11ªEtapa – Belén a Chilecito : Kevin Benavides reage e mantem acesa a esperança da Honda pelo título

A Honda e Kevin Benavides jogam suas últimas fichas para tentar evitar o 17ºtítulo seguido da KTM no Dakar. Mesmo com a vitória de Toby Price, A especial foi bem satisfatória para o piloto Argentino que tirou quase 10 minutos de diferença que Matthias Walkner tem na liderança do evento.

Como foi a especial:

No primeiro setor de prova, Toby Price assumiu a liderança com sua KTM. O 5ºlugar na Classificação Geral vinha 3 segundos apenas a frente de Antonie Meo também com a Moto Oficial da KTM. O Francês Johnny Aubert com a Gas Gas se mantem na disputa com um grande trabalho, 39 segundos atrás de Price e estava 10 segundos a frente do Argentino Kevin Benavides que vinha sendo a esperança da Honda no Dakar em 4ºlugar. Um pouco mais atrás O Norte-Americano Ricky Brabec e o Chileno Palbo Quintanilla vinha disputando o 5ºlugar com os dois distanciados por 4 segundos de diferença.

Matthias Walkner, Líder tendo mais de 40 minutos sobre Joan Barreda Bort e Kevin Benavides vinha em 7ºlugar. Com 2 minutos e 4 segundos de atraso sobre Toby Price. Oriol Mena com a Moto da Hero vinha em 8ºlugar. (17 segundos atrás de Walkner) Gerard Farres Guell na disputa pelo pódio vinha em 9º e Mark Samuels com a Honda completava os 10 primeiros colocados.

Daniel Oliveras Carreras e Armand Monleon vinham logo a seguir com suas duas KTM em 11º e 12ºlugares respectivamente. Short, Pedrero Garcia e Cornejo completam os 15 primeiros colocados.

No segundo setor a vantagem de Price para Meo aumentou para 28 segundos de diferença entre os dois. Kevin Benavides vinha em 3ºlugar, 8 segundos do Francês Meo. O Argentino não vinha ameaçado pelo Chileno Palbo Quintanilla com a Husqvarna em 4ºlugar e 14 segundos depois vinha o Francês Johnny Aubert da Gas Gas.

Ricky Brabec estava em 6º, 3 segundos atrás de Brabec. Depois do Norte-Americano, A 2 minutos e 21 segundos do líder do Estágio vinha o líder da geral Matthias Walkner com sua KTM. O austríaco vinha na frente de Farres Guell com 45 segundos de distância, Quase 2 minutos atrás do piloto Espanhol da Himoinsa vinha em disputando o 9ºlugar os pilotos Mark Samuel da Mec Team e Joan Pedrero Garcia com a Sherco TVS, Que vinham separados por apenas 1 segundos de distância.

No terceiro Setor Price manteve a liderança, Já o Argentino Kevin Benavides assumiu o segundo lugar, 50 segundos atrás do líder e 12 segundos a frente de Antonie Meo. 2 segundos depois vinha o Chileno Pablo Quintanilla com a Husqvarna. O 5ºcolocado era o Norte-americano Ricky Brabec, Que vinha a mais de 2 minutos atrás de Quintanilla e a 3 minutos e 23 segundos de atraso sobre Price.

Gerard Farres Guell ganhou 2 posições, Subindo do 8º para o 6ºlugar. Matthias Walkner vinha em 7ºlugar, 5 minutos e 27 segundos do líder e 4 minutos e 37 segundos de Benavides. Aubert, Pedrero Garcia e Jose Ignacio Cornejo completavam os 10 primeiros colocados. 10 segundos atrás do substituto de Paulo Gonçalves vinha o Espanhol Armand Monleon em 11ºlugar. Os Norte-Americanos Andrew Short e Mark Samuels disputavam o 12ºlugar.

Toby Price aumentou mais 2 segundos de diferença na liderança, Kevin Benavides estava 52 segundos atrás e buscando se distanciar cada vez mais de Matthias Walkner (Que vinha em 6ºlugar, a 8 minutos e 10 segundos do líder) Em terceiro lugar estava o francês Meo. (1 minuto e meio atrás do líder)

Ricky Brabec dos Estados Unidos vinha em 4ºlugar com sua moto da Honda, Gerard Farres Guell com a Moto de 2017 da KTM vinha em 5ºlugar, 5 minutos e 57 segundos. Exatamente 2 minutos e 13 segundos a frente do líder da Geral, O austríaco Matthias Walkner. Johnny Aubert com a Gas Gas subiu para o 7ºlugar. (10 minutos e 46 segundos do líder da especial) Joan Pedrero Garcia com a única Sherco da disputa estava na frente de Jose Ignacio Cornejo e de Armand Monleon em 8ºlugar.

