Programa 1 – O Primeiro Programa do Portal Sportszone na Tv

Nesse Primeiro Programa do nosso site na internet pela TV teremos analises sobre os testes de Pré-temporada da Formula 1 na Catalunha
A mostra de um carro em Miniatura do carro que eu Fiz em 9 meses
E falando da Formula RS que não quer dar o próximo passo para o Crescimento. Mas sim para o maior apequenamento devido ao pensamento fechado dos dirigentes e de quem comanda a categoria.

Curtam o Canal das Gêmeas Oliveira (Carol Oliveira e Carla Oliveira): https://www.youtube.com/channel/UCeTxRDLZ0fPArSQDbeBq2ZA
Vejam o programa Café com Velocidade com a Entrevista com o Mauricio Slaviero: http://cafe.autosfera.com.br/e/404-entrevista-com-mauricio-slaviero/
Curtam a Fan Page do Portalsportszone: https://www.facebook.com/PortalSportszone-113343698786841/
Visitem o Nosso site: http://portalsportszone.com.br/
E colaborem com o nosso Grande Projeto que estamos querendo Realizar: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/portalsportszone-projeto-2016

Vídeo do Primeiro Programa do Portalsportszone na TV esta na Fan Page do Site, O link esta ai em baixo

Nesse Primeiro Programa do nosso site na internet pela TV teremos analises sobre os testes de Pré-temporadaA mostra de…

Publicado por PortalSportszone em Quinta, 10 de março de 2016

Coluna de Deivison da Conceição: A Acomodação e a cegueira de Marketing do Automobilismo Brasileiro

Me espantou nessa semana a declaração de uma pessoa quando eu mostrei a minha proposta de uma Formula Indy do Brasil e essa pessoa falou que o automobilismo de formula acabou aqui no país e para eu esquecer disso!

Fiquei espantado, Com outras coisas que eu acumulei durante esse tempo posso dizer com tranquilidade que o Automobilismo esta achando que esta em berço esplêndido e acomodado pedindo para o público vim quando eles não fazem praticamente nenhuma atitude para atrair esse público. Nunca vi uma verdadeira ação de Marketing no Automobilismo Gaúcho para se atrair público, Fiz minha parte com alguns Banners muito legais de divulgação da prova e Alguns deles com antecedência de 1 a 2 semanas para a divulgação, Infelizmente isso não deu resultado nenhum praticamente.

fjrelger
Rodrigo Elger, Umas das maiores vitimas de um automobilismo que acha que pode ficar no seu Gueto sem pedir para ninguém possa conhecer o Esporte.

Sugeri que os organizadores fossem para as escolas públicas para falarem do evento para que se levasse alunos de escolas públicas para os autódromos já para criar uma leva de fãs desse esporte que Isso iria gerar frutos daqui a 5 ou 10 anos, Aquela criança daqui a 5 anos quando ele tiver a opção de ir ao estádio de futebol ou de ir a Tarumã, Guaporé ou outro circuito ele vai preferir o circuito até porque ele se apaixonou por esse esporte e também porque com o dinheiro que ele iria gastar com o Futebol aonde você tem 2 horas de jogo em que até os melhores times do Brasil tem um nível de jogadores sofrível a ponto de não valer a pena ir ao estádio além de ter o ingresso é o olho da cara Enquanto que no autódromo você pode levar a família inteira, Churrasco, Chimarrão, Fazer a festa por um dia inteiro e confraternizando com outras famílias, com outras pessoas enquanto ficam vendo um dia inteiro de competições com várias categorias.

