2ªEspecial do Dakar 2021

A segunda especial do Dakar 2021 aconteceu hoje e foi uma especial difícil que foi de Bisha até Wadi Ad-Dawasir, com 457 km.

Motos

Barreda Bort venceu de ponta a ponta a especial de 457 km de hoje que foi de Bisha até Wadi Ad-Dawasir. O piloto da Honda que se perdeu na etapa anterior por erro de navegação acabou acertando tudo numa especial muito dura para outros favoritos que se deram muito bem, como foi o caso de Toby Price que ficou na 28ªposição e perdeu a ponta na classificação geral para o próprio Barreda Bort.

Desde do primeiro setor, aos 46 km, Barreda Bort estava na frente. O Australiano Daniel Sanders da KTM vinha a 25 segundos atrás. Muito perto vinha Pablo Quintanilla da Husqvarna que também buscava recuperação após o dia ruim de ontem. Um pouco mais atrás vinha Adrien van Beveren da Yamaha e Ricky Brabec da Honda. Ross Branch (Yamaha), Sebastian Bülher (Hero), Rui Gonçalves (Sherco), Stefan Svitko (Slovnaft) e Joaquim Rodrigues (Hero) completavam os 10 primeiros. Começaria o pesadelo de Toby Pricee da KTM, ele fechou o primeiro posto de cronometragem na 34ªposição, a mais de 5 minutos do líder.

Barreda Bort e Sanders continuaram nas duas primeiras posições no segundo posto de cronometragem. Andrew Short abandona o Dakar com problemas mecânicos, desfalcando seriamente a equipe Yamaha. Ricky Brabec, Pablo Quintanilla e Ross Branch vinham se recuperando do estágio de ontem e estavam nas primeiras posições (4º, 5º e 6º respectivamente). San Sunderland era o melhor piloto do trio de ferro da KTM na 8ªposição. Kevin Benavides não vinha muito bem, estava na 19ªposição. Pior era a situação de Price, a 8 minutos e 10 segundos do ponteiro vinha na 29ªposição.

Pablo Quintanilla passou para a segunda posição a partir do km 138. 40 km depois, Joan Barreda Bort vinha 1 minuto e 58 segundos a frente do Chileno Pablo Quintanilla da Husqvarna. Daniel Sanders acabou caindo para a 5ªposição, superado por Ross Brach e Ricky Brabec. Os três vinham separados por apenas 9 segundos. Adrian van Beveren da Yamaha vinha em 6º. O britânico Jamie McCanney também de Yamaha vinha em 7º. San Sunderland continuava na 8ªposição. Os últimos dois pilotos entre os 10 primeiros eram Joaquim Rodrigues e Stefan Svitko.

Oriol Mena vinha levando a Rieju a uma digna 15ªposição. Já Lorenzo Santolino que foi tão bem na especial anterior vinha com dificuldades, na 20ªposição. Kevin Benavides em 23º e Toby Price em 31º estavam em maiores apuros, Pior ainda era Franco Caimi na 50ªposição e o Austríaco Matthias Walkner perdeu 2 horas e estava na 91ªposição, praticamente de retirando da disputa pelo campeonato pelos problemas mecânicos.

Aos 220 km precorridos, Barreda Bort abriu 2 minutos e 23 segundos de Ross Branch, que tomou a segunda posição das mãos de Pablo Quintanilla, não muito longe dos dois vinha o norte-americano Ricky Brabec e o Australiano Daniel Sanders. Do restante, só Joaquim Rodrigues passando San Sunderland e ganhando a 8ªposição.

No km 267, Ricky Brabec passou para a segunda posição, superando Branch, Sanders e Quintanilla (Que caiu do 2ª para 5ªposição). Branch e Sanders vinham empatados na 3ªposição. Enquanto van Beveren manteve a 6ªposição já a 5 minutos atrás, O Português Joaquim Rodrigues subiu mais uma posição com sua moto da Hero. McCanney, Sunderland e Svitko completavam os 10 primeiros colocados. Kevin Benavides e Toby Price tentavam uma reação, os dois vinham em 23º e 26º respectivamente. 30 minutos atrás do líder, Franco Caimi vinha em 41º.

