17 anos depois Porsche conquista 24 horas de Le Mans

Com uma atuação impecável de seus pilotos, O carro 19 do Porsche V4 pilotado pelos pilotos Earl Bamber, Nick Tandy e Nico Hulkenberg conquistou as 24 horas de Lemans, Era evidente que a Porsche teria mais chances de vitória que a dominadora Audi que dessa vez nem com as suas estratégias conseguiu enfrentar o 919 Hibrido que a equipe Alemã que é do mesmo dono da Audi (Ambas são do Grupo Volkswagen) Bastou para derrotar o esquadrão que agora tem sua 17ªestrela de campeã estampado na história das 24 horas de Lemans. a última vitória da Porsche nas 24 horas de LE Mans foi em 1998.

Timo Bernhard, Mark Webber e Brendon Hartley conquistaram o 2ºlugar a apenas 1 Volta do vencedor, que para uma 24 Horas é uma vantagem pequena. Para a Audi sobrou pelo menos levar o pódio com o Trio Marcel Fassler, André Lotterer, Benoit Treluyer que foram os campeões de 2014 e que dessa vez não tiveram como almejar o título desse ano, Alias a Audi precisa fazer um protótipo urgente para voltar a ter o absoluto domínio no WEC e para voltar a ter o domínio nas 24 horas que fez o time só perder desde de 2000 as corridas em 2009 e dessa edição. Lucas di Grassi, Loic Duval e Oliver Jarvis levaram o Audi número 8 ao 4ºlugar mesmo com uma batida no carro nas primeiras horas de corrida houve uma boa recuperação desse carro ainda conseguindo superar o 3ºAudi que teve como pilotos Romain Dumas, Neel Jani e Marc Lieb. isso em 5ºlugar a 4 voltas dos Campeões o que não acaba sendo uma eternidade em relação a história de LeMans.

Se a Audi precisa criar um protótipo para voltar a dominar Le Mans o que dizer da Toyota que não chegou nem perto de disputar a vitória, Ambos os trios formados pelos pilotos Alexander Wurz, Stephan Sarrazin e Mike Conway no carro 2 e Anthony Davidson, Sebastian Buemi e Kazuki Nakajima com o carro 1 ficaram muito atrás dos ponteiros desde do começo da corrida virando 4 segundos mais lento por volta. Com muita sorte Wurz/Sarrazin/Conway conseguiram ficar na frente da Audi de Filipe Albuquerque, Marco Bonanomi e Rene Rast que tiveram problemas. O Toyotas (Como diria o Washington Demosthenes não é Toyota, é Toyoba) que foram campeões em 2014 do Mundial de Endurance (WEC) esse ano estão dando um vexame que só não foi maior do que o Vexame dos carros da Nissan que pagaram pelo atraso do projeto e pelo pouco potêncial mostrado na corrida, nenhum Trio acabou a corrida.

Toyota Saí como grande derrotada de Le Mans
Toyota Saí como grande derrotada de Le Mans

Na LMP2 a vitória ficou com o Trio Matthew Howson, Richard Bradley e Nicolas Lapierre com o carro da ORECA/Nissan que teve uma dura batalha com Simon Dolan, Oliver Turvey e Mitch Evans  que correram com um Gibson/Nissan e do Trio Roman Rusinov, Julien Canal e Sam Bird com um Ligier-Nissan, os três ficaram na mesma volta do vencedor da LMP2! Uma belíssima briga com Pipo Derani que teve como companheiros os pilotos Gustavo Yacaman e Ricardo Gonzalez na 4ªPosição na Geral.