Mas ao invés de venderem o seu peixe eles falam de todas as suas incapacidades como uma forma de justificar o relaxamento deles, Falam de que o Grid é vazio de uma forma de jogar para baixo o que errado já que o Grid de algumas categorias é muito bom, somente os Formulas que ficaram com o Grid Baixo devido a péssima gerência de Regulamento deles que estão fazendo uma atrás da outra (Obs: Nesse final de semana tem uma bomba que um piloto falou para mim sobre o regulamento de 2016 e eu vou comentar isso) Mas ao invés dos dirigentes e de quem vive do esporte fazerem sua parte em fazer essa divulgação (Não digo todos, Mas uma grande Maioria) Eles preferem de olhos fechados verem o produto cair na lama com as mãos e os pés atados sem se quer pensar em levantar, Ou melhor! Poderiam desamarrar esse produto que já foi e esta sendo mal tratado.

3etapagaucho
Fiz essa divulgação na 3ªetapa do campeonato Gaúcho de automobilismo em 2014.

Agora, Eu nem sei se poderia dizer isso ou comparar vocês ao Carnaval em um ponto: Como diria o mentor e dono da Rádio Arquibancada Anderson Baltar que disse em uma das transmissões que o  Carnaval esta virando gueto e as escolas de sambas estão virando mais guetos ainda. Isso eu digo do automobilismo. O meio esta virando um gueto e os autódromos estão virando mais guetos ainda com uma enorme desvantagem sobre o carnaval. É que pelo menos tem gente do carnaval batendo de frente com essa realidade e que temos felizmente uma reação de algumas escolas para essa tal realidade, Já o Automobilismo continua dormindo em berço esplêndido e vendo cada vez mais esses guetos virarem mais guetos e nada esta sendo feito e nem a imprensa faz nada, tipo uns 80 a 90% dela esta quieta e conformada com essa realidade!


Ouçam a partir do minuto 56 ou 57 e fiquem 3 minutos ouvindo, Acho que vocês vão se identificar com os mesmo problemas do carnaval.

Outra coisa que não fazem é transmissão online das categorias, Somente O Endurance RS e a copa Classic faz essa cobertura, Algumas categorias conseguem fazer isso, Então porque o restante não pode fazer? Seria muito pedir uma transmissão nem que seja transmissão de Rádio online e não é preciso muito dinheiro para se fazer isso não (A Internet para ser colocada no autódromo é 150 Reais) Basta uma boa internet nos autódromos (Algo que não querem colocar ou então precisam colocar mais velocidade de conexão)  Um ou dois notebooks ou computadores, dois microfones e boa vontade para fazer a rádio. O Servidor da Rádio pode ser de graça e eu até indico um servidor que é o Listen2MyRadio que dá para ter até 5000 ouvintes e olha que tem gente que quer ver transmissão ao vivo online dos eventos do automobilismo Brasileiro, Já seria o primeiro passo para que o esporte cresça, Quem puder fazer uma transmissão de TV pelo Youtube por streaming faça, dai vocês vão falar, Ah mas dai só vai ter 20 pessoas vendo nem que sejam 10 pessoas vendo ao vivo. E dai e se deixarem o vídeo no Youtube as pessoas que não tiveram tempo para ver a corrida irão ver a prova e derepente na próxima vão acompanhar ao vivo, No Carnaval do Grupo B a Rádio arquibancada teve mais de 600 pessoas vendo o desfile online por vídeo do Grupo B (3ªDivisão do Carnaval Carioca) e isso só com uma câmera e com a vontade de fazer, Algo que muitos dirigentes, Imprensa do Automobilismo que tenha condições de Fazer não tem culhão para fazer nem que seja uma câmera ou duas, Assim mesmo vai ter gente que veja a seja online seja gravado essa Transmissão.

