McLaren MCL33 Renault R.E.18 1:09.601

Daniel Ricciardo foi punido em 5 posições por trocar um componente da Unidade de Potência
Esteban Ocon foi punido em 5 posições por trocar o Câmbio

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Mercedes/Ferrari/Red Bull/Sauber/Toro Rosso/Mclaren

Falta pouco para completar o Grid da Formula 1 para 2019

O Quadro de pilotos para a Temporada de 2019 de Formula esta praticamente completa, Das 20 vagas, 18 estão preenchidas. Faltam 2 vagas para que esse quadro se completem, Sendo que uma delas praticamente esta certa. A Williams deve anunciar em Abu Dhabi a volta do Polonês Robert Kubica. Que após 8 anos fora da categoria após um acidente de Rally na Itália, que teve serias consequências para a sua mão Direita impedindo dele voltar a categoria por muito tempo.

Isso faz com que tenhamos apenas 1 vaga disponível, O Segundo carro da Toro Rosso-Honda para a temporada de 2019. Os principais Candidatos a essa vaga são Brendon Hartley que esta correndo na equipe desde do GP dos Estados Unidos de 2017 e o Tailandês Alexander Albon, Vice-líder da Formula 2 e vice-campeão da GP3 Series em 2016.

Nisso as outras vagas já foram definidas, Mesmo com a Racing Point não anunciar Lance Stroll como o novo Piloto. Com seu pai no comando da equipe é certo que ele vai acabar disputando o campeonato de 2019 pela antiga equipe indiana.

Entre as grandes equipes, As grandes mudanças foram na Ferrari com a contratação de Charles Leclerc, Na Red Bull com a Saída de Daniel Ricciardo foi promovido o Francês Pierre Gasly (Que fez uma boa temporada com o carro da Toro Rosso) O piloto Australiano foi contratado pela Renault, Sem dúvida é a grande contratação da Renault desde da sua volta em 2016 e a grande aposta da carreira do piloto que esta na Red Bull desde de 2012. (Sendo na Toro Rosso em 2012 e 2013)

Possivelmente antes do final da temporada já teremos todos os pilotos do Grid garantidos para a 70ªTemporada de Formula 1

Pilotos e equipes para 2019:

Mercedes
44. Lewis Hamilton Inglaterra
77. Valtteri Bottas Finlândia
Ferrari
5. Sebastian Vettel Alemanha
16. Charles Leclerc Mônaco
Red Bull
33. Max Verstappen Holanda
10. Pirrie Gasly França
Renault
27. Nico Hulkenberg Alemanha
3. Daniel Ricciardo Austrália
Haas
8. Romain Grosjean França
20. Kevin Magnussen Dinamarca
Mclaren
55. Carlos Sainz jr. Espanha
Lando Norris Inglaterra
Racing Point
11. Sergio Perez México
18. Lance Stroll Canadá
Toro Rosso
26. Danill Kvyat Rússia
VAGO
Williams
George Russell Inglaterra
VAGO*
Sauber
7. Kimi Raikkonen Finlândia
Antonio Giovinazzi Itália

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Williams/Toro Rosso/Red Bull/Renault