20 anos sem Ratzemberger : Especial Roland um Sonhador

Roland Ratzemberger

Sua carreira antes da Formula 1 Começou na Formula Ford Alemã em 1983, Em 1985 Ratzemberger Venceu o Campeonato Austríaco e da Europa Central de Formula Ford. Depois disso foi para a Inglaterra foi segundo lugar no Festival de Formula Ford em Brands Hatch e no ano seguinte vencendo esse Festival. , Nos anos Seguintes Ratzemberger foi Duas vezes 12ºlugar no Campeonato da F3 inglesa, Pelas Equipes Surrey Racing e Madgwick Motorsport, Ao mesmo tempo correram outros campeonatos, Ficou em 2ºlugar no World Touring Car de 1987 na condução de um BMW M3, Em 1988 entrou no British Touring Car Championship nas corridas Finais com o BMW M3 na Classe B. Em 1989 Ratzemberger foi 3ºlugar no Britânico de Formula 3000. Correu 5 vezes nas 24 horas de Le Mans, seu melhor resultado foi em 1993 onde ele terminou em 5ºlugar junto de Mauro Martini e Naoki Nakasaka com um Toyota 93 CV.

Seu sonho de correr na Formula 1

Ratzemberger tinha um sonho como a maior parte de todos os pilotos jovens, entrar na Formula 1, Ele foi para o Japão nos anos 90 que tinha uma turma muito forte, como Karl Wendlinger, Heinz-Harald Frentzen, Eddie Irvine, pilotos que futuramente fizeram boas carreiras na Formula 1, Enquanto eles iriam aos poucos na Formula 1, O Austríaco que não tinha resultados tão expressivos na sua carreira estava conseguindo resultados apenas intermediários na Formula Nippon, uma forte categoria de Formula no Japão. Conseguindo duas vitórias mesmo sem um carro vencedor nas mãos, em 1992 Ratzemberger foi 7º e em 93 foi 11ºlugar.

A chance na Simtek

Finalmente Ratzemberger viu que já era a hora de realizar seu sonho, Roland falou com Nick Wirth que era um dos donos da Simtek, o outro era tal amigo de Wirth chamado Max Mosley, presidente da FIA. Para buscar uma vaga na Formula 1, a vaga da Simtek foi oferecida para Roland por 5 Corridas para avaliar seu desempenho, dai o time decidiria pela permanência ou não dele no time. Ratzenberger as 33 Anos fazia sua estreia na Formula 1. Com o Simtek 941 com o motor Ford Cosworth V8, Ratzemberger era o tipo do piloto que a equipe precisava, um piloto com experiência para completar as corridas. Roland afirmava no início da temporada, ele dizia que não iria expor o carro a acidentes, já que a equipe encontrava-se em sérias restrições orçamentárias. Dizia-se que o Orçamento da Equipe para 1994 era igual ao Salário de Gerhard Berger, que para uma equipe de Formula 1 era muito pouco mesmo.

No Brasil Ratzemberger não conseguiu Classificação para o Grid de largada. Em Aida Ratzenberger usou sua experiência na pista Japonesa que ele foi um dos únicos a correr antes daquela corrida do Japão nesse traçado, e classificou sua Simtek em 26ºlugar, e numa corrida sem erros o Austríaco terminou em 11ºlugar a 5 voltas do Lider.

O Acidente Fatal

No GP de San Marino (Mais conhecido como Death Grand Prix) Ratzemberger estava lutando com a sua Simtek para se classificar para o Grid, Na Volta anterior ao Acidente ele tinha atropelado uma zebra da chicane Acqua Minerali na volta anterior, impacto no qual se pensa ter danificado sua asa dianteira, ao invés de ir aos boxes, ele deu mais uma volta, achando que ainda daria para se fazer outra volta, mesmo com ela tendo sido avaliada, mas ele Correndo a 306 km/h, devido a asa danificada acabou não tendo controle do carro e na Curva Villeneuve Ratzemberger encontrava o fim do seu sonho e de sua vida, o que vimos depois foi um piloto ensanguentado e um cockpit com furos em sua carenagem, dando para ver os braços do piloto austríaco.

Para as Autoridades diziam que Ratzemberger teve morte imediata, mas a organização da corrida adiou o anuncio da morte, pois Segundo as leis italianas, se um esportista morrer durante um evento esportivo, o evento deve ser cancelado e todo o complexo desportivo colocado à disposição dos peritos até o final da investigação que pode durar meses ou anos.

Se isso tivesse acontecido, se evitaria ter corrida no dia seguinte e como consequência evitaria a morte de Ayrton Senna. Por outro lado, as autoridades afirmam que tanto a FIA como a organização da prova tratou de retardar o anúncio da morte para evitar o cancelamento do evento e o consequente prejuízo que isso iria causar. No dia seguinte, o acidente que tirou a vida de Senna seria tratado da mesma forma.
Carreira de Roland Ratzemberger:

Data de nascimento 04 de julho de 1960
Data da morte 30 de Abril de 1994 (33 anos)

Nacionalidade: Austríaco
Equipes: Simtek 1994
Corridas: 3 (Largou em 1 Gp)
Melhor posição: 11ºlugar – GP do Pacífico de 1994

Site: http://www.roland-ratzenberger.com/

Fotos:

Sem categoria

Deixe uma resposta