Vai que que um empresário não ver esse trabalho e queria investir nas Transmissões em troca de publicidade e dai a estrutura melhora com investimento desse empresário. Mas nada disso será possível se não tiver a iniciativa de sair do seu gueto e tentar aumentar a família e ter uma nova geração para o futuro, Vejam esses números de algumas categorias nacionais e Regionais de número de Curtidas no Facebook de suas fan Pages:

https://www.facebook.com/formulars2014/?ref=ts&fref=ts 1.819 curtidas
https://www.facebook.com/copafuscars/?fref=ts 2.863 curtidas
https://www.facebook.com/endurance.rs/?fref=ts 2.353 Curtidas
https://www.facebook.com/MarcasPilotosRs/?fref=ts 1.978 Curtidas
https://www.facebook.com/Copa-Classic-RS-210836008971574/?fref=ts 2.923 curtidas
https://www.facebook.com/formula3brasil/?fref=ts 1.482 curtidas
https://www.facebook.com/marcasepilotossp/?fref=ts 3.691 Curtidas

então temos algum público que curta as nossas categorias, Poderíamos ter o dobro ou o triplo disso caso houvesse algum plano de Marketing sério. Vejam esses números de Baixo:

https://www.facebook.com/formulatruckoficial/?fref=ts 62.927 curtidas
https://www.facebook.com/stockcaroficial/?fref=ts 338.469 Curtidas
https://www.facebook.com/mercedesbenzchallenge/?fref=ts 62.252 Curtidas

Se a Stock Car, A Formula Truck e a Mercedes Challenge conseguem esses números claro que as outras categorias podem conseguir esse número e o dinheiro não é desculpa para não se conseguir esses números, Basta ter apenas divulgação em lugares como as escolas públicas e particulares para falarem da Categoria, Uma palestra de 1 hora com todos os alunos, Isso vai ser a melhor para aumentar o número de seguidores e conseguíramos ter mais sucesso de encher os autódromos.

https://www.facebook.com/formulainter/?fref=ts 3.364 Curtidas

A Formula Inter vem com um projeto sério para a sua publicidade, na sua promoção da Categoria, Um tapa na cara para quem diz que o Automobilismo de Formula no Brasil acabou e espero que essa categoria possa dar certo para os que querem seguir no caminho da Indy ou da Formula 1 possam ter a chance de fazer sem gastar muitos gastos.

Dai depois reclamam da falta de pilotos no Grid, Claro que não terão pilotos para correr porque Nenhum patrocinador vai investir em pilotos, Nenhum patrocinador vai investir em uma categoria que não tem nem transmissão ao vivo por Rádio online, Com a transmissão o interesse iria subir e muito, Sem a Transmissão o interesse cai e muito.

Vários pilotos colocam dinheiro do bolso ou apelam para crowdfunding para sobreviverem no Esporte. Tem piloto talentosos que podem terem suas carreiras ceifadas por não terem patrocinadores e mídia para continuarem e o pior de tudo é que a maioria dessas pessoas jogam contra o esporte diminuindo o espetáculo falando só das coisas ruins e apequenando o produto quando qualquer empresa séria do mundo quer ver seu negócio prosperar e isso eu não estou vendo no Automobilismo.

Espero que eu possa começar a alertar vocês da Grande Besteira que vocês que comandam o automobilismo e que fazem o desserviço de ignorar o produto de vocês e acharem que vão ficar para sempre acomodados enquanto esperam por novas pessoas virem sem divulgação.

Coluna: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Blog do Passatão
Vídeo: Rádio Arquibancada

Lucas Alves conquista o título da Formula RS 2015 após disputa dramática com Marcelo Giacomello

O piloto de Pelotas Lucas Alves acabou na prova final tomando a liderança de Marcelo Giacomello e acabou sendo o campeão da Formula RS. Num final de semana aonde a equipe Novo Sul Power dominou a prova e que levou os seus dois pilotos as vitórias sendo que Lucas Alves levou a primeira bateria e na segunda Bateria a Vitória foi de Lucas Toresan. O piloto Marcelo Giacomello que liderou todo o campeonato ficou em 2ºlugar na primeira bateria acabou tendo problemas na 4ªVolta na segunda bateria e com isso mais uma vez a Scuderia Macchina acaba ficando sem o campeonato, O pior de tudo é que a equipe vai sair da Categoria para se dedicar ao Endurance RS. Além de perder um campeonato de onde Marcelo Giacomello foi o melhor piloto do ano e é uma pena que tenha perdido o campeonato, Vai ser uma perda enorme a saída da equipe da Categoria que por causa de polêmicas no regulamento sai de 2015 enfraquecida.