Andrew Short estava em 11ºlugar, 10 segundos à frente com o Espanhol Oriol Mena (Hero). O Norte-americano Mark Samuels (Mec Team) e os espanhóis Daniel Oliveras Carreras e Ivan Cervantes Montero da Himoinsa completam os 15 primeiros lugares.

No quinto setor do Estágio, Toby Price liderava com 10 segundos de frente para o Francês Antonie Meo que recuperou a 2ªposição e se aproximou perigosamente da liderança. Quem caiu para o terceiro lugar foi o Argentino Kevin Benavides, Com sua Honda a 1 minuto e 25 segundos de desvantagem. Ricky Brabec com Honda e Gerard Farres Guell com a KTM Himoinsa mantiveram o 4º e 5ºlugares.

Matthias Walkner continuava no 6ºlugar, com uma diferença menor para Kevin Benavides. (Entre os dois a vantagem do Argentino era de 5 minutos e 50 segundos) O Austríaco vinha bem a frente do 7ºlugar, O Francês Johnny Aubert estava a 11 minutos e 48 segundos atrás de Price. Joan Pedrero Garcia continuava forte em 8ºlugar, Enquanto que Jose Ignacio Cornejo e Armand Monleon que estavam separados por apenas 7 segundos de diferença.

Oriol Mena mantinha o 11ºlugar com 22 segundos de diferença para o norte-americano Mark Samuels da Mec Team. Andrew Short perdeu 2 posições caindo para o 13ºlugar e Oliveras Carreras e Cervantes Montero continuavam em 4º e 5ºlugar.

No Sexto Setor, Price disparava na liderança colocando 1 minuto e 46 segundos de vantagem para Kevin Benavides, Que recuperou o segundo lugar e abriu 5 segundos a frente de Meo. Melhor para o Argentino, Que abriu 7 minutos e 41 segundos de frente para o Matthias Walkner. Continuavam Ricky Brabec e Gerard Farres Guell em 4º e 5ºlugares.

Johnny Aubert da Gas Gas, Pedrero Garcia da Sherco e Jose Ignacio Cornejo da Honda continuavam nas mesmas posições do 5ºSetor. Já Armand Monleon perdeu o 10ºlugar para o  piloto da Hero Oriol Mena que vinha a 20 minutos e 34 segundos do líder. Mark Samuels (25 minutos e 8 segundos), Andrew Short (25 minutos e 29 segundos) e Pablo Quintanilla (25 minutos e 47 segundos) disputavam a 12ªposição. 58 segundos depois de Quintanilla vinha em 15ºlugar o Espanhol Daniel Oliveras Carreras.

No 7ºSetor, Price continuava líder com a diferença de 1 minuto e 35 segundos sobre Kevin Benavides que tinha 12 segundos a frente de Antonie Meo que continuava a caça do Argentino, Em busca do 2ºlugar. Ricky Brabec vinha bem distanciado dos três, (6 minutos e 9 segundos) na 4ªposição e Farres Guell continuava em 5ºlugar, Com o Austriaco Matthias Walkner se aproximando do piloto da Himoinsa, Em 6ºlugar Walkner estava 7 minutos e 46 segundos atrás de Kevin Benavides. Johnny Aubert estava em 7ºlugar a 16 minutos e 9 segundos do líder. Joan Pedrero Garcia da Sherco, José Ignacio Cornejo com a Honda, Armand Monleon, Oriol Mena mantiveram o 8º, 9º, 10º e 11ºlugares respectivamente.

Andrew Short perdeu mais 2 posições caindo para o 15ºlugar, 8 segundos atrás de Oliveras Carreras.

No penúltimo setor a diferença entre Price e Benavides cai 6 segundos, Mas com situação bem tranquila para o piloto da KTM, Que tinha 1 minuto e 29 segundos de frente para o piloto Argentino. O Francês Antonie Meo vinha um pouco mais afastado dos dois primeiros colocados. (2 minutos e 20 segundos) Ricky Brabec continua em 4ºlugar e Matthias Walkner ultrapassou Farres Guell e assumiu o 5ºlugar. Com 8 minutos e 1 segundo atrás de Kevin Benavides na disputa da classificação geral.