As posições da segunda posição para trás continuavam em mudança, no km 315, Daniel Sanders da KTM voltava a segunda posição, superando em 7 segundos a Ricky Brabec da Honda. Já mais longe vinham Pablo Quintanilla da Husqvarna, 4 minutos e 39 segundos atrás de Barreda Bort e mais longe ainda estava Ross Branch da Yamaha a mais 6 minutos de atraso.

San Sunderland saiu dos 10 primeiros colocados, caindo para a 13ªposição. O Trio de Ferro estava muito longe dos ponteiros. Toby Price vinha em 26ºlugar e Walkner vinha nas últimas posições a mais de 2 horas de atraso.

No Km 398, Barreda Bort abre 3 minutos e 37 segundos de frente para Ricky Brabec. Os dois pilotos da Honda davam as cartas na reta final da especial. Pablo Quintanilla na 3ªposição, vinha 5 minutos e 31 segundos atrás. Já bem mais longe vinham Ross Branch da Yamaha, Jose Ignacio Cornejo da Honda e Adrien van Beveren da Yamaha, a mais ou menos 10 minutos de atraso para o líder. Daniel Sanders perdeu muito tempo e acabou caindo para a 8ªposição, perdendo até a posição de melhor KTM para Svikto que vinha na 7ªposição, quase 13 minutos atrás de Barreda Bort.

Joaquim Rodrigues (Hero) e Luciano Benavides (Husqvarna) completavam os Top 10. San Sunderland despencou de vez, caindo para a 17ªposição. Não era o dia dos pilotos da KTM definitivamente.

De ponta a ponta, Joan Barreda Bort conquistou a vitória com muita facilidade, o piloto da Honda se recuperou incrivelmente da etapa de ontem e não só conquistou a vitória na especial como assumiu a liderança na classificação geral das motos. Foram 4 horas e 17 minutos de um passeio do piloto espanhol. O Campeão de 2020 Ricky Brabec chega na segunda posição e se recupera muito bem da especial do dia anterior. A dupla da Honda volta a disputa pela vitória geral, assim como também voltou a briga pela vitória o Chileno Pablo Quintanilla que levou a Husqvarna na terceira posição a 6 minutos do vencedor.

Ross Branch com a Yamaha ficou na 4ªposição, 12 segundos frente de Jose Ignacio Cornejo da Honda. Adrien van Beveren acabou se consolidando na 6ªposição, foi o lugar que ficou a maior parte do tempo. Depois de 14 minutos de atraso para o vencedor da especial, finalmente aparece o primeiro piloto com uma KTM. O Eslovaco Stefan Svitko da Slovnaft acabou com a 7ªposição, Dos pilotos oficiais, o inglês San Sundeland foi o menos pior, chegando a 16ªposição. Já os outros 2 pilotos do trio de Ferro da KTM ficaram pior colocados. O Australiano Toby Price fez uma apresentação bem complicada o tempo todo, chegando 32 minutos atrás de Barreda Bort, na 28ªposição.

Matthias Walkner ficou na 69ªposição, a quase 2 horas e meia atrás do vencedor, o Austríaco praticamente deu adeus a qualquer possibilidade de título. Luciano Benavides da Husqvarna, Daniel Sanders da KTM e Xavier de Soultrait da Husqvarna completaram os 10 primeiros colocados. Spyler Howes levou a Bas Dakar KTM até a 11ªposição. Apesar de perder terreno no final, Joaquim Rodrigues da Hero fez uma boa especial ao chegar na 12ªposição. Santolino (Sherco), Bülher (Hero) e Mena (Rieju) completam os Top 15. Os argentinos Kevin Benavides da Honda em 28º e Franco Caimi da Yamaha em 31º não tiveram um bom dia.