Na GTE-pro a vitória ficou com o carro da Corvette guiado pelos pilotos Oliver Gavin, Tommy Milner e Jordan Taylor que terminara na frente de Davide Rigon, James Calado e Oliver Beretta com a Ferrari ficando em 2ºlugar e completando o pódio ficou o trio também de Ferrari AF Corse Gianmaria Bruni, Tony Vilander e Giancarlo Fisichella. Fernando Rees que tinha tudo para vencer na GTE Pro acabou envolvido em um acidente na madrugada ficando muito tempo nos boxes só fechando em 6ºlugar na sua categoria junto com os pilotos Alex MacDowall e Richie Stanaway

Na GTE-Am a vitória ficou com a Viktor Shaitar, Aleksey Basov e Andrea Bertolini da SMP Racing com um carro Ferrari, Com destaque para o Ator Patrick Demspey que junto de Partick Long e Marco Seefried levou o tradicional Porsche 911 para o segundo lugar e o pódio foi completado pelos pilotos Bill Sweedler, Townsend Bell e Jeff Segal com a Ferrari que parece ter tido um melhor desempenho dos GTE no total das duas categorias.

lemans_24_83 (3)

Parabéns a todos os campeões da 83ªEdição das 24 Horas de Le Mans!

Classificação final das 24 Horas de Le Mans:

1 LMP1 Nico Hulkenberg, Earl Bamber, Nick Tandy Porsche Team Porsche 395 Voltas
2 LMP1 Timo Bernhard, Mark Webber, Brendon Hartley Porsche Team Porsche a 1 Volta
3 LMP1 Marcel Fassler, AndréLotterer, Benoít Treluyer Audi Sport Team Joest Audi a 2 Voltas
4 LMP1 Lucas di Grassi, Loic Duval, Oliver Jarvis Audi Sport Team Joest Audi a 3 Voltas
5 LMP1 Romain Dumas, Neel Jani, Marc Lieb Porsche Team Porsche a 4 Voltas
6 LMP1 Alexander Wurz, Stephane Sarrazin, Mike Conway Toyota Racing Toyota a 8 Voltas
7 LMP1 Filipe Albuquerque, Marco Bonanomi, René Rast Audi Sport Team Joest Audi a  8 Voltas
8 LMP1 Anthony Davidson, Sebastian Buemi, Kazuki Nakajima Toyota Racing Toyota a 9 Voltas
9 LMP2 M.Howson, R.Bradley, N.Lapierre KCMG ORECA/Nissan a 37 Voltas
10 LMP2 S.Dolan, Mitch Evans, Oliver Turvey JOTA Gibson/Nissan a 37 Voltas
11 LMP2 R.Rusinov, J.Canal, Sam Bird G-Drive Racing Ligier/Nissan a 37 Voltas
12 LMP2 Gustavo Yacaman, Luis Felipe Derani, Rircardo Gonzalez G-Drive Racing Ligier/Nissan a 41 Voltas
13 LMP2 Karum Chandhok, M.Patterson, Nathanael Berthon Murphy Prototypes ORECA/Nissan a 48 Voltas
14 LMP2 M.Mediani, D.Markozov, N.Minassian SMP Racing BR Engineering/Nissan a 55 Voltas
15 LMP2 E.Brown, J.van Overbeek, J.Fogarty Extreme Speed Motorsports Ligier/HPD a 56 Voltas
16 LMP2 P.Perret, I.Bellarosa, J.Ibanez Ibanez Racing ORECA/Nissan a 58 Voltas
17 GTE Pro O.Gavin, T.Milner, J.Taylor Corvette Racing Chevrolet a 58 Voltas
18 LMP1 A.Imperatori, D.Kraihamer, D.Abt Rebellion Racing Rebellion/AER a 59 Voltas
19 LMP2 L.Roussel, D.Cheng, H-Pin Tung Pegasus Racing Morgan/Nissan a 61 Voltas
20 GTE Am V.Shaitar, A.Bertolini, A.Basov SMP Racing Ferrari a 63 Voltas
21 GTE Pro D.Rigon, J.Calado, O.Beretta AF Corse Ferrari a 63 Voltas
22 GTE Am P.Dempsey, P.Long, M.Seefried Dempsey Racing – Proton Porsche a 64 Voltas
23 LMP1 N.Prost, M.Beche, N.Heidfeld Rebellion Racing Rebellion/AER a 65 Voltas
24 GTE Am B.Sweedler, T.Bell, J.Segal Scuderia Corsa Ferrari a 65 Voltas
25 GTE Pro G.Bruni, T.Vilander, G.Fisichella AF Corse Ferrari a 65 Voltas
26 GTE Am F.Perrodo, E.Collard, R.Aguas AF Corse Ferrari a 65 Voltas
27 GTE Pro M.Sorensen, C.Nygaard, N.Thiim Aston Martin Racing Aston Martin a 65 Voltas
28 LMP2 S.Sharp, R.Dalziel, D.Hansson Extreme Speed Motorsports Ligier/HPD a 66 Voltas
29 LMP2 J.Nicolet, J-M.Merlin, E.Maris Oak Racing Ligier/HPD a 67 Voltas
30 GTE Pro R.Lietz, M.Christensen, J.Bergmeister Porsche Team Manthey Porsche a 68 Voltas
31 GTE Am P.Mann, R.Giammaria, M.Cressoni AF Corse Ferrari a 69 Voltas
32 LMP2 T.Krohn, N.Jonsson, J.Barbosa Krohn Racing Ligier/Judd a 72 Voltas
33 LMP2 M.Aleshin, K.Ladygin, A.Ladygin SMP Racing BR Engineering/Nissan a 73 Voltas
34 GTE Pro F.Rees, A.MacDowall, R.Stanaway Aston Martin Racing Aston Martin a 75 Voltas
35 GTE Am H.C.Chen, G.Vannelet, M.Parisy Team AAI Porsche a 75 Voltas
36 GTE Am A.Al Faisal, K.Giermaziak, M.Avenatti JMW Motorsport Ferrari a 75 Voltas
37 GTE Am J.San Chen, A.Kapadia, X.Maassen Team AAI Porsche a 79 Voltas
38 GTE Am P.D.Lana, P.Lamy, M.Lauda Aston Martin Racing Aston Martin a 74 Voltas NT