Farres Guell apesar de recuar uma posição, Mas estava com 10 minutos e 33 segundos de Price e vinha a 6 minutos e 40 segundos de frente para Aubert com sua Gas Gas. Pedrero Garcia estava a quase 3 minutos atrás do piloto Francês. (20 minutos e 8 segundos do líder). Cornejo, Mena e Monleon continuavam com suas respectivas posições (9º, 10º e 11ºlugares) Já Pablo Quintanilla ganhou a 12ªposição que estava nas mãos de Mark Samuels, Diferença de 1 segundo entre os dois. Short, Oliveras Carreras e Sanz vinham logo a seguir.

Após 4 horas de disputa o Australiano Toby Price levou a especial de ponta a ponta, Um resultado que ainda manteria o Australiano com uma chance remota de bicampeonato. Já Kevin Benavides ficou a 1 minuto e 38 segundos do vencedor. Na segunda posição, Mas conseguiu tirar 9 minutos e 23 segundos sobre o Austríaco Matthias Walkner que ficou em 5ºlugar. O que pode dar alguma esperança de título para o piloto Argentino, Porém a diferença entre Walkner e Benavides restando 3 estágios para o final do Dakar é de 32 minutos. Ainda estava muito tranquilo o piloto da KTM para a conquista do 17ºtítulo seguido da Marca Austríaca de motos. Primeira com um piloto Austríaco.

Antonie Meo ficou com o 3ºlugar, Na parte final acabou perdendo muito terreno, Ficou a apenas 1 minuto e 3 segundos a frente de Ricky Brabec que se manteve em 4ºlugar na maior parte do tempo de forma muito constante, chegando 7 minutos e 34 segundos atrás de Toby Price. Walkner completou os 5 primeiros colocados.

Gerard Farres Guell que almeja um novo pódio Na classificação Geral acabou ficando em 6ºlugar e com isso dificultando as suas possibilidades de repetir o resultado de 2017. Bem mais longe do primeiro piloto da Himoinsa, 19 minutos e 38 segundos do vencedor do dia, O Francês Johnny Aubert ficou em 7ºlugar com sua Gas Gas. Juan Pedrero Garcia conquista seu melhor resultado em Especial em 8ºlugar com a Sherco.

Oriol Mena superou o chileno Jose Ignacio Cornejo e conquistou o 9ºlugar no estágio  A diferença entre eles foi de apenas 8 segundos a favor do piloto Espanhol da Hero. Armands Monleon ficou em 11ºlugar, 33 minutos e 38 segundos atrás de Price. O piloto da Daling segurou essa posição por apenas 18 segundos de diferença na frente do Chileno Pablo Quintanilla da Husqvarna. Já o outro piloto oficial da marca Sueca, O Piloto de AMA Motorcross Andrew Short segurou o 13ºlugar após uma especial de altos e baixos para o estreante. A Diferença entre ele e o piloto Mark Samuels da Mec Team foi de 18 segundos.

Joan Barreda Bort e Stefan Svikto acabaram abandonando o Dakar nessa etapa.

Resultado da 11ªEtapa do Dakar 2018
Belén a Chilecito – Categoria Motos

Pos. Pilote-Equipe Marque-Modèle Temps
1 8 Toby Price KTM 450 RALLY REPLICA 04h 01′ 33”
2 47 Kevin Benavides Honda CRF450RALLY + 00h 01′ 38”
3 19 Antonie Meo KTM 450 RALLY REPLICA + 00h 06′ 31”
4 20 Ricky Brabec Honda CRF450RALLY + 00h 07′ 34”
5 2 Matthias Walkner KTM 450 RALLY REPLICA + 00h 11′ 01”
6 3 Gerard Farres Guell KTM 450 RALLY + 00h 12′ 32”
7 40 Johnny Aubert GASGAS + 00h 19′ 38”
8 12 Juan Pedrero Garcia 450 RALLYE SHERCO TVS + 00h 22′ 46”
9 61 Oriol Mena Hero 450 Rally + 00h 27′ 00”
10 68 Jose Ignacio Cornejo Florimo Honda CRF450RALLY + 00h 27′ 08”
11 17 Armand Monleon KTM 450 RR + 00h 33′ 38”
12 10 Pablo Quintanilla Husqvarna FR 450 RALLY 00:33’56”
13 54 Andrew Short Husqvarna FR 450 RALLY + 00h 36′ 22”
14 64 Mark Samuels Honda CRF450RALLY + 00h 36′ 27”
15 29 Daniel Olivera Carreras KTM 450 RALLY + 00h 40′ 44”
16 44 Rodney Faggotter Yamaha WR450F RALLY + 00h 41′ 11”
17 27 Diego Martin Duplessis Honda CRF450RALLY + 00h 41′ 49”
18 15 Laia Sanz KTM 450 RALLY REPLICA + 00h 44′ 05”
19 33 Daniel Nosiglia Jager KTM 450 RALLY REPLICA + 00h 49′ 53”
20 52 Jacopo Cerutti KTM 450 RALLY REPLICA + 00h 52′ 53”
21 60 Jonathan Barragan Nevado GASGAS + 00h 52′ 59”
22 31 Cristian Espana Munoz Gas Gas Motorsport + 00h 57′ 04”
23 103 Shane Esposito KTM RALLY REPLICA + 00h 57′ 16”
24 58 Maciej Giemza KTM 450 RALLY REPLICA + 00h 59′ 57”
25 42 Maurizio Gerini HUSQVARNA 450 + 01h 00′ 28”
26 16 Olivier Pain KTM 450 RALLY + 01h 10′ 32”
27 45 David Thomas Husqvarna FR 450 RALLY + 01h 13′ 10”
28 34 Marc Sola Terradellas KTM 450 RALLY + 01h 14′ 04”
29 76 Mohammed Balooshi KTM 450 RALLY REPLICA + 01h 16′ 19”
30 28 Emanuel Gyenes KTM 450 RALLY + 01h 18′ 27”