Quadriciclos:

O Argentino Pablo Copetti venceu a especial de hoje nos quadriciclos, o piloto da Berta passou a liderar a partir da segunda metade do percurso, segurando a pressão do Chileno Giovanni Enrico que ficou na segunda posição por apenas 3 segundos de vantagem. Alexandre Giroud fechou o dia na terceira posição e continua na liderança da Geral, só que Enrico esta na sua cola, apenas 1 minutos separando os dois primeiros colocados. Pablo Copetti é o terceiro com 2 minutos e 40 segundos atrás do líder.

O Argentino Nicolas Cavigliasso liderou por boa parte da especial, depois foi superado pelos 3 primeiros e acabou o dia em 4ºlugar. I.Pedemonte completou os 5 primeiros colocados.

Carros:

Nasser Al-Attiyah conquista importante vitória com seu Toyota na especial de hoje, o Qatari mostra que esta vivo para levar seu Toyota a mais uma taça de campeão, superando seus mais fortes adversários na disputa pelo título. Stephan Peterhansel na segunda posição e Carlos Sainz fecha o pódio da etapa na terceira posição.

Nos primeiros 46 km, Peterhansel com seu Mini começou na frente com 26 segundos de frente para Sainz e 31 segundos a frente de Al-Attiyah da Toyota. Mathieu Serradori com seu Century vinha em 4º perto dos primeiros lugares e Nani Roma com o Hunter  vinha em 5º, 4 segundos a frente de Yasid Seaidan (SRT Racing) e 6 segundos a frente de Martin Prokop (Ford). Przygonski, Al Rajhi e de Villiers completavam os Top 10 nesse começo de especial.

As 4 primeiras posições foram mantidas nos 94 km (2ºponto de cronometragem da especial). No Km 138, Stephan Peterhansel abriu 52 segundos de frente para Carlos Sainz e 58 segundos para Nasser Al-Attiyah. Os três primeiros já tinham livrado mais de 2 minutos (2:42) de frente para Yasid Seaidan, o Saudita superou Serradori e assumiu a 4ªposição. O Francês da Century estava a apenas 7 segundos a frente de Yazeed al Rajhi da Toyota.

Jakub Przygonski com seu Toyota vinha vinha em 7º, 4 minutos e 10 segundos atrás de Peterhansel. Depois do polonês vinham Al Qassimi da Pegueot, De Villiers da Toyota, Roma de Hunter, Sebastien Loeb de Hunter e Martin Prokop de Ford.

Por muito tempo, Peterhansel continuava na liderança, com Sainz, Al-Attiyah, Seaidan e Serradori nas 5 primeiras posições. No Km 267, tivemos Nasser Al-Attiyah aparecendo na frente de Carlos Sainz, a 54 segundos atrás de Peterhansel que continuava na liderança. A Dupla saudita Yasid Seaidan e Yazeed al Rajhi completava os 5 primeiros colocados.

Enquanto Mathieu Serradori cai para 6º, O Francês Sebastien Loeb deu uma bela subida, passando para a 8ªposição, mas bem atrás de Jakub Przygonski. Enquanto isso, Martin Prokop vinha caindo de desempenho na 16ªposição.

No Km 293, Stephan Peterhansel da Mini e Nasser Al-Attiyah da Toyota vinham separados por apenas 2 segundos de diferença, o pega pela vitória parecia ter ficado só entre os dois. Carlos Sainz não só perdeu tempo como perdeu a 3ªposição para Yasid Seaidan da SRT Racing em cima do campeão do Dakar 2020. Al Rajhi (Toyota) e Serradori (Century) continuavam na 5ª e 6ªposições. Sebastien Loeb ganhou o 7ºlugar das mãos de Jakub Przygonski (Toyota). Al Qassimi e Giniel de Villiers completaram os Top 10, Nani Roma vinha perto dos Top 10, 17 segundos atrás do sul-africano da Toyota.

No km 315, Nasser Al-Attiyah assumiu a liderança da especial, colocando 55 segundos de frente para Peterhansel, o momento do piloto da Toyota vinha sendo melhor que o momento do piloto da Mini. Para Carlos Sainz, a especial estava se tornando um pesadelo caindo da 4ª para a 6ªposição. Al Rajhi e Serradori (fizeram a mesma coisa de Seaidan na parcial anterior) superaram o piloto espanhol passando para o 4º e 5ºlugares. De resto, as posições foram mantidas.

