500 milhas de kart exige preparação física especifica para a competição

Uma das mais tradicionais corridas de kart do Brasil, as 500 milhas da Granja Viana que ocorre todos os anos, além de ser uma prova charmosa por correr pilotos de nome nacional e internacional é uma prova muito competitiva.

“Apesar da prova não ser exigente em termos de resultados todos os pilotos querem vencer as 500 milhas de kart sendo uma prova que exige deles tanto em termos físicos quanto mentais para lidar com e vencer as adversidades da prova”, o Fisiologista do Exercício Loir da Costa.

“Numa corrida como as 500 milhas que dura aproximadamente 1 hora e 30 minutos cada vez que o piloto entra na pista há gasto calórico elevado para os pilotos, além do uso do macacão, luvas e capacete ele exposto há uma temperatura que chega a 40 graus podendo provocar desidratação, fadiga física e mental devido o estresse inerente a prova em manter o nível de concentração regular, com exigência de aptidões especificas, e se o piloto não tiver um bom preparo fora das pistas sua performance pode ficar comprometida na corrida”, ressalta Loir.

“Quando se fala em preparação no automobilismo muitos pilotos generalizando como treinamento de academia com hipertrofia muscular e/ou treino aeróbio. No competidor de automobilismo não é só isso, é um esporte muito complexo e vai muito mais além envolvendo uma série de fatores intrínsecos e extrínsecos e aptidões especificas que influenciam no desempenho do piloto ”, resume o Fisiologista.

Programa especifico de treinamento para pilotos de automobilismo

O Fisiologista Loir trabalhou e pesquisou pilotos de várias categorias do automobilismo do kart à Fórmula 1 durante os últimos dez anos, e nos últimos três anos vem desenvolvendo um trabalho diferenciado na preparação de pilotos de automobilismo, com treinamentos mais direcionado do que os pilotos necessitam desenvolver e aprimorar.

“Atendemos os pilotos com programas treinamento para a categoria que competem, oferecemos também equipamentos exclusivos e exercícios específicos desenvolvidos para direcionar melhor sua aptidão física e mental contribuindo na sua performance nas pistas”.

Entre os pilotos que aderem seus treinos estão Tetra Campeão de Fórmula Truck Wellington Cirino, o experiente piloto José Córdova Campeão Inglês e Mundial de Fórmula Ford, o piloto Renan Pietroski que corre na Fórmula Renault, Marcos Ramos que corre na Mercedes-Benz Grand Chalenge, e Fernando Miranda que corre no Brasileiro de Marcas.

10818726_985955171420833_1739826633_n

Jovens pilotos também aderem seus treinamento aplicando uma metodologia adequada ao nível fisiológico e maturacional da criança, aprimorando as aptidões para automobilismo e criando uma base mais sólida para a carreira, entre os quais está Pedro Aizza Campeão Brasileiro de Kart em 2013 na cadete de 8 anos de idade, também Nicholas Souza que está iniciando no automobilismo e Mateus Silva ambos de 12 anos de idade.

Fotos: Divulgação
Velocidade Curitiba Assessoria de Imprensa

Sem categoria

Deixe uma resposta