Classificação Geral

POS. Piloto Motos Tempo
1 2 Matthias Walkner KTM 450 RALLY REPLICA 36h 33′ 37”
2 47 Kevin Benavides Honda CRF450RALLY + 00h 32′ 00”
3 8 Toby Price KTM 450 RALLY REPLICA + 00h 39′ 17”
4 3 Gerard Farres Guell KTM 450 RALLY + 00h 49′ 17”
5 19 Antonie Meo KTM 450 RALLY REPLICA + 00h 59′ 05”
6 20 Ricky Brabec Honda CRF450RALLY + 01h 18′ 10”
7 40 Johnny Aubert GASGAS + 01h 49′ 34”
8 10 Pablo Quintanilla Husqvarna FR 450 RALLY + 01h 53′ 19”
9 68 Jose Ignacio Cornejo Florimo Honda CRF450RALLY + 02h 05′ 57”
10 61 Oriol Mena Hero 450 Rally + 02h 13′ 07”
11 29 Daniel Olivera Carreras KTM 450 RALLY + 02h 26′ 13”
12 33 Daniel Nosiglia Jager KTM 450 RALLY REPLICA + 02h 31′ 19”
13 15 Laia Sanz KTM 450 RALLY REPLICA + 02h 34′ 30”
14 12 Juan Pedrero Garcia 450 RALLYE SHERCO TVS + 02h 37′ 03”
15 17 Armand Monleon KTM 450 RR + 02h 49′ 35”
16 60 Jonathan Barragan Nevado GASGAS + 02h 54′ 08”
17 54 Andrew Short Husqvarna FR 450 RALLY + 03h 06′ 31”
18 44 Rodney Faggotter Yamaha WR450F RALLY + 03h 21′ 14”
19 27 Diego Martin Duplessis Honda CRF450RALLY + 04h 09′ 38”
20 52 Jacopo Cerutti KTM 450 RALLY REPLICA + 05h 06′ 42”
21 34 Marc Sola Terradellas KTM 450 RALLY + 05h 07′ 07”
22 64 Mark Samuels Honda CRF450RALLY + 05h 45′ 28”
23 42 Maurizio Gerini HUSQVARNA 450 + 06h 02′ 40”
24 28 Emanuel Gyenes KTM 450 RALLY + 06h 07′ 06”
25 58 Maciej Giemza KTM 450 RALLY REPLICA + 06h 13′ 57”
26 103 Shane Esposito KTM RALLY REPLICA + 07h 04′ 41”
27 128 Maikel Smits KTM 450 RALLY + 07h 38′ 07”
28 35 Loic Minaudier KTM 450 RALLY REPLICA + 08h 23′ 10”
29 16 Olivier Pain KTM 450 RALLY + 08h 30′ 54”
30 25 Ivan Cervantes Montero KTM 450 RALLY + 09h 01′ 14”
31 76 Mohammed Balooshi KTM 450 RALLY REPLICA + 09h 07′ 46”
32 41 Alessandro Ruoso KTM 450 RALLY + 09h 16′ 53”
33 31 Cristian Espana Munoz Gas Gas Motorsport + 09h 43′ 59”

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Dakar

Sem categoria

Deixe um comentário