Mas no Km 351, Sainz reagiu e recuperou a terceira posição. Isso porque Yasid Seaidan perdeu muito, mas muito rendimento e despencou da 3ª para a 10ªposição, a quase 14 minutos de Al-Attiyah da Toyota e quase 13 minutos de Peterhansel. Sainz vinha em 3º, a 8 minutos e 49 segundos do piloto Qatari. 1 segundo depois, vinha Yazeed al Rajhi e 2 segundos depois vinha Mathieu Serradori. Um pega pra lá de acirrado pelo lugar no pódio da especial. Loeb, Przygonski, Al Qassimi e de Villiers ganharam uma posição sobre o Seaidan que completava os 10 primeiros colocados.

Nasser Al-Attiyah da Toyota conquistou a vitória após mais de 4 de uma longa disputa, superando em 2 minutos e 35 segundos o Multicampeão Stephan Peterhansel da Mini. Os dois ficaram bem a frente de Carlos Sainz que chegou em 3ºlugar, a mais de 9 minutos do vencedor. Isso fez com que o espanhol perdesse a liderança na geral para Peterhansel.

Yazeed al Rajhi venceu o duelo contra Mathieu Serradori na briga pela 4ªposição, o Saudita da Toyota ficou 3 segundos a frente do francês da Century. Sebastien Loeb numa grande recuperação ficou em uma belíssima 6ªposição. O Sul-Africano Brian Baragwanath que se destacou no prologo acabou tendo uma bela chegada (Final de especial) e acabou se colocando na 7ªposição.

Jakub Przygonski (Toyota), Vladimir Vasilyev (BMW) e Bernhard ten Brinke (Toyota) completaram os 10 primeiros colocados. A Especial de hoje teve 3 grandes derrotados: Nani Roma da Hunter na 16ªposição a mais de 35 minutos dos vencedores, Yasid Seairam da SRT Racing perdeu muito rendimento no final e acabou a disputa a 41 minutos, na 21ªposição. O terceiro que não se deu bem foi Martin Prokop com seu Ford, que começou bem, mas acabou ficando em 24º, a 45 minutos do vencedor.

Veículos Leves:

A vitória ficou com o Saudita Saleh Alsaif, a primeira vitória do Grupo de pilotos inscritos na categoria SXS. Foi uma vitória apertada, com apenas 40 segundos de vantagem para Gerard Farres Guell. Todos os 5 primeiros colocados estão com veículos da CAN-AM, Francisco Lopez Contardo, Aron Donzala e Jose Antonio Hinojo Lopez. Sergei Kariakin e Reinaldo Varela ficaram em 6º e 7ºlugares separados por 2 segundos entre eles.

Dos 10 primeiros colocados, somente Seth Quintero dos carros leves ficou entre os 10 primeiros colocados, ficando na 10ªposição com o carro da Red Bull. Na Classificação Geral, Francisco Lopez Contardo tem 39 segundos de vantagem para Aron Donzala e 1 minuto e 1 segundo de Gerard Farres Guell.

Caminhões:

Dmitry Sotnikov conquista a vitória no estágio que para os caminhões foi difícil e complicado. Mais uma vez a Kamaz mostra que tem o melhor equipamento, os Russos ficaram também com a segunda posição através de Airat Mardeev, que mesmo punido em 1 minuto acabou com folga ficando na frente da esperança Bielorrussa Siarhei Viazovich da MAZ-Sportauto.

Alisksei Vishneuski da MAZ-Sportauto e Martin Macik da Iveco completaram as 5 primeiras posições. Na classificação geral, Sotnikov tem uma liderança tranquila, com 17 minutos de frente para Viazovich e 22 minutos de frente para Shibalov o terceiro colocado. Macik de Iveco e Loprais da Instaforex completam os Top 5 dos caminhões.