Lucas Alves ganharia a segunda corrida, Mas um pneu furado acabou ficando em 3ºlugar na categoria, Mesmo assim acabou segurando o campeonato para o jovem que estreou nesse ano na Categoria coloca seu nome do seleto nome dos campeões da Categoria. Marcelo Giacomello fica como o vice-campeão e possivelmente pode ser comparado com o Stirling Moss da Formula RS por que apesar do seu talento não conseguiu vencer um campeonato ainda na Formula RS. O Sergipano Matheus Rouver ficou com o 3ºlugar no campeonato após chegar 4ºlugar nas 2 provas terminando o ano com 156 pontos contra os 150 de Fernando Stédile que não correu as últimas 2 etapas do campeonato.

Na Light tivemos a estreia do piloto Eduardo Souto que conquistou as duas vitórias com o carro da Irineu Racing, Esse campeonato estava definido a favor de Wagner Rouver que é o pai de Matheus Rouver e que corre na Tradicional Irineu Racing. Parabéns a Lucas Alves pelo título da Formula RS temporada 2015, A Marcelo Giacomello pelo vice-campeonato e para Matheus Rouver pelo 3ºlugar nessa temporada da Formula RS.

Disputa pelo título entre Lucas Alves e Marcelo Giacomello na pista
Disputa pelo título entre Lucas Alves e Marcelo Giacomello na pista

Resultado final da 15ªProva da Formula RS

1 18 Lucas Alves 25:15.748 em 19 Voltas (Novo Sul Power)
2 7 Marcelo Giacomello a 1.169 (Scuderia Macchina)
3 6 Antonio Grasselli  a 3.037 (Autograss Racing)
4 31 Matheus Rouver a 4.276 (Irineu Racing)
5 35 Eduardo Souto  a 4.544 (Irineu Racing) L
6 17 Lucas Toresan a 7 Voltas (Novo Sul Power)
7 33 Wagner Rouver a 8 Voltas (Irineu Racing) L
8 15 Vinicius Schuler a 14 Voltas (MC Tubarão)

Lucas Toresan fechou o ano com Vitória.
Lucas Toresan fechou o ano com Vitória.

Resultado final da 16ªProva da Formula RS

1 17 Lucas Toresan 25:41.211 em 20 Voltas (Novo Sul Power)
2 6 Antonio Grasselli 1.286 (Autograss Racing)
3 35 Eduardo Souto 6.535 (Irineu Racing) L
4 18 Lucas Alves 11.701 (Novo Sul Power)
5 33 Wagner Rouver 23.926 (Irineu Racing) L
6 31 Matheus Rouver a 1 volta (Irineu Racing)
7 7 Marcelo Giacomello a 17 Voltas (Scuderia Macchina)

Matheus Rouver ficou em 3ºlugar no campeonato
Matheus Rouver ficou em 3ºlugar no campeonato

Agora para terminar, Que a Formula RS faça transmissão das corridas em 2016 pois esse ano foi muito difícil fazer cobertura do evento. Como um piloto vai pedir patrocinador quando o evento nem em TV na internet passa, nem transmissão tem, Já ajudaria 2 câmeras e isso não é tão caro, E parem de mudar o regulamento no meio do ano pois isso acaba resultando em grid baixos, Começar um ano com um grid de 16 carros e terminar o ano com 8 carros apenas! Cadê esse campeonato que poderia ser uma alternativa para o automobilismo de monoposto no Brasil.

Se possível quero deixar umas ideias para os donos da Categoria caso eles queriam ainda a minha ajuda pois acho que eles querem é me mandar para o Quinto dos Infernos e pegar a tampa e trancar para eu não sair mais de lá.

2 semanas antes das corridas termos apresentação nas escolas públicas falando sobre a categoria e fazendo com que parte desses alunos vão para  a corrida para que se crie um publico.