Não Completaram a corrida:

LMP2 C.Cumming, L.Vanthoor, K.Estre Oak Racing Ligier/HPD 135 Voltas NC
GTE Am J.Bleekemolen, B.Keating, M.Miller Riley Motorsports-Ti Auto SRT/Dodge 153 Voltas NC
LMP2 N.Leventis, D.Watts, J.Kane Strakka Racing Dome/Nissan 66 Voltas
LMP1 S.Trummer, P.Kaffer, T.Monteiro Team ByKolles CLM/AER 91 Voltas
LMP1 H.Tincknell, M.Krumm, A.Buncombe Nissan Motorsports Nissan 131 Voltas
GTE Am D.Cameron, M.Griffin, A.Mortimer AF Corse Ferrari 154 Voltas
LMP1 O.Pla, J.Mardenborough, M.Chilton Nissan Motorsports Nissan 161 Voltas
LMP2 P.Thiriet, T.Gommendy, L.Badey Thiriet by TDS Racing ORECA/Nissan 191 Voltas
GTE Am R.Goethe, S.Hall, F.Castellacci Aston Martin Racing Aston Martin 208 Voltas
LMP2 P.Ragues, O.Webb, Z.Amberg Team SARD Morand Morgan/SARD 233 Voltas
LMP1 T.Matsuda, M.Shulzhitskiy, L.Ordonez Nissan Motorsports Nissan 280 Voltas
GTE Pro D.Turner, S.Mucke, R.Bell Aston Martin Racing Aston Martin 285 Voltas
LMP2 N.Panciatici, P-L.Chatin, V.Capillaire Signatech Alpine Alpine/Nissan 285 Voltas
GTE Am G.Roda, P.Ruberti, K.Poulsen Larbre Competition Chevrolet 301 Voltas
LMP2 G.Hirsch, G.Paletou, J.Lancaster Greaves Motorsport Gibson/Nissan 324 Voltas
GTE Am C.Ried, K.Al Qubaisi, K.Bachler Abu Dhabi-Proton Racing Porsche 351 Voltas
GTE Pro P.Pilet, F.Makowiecki, W.Henzler Porsche Team Manthey Porsche 381 Voltas

NT – Não Terminou
NC – Não Classificou

 

Sem categoria

Deixe uma resposta