Fotos:

Classificação da Especial 2
Bisha até Wadi Ad-Dawasir – 457 km

Motos

posPilotoPaísMotoEquipeTempo/diferençaPenality
188Joan Barreda BoatEspanhaHondaMonster Energy Honda Team 202104h 17′ 56”
21Ricky BrabecEstados UnidosHondaMonster Energy Honda Team 2021+ 00h 03′ 55”
32Pablo QuintanillaChileHusqvarnaRockstar Energy Husqvarna Factory Racing+ 00h 06′ 02”
418Ross BranchBotswanaYamahaMonster Energy Yamaha Rally Team+ 00h 11′ 54”
54Jose Ignacio Cornejo FlorimoChileHondaMonster Energy Honda Team 2021+ 00h 12′ 06”
642Adrien van BeverenFrançaYamahaMonster Energy Yamaha Rally Team+ 00h 12′ 42”
711Stefan SvitkoEslováquiaKTMSlovnaft Rally Team+ 00h 14′ 15”
877Luciano BenavidesArgentinaHusqvarnaRockstar Energy Husqvarna Factory Racing+ 00h 15′ 21”
921Daniel SandersAustráliaKTMKTM Factory Team+ 00h 16′ 31”
1012Xavier de SoultraitFrançaHusqvarnaHT Rally Raid Husqvarna Racing+ 00h 17′ 24”
119Skyler HowesEstados UnidosKTMBAS Dakar KTM Racing Team+ 00h 18′ 01”
1227Joaquim RodriguesPortugalHeroHero Motosports Team Rally+ 00h 18′ 08”
1315Lorenzo SantolinoEspanhaSherco TVSSherco TVS Rally Factory+ 00h 20′ 11”
1424Sebastian BülherAlemanhaHeroHero Motosports Team Rally+ 00h 20′ 47”00h 02′ 00”
1587Oriol MenaEspanhaRiejuFN Speed – Rieju Team+ 00h 21′ 14”
165Sam SunderlandInglaterraKTMRed Bull KTM Factory Team+ 00h 23′ 00”
1774Jaume BetriuEspanhaKTMFN Speed – KTM Team+ 00h 23′ 33”
1831Michek MartinRep. TchecaKTMMoto Racing Group (MRG)+ 00h 23′ 36”00h 01′ 00”
1968Jamie McCanneyInglaterraYamahaMonster Energy Yamaha Rally Team+ 00h 25′ 47”
2036Jan BrabecRep. TchecaKTMStrojrent Racing+ 00h 26′ 34”
2119Rui Jorge Goncalves DiasPortugalSherco TVSSherco TVS Rally Factory+ 00h 27′ 24”
2222Maciej GiemzaPolôniaHusqvarnaOrlen Team+ 00h 28′ 14”
2344Laia SanzEspanhaGas GasGas Gas Factory Team+ 00h 28′ 32”
2447Kevin BenavidesArgentinaHondaMonster Energy Honda Team 2021+ 00h 28′ 58”
2526Milan EngelRep. TchecaKTMMoto Racing Group (MRG)+ 00h 29′ 18”
2617Juan Pedrero GarciaEspanhaKTMFN Speed – Rieju Team+ 00h 30′ 00”
2720Adam TomiczekPolôniaHusqvarnaOrlen Team+ 00h 31′ 11”
283Toby PriceAustráliaKTMRed Bull KTM Factory Team+ 00h 32′ 00”
2932Tosha SchareinaEspanhaKTMFN Speed – KTM Team+ 00h 33′ 31”
3025Paul SpieringsHolandaHusqvarnaHT Rally Raid Husqvarna Racing+ 00h 34′ 30”
316Franco CaimiArgentinaYamahaMonster Energy Yamaha Rally Team+ 00h 36′ 31”
3233Noah Koitha Veettil HarithÍndiaSherco TVSSherco TVS Rally Factory+ 00h 38′ 09”
3330Arunas GelazninkasLituâniaKTMZigmas Dakar Team+ 00h 38′ 12”
34142Maurizio GeriniItáliaHusqvarnaSolarys Racing+ 00h 38′ 42”
3529Emanuel GyenesRomeniaKTMAutonet Motorcycle Team+ 00h 39′ 23”
3650Santosh C. S.ÍndiaHeroHero Motosports Team Rally+ 00h 44′ 21”
3776Roman KrejciRep. TchecaKTMBo!Beton Team+ 00h 44′ 26”
3841Zaker YakpChinaKTMWu Pa Da Hai Dad dakar Rally Team+ 00h 50′ 42”
3973Mohammed JaffarKuwaitKTMDuust Rally Team+ 00h 54′ 39”00h 05′ 00”
4054Camille Chapeliere FrançaKTMTeam Baines Rally+ 01h 06′ 52”
4195Xavier FilckFrançaHusqvarnaXtrem Racing+ 01h 09′ 28”
4239Benjamin MelotFrançaKTMBenjamin Melot+ 01h 10′ 38”00h 01′ 00”
4363Konrad DabrowskiPolôniaKTMDuust Rally Team+ 01h 13′ 12”
44101David KnightInglaterraHusqvarnaHT Rally Raid Husqvarna Racing+ 01h 14′ 17”00h 03′ 00”
4580Michael BurgessAustráliaKTMBAS Dakar KTM Racing Team+ 01h 16′ 46”
4637David PabiskaRep. TchecaKTMJantar Team+ 01h 18′ 04”
4748Mathieu DovezeFrançaKTMNomade Racing Assistance+ 01h 24′ 30”
4870Mishal AlghuneimArábia SauditaKTMMishal Alghuneim+ 01h 27′ 20”00h 02′ 00”
4979Amaury BaratinFrançaKTMHorizon Moto 95+ 01h 31′ 58”00h 05′ 00”
5046Simon MarcicEslováquiaHusqvarnaMarcic+ 01h 33′ 20”00h 02′ 00”