Fazer a chamada das corridas de forma antecipada tipo umas 3 semanas.

Fazer transmissões online das corridas da categoria e deixar elas na internet para o público ver o evento, Só assim vamos ter mais adeptos a categoria.

Fazer um plano de Marketing aonde se possa vender propaganda no circuito para temos os recursos para custear a operação do campeonato e reservar premiação para os campeões da Temporada.

Se agente fizer essas ideias e mais outras que eu tenho para melhorar a categoria o evento vai crescer e teremos um grid cheio apesar da Crise, Caso contraio continuara a perder pilotos e dai os grids continuarão mais e mais vazios.

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Paolo Reis

Formula RS – Decisão do Campeonato em Tarumã

Grid de Largada:

1     18        Lucas Alves             1:07.247 – Novosul Power
2     7        Marcelo Giacomello     1:08.250 – Scuderia Macchina
3     31        Matheus Rouver         1:08.864 – Irineu Racing
4     6        Antonio Grasselli         1:08.950 – Autograss Racing
5     17        Lucas Toresan         1:09.205 – Novosul Power
6     33        Wagner Rouver     l    1:10.462 – Irineu Racing
7     35        Eduardo Souto     l    1:10.611
Melhor Volta: Lucas Alves (18), 1:07.247 (média de 162.68 km/h), na 3ª volta

l – Light

Fotos:  Paolo Reis

Endurance RS : A prova final do campeonato Sul Mato-grossenses vencem sob Chuva

Eis aqui o vídeo da última prova do Campeonato Gaúcho de Endurance feito em Tarumã no Rio Grande do Sul, A Corrida teve de ser reduzida de 3 horas para 2 Horas por causa da chuva que fez vitimas

Os Sul Mato-grossenses Nilson Ribeiro e José Ribeiro com o MRX 65 conquistou a vitória na categoria Geral com Henrique Assunção e Ronaldo Kastropil que largou em 25ºlugar voaram baixo para conquistar a segunda posição na Geral e vencedor na sua Categoria GP1, Mas o Campeonato ficou com o MRX 28 de Juliano Moro e Cristiano de Almeida, Na P2 o campeonato ficou com Emilio Padron com 565 Pontos contra os 480 Pontos de Nilson Ribeiro e José Ribeiro.

12105813_945505155514589_2471132232088004747_n

Na Categoria P3 Franco Pasquale conquistar 4 vitórias e conquistou e o campeonato com sobras com 105 pontos sobre o piloto Jeferson Leandrini. Na GT1 os campeões foram Humberto Giacomello e André Senger com 575 pontos. Na GT2 os campeões foram Luis F. Bassani, Luis A. Bassani e Telmo Tecchio com o carro 6 com 605 pontos com uma diferença de 250 pontos de vantagem para o Reinaldo Rena com o carro 181. Na T1 Aldoir Sette e Marçal Muller com 590 pontos conquistaram o título na T2 o campeonato ficou com Giancarlo Scomazzon, Erico Postal, Edilson Postal com 525 pontos apenas 10 pontos sobre Marcio Martins e com Daniel Elias que ganhou na categoria nessa última prova com 505 pontos. E na TS Rodrigo Bacher com 650 pontos foi o campeão com Cicero Paiva com 620 Pontos em 2ºlugar e Júlio Martini com 610 pontos em 3ºlugar.

Vídeo da Última corrida do Endurance RS:

Parabenizo a Endurance RS por fazer uma transmissão on line que também abrange a Copa Classic na sua programação. Que isso sirva de lição para a Formula RS e outras categorias façam a mesma coisa pois isso é fundamental para o futuro do esporte e esse tipo de transmissão pode ser feita mesmo se for apenas com uma câmera, Uma transmissão simples basta para melhorar a divulgação do Esporte.

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Niltão Amaral/Blog do Passatão

Vídeo:  Endurance Brasil