Quadriciclos

posPilotoPaísQuadricicloEquipetempoPenality
1163Pablo CopettiEstados UnidosYamahaMX Devesa by Berta05h 34′ 50”00h 01′ 00”
2159Giovanni EnricoChileYamahaEnrico Racing Team+ 00h 00′ 03”
3152Alexandre GiroudFrançaYamahaTeam Giroud+ 00h 02′ 30”
4150Nicolas CavigliassoArgentinaYamahaDragon Rally Team+ 00h 04′ 53”
5168Italo PedemonteChileYamahaEnrico Racing Team+ 00h 05′ 55”
6154Manuel AndujarArgentinaYamaha7240 Team+ 00h 24′ 39”
7155Kamil WisniewskiPolôniaYamahaOrlen Team+ 00h 24′ 56”
8153Tomas KubienaRep.TchecaYamahaStory Racing S.R.O.+ 00h 26′ 20”00h 02′ 00”
9157Romain DutuFrançaYamahaSMX Racing+ 00h 38′ 07”
10176Laisvydas LaniciusLituâniaYamahaStory Racing S.R.O.+ 01h 08′ 33”
11174Toni VingutEspanhaYamahaVisit Sant Antoni – Ibiza+ 01h 13′ 08”
12169Juan Carrizo TobiasArgentinaYamahaM.E.D. Racing Team+ 01h 57′ 58”

Carros

posPiloto/CoPiloto/MecânicoPaísCarro/EquipetempoPenality
1301Nasserr Al-AttiyahQatarToyota04h 03′ 14”
Matthieu BaumelFrançaToyota Gazoo Racing
2302Stéphane PeterhanselFrançaMini+ 00h 02′ 35”
Edouard BoulangerFrançaX-Raid Mini JCW Team
3300Carlos SainzEspanhaMini+ 00h 09′ 17”
Lucas CruzEspanhaX-Raid Mini JCW Team
4303Yazeed al RajhiArábia SauditaToyota+ 00h 10′ 24”
Dirk von ZitzewitzAlemanhaOverdrive Toyota
5308Mathieu SerradoriFrançaCentury+ 00h 10′ 27”
Fabian LurquinBélgicaSRT Racing
6305Sebastien LoebFrançaHunter+ 00h 16′ 53”
Daniel ElenaMônacoBahrein Raid Xtreme
7339Brian BaragwanathÁfrica do SulCentury+ 00h 19′ 21”00h 02′ 00”
Taye PerryÁfrica do SulCentury Racing
8307Jakub PrzygonskiPolôniaToyota+ 00h 19′ 49”00h 02′ 00”
Timo GottschalkAlemanhaOverdrive Toyota
9317Vladimir VasilyevRússiaBMW+ 00h 20′ 38”
Dmitro TsyroUcraniaX-Raid Mini JCW Team
10306Bernhard ten BrinkeHolandaToyota+ 00h 21′ 38”
Tom ColsoulHolandaOverdrive Toyota
11309Orlando TerranovaArgentinaMini+ 00h 24′ 48”
Bernardo GraueArgentinaX-Raid Mini JCW Team
12326Christian LavieilleFrançaOptimus+ 00h 28′ 56”
Jean-Pierre GarcinFrançaMD RallyE Sport
13318Wei HanChina2WD+ 00h 31′ 48”00h 01′ 00”
Min LiaoChinaQuzhou Motorsport City Team
14332Henk LateganÁfrica do SulToyota+ 00h 33′ 20”
Brett CummingsÁfrica do SulToyota Gazoo Racing
15320Benediktas VanagasLituâniaToyota+ 00h 34′ 50”
Filipe PalmeiroPortugalInbank Toyota Gazoo Racing Baltics
16311Nani RomaEspanhaHunter+ 00h 35′ 18”
Alexandre Winocq FrançaBahrein Raid Xtreme
17319Jérome PélichetFrançaOptimus+ 00h 37′ 52”00h 02′ 00”
Pascal LabroqueFrançaRaidlynx
18310Sheikh Khalid Al QassimiEAUPeugeot+ 00h 38′ 08”
Xavier PanseriFrançaAbu Dhabi Racing
19343Yangui LiuChinaBAIC+ 00h 40′ 52”00h 01′ 00”
Hongyu PanChinaBAIC DRV
20328Miroslav ZapletalRepública TchecaFord+ 00h 41′ 02”
Marek SýkoraEslováquiaOffroadsport
21316Yasir SeaidanArábia SauditaCentury+ 00h 41′ 33”
Alexey KuzmichRússiaSRT Racing
22361Binglong LuChinaBAIC+ 00h 43′ 38”
Wenke MaChinaBAIC DRV
23335Guilherme SpinelliBrasilMini+ 00h 44′ 51”
Youssef HaddadBrasilX-Raid Mini JCW Rally Team
24312Martin ProkopRepública TchecaFord+ 00h 45′ 10”
Viktor ChytkaRepública TchecaOrlen Benzina Team
25322Ronan ChabotFrançaToyota+ 00h 46′ 46”
Gilles PillotFrançaOverdrive Toyota
26341Michael PisanoFrançaOptimus+ 00h 47′ 29”
Max DelfinoFrançaMD RallyE Sport
27337Juan Cruz YacopiniArgentinaToyota+ 00h 48′ 28”
Alejandro Miguel YacopiniArgentinaOverdrive Toyota
28358Marcelo Tiglia GastaldiBrasilCentury+ 00h 49′ 56”
Lourival RoldanBrasilCentury Racing
29356Edvinas JuskauskasLituâniaToyota+ 00h 50′ 32”
Aisvydas PaliukenasLituâniaTeam Pitlane
30331Victor KhoroshavsevRússiaMini+ 00h 51′ 20”
Anton NikolaevRússiaX-Raid Mini JCW Rally Team

Veículos leves

posPiloto/CoPiloto/MecânicoPaísCarro/EquipetempoPenality
1412Saleh AlsaifArábia SauditaCAN-AM05h 06′ 07”00h 01′ 00”
Oriol Vidal MontijanoEspanhaBlack Horse
2405Gerard Farres GuellEspanhaCAN-AM+ 00h 00′ 40”
Armand MonleonEspanhaMonster Energy CAN-AM
3401Francisco Lopez ContardoChileCAN-AM+ 00h 01′ 43”
Juan Pablo Latrach VinagreChileSouth Racing CAN-AM
4406Aron DonzalaPolôniaCAN-AM+ 00h 02′ 17”
Maciej MartonPolôniaMonster Energy CAN-AM
5403Jose Antonio Hinojo LopezEspanhaCAN-AM+ 00h 04′ 53”00h 01′ 00”
Diego Ortega GilEspanhaHibor Raid
6400Sergei KariakinRússiaSNAG RACING TEAM+ 00h 05′ 42”
Anton VlasiukRússiaSNAG RACING TEAM
7404Reinaldo VarelaBrasilCAN-AM+ 00h 05′ 44”
Maykel JustoBrasilMonster Energy CAN-AM
8408Austin JonesEstados UnidosCAN-AM+ 00h 09′ 18”
Gustavo GugelminBrasilMonster Energy CAN-AM
9439Matthieu Margaillan FrançaCAN-AM+ 00h 09′ 22”00h 03′ 00”
Axelle Roux-DecimaFrançaMargaillan
10383Seth QuinteroEstados UnidosDT3+ 00h 09′ 34”
Dennis ZenzEstados UnidosRed Bull Off-Road Team USA
11387Cristina Gutierrez HerreroEspanhaRED BULL OFF-ROAD TEAM USA+ 00h 11′ 56”
Francois Cazalet FrançaRED BULL OFF-ROAD TEAM USA
12442Lourenço RosaPortugalCAN-AM+ 00h 17′ 57”
Joaquim DiasPortugalSouth Racing CAN-AM

Caminhões

posPiloto/CoPiloto/MecânicoPaísCaminhão/EquipetempoPenality
1507Dmitry SotnikovRússiaKamaz04h 37′ 44”
Ruslan AkhmadeevRússiaKamaz-Master
Ilgiz AkhmetzianovRússia
2509Airat MardeevRússiaKamaz+ 00h 04′ 17”00h 01′ 00”
Dimtriy SvistunovRússiaKamaz-Master
Akhmet GaliaudtinovRússia
3502Siarhei ViazovichBielorrússiaMAS+ 00h 06′ 30”
Pavel NikitinBielorrússiaMAZ-Sportauto
Anton ZaparoshchankaBielorrússia
4505Alisksei VishneuskiBielorrússiaMaz.+ 00h 07′ 30”
Maksim NovikauBielorrússiaMAZ-Sportauto
Siarhei SachukBielorrússia
5503Martin MacikRep.TchecaIVECO+ 00h 10′ 58”
Frantisek TomasekRep.TchecaBig Shock Racing
David SvandaRep.Tcheca
6501Anton ShibalovRússiaKamaz+ 00h 14′ 14”
Dmitri NikitinRússiaKamaz-Master
Ivan TatarinovRússia
7514Martin SoltysRep.TchecaTatra+ 00h 19′ 47”
David SchovanekRep.TchecaTatra Buggyra Racing
Tomas SikolaRep.Tcheca
8517Ignacio CasaleChileTatra+ 00h 20′ 39”
Alvaro LeonChileTatra Buggyra Racing
Petr CapkaRep.Tcheca
9506Martin van den BrinkHolandaRenault Trucks+ 00h 20′ 54”
Wouter de GraaffHolanda
Daniel KozlovskyRep.Tcheca
10504Ales LopraisRep.TchecaPraga+ 00h 22′ 54”
Petr PokdraRep.TchecaInstaforex Loprais Praga
Khalid AlkendiEAU
11500Andrey KarginovRússiaKamaz+ 00h 27′ 28”00h 02′ 00”
Andrey MokeevRússiaKamaz-Master
Igor LeonovRússia
12519Maurik van den HeuvelHolandaInternational+ 00h 31′ 40”
Wilko van DortHolandaDakarspeed
Martijn van RoouHolanda

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Dakar

Um comentário em “2ªEspecial do Dakar 2021

  1. Pingback: Guia do Dakar 2021 – Portal Sportszone

Deixe uma resposta